Durma bem meu Anjo

Cerca de 161326 frases e pensamentos: Durma bem meu Anjo

FUNDIÇÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

É bem fácil querer e querer que não queiram,
condenar ao redor o que se tem no fundo,
reprimir o reflexo que vê no espelho
e ser dono do mundo que o mundo não é...
Somos quem nos forjamos no bronze da vida,
construímos o reino de nossas verdades,
é a lida diária com nossos opostos
que nos faz melhorar o que sempre carece...
Será fácil viver pra quem para e se planta,
mas ninguém dará frutos como vegetal,
temos tanta certeza que nunca será...
Precisamos plantar cada sonho e projeto,
pra dar fruto, não luto como quem sepulta
o que tudo seria e não deixamos ser ...

Inserida por demetriosena

PRÉ-NATAL

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Posso amar em agosto, fevereiro e março;
um abraço é bem-vindo no dia do fico,
tem seu pico em dezembro, mas não quer dizer
que fazê-lo em abril fecha todas as portas...
Eu te amo em setembro, no cio das cores,
mas também na metade final de janeiro;
dou as flores de maio pras mães em novembro;
entre neve ou geada no sul do país...
O natal chega em julho, qualquer mês do ano,
pra qualquer ser humano que destile amor,
seja festa junina; dia das crianças...
Vem amar, tira os olhos desse calendário,
que o amor é diário e não sabe das horas;
não tem rito, cenário, nem religião...

Inserida por demetriosena

TER QUE TER

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Admiro terrenos bem mais do que às casas
com as suas mobílias, os lustres, detalhes,
abro as asas pro ar, não pras grades douradas
que despertam desejos e depois os prendem...
Gosto mais do caminho que do caminhão,
mais da fé, propriamente, que do seu efeito,
quero a mão mais que todas as luvas do mundo
e do mundo só quero meu saber viver...
Precisamos de coisas, a vida requer,
mas as coisas não devem nos coisificar;
sei amar o meu corpo vestido de alma...
Somos mais do que o ter, temos tudo que somos,
é melhor do que os cromos os traços que o ganham,
entre o ter e não ter não quero ter que ter...

Inserida por demetriosena

A JOVEM DO LOTAÇÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quando a mocinha ruiva e muito bem vestida entrou no lotação, só havia uma vaga para sentar. Um jovem negro que ocupava o assento ao lado se ajeitou para que ela ocupasse confortavelmente a vaga. A moça não quis. Agradeceu educadamente, meio de viés, e permaneceu como estava. O assento logo foi ocupado por outra pessoa.
Era uma viagem demorada e cansativa, e o lotação lotou. As pessoas ficaram espremidas e a moça continuava em pé. Bem depois, um rapaz que desembarcaria no próximo ponto a cutucou pelas costas e convidou a ocupar antecipadamente a vaga. No assento à direita, uma senhora bem idosa, em trajes encardidos e muito pobres, abriu um sorriso muito simpático, de alguns dentes cariados, como se desse boas vindas à moça. Mas a moça continuava bem. Não estava cansada. Outra vez agradeceu educadamente... e de viés.
Mas ninguém é de ferro. Quando o lotação começou a esvaziar, e ainda restava um bom pedaço de asfalto para chegar ao ponto final, onde a mocinha ruiva desembarcaria, mais um passageiro desembarca e deixa um novo lugar, ao lado de um moço forte, alto, branco e metido em trajes sociais. Aí a moça se rende: lentamente se dirige à poltrona, dá um sorriso simpático, seguido de um 'com licença', senta, se recosta e dorme.
Não tarda muito, e o moço bem apessoado sai, de forma bem delicada para não acordar a moça. No mesmo ponto, embarca no lotação um idoso esquelético, visivelmente esgotado e carregando pesados sacos de sucata, que ele catara provavelmente o dia inteiro. Deixa os sacos perto da porta, se dirige à vaga na mesma poltrona da mocinha ruiva, e com expressão de alívio se acomoda, sem demorar também a dormir.
Regidas pelo cansaço, o conforto da poltrona quase macia, o vento da janela e o ruído suave do veículo em movimento, ambas as cabeças pendem, cada uma para o ombro ao lado. É nessa entrega inocente, simbólica e desarmada que ambos seguem viagem para o mesmo bairro, onde moram cercados pelas mesmas realidades diárias.

Inserida por demetriosena

FRAUDES ETÁRIAS

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Ouça bem o seu tempo e não tente poupar a alma. Muito menos procure reciclá-la. Entenda que o corpo segue o tempo. As entranhas também. Não há de ser diferente com a alma, por mais que você a tranque no freezer. No vácuo do seu medo insano da vida... e da morte.
Também não queira empalhá-la viva. Isso não tem como dar certo. Embora esteja presa no corpo, ela sempre terá como fugir. Sua tentativa será desperdício incontestável desse formol que só preserva lembranças e saudades.
Você não será um velho de alma jovem. Ninguém será. Só um velho de alma em conflito. Angustiado com a plástica interna falha, sem efeito e sentido, e chorando a perda do tempo precioso em que tentou burlar a idade.
A melhor idade se foi. Ela teve o seu tempo, e agora é tempo do tempo que pode ser melhor, sem as tentativas de fraudes etárias. Corpo, alma e mente não se dissociam. Somos um todo, e a alma não pode ser algo estranho enfiado inadequadamente nesse todo.

Inserida por demetriosena

TODO BEM DESTE MUNDO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

O que tenho que ter pra ser pleno e feliz
é um canto em que possa libertar meus textos,
um quintal todo verde bem maior que a casa
que não fiz pra servir de outdoor do que sou...
Tenho tudo que tenho que ter pra sorrir ;
duas filhas, irmãos, muita troca de amor,
a mulher que nasceu porque nasci pra ela,
feito flor que não vive num chão diferente...
Se não tenho valores pra comprar mais coisas,
tudo quanto mais quero já tenho de graça
numa praça de afetos que me fazem pleno...
Todo bem deste mundo enriquece meus bens
ao alcance dos olhos, dos passos, das mãos,
contra os nãos duma vida que nem ouço mais...

Inserida por demetriosena

DO QUE SEI QUE NÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Se lhe quero tão bem que nem sei lhe dizer,
é querer sem querer me servir de sentidos,
desfrutar do prazer que o desejo procura
e não quer encontrar, apenas presumir...
Sempre a quis e não quis lhe perder porque tive
ou porque me joguei sem medir minha queda,
sou a pedra plantada no caminho incerto
de sonhar com quem dorme muito bem sem mim...
Mas lhe quero tão bem que não sei não querer,
sei conter e sentir pelo que sinto em vão,
dar a mão ao meu sonho e plantar fantasias...
Não a quero pra lá desse meu querer bem,
só lhe quero tão bem que o querer se transgride
num eterno esperar o que será que não...

Inserida por demetriosena

SEJA BEM IDA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Pergunte aos meus ex-amores que um dia resolveram partir, como foi fácil me dar adeus. Como lhes dei prontamente o sinal verde. Alforria imediata para o que não era escravidão.
Depois pergunte ao meu coração, se por acaso ele saiu pela boca. Também indague ao meu peito se lhe faltou ar; se a pulsação coronária o nocauteou. Você há de constatar, talvez com alívio, que não me rasguei todo em tiras e que a polícia, em todas essas dispensas, não teve o menor trabalho comigo. Nenhuma das algumas partidas de meus ex-amores terminou em prisão para mim, porque nunca tentei ser prisão de quem um dia me amou ou fez que o fizesse. Respeito amores e vontades. Verdades e mentiras. Não cobro juros por juras não cumpridas.
Se seu desejo é partir, não se avexe. Só preciso saber. Não posso responder ao adeus não dado, e quem quer partir não sou eu. Sendo assim, não imponha esse jogo de me cansar. De me fazer tomar uma decisão que é sua. Facilitar o que já é fácil, quando afinal, será exatamente como foi com os demais amores desistentes. Não se acanhe por me desamar e se desmentir de seus tantos “eu te amo”. Do seu automático “não vivo sem você”. Da sua mania de “você é tudo pra mim”, entre outras declarações que se tornaram clichês; carimbos compulsivos de seus lábios que já nem precisavam articular para reproduzir esses textos.
Conheço bem essa hora. Esse olhar. Essa distância, mesmo de perto. Esse mesmo silêncio. Tive outros amores que seriam pra sempre. Que até foram, mas o sempre se limitou. Ficou curto. Depois mais curto, até se tornar nunca mais, e sempre com o mesmo jogo no qual não entrei: o de forjar minha desistência; dizer adeus em meus lábios; acenar com a minha mão. Quando não teve outro jeito, a surpresa: foi tão fácil me dar adeus; fui tão compreensivo e liberal, que me acusaram de frio; que se revoltaram posteriormente com a facilidade, pois doeu na vaidade humana.
Vá em paz. Não é preciso jogar. Estendo meu tapete à sua partida. Seja bem ida e se avexe não... a porta pro mundo é a serventia... do meu coração.

Inserida por demetriosena

SABEDOR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Sei
que
sei
bem
menos
do
que
não
sei
que
não
sei.

Inserida por demetriosena

AMOR

Demétrio Sena, Magé – RJ.

O amor não é
um bem de compra,
troca e reclame...
jamais me ame “também”...
ou simplesmente
me ame...

Inserida por demetriosena

POETA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

O poeta bem sabe
que o corpo da alma
do poeta, em si,
não é o mesmo corpo
do qual a alma
é a alma daqui...
Somos doutro planeta,
temos outro prazer
e outra meta...
O poeta não come;
não tem sede nem fome
nem toca poeta.

Inserida por demetriosena

PARA ME REPOR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quero ver traços leves e bem resolvidos,
ter assuntos fluentes para trocas fáceis,
dar ouvidos a olhos que deságuam sonhos
em um mar generoso de razões expostas...
Vou em busca de gente que a rua produz,
pra colher a magia do seu bom humor,
não ter peso de cruz pra merecer meus passos
nem calar o que sou para provar meu ser...
Hoje sei que lá fora está dentro de mim,
sairei pra dar fim ao sem fim desta sombra
que suprime a passagem pro dia seguinte...
Aqui dentro está fora de qualquer verdade,
levo toda vontade que ainda me resta,
para ver se reponho minh´alma em meu corpo...

Inserida por demetriosena

PARA NOVAS SAUDADES

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Outra peça de amor será bem vinda
numa vida que agora está vazia;
uma farsa bem doce, aconchegante,
fantasia de todos os desvelos...
Outro alguém pra fingir que bem me quer,
ser capaz de qualquer desdobramento
pra sarar minhas mágoas com carícias;
bons momentos de falsa eternidade...
Já me cansam sinceros bons humores,
os amores azedos de franqueza
de quem faz o dueto ser duelo...
Quero a luz da ribalta passional;
emoções, alegrias de festim,
mais um fim de saudosas ilusões...

Inserida por demetriosena

EXPRESSO 666

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Há um Cristo forjado entre seres de bem;
uma crista que aguça exaltações febris;
um além prometido pra este momento
em que todos precisam de alguma miragem...
Multidões enaltecem a lenda fugaz;
bradam raivas ungidas, fanatismo pátrio;
pregam paz e guerreiam redundantemente,
por efeito maciço de alguma hipnose...
Um rebanho tangido por gritos de ordem;
umas tristes ovelhas alegres de tontas;
todas prontas pro dia de seus holocaustos...
São regidas por ódio e por frases sagradas,
vão marcadas pra terem uns dias de glória
e depois amargaram seus anos de culpa...

Inserida por demetriosena

PRETENSÃO TIPO B

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Falou-me bem sutilmente;
naquele tom de ninar...
foi mais ou menos assim:
“Tu és tão inteligente...
não consigo imaginar
como discordas de mim...”.

Inserida por demetriosena

CIDADÃO

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Seja menos ovelha e mais pessoa,
cidadão de vontades bem mais suas,
ande à toa e milite quando queira,
vá pras ruas e volte alheio às ordens...
Use todos os traços do seu ser;
são o mapa da sua natureza;
não se perca dos próprios desencontros
na beleza de sua imperfeição...
Tenha fé natural, não incutida,
sua vida foi dada pra você,
cada um tem a própria por cuidar...
Multidões não desenhem nossos passos
e senhores não tracem nossos prismas;
nossos laços de afeto, crença e luta...

Inserida por demetriosena

ARMA COMO SÍMBOLO EQUIVOCADO EM EDUCAÇÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Fico bem preocupado ao ler nas paredes de uma escola, que a educação é a melhor arma para vencer a ignorância... é arma para se alcançar um futuro digno; conseguir vencer na vida. É arma contra isso; arma para mais aquilo; para ser uma pessoa do bem; um vencedor. Aí você dirá que se trata de figura de linguagem, como se não houvesse outra. Poderia dizer que a educação é o melhor meio, dispositivo, caminho, ferramenta... e uma série de outras classificações ou figuras de linguagem disponíveis no vasto vocabulário de nossa língua riquíssima em recursos. Uma das mais ricas do mundo.
Mas a violência está no inconsciente. A mesma que nos faz dizer que matamos a cobra e mostramos o pau; matamos dois coelhos em uma cajadada só. Também matamos um leão por dia, e muitas vezes, à unha. Quebramos tudo, como metáfora de fazer sucesso. Arrebentamos; esfregamos na cara; brigamos por objetivos; damos a cara a tapa e classificamos trabalho como luta; batalha.
Infelizmente, não arrancaremos do imaginário popular as metáforas relacionadas a outros casos... mas pelo menos na escola, chega de armas, reais ou imaginárias. Chega dessa fomentação enviesada ou transversal da violência entre jovens estudantes, especialmente nestes tempos em que o próprio presidente da república legaliza, enaltece, fomenta e justifica a violência, como resposta pessoal à violência, dada pelo cidadão comum. Se nossos filhos e alunos não crescerem com essa imagem a martelar na mente, mesmo como figura infeliz de linguagem, eles terão mais chances de não serem adultos violentos.
A arma é a própria ignorância que supomos vencer, quando a usamos como símbolo de poder contra a ignorância. E a utilização continuada desse símbolo tem tudo para levar um cidadão às vias de fato, em algum momento da vida, com a materialização do que não será mais uma citação retórica; metáfora ou símbolo, e sim, a consumação fatal do que foi plantado no imaginário fértil de meninas e meninos.

Inserida por demetriosena

EXTREMADO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quem me tem como amigo, tenha boa fé;
olhe bem nos meus olhos e creia no mundo;
venha fundo nos flancos; descasque meu todo,
tire o pé desse freio de conter afetos...
Para ter meu carinho desarmado e pleno,
que não deixo esfriar nos desvãos de quem sou,
tenha sempre o que dou, sem reparar na casca;
não invente veneno em minhas beberagens...
Sou amigo invasivo e deploro evasão,
tenho mais coração do que noção de quando;
consciência de como; até que ponto estou...
Vou além do sensato e meu afeto assusta,
se me tens como amigo não te custa nada
o melhor de minh´alma, do forro e da napa...

Inserida por demetriosena

DOIS MOMENTOS BEM MEUS

PARTIDO INJUSTO

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Cada um que se arranje
ou se desarranje
com as causas, efeitos
de seus desamores...
Suas mágoas, rancores,
os acertos, os erros,
nem os ferros, as farpas
e suas feridas...
Ninguém tem que optar
por um lado,
se de ambos os lados
há pessoas queridas...

D. S.


SOLITARIEDADE

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Se meu afeto
tem placa de aviso,
tenho bom senso;
evoco a ética
e o juízo.
Não tenho carinho,
não me preocupo
nem tenho lembranças;
nostalgia;
nenhuma empatia;
solidariedade.
Respeito as cinzas
da rabugice;
da solidão;
da privacidade.

Inserida por demetriosena

BECO SEM SAÍDA

Demétrio Sena, Magé – RJ.

É preciso saber calar bem alto
e ouvir com fluência; desatado;
dar um salto pra dentro e se deixar
parecer embrião no próprio ventre...
Pode ser muito bom surrar espelhos
ou gritar nas cavernas, ouvir ecos,
dar conselhos ao vento em plena curva
onde o beco não acha uma saída...
Não invente que os outros comprarão
sua boa intenção, seu bom motivo
nem os seus atestados de verdades...
Todo mundo está cheio de razões,
ninguém tem uma vírgula de falha
quando faz redações sobre virtudes...

Inserida por demetriosena