Dupla Personalidade
“O bipolar não sente mais. Sente mais fundo.”
— Do livro “Entre os Extremos”, de Nina Lee Magalhães
“Bipolaridade não é exagero. É excesso de mundo dentro de uma só pessoa.”
— Do livro “Entre os Extremos”, de Nina Lee Magalhães
INQUIETAÇÕES LEIGAS SOBRE A BIPOLARIDADE
Demétrio Sena - Magé
Entendo e respeito a bipolaridade no seu aspecto não massificado. No aspecto que não virou moda (dizer poucas e boas quando quer, depois virar anjo; ser gentil agora e daqui a pouco agredir, sem nenhum peso na consciência; perder a consciência... amar e odiar, fazer o bem e o mal como quem troca de roupa).
Tenho como certo, que bipolaridade causa variação de humor: alegria e depressão num piscar de olhos; tensão e calma; medo e coragem, pontuais ou vertiginosos. Mas não causa variação de personalidade nem de caráter. A pessoa não é ora vilã, ora "mocinha" ou "mocinho". Bem educada agora, sem educação logo depois... honesta e desonesta, boa e má, gentil e perversa, capaz e incapaz de amar e ter bons sentimentos.
Não acredito em bipolaridade calculista, planejada, utilizada como vingança e afago, a depender da carência ou não carência do momento. Bipolaridade não é manipuladora e a pessoa nem tem esse controle, pois é bipolar; não psicopata.
O laudo de bipolaridade não pode ser uma "carta branca" para quem deseja romper com os compromissos de afeto, ética e bom senso, pois o bipolar não é incapaz mentalmente... nem com as suas prerrogativas de responsabilidade social e humana... ou com a intenção de ser sempre acolhido, respeitado, e só acolher e respeitar quando lhe "der na telha".
Não tenho formação em área que diagnostique. Só vivência e observação para intuir que a bipolaridade é interna. Extravasa, sim, é sentida pelo outro, mas não de formas intencionais e má fé. O bipolar não é um psicopata; porém, um psicopata pode ser bipolar. Aí sim, ele usará o diagnóstico, não como bipolar, mas como pessoa de mau caráter; personalidade manipuladora e perniciosa.
Posso ter dito um monte de incoerências... fazer o quê? Só espero que o possível texto incoerente seja bom o bastante para fazer entender minhas inquietações leigas com o assunto.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Acho que sofro de transtorno bipolar amoroso. Um dia eu amo, outra hora odeio, acordo sentindo falta, vou dormir querendo que morra.
Depressão, bipolaridade, crises de ansiedade… muitos afetados e poucos diagnosticados. Quem não se afetou será contaminado.
As pessoas são assim:
extremas em sua latitude,
intensas em sua longitude e
juram NÃO à bipolaridade.
Entenda, ninguém entende o que você sente, vão te julgar "Dramática, bipolar" . Algumas pessoas preferem te julgar pelo seu jeito a tentar entender, afaste-se de pessoas que não tem o mínimo de empatia pelo que você sente !
O BIPOLAR
Tem dias que exalta a humildade e os bens espirituais...
Outros dias ostenta seus valiosos bens materiais...
Sou pura emoção (TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR)
Como manter um relacionamento com alguém como eu (bipolar)?
Somos pessoas singular. Temos problemas que ninguém entende. Eu já entendi que não posso me casar porque a pessoa não vai me aceitar como sou. Estaria eu enganada?
Só posso ter um relacionamento se achar quem vai me entender eu não espero e nem aposto em ninguém pra não sofrer todo dia.
Eu entendo que tenho limitações. Nos dias atuais as pessoas são muito egoístas para querer uma vida onde ela tem que amar incondicionalmente.
Pare de procurar alguém pra ser feliz, procure sua felicidade em outras coisas.
Eu estou tentando MUITO.
Espero que tenham entendido... o que quiz te dizer...
o apostolo Paulo disse: De sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz melhor.
Quanto aos casamentos que não deram certo imagina uma pessoa que fica do seu lado se ela não tiver as expectativas dela a contento ela não vai ficar com você porque ela não aguenta seu ritmo é muito difícil pra quem está com você e você tem que ter espaço largo pra outra pessoa. Você precisa dedicar 24 horas a pessoa e só depois você pensa em você.
Você está fazendo isso ou está encaixando a pessoa nas horas vagas? Eu não consigo.
casamento é viver para o outro. Fazer o outro feliz
depois você receberá o que tanto espera.
Se não está disposto a isso, esqueça...
Viva solteiro e procure sua felicidade em outras coisas.
O que é ser Bipolar?
Vou falar de como me sinto como bipolar e não como
expectadora
O que é ser bipolar?
é viver numa montanha russa de sentimentos, numa tempestade cerebral. É sentir que tudo que faço está sendo monitorado, é passar o tempo todo tentando ser amada, é viver em constante medo de perder as pessoas que eu amo.
É uma batalha diária tentando aprovação, mesmo sabendo que isso é impossível. Essa tensão toda me faz ter crises de ansiedade entrar na fase depressiva que pra mim é quando tudo parece estar morrendo. Eu sei que não vou conseguir agradar a todos, mas eu tenho mania de perfeição, querer estar além dos julgamentos alheios. O dia que eu aprender a lidar com as críticas eu terei um pouco de paz. Eu muitas vezes finjo que não me importo pra ver se dá certo mais infelizmente nenhuma terapia ou psicoterapia me ajudou nisso.
O preconceito é enorme sem contar a falta de empatia. Daí vem a desculpa de que nem todo mundo entende SUA DOENÇA (bipolar) mais se você tem um familiar um amigo ou colega de trabalho... com essa doença não acha que você deveria se esforçar e conhecer a pessoa doente?
Outra coisa que eu gostaria de frisar aqui é que eu não sei lidar com críticas por isso os ambientes que frequento são responsáveis por minhas crises de depressão. Eu estou me tornando antissocial com medo de sofrer. A PSICOSE E A NEUROSE constante me leva a afastar dos lugares que me fazem mal.
PARTE 1
O QUE FAZER
Quando é diagnosticado como BIPOLAR?
Aceitar a doença
É importante aceitar que está doente para poder combater e tratar a doença, e todo apoio ao doente é de suma importância
Essa necessidade de não fazer segredo, além da sinceridade que faço questão de manter na relação com as pessoas é a razão deste depoimento pessoal que estou dando para vocês”.
Ser bipolar é perder o controle. Você perde a paciência num nível mais agudo, por exemplo quando vê está falando mais alto que devia com as pessoas que te aborreceram. Vira meio bicho, sabe? É uma coisa que amedronta as pessoas. Aí volta e quer se desculpar, pede perdão, chora. Repeti isso muitas vezes. Um medicamento e acompanhamento evitam que isso aconteça com frequência. O que mais da estabilidade ao doente é o ambiente familiar. Precisamos sentir que somos amados do jeito que somos.
Tenho uma analogia interessante entrea bipolaridade e a volatilidade do mercado..
Ambas têm o mesmo efeito...
Os prejuízos são enormes se você acreditar nas emoções....
Nosso Lítio não tão bom para aplacar essa nossa mente bipolar, quanto conduzir calor que sentimos.
Veio de um mundo de kakaw verde,até que o ver de novo ficou invevitavel .
Sonhar acordado foi fácil afinal não havia sono, ou horas, o dia amanhecia mais rápido do que nossos relógios podiam marcar.
É inviável não cair e dormir sob as tonalidades de olhos tão castanhos como os da garrafa de whisky que derramamos sobre nossas almas tortas...
as vezes deve ser comum não saber que seu interior foi ocupado por um inquilino novo e algo mudou?
Quem foi que disse que sobra na divisão impar por um numero par? quem foi que disse devemos ser balões ou que devemos ter grilhões?
Pois somos Orion (Mintaka, Alnilan e Alnitaka) somos regentes, olhando do céu para um mundo aonde estrelas observam quem os que se perde... meteoros acabam com vidas vidas se consumindo em um mundo sem valor.
Juntos compartilhamos mais segredos que as Necrópole de Gizé, temos segredos mais profundos que que o reino abissal 3% mais desconhecido dos oceanos.
Seja o que vier, seja o incio de um grande bang - bang imaginário ou o uma balada de Bizarrre Love Trinagle ,vamos estar dançando e olhando pessoas assutadas com seus próprios princípios.
seja o que for , seja tao difícil quanto for, será! seja tão doloroso quanto a vida é! mais fácil vai ficar pois temos 3x mais motivos para seguirmos adiante, e 3x mais abraços para nos confortar, e 3x mais motivos para rir!
Ei cara, cuida dela. Ela pode ser chata, ciumenta, bipolar, mas é o jeito dela. Ela vai brigar com você a cada 5 minutos, por coisas relevantes, ela vai te encher o saco até se você não comer bem. Mas cara, ela só vai agir assim porque ela realmente gosta de você. Abrace a quantas vezes você puder no dia, por que EU não tive a sorte de abraça-la, beije a de modo que a faça sorrir, chame a de linda na frente de seus amigos, chame a pra sair. Ande de mãos dadas com ela no shopping, faça ela se sentir bem ao seu lado. Cuida dela, pois ela vai retribuir todo seu esforço, ela vai lhe fazer sentir o cara mais feliz do mundo. Não pense que o programa de sexta a noite com os amigos vai ser melhor do que ver um filme com ela, não pense que os outros abraços vão trazer o conforto do dela, não pense que outros beijos serão "melhores" que os dela, pois não vai ser. E sabe por quê? Essa 'mina' é única, só ela tem aquele jeitinho de falar, aquele sorriso tímido e aquelas piadas sem graça que acaba tendo graça de tão ruim que é. Cuida dela cara, na boa, não a magoe, não minta pra ela, não a faça sofrer, não a faça te odiar [...] igual a ela nunca vai existir, eu sei disso, e tive de aprender da pior maneira. No fim, ela vai te fazer feliz, então, cuide dela. Por favor.
Tinha um aviso no poste: "Cure a sua bipolaridade na minha sessão de descarrego e de graça, com um tapão em cada oreia.."
