Dogma
Questionar se Deus existe ou não existe, se o aparecer do homem convence mais pelo Gênesis ou pela teoria da evolução das espécies, e até se a terra é produto do Big Bang ou de uma decisão divina é perfeitamente razoável, independente do viés dogmático ou científico, já que não se possuem elementos concretos e incontestáveis para fundamentar qualquer dessas possibilidades. Mas daí a se propagar certas “filosofias” construídas sobre aspectos que a ciência já demonstrou há séculos, a que estudiosos como Galileu e Copérnico dedicaram suas vidas a comprová-lo, e a própria experiência humana revela no cotidiano mais simplório de que eles sempre estiveram certos, que me perdoem seus defensores, mas até os dogmas para embasar qualquer doutrina requerem um resquício de lógica que seja! Aquele tipo de fé que aposta num “surpreendente ineditismo” que contraria a inteligência até mesmo do que se tem diante dos olhos, não só deixa de ser uma hipótese a ser provada como expressa a mais autêntica burrice, pois que até pra ser ignorante há que se ter um limite!
A ciência se tornou leviana e dissimulada. A academia se recusa a discutir a existência em outra linha de pensamento que não seja a de Darwin. Para isso elabora uma doutrinação de uma teoria falida e sepultada, sem provas. A academia dogmatizou a explicação para a existência. Isto não é, nem de longe, ciência de verdade; é religião!
Assim como a senha é a chave que dá acesso ao cartão de crédito,
a metafísica é a chave que resguarda aqueles que vivenciaram experiências em Deus.
Ambos permanecem velados, garantindo a proteção.
E assim surge o dogma.
Um verdadeiro Rebelde, arranca da sua psique, todos os dogmas e crenças religiosas que impedem o "animal intelectual" de ser verdadeiramente, humano em virtude.
Aqueles que traem sua fé, princípios, crenças, convicções, dogmas, códigos morais e de honra sequer os mereciam previamente
Eu acredito que existe uma verdade absoluta, eu só não acredito que nós humanos, limitados que somos, possamos compreender o todo dessa verdade.
Qualquer aspecto da realidade é complexo demais para ser reduzido à descrições científicas puramente dogmáticas.
"Paraíso é um conto de fadas para pessoas que temem a escuridão".
"Há uma diferença fundamental entre a RELIGIÃO (que se baseia no dogma, na autoridade, no autoritarismo) e a CIÊNCIA (que se baseia na observação e na razão). Claro que a ciência vai ganhar porque ela funciona".
A verdadeira fé não consiste na crença de certas doutrinas ou dogmas, mas na confiança total e completa em Cristo Jesus.
Apresentamos como modelo de virtudes para todos nós Jesus Cristo. Jesus é um pensador incomum, um homem de conduta transcendente. A sua posição no conceito da Psicologia Consciencial ultrapassa questões dogmáticas, teológicas, transitórias e territoriais.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Viva uma fé cristã autêntica, uma espiritualidade para além do dualismo imposto por uma imbecilidade estereotipada, abandone os clichês e viva Cristo!
"Permaneça verdadeiro, sem se tornar dogmático.
Defenda aquilo que você sabe que é verdade, mas sem minimizar, julgar ou descartar as verdades dos outros que talvez sejam diferentes das suas, mas verdadeiras para eles.
Honre a sua autoridade com sabedoria, graça e respeito.
- Flávia Filgueiras
"Nas sombras da cegueira religiosa e política, a luz da razão é eclipsada, obscurecendo o horizonte da verdade e da justiça."
Os dogmas criam temor, o temor enfraquece o homem, um homem fraco é instintivamente egoísta e só consegue se preservar no presente, não tem coragem de projetar o futuro.
A Teologia Experimental visa a união crucial entre o conhecimento bíblico, teológico, doutrinário e dogmático com a espiritualidade vibrante, calorosa, amorosa, apaixonante e piedosa.
Eu acredito num Deus que se reconhece por todos os nomes; que se apresenta em todas as formas e imagens; que em sua grandeza não se restringe aos dogmas; que a nada e a ninguém julga, pois se reconhece em todas as coisas. Seu propósito é o autoconhecimento para se expandir através das partes que compõe o Todo que És, a Consciência Cósmica.
Minha fé perante ao sagrado é muito mais uma convicção pessoal por intuição que uma aceitação institucional dogmática qualquer.