Ditado popular sobre conselhos
Muitos aprendem com seus próprios erros depois de tomar prejuízo, curtir o fracasso, a desonra, as consequências e a vergonha de suas más escolhas e de seus maus comportamentos, quando deveriam ser humildes para obter o sucesso, a honra e os sábios conselhos de pessoas dos seus relacionamentos.
Ofensas, humilhações, desprezo, omissões, perfídia e rejeições aos filhos de Deus, mesmo sendo praticadas dentro da Sua casa, anote aí um conselho: é cultura do diabo, acompanhada de más companhias que, desprovido de sabedoria, de paciência e domínio próprio, são servos bajuladores, soberbos e puxa-sacos de liderança, etc. e devem ser disciplinados e instruídos à sós dentro da Palavra de Deus, que logo notarão que a igreja não é uma entidade privada, senão a Família de Cristo, onde todos choram, se alegram, servem uns aos outros e são honrados.
Quando julgar, acusar ou falar mal de alguém da irmandade do Senhor, entre primeiro em secreto com ele em amor, aplicando os conselhos da Palavra de Deus, antes de tomar decisões precipitadas que comprometa o afastamento do ofendido.
A alegria e a tristeza humanas podem ser comparadas em duas situações: a primeira na pregação da Palavra de Deus e a outra nos conselhos duvidosos dos homens.
A culpa não pode ser do Presidente da República nem das Forças Armadas, e muito menos, das instituicões educativas e religiosas, quando o povo ignora os conselhos saudáveis dos pais, das autoridades superiores e dos seus renomados educadores; mas, é daquele que já os ouviu, negou e assume andar errado, devendo ser recusado e disciplinado pela sociedade, até que aprenda a andar na linha, ouvindo o barulho que o trem faz, refletindo e revestindo-se dos valores morais, cívicos e espirituais daqueles que estão na linha da Ordem e do Progresso, já que fez juramento anterior de honrar a bandeira e defender os interesses da sua pátria.
Tem feridas que sempre vem à superfície para lembrar-nos de algo que queremos esquecer.
Mas a medida que o aprendizado se faz, nossas Almas ficam cada vez mais leves e as marcas da vida guardadas nos porões em nós mesmo desaparecerão lentamente até que não reste mais nada que nos liguem a um passado doloroso.
Desejo-lhe uma boa trajetória. E que durante o caminho possa você colher flores que perfumarão sua vida novamente.
Não se turbe, o tempo cura tudo, trazendo consigo novas reflexões para construção de novos horizontes em nossas vidas.
A escolha de uma esposa deve ser minuciosa, e acompanhada de conselheiros sábios, caso contrário a probabilidade de dar errado nesses tempos é grande.
