Discursos
Ficaram coisas a dizer! Discursos interrompidos e palavras afanadas. Momentos inacabados, abraços por dar e sorrisos roubados. Lençóis por revirar e beijos empilhados na prateleira. Na estante apenas uma foto quase sem cor. Fotos rasgam e se perdem com o tempo! Na frágil memória já em colapso uma breve lembrança. Lapsos de outrora. Amontoado de momentos revirados, que se perdem com o tempo.
Discursos não combinam mais com a política. Históricos, fatos e atitudes falam mais do que muitas palavras. Mudanças são necessárias para curso da vida e são elas que determinarão o futuro para as próximas gerações. Estude o passado, reflita o presente e o futuro será o conjunto das suas escolhas.
Quando os Fariseus se reuniram em conselho para que pudessem pegá-lo em seu discurso, eles enviaram seus seguidores até ele, incluindo algumas das pessoas de Herodes. Então, eles disseram: "Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e que tu ensinas o caminho das leis e recomendações corretamente, e que fazes distinção de ninguém, visto que tu não te preocupas a respeito da reputação das pessoas, mas somente e apenas com as leis de deus. Pois isso, diga-nos a tua opinião: é justo pagar tributos ao imperador ou não?" Mas, Jmmanuel percebeu a sua malícia, e disse-lhes: "Vós sois enganadores, hipócritas e fraudulentos, como sois baixos em inteligência e compreensão e na crença em um deus que vós quereis tentar-me de tal maneira doentia e tola?"
Ai de vós, escribas e Fariseus, hipócritas, que mantém os copos e pratos, pensamentos e discursos limpos e brilhantes por fora mas, por dentro, são cheios de rapina e ganância. Escribas e Fariseus cegos, hipócritas e distorcedores da verdade, limpai primeiro o que está no interior do copo de teus pensamentos e ganâncias para que então o lado de fora possa se tornar puro e iluminar com o seu próprio brilho. Ai de vós, escribas e Fariseus, vós hipócritas, vós sois semelhantes aos sepulcros caiados que parecem bonitos por fora mas, por dentro, são cheios de fedor, de ossos, de imundícies e podridão! Então, do lado de fora pareceis piedosos e religiosos bondosos, diante das pessoas enquanto que, por dentro, vós sois cheios de hipocrisia, engano, iniquidade, falsidade e transgressão.
Quando ouviram o discurso de Jmmanuel, aqueles do supremo conselho e os principais sacerdotes ficaram muito agitados, e gritaram na frente de Pilatos: "Tu ouviste a sua blasfêmia contra deus"? Nisso, Pilatos perguntou-lhe: "Tu não ouves o quão severamente eles te acusam? Tu não queres te justificar?" Mas Jmmanuel respondeu, e disse-lhe: “Vês, eu carregarei o meu fardo assim como foi destinado. Mas também é verdade que muitos se opõem contra mim, e testemunham falsamente contra mim, por isso eu não encontrarei nenhuma justiça. Em verdade, eu te digo: muitos cães matarão uma lebre, não importando quantas voltas ela dê. É também costumeiro entre os humanos que a mais justa das pessoas não encontre a justiça, e seja acusada falsamente, porque não importa se muitos ou poucos testemunhem falsamente contra ela; desde que elas sejam altamente estimadas. A justiça rege apenas nas leis da natureza, porque elas são as leis da criação. Mas, entre os seres humanos, há pouca justiça, e esta é decidida conforme a sua situação social e conforme o seu valor, as suas posses, os bens e as riquezas que eles possuam."
Diante das energias e discursos negativos que surgem como ataque, emerge no próprio ser, questionar e decidir: é melhor se deixar sofrer ou compartilhar os bons e importantes sentimentos que o mundo precisa conhecer?
Gosto tanto! De pessoas de discurso fácil e delicado. De olhares doces, sorrisos ternos.
Gosto tanto! De corações leves, de mãos estendidas, de almas puras.
Gosto tanto! De sinceridade, de leveza no caráter, de amores fiéis.
Gosto tanto! De abraços apertados, de amizades sinceras, de promessas cumpridas.
Gosto tanto! De confiar nos outros, de me sentir protegida, de acreditar na humanidade.
Quão belo e sublime é um sincero discurso de paz!
Proferido pela divina inspiração!
Faço aqui menção, do sábio rei Salomão!
Palavras que entoam como a mais linda sonata... “São como maçãs de ouro servidas em uma bandeja de prata!”.
Por menos discursos polarizados e mais equilíbrio. Por menos divergência e mais conversão. O bom mesmo é encontrar o que é maior, o que nos une, e lutar pelo bem comum com aquilo que temos de igual. No fim, somos todos humanos.
Estou certo de que palavras torpes e discursos de ódio, vingança, violência e morte não combinam com a santidade e o amor de Deus que devo viver e pregar.
Não quero falar de amores passageiros, prefiro dedicar meu tempo construindo discursos pelo amor capaz de vencer o tempo.
Não quero falar de amor bandido, quero falar de amor mocinho, que abandona os erros para viver em acerto.
Não quero falar da dor da perda, quero falar do compartilhamento pela eternidade.
Os discursos mais eloquentes provém dos derrotados, dos que precisam justificar suas falhas e limitações.
O importante não é fazer grandes discursos, com palavras eruditas, conhecimento filosófico, mas se fazer entender e compreender.
"Às vezes, o meu grito irrompe num silêncio e meu discurso, sem palavras, fala mais alto para dizer aquilo que algumas pessoas não ousam falar, nem gostam de ouvir"!
Isis Dumont
2011
Leio um livro em branco.
Sem letras, sem palavras.
O discurso é reticente
e não me diz nada.
Não diz nem cala.
- Relacionados
- Frases para discurso de formatura que inspiram as palavras certas
- Discurso de Orador
- Discursos de agradecimento prontos: exemplos para inspirar você!
- Discurso Fim de Curso Enfermagem
- Discurso de despedida com palavras que tocam o coração
- Discurso de formatura (textos prontos e inspirações)
- Discurso Político
