Discernimento
Ter idade avançada não significa ser respeitoso; ser inteligente não significa ser sábio; ser belo não significa que é bom; ter conhecimento não significa ter discernimento. Como outras coisas, não adianta ter ou ser legal se nada de bom se faz com isso. Tempo onde muitos têm e são muitas coisas, mas não passam de um enorme vazio.
Os estoicos buscam a constância, a estabilidade e a tranquilidade (...) Como podemos incorporar "eustatheia" (...)? Bem, não é uma questão de sorte. Não é eliminando influências externas ou se refugiando no silêncio e na solidão. É, na verdade, uma questão de filtrar o mundo externo calibrando-o pelo nosso julgamento. Isso é o que nossa razão pode fazer - tomar a natureza deformada, confusa e assoberbante dos acontecimentos externos e torná-los ordenados.
O inteligente se engana com facilidade, ele conclui com base no que vê e lê. O sábio dicerne com visão, consciência e intuição ...
Frases de efeito tem o poder despertar seguidores ignorantes que não se atentam a essência da fonte que a produziu.
Ninguém sabe o destino de ninguém. Ninguém sabe do próprio destino.
Mas todos apontam os dedos para onde os outros devem seguir.
O mal da serpente é, sentindo o domínio, a versatilidade e a rapidez com que domina suas presas, não saber que sobre ela dominam as águias; as quais sequer pode ver.
EXPECTADOR ou ESPECTADOR
Que ator sou no sagrado cenário da vida? Um mero espectador ou um fiel expectador?
Não há caminho diverso, é através do trabalho que nos tornamos melhor, no voluntarismo espontâneo (proposital redundância), vigilância e constante prontidão que nos forjamos dignos e aptos, por merecimento, em ascender na infinita escalada do aprimoramento.
Nesse sagrado ofício, que a labuta seja silenciosa (o que a mão direita dá a esquerda não deve saber) e que eventual barulho seja da utilização de ferramentas que façam à obra o fruto da união do discernimento e da ação realizadora, tudo de modo a contribuir a seu próprio progresso e daqueles que nos cercam. Todavia, que o esforço seja conjunto e em prol dos mesmos objetivos, fazendo novas realidades daquilo que hoje o vulgo desdenha como ilusões.
Nesse cenário, para a real evolução, há menos espaço para o espectador (aquele que assiste) e um necessário percurso ao expectador (aquele que se torna ator e agente transformador com mira às virtudes). Há que se ter muita cautela, pois a ninguém é dado o direito de ser um parasita do esforço dos outros, mas sim, permitir-se comungar da beleza dessa sagrada (re)construção ativa e constante de um belo horizonte nesse mundo que oferecemos e desejamos aos nossos semelhantes.
Na carona do saudoso cantor e poeta Gonzaguinha, vale harmonizar:
“Não se desespere não, nem pare de sonhar... Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs... Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar! Fé na vida fé no homem, fé no que virá! Nós podemos tudo... Nós podemos mais ... Vamos lá fazer o que será”!!!
Sonhar é preciso, agir para a transformação também!
(Alfredo Bochi Brum)
A verdadeira sabedoria não está na ausência de erros, mas na forma como aprendemos e reagimos a eles. Escolha hoje viver com discernimento e propósito.
Moabe Teles
🕊️ Desejo que a sabedoria divina guie seus passos e decisões hoje. "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." (Provérbios 3:5-6) Tenha um dia abençoado e cheio de discernimento!
Esquadria
Usado muito na construção
Um símbolos dos nossos dias
Postura correta e perfeição
Com equilíbrio se faz a esquadria
Como ioques havia adotado
Em pé como sentado
Esse exercício da vida
Essa postura assumida
Obediência aos mandamentos
No caminhar ter discernimento
Prestativo acolher a familia principalmente aos pais
Olhar e ombro erguido pra frente
Com orgulho aprendizado em mente
Sem ouvidar as causas socias.
Não nascemos com a condição de fazer escolhas plenamente, essa faculdade é adquirida com o tempo e, em se tratando de um bom discernimento, somente com um amadurecendo saudável.
Chega uma certa idade, que a gente aprende a distinguir com muita facilidade o que não vale a pena do que vale a pena e quando adquirimos esse conhecimento, esse grau de discernimento, começa a desistir com muita facilidade das pessoas.
Convenções não foram criadas para limitar ninguém, mas para organizar o mundo que sem elas seria um caos. Convenções não foram criadas pensando em uma única pessoa, mas pensando em todas. Segui-las ou não é uma escolha minha e, eu posso tudo! Inclusive fazer papel de palhaça e ridícula. O livre-arbitrio me dá a liberdade de escolha, o bom senso a capacidade de discernimento, de saber que nem tudo que eu posso fazer eu devo. Nem tudo que eu quero é bom para mim. Nem tudo que dizem é certo. Nem tudo que falam é querendo o melhor para mim. Discernimento é uma virtude rara e exercitá-la de forma sensata e equilibrada mais que livre arbítrio é sinal de inteligência. Agora inteligência e bom senso sinto muito te dizer: não vem junto com livre arbítrio.