Dinheiro X Felicidade
Mérito é o que dizeis? Ah, pobre ingénuos! / O dinheiro, esse sim é que é mérito, irmãos. / Apenas os ricos são bons, bonitos, / amáveis, jovens e sábios.
À força de fazermos novos contratos e de vermos o dinheiro crescer nos nossos cofres, acabamos por nos julgarmos inteligentes e quase capazes de governar.
A maior objecção ao dinheiro é que o dinheiro é estúpido.
Tudo é simples como 1+1=2. Equações como essa, x² - (p-m)x + 3p - 4m=0 me distanciam. Sou do mundo das palavras, doces, retas e diretas.
Amor X Obsessão
Você sabe a diferença entre amor e obsessão?
Fico olhando as pessoas a minha volta e não acredito em como o amor pode nos tornar cegos, burros e fantasiosos. Aí surge a dúvida: Será que é amor mesmo?
Vejo sofrimento, humilhações, loucuras, na grande maioria das vezes atitudes em vão que só demonstram a fraqueza e o vício pelo outro e isso me assusta. Não quero dizer que é sempre assim, não, não é! O amor de verdade vai além da pele e da química, prioriza o respeito, vocês me entendem?
Quem foi que disse que no amor tem que ter sofrimento? Pra mim amor significa companheirismo, lealdade, amizade, cumplicidade, é tranqüilo, sensato, confortante, não feito de cobranças, desconfianças e ataques.
Quem ama cede.
Valoriza.
Compreende.
Escuta.
Deixa livre.
Acho que é justamente por pensar assim que continuo sozinha, prefiro a solidão que um relacionamento doentio, violento, que não me traz paz de espírito.
Vejo as pessoas tentando, insistindo, sangrando por “amor”. Eu prefiro sorrir, agradar, confiar e respeitar por ele. Continuar insistindo em um erro e fingir que não enxergam o mal que fazem a si mesmo é optar por sofrer, falo isso por experiência própria.
Não sou a melhor pessoa no quesito relacionamento, na maioria das vezes só me meto em furada, mas hoje, mais que nunca, sei distinguir a diferença entre amor e obsessão. Posso até ser exagerada, mas não dou a ninguém mais o direito de brincarem com o que eu tenho de sagrado.
http://fabianagoncalves.blogspot.com
Imbecilidades: Olhe-se no espelho e repita 3x "eu sou um imbecil" e assim q vc perceber q está falando com o espelho, você se torna um
"Entrar em um relacionamento é assinar um decreto de que em X meses tu vais estar em casa, sozinho, sofrendo"
Nenhuma opinião deveria ser defendida com fervor. Ninguém mantém fervorosamente que 7 X 8= 56, pois se pode mostrar que esse é o caso. O fervor apenas se faz necessário quando se trata de sustentar uma opinião que é duvidosa ou demonstravelmente falsa.
Agonia de gente que vive cobrando coerência... Se sou "x", depois "y", o que tem?! Se você é parede, problema seu. Eu sou pessoa. Pessoas mudam.
Uma mulher iludida é 10x mais vingativa. Cuidado! Mas anota aí: um homem com coração quebrado pode ser 200x pior!
Humildade x Orgulho
Você já deve ter ouvido muitas vezes a palavra humildade, não é mesmo?
Essa palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado.
O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente.
Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente.
A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria, e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice.
A humildade é a mais nobre de todas as virtudes pois somente ela predispõe o seu portador, à sabedoria real.
O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende.
O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade.
Alguns exemplos talvez tornem mais claras as nossas reflexões.
Quando, por exemplo, uma pessoa humilde comete um erro, diz: "eu me equivoquei", pois sua intenção é de aprender, de crescer. Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: "não foi minha culpa", porque se acha acima de qualquer suspeita.
A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e por essa razão tem mais tempo.
Uma pessoa orgulhosa está sempre "muito ocupada" para fazer o que é necessário. A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas.
A pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e pendências. Uma pessoa humilde se compromete e realiza.
Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita. A pessoa humilde diz: "eu sou bom, porém não tão bom como eu gostaria de ser".
A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos.
O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora, e sempre diz: "eu faço o meu trabalho".
Uma pessoa humilde diz: "deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir". A pessoa orgulhosa afirma: "sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo".
A pessoa humilde compartilha suas experiências com colegas e amigos, o orgulhoso as guarda para si mesmo, porque teme a concorrência.
A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores.
Quem é humilde cresce sempre, quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade.
O orgulhoso se diz céptico, por achar que não pode haver nada no universo que ele desconheça, o humilde reverencia ao criador, todos os dias, porque sabe que há muitas verdades que ainda desconhece.
Uma pessoa humilde defende as idéias que julga nobres, sem se importar de quem elas venham. A pessoa orgulhosa defende sempre suas idéias, não porque acredite nelas, mas porque são suas.
Enfim, como se pode perceber, o orgulho é grilhão que impede a evolução das criaturas, a humildade é chave que abre as portas da perfeição.
......................
Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso?
É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha. E certamente estaria isolado.
A mente sempre vai
Levar para o nosso corpo
Mensagens positivas X negativas
E o que você vai escolher
Jogar em seu organismo?
As escolhas que fizemos
Realmente faz diferença.
[EU X EU + VOCÊ = NÓS]
Na luta contra minhas atitudes menores, reconheço que perdi mais uma vez para mim mesmo. Te machuquei, decepcionei e quebrei com suas esperanças, mas saiba que não vou desistir de mim. Lutarei infatigavelmente para buscar uma personalidade sólida, confiável e acima de tudo fiel aos seus princípios. Peço carinhosamente, não desista de nós.
Sol nascendo, eu acordando, já dou um tapa na tristeza. Alegria transbordando em uma xícara de café. Ponho Deus no coração em oração com fé, agradeço por mais um despertar pra viver, por mais um dia que Ele me dá. Gratidão sempre... Amém!!!
Conhecimento X Sabedoria
Alguns anos atrás, quando estava começando a dar cursos e palestras com maior freqüência, descobri que muitos conceitos comuns, com os quais as pessoas pensam estar acostumadas, são verdadeiras caixas de surpresas. Uma de minhas surpreendentes descobertas foi a de que a grande maioria das pessoas considera o atributo inteligência como algo que levaria obrigatoriamente a outro atributo: a bondade. E isso é um fato curioso. Desde quando as pessoas se tornaram boas apenas por serem inteligentes? Isso não parece haver acontecido, mas há quem não consiga dissociar as duas coisas com facilidade.
Para tentar elucidar tal condição, consideremos o seguinte exemplo: uma pessoa que tenha grande capacidade de planejamento, visão comercial, tino de liderança, percepção estratégica, raciocínio rápido e pensamento preciso pode ser considerada inteligente? Vamos assumir que sim. Tal descrição pode se enquadrar a um empresário, a um político ou a um traficante de drogas! Sendo todos eles inteligentes, seriam todos necessariamente homens bons? De jeito nenhum. A inteligência pode ser usada para coisas boas ou ruins. E, para piorar, o próprio conceito de diferenciação entre "bom" e "ruim" também é relativo.
O leitor poderia dizer agora: "Relativo? Que nada. O que é bom é sempre bom e pronto, ora!". Não, nem sempre. Suponhamos que estivéssemos juntos em uma guerra, na frente de batalha, combatendo um inimigo que nos está massacrando e avançando sobre nós em maior número. Num dado momento, quando nosso batalhão está prestes a ser dizimado, surgem os aviões aliados, bombardeando o inimigo com precisão cirúrgica e nos salvando a todos da aniquilação. Isso não seria mais do que bom? Seria ótimo, certo? Mas apenas para nós. Qual seria a opinião do inimigo a esse respeito? O que diriam as famílias daqueles soldados que houvessem sido mortos em tal combate? Quem acharia isso bom? Creio que nenhum ente querido o faria. Por isso, "bom" e "ruim" são coisas relativas e, por isso mesmo, precisamos ter sabedoria para usar tais conceitos com correção.
Sabedoria. Esse é outro elemento que causa confusão. É comum que se confunda conhecimento com sabedoria, mas essas são coisas bem distintas. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível. O conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de cultura. Podemos adquirir conhecimento sem sequer vivermos uma só experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos nos tornar cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca. Já a sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos. Ou seja, uma pessoa culta não é necessariamente sábia, mas uma pessoa sábia é relativamente culta em sua área de sabedoria. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.
É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação e a cultura, mas também se deve ter a coragem de experimentar a vida, o amor e o compartilhar. Deve-se atentar para não se tornar uma "ostra egóica", alguém fechado em si mesmo e no próprio processo de aprendizado. Fazer isso é o mesmo que iniciar uma viagem e se encantar tanto com a estrada a ponto de se esquecer para onde se está indo. E isso não parece ser uma atitude muito sábia. Então, sejamos sábios: vivamos, amemos e compartilhemos o que há em nossos corações!
