Dinheiro por Chico Xavier
Comigo sempre foi assim: muita coisa que faz falta aos outros, não me faz falta. Muita coisa que a mim faz falta, pouco importa aos outros.
EDUCAÇÃO E BEM-ESTAR: Uma linha de investigação da área de Educação
Educação e Bem-estar como uma linha de investigação científica da área de Educação fundamenta-se no fato de que:
O bem-estar de uma pessoa tem mais haver com o sector da educação do que com o sector da saúde!
NÃO HÁ SAÚDE MENTAL SEM EDUCAÇÃO PARA SAÚDE MENTAL!
Uma das formas de tornar acessível a Saúde Mental e prevenir Ansiedade ou Depressão na Sociedade é introduzir no Ensino Básico das Escolas do Mundo uma Disciplina curricular que pode ser chamada de Educação Mental!
A Educação Mental como Disciplina curricular do Ensino Básico pode desenvolver habilidades de Saúde Mental nos Alunos que vão se repercutir na Família e na Sociedade em geral!
As habilidades de Saúde Mental desenvolvidas através da Disciplina curricular de Educação Mental podem ser, por exemplo:
1. Identificar os Fenômenos do Organismo Humano, tais como Sensações, Pensamentos, Emoções, Sentimentos e Intuições.
2. Reconhecer a natureza passageira dos Fenômenos do Organismo Humano através da mudança do foco da Atenção.
3. Reconhecer a existência dos cinco elementos que compõem o Organismo Humano, nomeadamente, Vida, Sujeito, Consciência, Mente e Corpo.
4. Reconhecer a Consciência e a Mente e o Corpo como conteúdos do Sujeito e a sua responsabilidade como Gestor destes conteúdos e dos Fenômenos que ocorrem no seu Organismo.
5. Ligar estados de frequência das Ondas cerebrais com respectivas Hormonas e Emoções no Organismo Humano.
6. Exercitar as várias técnicas de Relaxamento pela Atenção.
7. Criar e ensinar técnicas de Relaxamento pela Atenção aos seus Amigos e Familiares.
8. Praticar Caminhadas e Corridas, e outros exercícios físicos fundamentais.
9. Ligar tipos de Alimentos com seus impactos emocionais no Organismo Humano.
10. Explicar as consequências do desrespeito ao tempo necessário de Descansar e Dormir.
Foco principal e ação fundamental do Psiquiatra, Psicólogo e Educador em Saúde Mental
O foco do Psiquiatra é o Corpo, a ação é de receitar Medicamento ao Paciente.
O foco do Psicólogo é a Mente, a ação é de reprogramar a Estrutura Cognitiva do Paciente.
O foco do Educador é a Consciência, a ação é de despertar as Potencialidades e Atitudes Superiores do Sujeito.
O Psiquiatra, o Psicólogo e o Educador podem trabalhar de forma colaborativa através de encaminhamentos necessários!
Deus não planta sonhos impossíveis no coração. Se Ele colocou algo em sua alma, é porque já preparou os caminhos para que se torne realidade. Sonhar grande é um ato de fé, e realizar é fruto da obediência.
— Bispo João Xavier
CLASSIFICAÇÃO DE PESSOA, PÁSSARO, PEIXE E MINHOCA QUANTO AO AMBIENTE E LOCOMOÇÃO
Uma Pessoa é um Animal Aéreo quanto ao Ambiente e é um Animal Marchador quanto à Locomoção.
Um Pássaro é um Animal Aéreo quanto ao Ambiente e é um Animal Voador quanto à Locomoção.
Um Peixe é um Animal Aquático quanto ao Ambiente e é um Animal Nadador quanto à Locomoção.
Uma Minhoca é um Animal Solúmeo ou Solúmico quanto ao Ambiente e é um Animal Rastejante quanto à Locomoção.
NOVO ACORDAR é para NOVO VIVER!
Cada novo acordar de um sono profundo é um novo nascer como uma nova oportunidade de viver!
Mas,
Repetimos o sobreviver anterior, apegados às situações socioculturais que nos mantêm ansiosos!
CONCEPÇÃO FILOSÓFICA DO HOMEM E QUALIDADE DA SAÚDE MENTAL
A Qualidade da Saúde Mental de um Homem depende sobretudo da Concepção Filosófica que o Homem tem sobre si mesmo!
Os Homens que se veem como sendo o Corpo tendem a viver à ritmo das modificações do Corpo e do Ambiente Social sofrendo com estresse, ansiedade, depressão e consumo de várias drogas!
Os Homens que se veem como sendo o Sujeito Gestor do seu Corpo tendem a viver desapegados das modificações do seu Corpo e do Ambiente Social adoptando estratégias de gestão do Corpo que previnem estresse, ansiedade, depressão e consumo de várias drogas!
Para isso, a Educação Mental é a base, e a Literacia em Saúde Mental deve incluir o conteúdo das diferentes concepções filosóficas do Homem e sua relação com a saúde mental!
RAZÃO ESSENCIAL DOS DIREITOS HUMANOS SEREM IGUAIS PARA TODOS OS HOMENS
Afinal qual é a razão real dos direitos humanos serem iguais para todos os Homens?
A razão real dos direitos humanos serem iguais para todos os Homens é que cada Homem, como o Sujeito que compõe um Organismo Humano e que tem a função de gestão no seu Organismo, é igual a qualquer outro Homem!
A diferença está na forma do Corpo do Organismo de cada Homem, no conjunto de conhecimentos e experiências socioculturais gravados no cérebro do Corpo do Organismo de cada Homem, e na visão de vida e de mundo de cada Homem!
Em analogia do Homem com a Água, temos as seguintes equivalências:
A Água é o Homem, como o Sujeito que compõe um Organismo Humano e que tem a função de gerir o seu Corpo, a sua Mente, a sua Consciência e os Fenômenos de Emoções ou Sentimentos que ocorrem no seu Organismo.
O Corpo é o Recipiente da Água, e varia quanto ao género, genótipo ou fenótipo, pigmentação da pele, altura e deficiência física.
A Mente é a consistência do Recipiente porque corresponde à estrutura cognitiva ou ao padrão de ligação dos neurónios no Cérebro, e resulta das interações de cada Homem com o seu ambiente natural, social e cultural. Cada cultura humana é exemplo de Mente.
A Consciência é a cor ou a qualidade da Água, a Água pode ser limpa ou suja, pode ser sólida ou líquida ou gasosa, pode ter várias cores conforme a tintura impregnada nela. Cada arquétipo referido por Carl Jung pode ser considerado como exemplo de Consciência.
O Corpo, a Mente e a Consciência são as condições de existência e de manifestação contextualizada de cada Homem.
A Água toma a configuração da tintura impregnada nela e a forma do recipiente em que ela é integrada, por exemplo, se a tintura impregnada for azul e o recipiente for uma garrafa cilíndrica, a Água será azul e cilíndrica; analogamente, o Homem toma a configuração da Consciência impregnada nela e a forma do Corpo em que se encontra.
O apego e a identificação faz com que o Homem ou o Sujeito se veja como sendo a tintura e o recipiente originando sofrimentos mentais. Mas, o desapego e a desidentifiação faz com que o Homem ou o Sujeito se veja como sendo a simples e pura Água originando serenidade.
As faculdades do Homem ou do Sujeito gestor em um Organismo Humano, como sentir, conhecer, agir, pensar, refletir, atenção, movimento, imaginar e criar, são as mesmas em todos os Homens; a diferença reside em como cada Homem utiliza essas faculdades. A maioria dos Homens utiliza mais a faculdade de Pensar do que as faculdades de atenção e reflexão, resultando em ignorância e transtornos mentais como ansiedade e depressão.
Então, apesar das diferenças nas condições de existência e de manifestação, cada Homem é igual a qualquer outro Homem, por isso, os direitos humanos são iguais para todos os Homens.
O HOMEM É INVISÍVEL COM OS OLHOS DO CORPO! E NUNCA VERÁ DEUS COM OS OLHOS DO CORPO!
O Homem, como o Sujeito componente do Organismo Humano com função de gerir o seu Corpo e a sua Mente e a sua Consciência com base na sua faculdade de Sentir e Conhecer e Agir, só pode sentir-se e perceber-se dentro do Organismo em que se encontra, não pode ver-se a si mesmo com os olhos do Corpo do seu Organismo nem pode ver o outro Homem com os olhos do Corpo do seu Organismo.
O que um Homem vê com os olhos do seu Corpo não é a si mesmo nem é o outro Homem, mas o seu Corpo e o Corpo do outro Homem!
Não é possível um Homem ver-se a si mesmo e ao outro Homem com os olhos do seu Corpo!
Se o próprio Homem não pode ver-se nem ver o outro Homem com os olhos do seu Corpo, então, o Homem nunca verá Deus com os olhos do seu Corpo!
O HOMEM NÃO PODE FUGIR DOS FENÔMENOS DO SEU ORGANISMO!
Assim como,
Um Peixe no oceano não pode fugir da agitação da água causada pelo vento, mas deve abrigar-se em atenção até o fim da agitação!
Também,
Um Homem não pode fugir dos Fenômenos que estão a ocorrer no seu Organismo, mas deve abrigar-se em contemplação dos Fenômenos até desaparecerem!
Os Fenômenos que ocorrem no Organismo Humano são as Sensações, os Pensamentos, as Emoções, os Sentimentos e as Intuições!
O consumo de droga é uma das principais formas adoptadas pelo Homem para fugir das suas Emoções e Sentimentos que categoriza como negativas!
Não são necessariamente as palavras, mas, cada ação de um adulto é uma aprendizagem para uma criança!
