Dignidade de um Homem

Cerca de 36595 frases e pensamentos: Dignidade de um Homem

A força do homem não consiste na sua força física, e sim, na força da mente

O homem sensato saboreia com simplicidade o sabor de suas vitórias; e degusta com resignação e paciência o amargor de suas derrotas, pois sabe que tudo é passageiro.

O homem é o mais sábio dos animais, porém, é igualmente o mais estúpido.

Se encontrarmos um homem de rara inteligência, devemos perguntar-lhe que livros ele lê.

O homem que não sabe amar nunca chegou a raciocinar, porque até os animais que não raciocinam sabem amar.

A única forma de um homem se manter superior aos demais é
mostrar que não depende deles.

⁠Todo homem é uma criatura da época em que vive e poucos são capazes de se elevar acima das ideias da época.

Última Visio

Quando o homem resgatado da cegueira
Vir Deus num simples grão de argila errante,
Terá nascido nesse mesmo instante
A mineralogia derradeira!

A impérvia escuridão obnubilante
Há de cessar! Em sua glória inteira
Deus resplandecerá dentro da poeira
Como um gasofiláceo de diamante!

Nessa última visão já subterrânea,
Um movimento universal de insânia
Arrancará da insciência o homem precito...

A Verdade virá das pedras mortas
E o homem compreenderá todas as portas
Que ele ainda tem de abrir para o Infinito!

Um homem que não ganha amor não terá coragem de amar ninguém somente a si

⁠O ódio é o lugar para onde vai o homem que não consegue suportar a tristeza.

Mulher que não se valoriza perde o homem que quer e o respeito de quem um dia lhe estendeu a mão.

Bem, há todo o tipo de homem…e você é o tipo errado.
(Bill Dunne)

Este homem que eu admiro tanto,
com todas as suas virtudes
e também com seus limites.
Este homem com olhar de menino,
sempre pronto e atento,
mostrando-me o caminho da vida,
que está pela frente.
Este mestre contador de histórias
traz em seu coração tantas memórias,
espalha no meu caminhar muitas esperanças,
certezas e confiança.

Este homem alegre e brincalhão,
mas também, às vezes, silencioso e pensativo,
homem de fé e grande luta,
sensível e generoso.

O abraço aconchegante a me acolher, este homem,
meu pai, com quem aprendo a viver.
Pai, paizinho, paizão...
meu velho, meu grande amigão,
conselheiro e leal amigo:
infinito é teu coração.

Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,
feito de lutas e incertezas
mas também de muitas esperanças e sonhos
EU TE AO COM TODA ALMA E CORAÇÃO

A Verdadeira Riqueza
Um dia um homem que acreditava na vida após a morte, e que valorizava o ser mais que o ter, hospedou-se na casa de um materialista convicto, em bela mansão de uma cidade européia.
Depois da ceia, o anfitrião convidou o hóspede para visitar sua galeria de artes e começou a enaltecer os bens materiais que possuía, de maneira soberba.
Falou que o homem vale pelo que possui, pelo patrimônio que consegue acumular durante sua vida na Terra.
Exibiu escrituras de propriedades as mais variadas, jóias, títulos, valores diversos.
Depois de ouvir e observar tudo calmamente, o hóspede falou da sua convicção de que os bens da Terra não nos pertencem de fato, e que mais cedo ou mais tarde teremos que deixá-los.
Argumentou que os verdadeiros valores são as conquistas intelectuais e morais e não as posses terrenas, sempre passageiras.
No entanto, o materialista falou com arrogância que era o verdadeiro dono de tudo aquilo e que não havia ninguém no mundo capaz de provar que todos aqueles bens não lhe pertenciam.
Diante de tanta teimosia, o hóspede propôs-lhe um acordo:
- Já que é assim, voltaremos a falar do assunto daqui a cinqüenta anos, está bem?
- Ora, disse o dono da casa, daqui a cinqüenta anos nós já estaremos mortos, pois ambos já temos mais de sessenta e cinco anos de idade!
O hóspede respondeu prontamente:
- É por isso mesmo que poderemos discutir o assunto com mais segurança, pois só então você entenderá que tudo isso passou pelas suas mãos mas, na verdade, nada disso lhe pertence de fato.
Chegará um dia em que você terá que deixar todas as posses materiais e partir, levando consigo somente suas verdadeiras conquistas, que são as virtudes do espírito imortal.
E só então você poderá avaliar se é verdadeiramente rico ou não.
O homem materialista ficou contemplando as obras de arte ostentadas nas paredes de sua galeria, e uma sombra de dúvida pairou sobre seu olhar, antes tão seguro.
E uma voz silenciosa, íntima, lhe perguntava:
- Que diferença fará, daqui a cem anos, se você morou em uma mansão ou num casebre?
- Se comprou roupas em lojas sofisticadas ou num bazar beneficente?
- Se bebeu em taças de cristal ou numa concha de barro?
- Se comeu em pratos finos ou numa simples marmita?
- Se pisou em tapetes caros ou sobre o chão batido?
- Se teve grande reserva financeira ou viveu com um salário mínimo?
- Que diferença isso fará daqui a cem anos?
Absolutamente nenhuma !
No entanto, o que você fizer do seu tempo na Terra, fará muita diferença em sua vida, não só daqui a cem anos, mas por toda a eternidade.

Você não precisa de um homem, precisa de um campeão.

Todo homem que for dotado de espírito filosófico há de ter o pressentimento de que, atrás da realidade em que existimos e vivemos, se esconde outra muito diferente e por consequência, a primeira não passa de uma aparição da segunda.

A mais brilhante atitude de um homem pode ser o simples fato de pensar.

Homem como um ser em constante busca pelo prazer.

Um homem quando encontra seu par se desorienta. Um homem sempre sabe o exato momento em que aquela mulher fará tamanho estrago em sua vida. Aquela que entrará com um ar de dona do pedaço, que chegará mandando e que exigirá esse homem só pra ela. Você nem percebeu e ela te agarrou pelo braço te olhou nos olhos e não disse nada, mas no pensamento ela afirma que você será dela. Mulher decidida e sem vergonha nenhuma sempre atrai e dá um certo medo, mas quando você topa com uma nesse estilo na sua rede e ela pára em você aumenta tudo, até o medo. Mas homem que é homem sempre enfrentará essa fera, observando seus movimentos, se servindo de alimento e conservando aquele certo medo.... e quando o medo acusa, pode ter certeza, você se lascou. Sabe o que realmente não prestou? Foi ter dito, justo pra mim, que era mais viciante do que viciada. Uma afirmação desse tipo para um cara feito eu não pode prestar mesmo, como de fato ocorreu. Meu descaramento aumentou e minha curiosidade também e desde então esse vício de você me consome.

Jota Cê

-

A diferença do filósofo para o homem comum é a mesma do garimpeiro especialista em diamantes e a do garimpeiro que não entende de diamantes.
O garimpeiro que não conhece o diamante se encontrar um diamante bruto, pensa apenas ter encontrado uma pedra qualquer. Diferentemente do garimpeiro especialista, que sabe que provavelmente encontrou uma pedra preciosa e que precisa ser lapidada.
O mesmo se da com o homem comum e o filósofo, enquanto o homem comum observa os acontecimentos apenas com normalidade e quando não compreende o por quê, aceita de forma passiva; o filósofo vê os acontecimentos não como eles se apresentam, mas com as diversas possibilidades que podem se tornar, e nisso pode ser lapidado num pensamento brilhante que assim como o diamante poderá ser um brilho à humanidade para toda eternidade.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp