Deus e o Pecador
"Você não é o ponto fraco de Deus. Tampouco especial. Você, no máximo, é um pecador miserável resgatado pela graça do Deus Trino revelada em Jesus de Nazaré vivendo esta vida sob a graça deste mesmo salvador."
Este é Deus: faz de um pecador perdido um filho achado e sábio, de um servo escravo um príncipe livre, de um povo maldito uma nação abençoada e de um Homem humilde o Salvador exaltado, exclusivo, único e eterno, Jesus.
Um pecador que não tem Deus por seu Deus pode mudar enquanto a saúde e os bens durarem, mas, quando essas muletas nas quais ele se apoiou quebrarem, seu coração deve afundar.
Deus e o pecado não jogam. Nem o pecador na eternidade. É preciso tirar o pecado do pecador. Só sem pecado o homem vai a eternidade. Jesus fez tudo para tirar o pecado do mundo. Ele é o cordeiro de Deus que tira o "Pecado" do Mundo.
A fé salvadora vem de Deus ao pecador submisso, e essa fé graciosa se confirma na expressão de uma obra santificadora para a glória de Deus.
O ato do pecador receber a graça de Deus Pai para a salvação eterna, no evangelho, é chamado de fé em Jesus Cristo.
Ser pecador não é apenas falhar em seguir os padrões de Deus, mas uma condição profunda da alma, que corrompe nossa natureza e separa-nos de Sua perfeição. O pecado impacta não só nossas ações, mas a nossa essência, afetando nosso relacionamento com Deus e com o próximo.
A mesma compaixão que move Deus a perdoar um pecador triste e contrito move-o a confortar aquele pecador por meio do testemunho com o Seu Espírito, de que os seus pecados estão perdoados. A fé é um ato da minha mente, a certeza é ato do Espírito Santo. Todo verdadeiro crente cristão tem plena certeza e confiança em Deus e de que está reconciliado com Deus, e que em consequência disto ele é capaz de dizer: “A vida que agora vivo, vivo-a pela fé no Filho de Deus que me amou e se deu a si mesmo por mim”.
Carta a Richard Tompson (III, 161-62).
Eu sou um pecador. Fui escolhido por misericórdia. Deus olhou para mim com amor. Sou alguém olhado pelo Senhor. Deus tem paciência comigo.
Só há uma maneira do pecador vencer o diabo: sujeitar-se ao Filho de Deus como seu Senhor e Salvador pela fé para limpar todos os seus pecados e o Espírito Santo selar o seu coração para o Dia da Redenção.
Resumindo:
Graça Preveniente: O pecador é despertado por Deus;
Fé: O pecador é capacitado a crer em Deus;
Arrependimento: O pecador da meia volta na vida de pecado;
Regeneração: O pecador nasce de novo pelo Espírito.
Justificação: O pecado não condena mais;
Santificação: O pecado não domina mais;
Glorificação: O pecado não existe mais.
"Quanto mais me aproximo de Deus, percebo o quão pecador eu sou e o quanto preciso melhorar".
Anderson Silva
"Quanto mais busco a Deus,mais vejo as minhas limitações,percebo o quanto sou pecador e preciso de sua graça e misericórdia."
Com fé a oração do pecador pode ser atendida por Deus; sem fé, são meras palavras de confusão mental.
