Mensagens de despedida para alunos que deixam saudade

Escolha torcer para a seleção ou não! Escolha votar na eleição ou não! Só não escolha me convencer que a minha escolha deve ser a mesma que a sua!

Inserida por rogeriojoaquim

Não precisa acreditar que vai ser fácil, mas acredite que é possível!

Inserida por rogeriojoaquim

A escola não é um lugar para deixar todos iguais, mas dar condições de igualdade para que brotem os excepcionais!

Inserida por rogeriojoaquim

Não é sempre que o professor vai trazer uma aula inovadora; Não é todo campeonato que sua seleçao ou seu time vai ser campeão; Nem toda disciplina ou série seu filho(a) vai ser nota máxima!

Inserida por rogeriojoaquim

Gestor não é dono, Professor é funcionário da escola e não do Aluno, Aluno não é Cliente, Pais e Professores não são inimigos, a aula não precisa ser divertida sempre para o aluno aprender! Pense nisso, não são palpites , são afirmações!

Inserida por rogeriojoaquim

⁠Se a escola promove uma comunicação eficaz e colaborativa, ela cultiva resiliência e empatia, preparando os jovens para interagir de maneira produtiva e harmoniosa na sociedade.

Inserida por simproducoes

⁠A inclusão escolar no autismo é feita de detalhes.

Inserida por audreybueno

Os professores são os responsáveis pelo futuro do nosso país, como grande jardineiros, diariamente cultivam, regam e podam as pequenas rosas (os alunos)

Inserida por Lindendorf

⁠O problema não está na forma de ensinar, mas na baixa capacidade dos estudantes se tornarem protagonistas do conhecimento e da sua própria história.

Inserida por ezequielredin

Na previsão do Brasil, o estuderismo e o unipennaísmo serão o futuro da nação.⁠

Inserida por BasedPenna

⁠A literatura fala no silêncio... aumenta e libera o saber.

Inserida por simproducoes

O professor é, naturalmente, um artista, mas ser um artista não significa que ele ou ela consiga formar o perfil, possa moldar os alunos. O que um educador faz no ensino é tornar possível que os estudantes se tornem eles mesmos.

Paulo Freire
FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003.
...Mais
Inserida por pensador

⁠Quando o professor usa de sua práxis pedagógica para educar para a sociedade, contribui para a transformação da escola, quanto instituição responsável pela construção de uma equidade social, em um aparelho ideológico do Estado, sendo assim ele não educa, mas molda seus alunos aos intereses sociais que o controla.

Inserida por joseni_caminha

⁠Vamos falar sobre violência na escola?

A escola é o ambiente de socialização, seja de conhecimento específico, como as disciplinas, seja de conhecimento pessoal, como os colegas, professores etc., seja de conhecimento experimentais, como saber sobre as experiências das pessoas que nos rodeiam.

Nós que estamos à frente da escola, da sala, da direção, secretaria etc., nos deparamos com situações de violência na escola. Embora não sejamos psicólogos, acabamos tendo que procurar caminhos para resolver as diferentes situações que nos são apresentadas no dia-a-dia.

MAS nem sempre conseguimos dar conta.

No universo do ensino fundamental 2, por exemplo, os alunos, a depender do tipo de escola que fazem parte e da base familiar que têm, já estão convivendo com a violência assiduamente fora dos muros das escolas.

Por que dentro desses muros seria diferente?!?

Como a escola sozinha consegue mudar uma realidade que ela recebe de fatores externos a ela?

Como a escola se comunica com as famílias, se muitas vezes as famílias não querem se comunicar com a escola?

Como as escolas podem conseguir mudar sozinhas situações que precisam de mais ações, mais interesses, mais, mais e mais?

Há alunos e alunas do fundamental 2 com a carga extra responsabilidades escolares, como:
> tomar conta da e dos irmãos por diversos fatores que não cabem aqui;
> a necessidade de trabalhar para sobreviver;
> carência da presença paterna ou materna;
> gravidez na adolescência etc.

Há alunos que não conseguem se manter acordados por conta do cansaço extra responsabilidades que muitas vezes não são suas.

Há alunos que reclamam de um cansaço mental e o demonstram na realização das atividades.

Muitos desses alunos, geralmente, têm um desempenho baixíssimo na educação.

É ISSO QUE QUEREMOS PARA
NOSSOS FILHOS,
ALUNOS,
SOBRINHOS,
CIDADÃOS BRASILEIROS,
FUTURO DA NOSSA GENTE??
A VIOLÊNCIA NÃO É UM PROBLEMA DA ESCOLA, MAS SIM, UM PROBLEMA TRAZIDO PARA DENTRO DOS MUROS DO SABER.

Alguns dos alunos dos quais tenho contato afirma ser a escola seu refúgio, preferem a escola do que estar em casa com a família.

Alguns dos alunos vêm de realidades muito complexas mesmo, poucos alunos têm uma base familiar cujo apoio aos estudos exista, cujo afeto e diálogo se façam presentes, cujo atos de violência sejam inexistentes.

COMO FAZER PARA MELHORAR ISSO?

O CORPO ESCOLAR GERALMENTE NÃO SABE. MAS PROURA CAMINHOS PARA DESCOBRIR.

É PRECISO SIM que as famílias andem lado a lado com a escola; muitos pais não gostam de ser chamados para conversar com os membros escolares, mas é o caminho que as escolas encontram de imediato.

É PRECISO SIM que temas sociais sejam tratados no âmbito escolar; Embora os conteúdos que temos que tratar sejam muitos, levar temas que nos cercam para a sala de aula, permitir que os nossos alunos entendam o que ocorre ao redor deles é importante e necessário.

FALAR SOBRE TAIS e CONSCIENTIZÁ-LOS é outro caminhos que o corpo escolar pode lançar mão para amenizar o problema.

O DIÁLOGO EM CASA É MUITO NECESSÁRIO TAMBÉM.

Inserida por MAISHAMANDISA

⁠"Aqueles que ensinam sem sequer terem aprendido estão fadados a transmitir apenas o vazio do conhecimento, enquanto os verdadeiros mestres são aqueles que cultivam o saber em si antes de compartilhá-lo com outros."

Inserida por Francisco_leobino

⁠"O papel do educador vai além do ensino acadêmico; ele é um guia no cuidado com a saúde mental dos alunos, promovendo um ambiente seguro onde cada criança possa desenvolver-se plenamente e sentir-se acolhida."

⁠O bom professor preocupa-se com o conteúdo que vai ensinar, mas o excelente se preocupa com seus alunos.

⁠O avaliar no contexto de uma educação que se norteia por resultados de avaliações externas, se reduz a mera quantifição que ignora o que os avaliados, com baixo desempenho, possam ter de qualidades.

Inserida por joseni_caminha


"O educador é a árvore da vida: suas raízes sustentam, seus galhos acolhem, e seus frutos, os alunos, levam ao mundo as sementes da transformação."

⁠Embora mestres e livros sejam recursos valiosos, os resultados mais completos e brilhantes são fruto do esforço individual de quem tem interesse em aprender!

Inserida por rogeriojoaquim