Desabafo de um bom Marido

Cerca de 450959 frases e pensamentos: Desabafo de um bom Marido

E como o bom uso das palavras e o bom uso do pensamento são uma coisa só e a mesma coisa, conhecer o sentido de cada uma é conduzir-se entre claridades, é construir mundos tendo como laboratório o Dicionário, onde jazem, catalogados, todos os necessários elementos.
Eu levaria o Dicionário para a ilha deserta. O tempo passaria docemente, enquanto eu passeasse por entre nomes conhecidos e desconhecidos, nomes, sementes e pensamentos e sementes das flores de retórica.
Poderia louvar melhor os amigos, e melhor perdoar os inimigos, porque o mecanismo da minha linguagem estaria mais ajustado nas suas molas complicadíssimas. E sobretudo, sabendo que germes pode conter uma palavra, cultivaria o silêncio, privilégio dos deuses, e ventura suprema dos homens.

Cecília Meireles
O Livro da Solidão, Folha da Manhã, 1948

Mesmo sofrer era bom porque enquanto o mais baixo sofrimento se desenrolava também se existia.

Clarice Lispector
Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Combustível ruim transforma imensa chama em uma simples faísca, mas o combustível bom faz de uma simples faísca uma imensa chama!

Bom dia, flor do dia, mas deve haver modos menos agourentos de se despertar que com uma filha choramingando à cabeceira. E pelo visto, mais uma vez você veio sem os meus cigarros, que dirá os charutos. Que é proibido fumar aqui dentro eu sei, mas dá-se um jeito, também não estou lhe pedindo para entrar no hospital com cocaína.

Que suave é o ar!
Como parece
Que tudo é bom na vida que há!
Assim meu coração pudesse
Sentir essa certeza já.
Mas não; ou seja a selva escura
Ou seja um Dante mais diverso,
A alma é literatura
E tudo acaba em nada e verso.

Não sou perfeito. Nunca fui. E também não sou bom exemplo pra ninguém. Mas se quiseres pensar sobre as palavras que digo, procure tirar delas bom proveito, por que foram escritas com o coração, por uma pessoa igual a você, e que teria errado menos, se machucado menos, e vivido melhor, caso tivesse ouvido estas mesmas palavras de outrem.

O bom humor está para os sábios
Assim como o mal-humor está para os tolos.

Tem sido bom. Amigos cintilam em volta, estendem a mão na hora certa.

O bom me ofende. Eu quero o ultra super sensacional.

As pessoas têm medo de se doarem. E seria tão bom, tão melhor.

Lembra que és tão bom com o que de melhor tiveres feito na vida.

Depois que conhece o ótimo, o bom não serve mais ;)

Mas também acho que aquilo que é bom, e de verdade, e forte, e importante – coisa ou pessoa – na sua vida, isso não se perde. E aí lembro de Guimarães Rosa, quando dizia que “o que tem de ser tem muita força”. A gente não tem é que se assustar com as distâncias e os afastamentos que pintam. Mas, vantagens? Ah, isso também tem. A melhor delas é conhecer gente. Não tem coisa melhor (nem pior) do que gente. E, na minha opinião, não é plantado no mesmo lugar, caminhando sempre pelas mesmas ruas, repetindo ano após ano os mesmos programas, que você vai conhecer pessoas novas.

A mulher verá seu marido no sofá da sala, distraído com o cachorro ou com a tv, totalmente relapso e esquecido do mundo e sorrirá consigo: “o que seria dele sem mim?!”

Desculpa incomodar, mas eu preciso falar.
Queira ou não saber, já estou dizendo. Me senti muito mal esses dias, desde sábado.
É um peso, uma angústia, não sei nem se consigo te explicar.
Não estou tentando mais nada, como você mesmo pediu, eu só preciso desabafar porque guardar está me sufocando...
Fazia tempo que eu não me sentia assim e se eu não falasse, continuaria mais mal.
É uma dor tão grande que parece que vou morrer. E eu não estou usando metáforas, eu realmente não estou bem.
Tô passando mal, com dor no peito.
Eu conheço os limites do meu corpo e passar por isso nessa idade, chega me dar medo.
Senti vontade de me matar, juro. Mas até pra isso eu sou covarde.
Mas seria realmente o fim de tudo, e não haveriam mais problemas de quaisquer tipo. É tentador.
O que eu sinto por você, parece que não tem cura. E eu juro, eu não queria sentir mais nada por você. Porque eu não aguento mais te aborrecer e ficar mal assim.
Eu não tenho psicológico pra passar por certas situações, e coisas relativas a você mexem muito comigo.
Eu sinto, mas não consigo mais demonstrar. Talvez, por mágoa.
Aliás, até consigo. Mas não quero.
Desculpa. Mas tem tanta raiva dentro de mim que está me corroendo, e eu só consigo sentir vontade de me vingar de você.
Estou triste, mas isso não é nada do qual eu já tenha passado antes. Uma hora passa e se não passar, eu finjo que passou, como já fiz antes. Só que cada vez é pior e mais intenso.
Eu tenho que dar um fim nisso de alguma forma. Mesmo que pra isso eu tenha que me magoar ou magoar você...
Uma hora passa. Tem que passar.
Talvez eu arrume um filho logo. Seria uma coisa que mudaria totalmente o rumo das coisas e te afastaria de vez de mim.
Não que eu queira isso, mas ao invés de viver junto de você, eu estou morrendo aos poucos.
E te matando também.

Hoje eu estou me sentindo triste, decepcionada, cansada de tudo, de pessoas falsas e hipócritas que te dão aquele tapinha nas costas e dizem: "beleza, amiga". Hoje queria muito um amigo fiel que me escutasse e me aconselhasse a fazer a melhor escolha... aí foi então que pensei: o único que te escuta em silêncio e te dá a resposta com sabedoria, sempre querendo o seu bem, que nunca te abandona nas horas tristes ou felizes de sua vida, esse alguém é Deus.
Ele, sim, está presente, mesmo em silêncio, do teu lado, não dando o tapinha, mas sim te abraçando e te fortalecendo para as grandes batalhas que a vida nos proporciona.

A verdade é que eu cansei. Cansei dessa vida de rotinas, onde esperamos todos os dias que aconteça algo melhor do que o comum para alegrar nossas vidas. Cansei de acordar cheia de frustrações e de problemas que, por mais fúteis que sejam, trazem uma carga pesada, me tornando uma pessoa desanimada e infeliz. São pequenas coisas que me incomodam, como ser feita de última opção, as pessoas pensam, mas esse é o menor dos problemas, porém, é terrível o sentimento de tentar dar o mundo pra ter a confiança de alguém e acabar sendo a última opção dela, ter de lidar com o fato de que se estivesse outra pessoa ali você com certeza seria deixada de lado. As pessoas são tão idiotas que não se tocam nem ao mesmo de que o que elas fazem magoam as pessoas que mais querem estar com elas, depois que se tocam certamente é por quebrar a cara ao perceber que a pessoa que ela mais confiava não era a certa. Eu cansei desse mundo onde as pessoas vivem alienadas nos seus mundos, onde não se preocupam em agradar as outras, só a si mesmas, quebram promessas e acham que vai ficar tudo bem, o individualismo tomou conta dessa nação, eu acordo esperando que algo aconteça em minha vida que a mude porque simplesmente não consigo conviver nessa mesmice tediosa, acordar, dar duro e no final não ter acontecido nada, não ter aproveitado, pulado, gritado, esquecido do mundo, ter conhecido loucos, porque as melhores pessoas são o pequeno prazer de ser livre, livre de todas as rotinas, de todos os estresses, livre do mundo. Queria poder um dia acordar sem ter de ouvir as frustrações alheias que afetam o meu humor constantemente, acordar sem ter de dar o meu melhor e não ser reconhecida, acordar apenas pra ver o sol nascer numa praia, livre de pessoas desprovidas de amor e felicidade, o prazer de um simples abraço na manhã de domingo, um sorriso sincero num mundo cuja falsidade reina sobre ele, pessoas sinceras cujo carinho contagia e que fazem o possível pra que esteja tudo bem. Cheguei a conclusão, então, de que o que preciso é de alguém em quem possa confiar, mas onde irei achar isso neste mundo se os humanos trocam as pessoas como trocam um calçado? O mundo, meus amigos, necessita de confiança.

Eu não amo você e nem sequer estou apaixonada
A única coisa que quero são seus beijos e mais nada.
Tudo é muito confuso, a amizade fala mais alto, prefiro continuar com ela do que decidir pelo lado mais arriscado.
Palavras não nos falta, nossa vontade de viver é intensa
Mas infelizmente não são os sentimentos que nos orienta.

Cansei.
Na boa, cansei.
Cansei de me importar com as pessoas, de não ser valorizada.
Cansei de dar mais valor às pessoas do que a mim mesma.
Cansei de ser "A amiga pra todas as horas" e quando preciso não tenho ninguém.
Cansei de ser 2ª opção na vida das pessoas.
Cansei de precisar de alguém diferente de mim mesma para ser feliz.
Cansei de ser decepcionada por pessoas que eram meu céu.
Cansei de esperar demais das pessoas que não valem o que sinto por elas.
Cansei.

Cansado

Cansado da falsidade humana, das nossas mentiras, das nossas falácias.
Cansado do amor falso, do amor egoísta, que só pensa nele próprio, em si mesmo, e não no outro (isso é amor?).
Cansado da amizade por interesses outros que não a de ter apenas um bom amigo.
Cansado da hipocrisia, do falso moralismo, daqueles que condenam o pecado alheio, fazendo ou desejando o mesmo pecado, veladamente, escondido de todos.
Cansado da covardia dos que falam pelas costas, que, incapazes de ter a mesma "ousadia", minam sonhos e esperanças alheias.
Cansado deste mundo de aparências, no qual a "postura" vale mais do que o resultado, em que a imagem vale mais do que o conteúdo.
Cansado da choradeira, inclusive a minha, que nada produz, só atrapalha.
Cansado do mi-mi-mi, da conversa pra boi dormir, do falatório vazio.
Cansado dos que apenas oram, frases decoradas e decorativas, sem mover um único dedo pelo próximo.
Cansado das "regras da sociedade" e das "leis" (lies?), desenhadas para manter o privilégio e a alegria de poucos em detrimento da maioria.
Cansado de pagar impostos, juros, multas, de pagar o pato, e não receber quase nada em troca, exceto mais taxas e taxas.
Cansado de viver num mundo confuso, violento, tolo, superficial e vazio.
Cansado de ver crucificados todos aqueles que tentam mudar este mundo.
Cansado de ser estúpido, idiota, bobo, palhaço, escravo, zumbi, inocente útil, de ser apenas mais um tijolo na construção da sociedade, esquecendo que todos somos apenas areia.
Cansado do umbigo, do seu, do meu, do nosso, que nos impede de ver o universo infinito que nos rodeia e do qual fazemos parte como minúsculos grãos e não como os gigantes que achamos que somos.
Cansado de estar cansado, mas ainda cansado, muito cansado.
Deus, me explique, por favor, que mundo é este, que vida é esta?