Depois que Perdemos Damos Valor
“Quem sorrir em meio às aflições, sabe o valor do sorriso,
Quem continua lutando mesmo cansado, é mais forte do que imagina”
Quem mais dá valor ao pão é quem planta o trigo, em seguida vem quem produz suor honesto no corpo para alimentar'-se dele
Leva tempo até que a gente aprenda que nosso valor não está nos elogios que recebemos ou nas decepções que não causamos, mas sim naquilo que a gente é realmente, independente das opiniões a nosso respeito.
Viver querendo agradar, desejando nunca desapontar ninguém, aspirando a perfeição, buscando corresponder a todas as expectativas, almejando jamais ser criticado… tudo isso cansa e provoca um desgaste enorme, uma perda de energia e um desrespeito tremendo por nós mesmos.
Leva tempo até que a gente aprenda que nosso valor não está nos elogios que recebemos ou nas decepções que não causamos, mas sim naquilo que a gente é realmente, independente das opiniões a nosso respeito.
É claro que não podemos viver isolados em nossas bolhas, centrados no próprio umbigo, desprezando todo o resto, mas de vez em quando é necessária uma boa dose de autoconfiança para dar um dane-se a toda e qualquer exigência a nosso respeito e adquirirmos uma fé enorme em nosso jeito único de ser e de escolher, independente do que esperam de nós.
Certa vez li uma frase que dizia mais ou menos assim: “Autoestima não significa “eles vão gostar de mim”. Autoestima significa “tudo bem se eles não gostarem””. E é exatamente isso.
Às vezes, a gente foca tanto no desejo de agradar, na vontade de ser aceito, na expectativa de ser amado, que se afasta do mais importante: nós mesmos. Quando nosso desejo de ser amado pelo outro supera o respeito que temos por nós mesmos, perdemos a capacidade de impor limites, de dizer “não”, de nos resguardar, de nos reservar o direito de seguir nosso coração.
Viver preocupado com o que as pessoas pensam a meu respeito, com o que as pessoas esperam de mim, com o que as pessoas desejam que eu seja… é uma das formas mais cruéis de se viver e se posicionar na vida. As pessoas podem achar o que quiserem, podem me amar ou me odiar, isso não muda quem eu sou.
Zele por aqueles que ama, respeite os que o cercam, honre sua família. Mas não se afaste de si mesmo só pelo desejo de agradar ou por não suportar as críticas.
Viver querendo agradar nos torna marionetes na mão de quem se vale da boa vontade alheia para satisfazer os próprios caprichos. Frustrações fazem parte da vida, e vez ou outra você vai frustrar ou decepcionar alguém, mas isso não coloca por água abaixo todo o valor que você tem. Aprenda a suportar a ideia de que você não é infalível. Você também erra, também tem limites, também é imperfeito, e está tudo bem.
Faça o seu possível e peça a Deus que cuide do impossível. Você não controla tudo, não dá conta de tudo, não é infalível. Absolva seus erros, perdoe suas limitações, respeite seu tempo. Aprenda a dar limites, a dizer “não” àquela solicitação, à andar no seu ritmo. Você irá descobrir que aqueles que te amam e te respeitam não deixam de estar ao seu lado quando algo não sai conforme o combinado. Ame-se o bastante para entender que nem sempre será aceito como gostaria, e está tudo bem. E, finalmente, não se cobre tanto. Entenda que mais importante que fazer tudo certo é conseguir se perdoar quando algo dá errado.
Não espere perder nada nem ninguém, para só depois dar o valor merecido, valorize e ame de verdade agora; a sua saúde, sua família, e veja no retrovisor da vida, as mãos que um dia foram estendidas para você ou para sua família, viver com gratidão nutre o coração de amor.
No mundo,nada e nem ninguém te apoia,é você por si só,aprenda a dar valor o que tem hoje,pois fracassos são a base da sabedoria
Uma perda
Muitos não têm
Por isso vivem
Sem ninguém
Mas muitos que têm
Não dão valor
A esse grande bem
Só se lembram
Quando não há
Mais tempo
E sentem remórcio
Com isso as lágrimas
Escorrem de seus olhos
Somente no velório
Entendem que esse mundo
É ilusório
E aqui é tudo provisório
Então talvez assim
Reconheça o real propósito
Porém há pessoas
Muito boas
Que deram seu tempo a outas
Dando atenção
Tratando com educação
Com um grande coração
Que sofre pela perda
E chora de tristeza
Pois em quem amava havia beleza
O esquecimento é um grande aliado da ingratidão.
O antecessor nunca tem valor pouco importa as melhorias que deixou.
Tudo o que se entende como bom será atribuído a um bem aventurado que chegou.
Mas um dia a memória volta numa dessas voltas que o mundo dá ressuscitando quem por ali um dia passou com uma linda lembrança, dessas que não tem como não sorrir ou chorar.
Então na mesma hora um rastro de imagem e odor punirão a parte que não agiu e ficou.
As pessoas não entendem o valor da confiança, acham que podem comprar, porém a confiança "é um ovo" depois que quebra, não terá como reconstituir.
A paz interior é um tesouro de valor incalculável, que tem que ser protegido, guardado e vigiado em tempo integral pelo próprio dono; não se pode, de maneira nenhuma,terceirizar esta guarda e nem descuidar um só instante, porque em todo lugar o tempo todo, terá sempre um ladrão de plantão tentando roubar a sua paz.
Não digo que seja os deslizes que nos ajudam a dar valor ao que temos, mas é nos deslizes que percebemos que podemos perder o que de mais valor temos.
mãe… Mãe… MÃE…
Com três letrinhas apenas;
Se escreve GRANDE valor;
Mas não podem ser pequenas;
Pois perderiam sabor;
Por nelas faltar AMOR!
Bendita sejas mulher;
Digna de TAL parecer;
Pois a ti coube escolher;
O isso SER, ou tal não ser;
Bendito teu BEM QUERER!
Porque SER MÃE é criar;
Os seus filhos com AMOR;
Logo de SI TUDO dar;
Com todo ESSE Bom SABOR;
Que nada mais é que AMAR!
Porque quem NELE não entrar;
boa MÃE, vai desonrar;
Por letra GRANDE faltar!
Só por mãe se irá ficar;
Por não ter sabido AMAR.
Mas QUEM com ELE criar;
Muito LINDA MÃE irá dar!
A todas IRÁ HONRAR;
Por SEU tão LINDO DOAR;
Ter o bom sabor de AMAR!
O meu bem hajam, a todas as MÃES QUERIDAS, que sois DIGNAS de
TÃO BOM chamar
A medida do nosso valor
Muitos que são os primeiros serão os últimos e os últimos primeiros. - Mateus 19:30
Um amigo meu que participou de uma reunião de classe jura que nunca irá para outro. Ele diz que se sentiu terrivelmente inútil e sem sucesso. Alguns ex-colegas de classe eram médicos, advogados ou dentistas. Outros possuíam negócios prósperos. Alguns ocuparam altos cargos em grandes corporações. Quase todo mundo falava sobre netos brilhantes e atléticos.
Meu amigo, por outro lado, tem um emprego comum. Seus netos não estão obtendo todos os A ou se destacando no atletismo. Eu disse a ele que seu sentimento de inutilidade se originava de medir seu valor pelos padrões errados.
Deus não pensa mais ou menos de nós com base em nosso trabalho, nossa conta bancária, nossa casa ou o sucesso acadêmico de nossos filhos. Nosso valor e dignidade estão enraizados no fato de que Deus nos criou e que Seu Filho morreu por nós. O que é importante para ele é o nosso grau de confiança e nosso serviço feito por amor a ele.
Jesus disse que aqueles que O seguem, independentemente de seu status terreno, serão recompensados por sua fé e compromisso (Mt 19: 16-30). E quando Deus distribuir as recompensas, haverá muitas surpresas (v.30).
Senhor, ajuda-nos a medir nosso valor e o dos outros pelo Seu padrão, não pelo nosso.
Embora o pecado tenha deformado a coroa da criação,
Deus diz: “Meu filho, não se desespere,
pois somente você é feito semelhante a mim,
e na morte de Cristo você compartilha plenamente.” —DJD
Ninguém é um fracasso que procura fazer a vontade de Deus. Herbert Vander Lugt
“Jamais faça juízo de valor de alguém pois o presente registra, o passado condena e o futuro revelará a verdade. Portanto, se não queres ser julgado, não julgue!”
O/A FILANTROPO/A:
Do dinheiro é desprendid@, mas ao mesmo dá O VALOR. É solidári@ e amig@, por tod@s "nós" SENTE dor!... por tal; ficará VIV@!
É nos meros detalhes, nas coisas ínfima, nas maiores besteiras do mundo, que nós percebemos o valor que você tem para as pessoas. Elas te largam de mão sem um motivo plausível e não fazem a menor ideia do que podem estar perdendo por suas próprias mãos. Mas não grila não irmão, um dia a ficha vai e essa pessoa vão dar graças por ter você na vida delas.
Eu acredito no poder da palavra falada...
Para mim não é um papel assinado que tem valor e sim a palavra que de minha boca sai...!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Dar Valor
- O valor de uma pessoa: frases de reflexão para reconhecer o melhor nos outros
- Frases sobre dar valor às pessoas para refletir e aprender
- Não espere me perder para me dar valor
- Dê valor às pessoas que Realmente Gostam...
- Poesias Sobre o Valor da Família