Dedicatórias para Fim de Curso de Amigos
Amigo não tira a paz, não invade o espaço.
Amigo é calmaria é medida certa.
Amigo não chega de hora em hora para cutucar com assuntos que doem.
Amigo abraça na dor e silencia quando machuca, sente junto e só.
Amigo não usa meias palavras, palavra de amigo é inteira.
Amigo não expõe o outro diante dos olhos e ouvidos alheios.
Amigo acolhe o silêncio da gente.
Amigo é anjo que nos abraça quando a gente desaprende a voar.
Amigo é laço e não nó, amigo é “presente”.
Rita Maidana
- Um sujeito encontra um velho amigo - que vive tentando acertar na vida, sem resultado. "Vou ter que dar uns trocados para ele", pensa. Acontece que, naquela noite, descobre que seu velho amigo esta rico, e veio pagar todas as dividas que havia contraído no decorrer dos anos.
Vão até um bar que costumavam freqüentar juntos, e ele paga a bebida de todos. Quando lhe indagam a razão de tanto êxito, responde que até dias atrás estava vivendo o Outro.
- O que é o Outro? - perguntam.
- O Outro é aquele que me ensinaram a ser, mas que não sou eu. O Outro acredita que a obrigação do homem é passar a vida inteira pensando em como juntar dinheiro para não morrer de fome quando ficar velho. Tanto pensa, e tanto faz planos, que só descobre que está vivo quando seus dias na Terra estão quase terminando. Mas aí é tarde demais.
- E você, quem é?
- Eu sou o que qualquer um de nós é, se escutar seu coração. Uma pessoa que se deslumbra diante do mistério da vida, que está aberta aos milagres, que sente alegria e entusiasmo pelo que faz. Só que o Outro, com medo de decepcionar-se, não me deixava agir.
- Mas existe sofrimento - dizem as pessoas no bar.
- Existem derrotas. Mas ninguém escapa delas. Por isso, é melhor perder alguns combates na luta por seus sonhos que ser derrotado sem sequer saber porque você está lutando.
- Só isto? - perguntam as pessoas no bar.
- Sim. Quando descobri isto, acordei decidido a ser o que realmente sempre desejei. O Outro ficou ali, no meu quarto, me olhando, mas não o deixei mais entrar - embora tenha procurado me assustar algumas vezes, me alertando para os riscos de não pensar no futuro.
"A partir do momento em que expulsei o Outro da minha vida, a energia Divina operou seus milagres."
Ser amigo.
Ser amigo requer relacionamento.
Um relacionamento precisa de presença.
Presença não se faz apenas fisicamente.
Pode ser sua voz como um farol em minhas noites escuras.
Pode ser um cartão em forma de carinho em hora propícia.
Pode ser seu sorriso, seu olhar, seu ser... falando: “Eu me importo!” quando todos desprezam.
Pode ser um abraço, aquele abraço! “Vamos! Tô junto!” quando muitas vezes penso em desistir
Pode ser uma lembrança declarada: “Lembrei-me de você quando...” ainda que seja lembrança de coisas tão tolas.
Pode ser uma oração que nunca saberei mas, Deus te ouviu e me atendeu em minhas angústias.
Então permanece sempre amigo. Saiba sua amizade me é muito cara pois,
“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.”
Sempre me perguntei: Qual seria o melhor amigo do homem? O cão ou o cavalo?
O cão é um fiel companheiro, leal, destemido, sempre junto nos bons e maus momentos.
Mas o cavalo? Ah, o cavalo! Este sempre carregou o homem nas costas.
O que seria do homem sem esses dois grandes amigos?
Sinceramente? Não seria nada, pois tanto o cão quanto o cavalo são parceiros fundamentais na evolução do ser humano.
Faltou o homem aprender com esses nobres animais o que é lealdade, amizade, respeito e determinação.
Amigo não é aquele que te procura quando tem algum interesse ou sobra tempo. Amigo é aquele que sem interesse algum usa do seu preciosíssimo tempo para te procurar, ligar ou simplesmente saber como você está. Porque amigo de verdade se preocupa com você independente do tempo, lugar ou estação do ano. Amigo de verdade são tão raros, tão caros.
Em pouco tempo você conhece alguem,que se torna um amigo (a),e você vê que você se importa muito com ele(a),mais do que outras pessoas que voce conhece há anos...
Egoísmo é amar e ser amigo enquanto o outro lhe é útil ou lhe agrada. Amor verdadeiro é estar junto, mesmo quando o outro erra, falha, te esquece ou está fraco, sem nada de bom pra dar.
Todo coração que arde nesta noite
é amigo da música.
Ardendo, ansioso por seus lábios,
meu coração transborda por minha boca.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
Nota: Trecho de "Versos Íntimos": Link
Dia do(s) amigo(s). Muitas pessoas desejando parabéns e respondendo pra tantas outras... E eu, sempre diferente, sempre na contramão, desejo o seguinte aos meus amigos e possíveis amigos: PENSE! Pense se fosse tem realmente sido um bom amigo, REFLITA se teus amigos tem se comportado como tal! Amigos são presença, são verdade, são apoio e lealdade.
Ser amigo é ser presente, é estar lá junto, é fazer TODO esforço necessário para estar lá! Todo mundo tem mil afazeres e responsabilidades, mas um amigo real sempre arruma tempo. Sempre!
Ser amigo é ser honesto, é falar a verdade mesmo quando a verdade não é o que o amigo quer ouvir, porque amigo não tem que bajular, TEM que te fazer pensar, te ajudar a crescer... Amigo real assume posições, não fica em cima do muro (em cima do muro já é uma posição, e pra mim, nunca é a melhor).
Ser amigo é apoiar, é literalmente segurar o teu amigo mesmo que você não concorde com o que ele está fazendo. Você deve posicionar suas ideias, mas nunca deixar de apoiar um amigo. Os braços de um amigo real estão sempre abertos e disponíveis, nunca ocupados demais... Um amigo real também deve dar impulso, dar força, dar ânimo nas situações da vida, empurrar o amigo na direção do melhor que ele pode ser, das conquistas dele.
Ser amigo é ser leal, é não trair, não dissimular... É falar por trás depois de ter falado na frente, e SÓ falar se for para ajudar ou melhorar alguma coisa na vida do amigo... Opiniões e impressões pessoais devem ser guardadas para a intimidade com o tal amigo. E lembrem: elogie em público, critique em particular!
Amigo é aquele que está do teu lado na alegria. Qualquer um fica junto na tristeza, mas só um real amigo suporta a tua alegria!
FELIZ dia dos amigos, meus amigos! E aí, tenho sido teu amigo?
MEU UNIVERSO É VOCÊ
Eu queria ser mais que um amigo
Mas por que não me entende?
Quando fica deprimida, choro com você
E me conta suas aventuras, os seus casos antigos
Eu fico calado finjo que não ligo pra não te perder
Se me olhar no rosto vai ver
As tristes marcas no sorriso
Baby mais que a luz das estrelas
Meu universo é você
Baby ah !
Se eu puder ter a chance ah !
Eu juro todo seu amor merecer
Tenho medo que talvez descubra
Ou simplesmente me corte
Ou quem sabe a sorte, um sonho, traz você pra mim
Eu sei tudo sobre seu passado
E dos passos errados
Um amor maior é o meu presente, futuro é com você
Se me olhar nos olhos vai ver
Falar é pouco
Pra quem quer mais
Um diário é um amigo? Uma companhia? Também. Mas é sobretudo a duplicação da gente mesmo, espelho que não se apaga quando o rosto se retrai ou muda, álbum de retratos que conserva muito mais que um belo sorriso e a paisagem de fundo. Quieto, compreensivo, calmo, o diário está ali, aberto e limpo. Oferecendo seu espaço, no qual você vai desenhar a sua vida e ele apenas... receber. Ele não tem recriminações a fazer, ele não diz que a culpa é sua, ele não encosta dedos na ferida. Como uma cama, como um mar, ele recebe. Você escreve muito se a emoção é forte, vai e volta e repete e repisa o mesmo assunto. Ninguém conta seu tempo, ninguém conta suas páginas. Você pode escrever até a mão cansar, até a alma aliviar. Você pode escrever e escrever e escrever. Ele aceita. E quando não quiser escrever mais, é só fechar e guardar o diário que ele mais nada exigirá. Não me diga que não tem o que contar. Você é o centro do seu universo, nada é mais importante do que aquilo que lhe diz respeito. Isso é que faz o encanto do diário. Se fosse usado apenas para registrar a queda do governo ou a evolução dos projetos orbitais, seria desnecessário, porque para isso já existe a imprensa, os arquivos, os registros da memória nacional. O diário serve justamente para conservar o pequeno acidente humano e individual, sua discussão com um amigo, o namoro lancinante, a dúvida sobre a roupa para usar naquela festa... O diário serve para conservar você.
O seu amigo tem um amigo. O amigo de seu amigo tem um amigo. Portanto, saiba quando ficar em silêncio.
- Relacionados
- 19 mensagens de fim de curso para dedicar aos que te apoiaram
- Dedicatórias para finalistas universitários: frases para fitas que marcam o fim de um ciclo
- Fitas de finalistas: frases originais, engraçadas e emocionantes
- Frases para Fitas de Fim do Curso para Amigas
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
