Dedicatórias Fitas do Curso de Psicologia
O vínculo afetivo construído na mais tenra espontaneidade configura o alicerce para a percepção genuína do eu e do outro.
Eu, bioquisicóloga! 😊
Fazendo as minhas pesquisas, entendi a grande relação que há entre as três graduações que escolhi: Biologia, Química e Psicologia. 🤗
Quero aqui descrever para vocês um exemplo muito cotidiano: 😉
Quando vemos e escutamos algo, nossos olhos e ouvidos recebem estímulos que são interpretados pelo cérebro, o qual permite a visão e audição.
Isso é Biologia! 🔬
Se o que presenciamos causar desconforto, nosso organismo libera o hormônio do estresse, o cortisol, decorrente de uma cascata de reações que envolvem o hipotálamo, a hipófise e as glândulas suprarrenais.
Isso é Química! 🧪
O cortisol, em níveis adequados, favorece o bem-estar do ser humano. Porém, repetidos episódios de estresse aumentam a concentração do cortisol, o que pode afetar o peso, o sono, o sistema imunológico, entre outros, além de desencadear problemas na saúde mental.
Isso é Psicologia! 🧠
Viram como é interessante? 🙃
Amo tudo isso! 😍
A máscara se ajusta tão bem ao rosto que começa a parecer pele. Mas, no fundo, há um ruído.
Uma fricção entre o que mostramos e o que sentimos. Um cansaço. Uma sensação de estar sempre atuando, sem saber exatamente onde termina o personagem e começa o eu.
A estrada da vida não é linear...
e você tem duas opções: ou derrapa nas curvas ou aprende a, nelas, surfar.
Acordei com a certeza de que o mundo é, sim, um desafio... mas, também, que o meu maior desafio é reconhecer quem sou eu, e assim, encontrar mais recursos para vencê-lo.
Quando somos sinceros diante de nossos pontos de vista, temos ampla dificuldade em termos amigos e até mesmo de pessoas gostarem de nós, mas caso contrário, somos queridos por quase todos.
Os verdadeiros desencadeadores da violência humana não estão fora do ser humano, mas dentro dele mesmo.
Na minha vida já encontrei demasiada pobreza nos intitulados nobres, ignorância nos intelectuais, falso moralismo nos moralistas, feiura nos belos, pequenez nos superiores, perversidade nos puros, mudez nos falantes, cegueira nos que enxergam, surdes nos ouvintes, arrogância nos humildes, infidelidade nos fiéis, egocentrismo nos altruístas, heresia nos religiosos, desequilíbrio nos equilibrados, doença nos saudáveis, tristeza nos felizes, loucura nos lúcidos e desumanidade nos seres humanos.
Que relógio você está usando para dizer que: é tarde de mais?
Por vezes, você está fora da hora, mas dentro do tempo.
Que relógio você está usando para dizer que: é tarde de mais?
O seu ou emprestado? Pois, cada um tem o seu relógio para calcular o seu tempo.
O relógio marca duas horas diferentes com os ponteiros no mesmo lugar! Por vezes, o problema não é aonde está, é o que você significa, aonde está.
Nem sempre as coisas darão certo, mesmo com o maior esforço de nossa parte, principalmente se o esforço for sobre coisas que não são a nossa parte!
Oferecer um pão ao mendigo, nem sempre é humildade, por vezes, é mero orgulho de sermos vistos e o egoísmo de ter a voz da nossa consciência silenciada!
Humilde não é a atitude, é o coração que leva a atitude!
