Dedicatorias Educador de Infancia
Avaliar no âmbito da educação
é uma oportunidade
que o educador possui
de refazer o caminho
que conduziu aos resultados
não esperados.
Ser educador é ser cético, diante dos dogmas, é ser crente na sua práxis e principalmente, ser humilde para reconhecer quando erra para recomeçar e flexível para enxergar a necessidade de mudar o que planejou, tendo como foco o aprendizado do seu educando
Quando se educa com grito e não diálogo
o máximo que o educador consegue mediar
é a construção da heteronomia,
pois o educando se condiciona a obedecer.
Quando a atitude do educador é a mediação, a aprendizagem acontece de forma significativa, porque quem aprende, ver em seu mediador, o sentido no que se pretende aprender.
Educar é fazer de nossas ações,quanto educador, a metodologia ideal para mediar na construção do ser social.
Quanto educador,
quando digo que vou avaliar um aluno,
tenho que ter em mente,
que o resultado obtido
não será o retrato da capacidade ou incapacidade do aluno,
mas da eficiência ou não eficiência
da minha práxis aplicada.
Quando penso em educar,
imagino possibilidades
que o educador pode criar
para mediar a construção do saber,
por parte do educando,
onde ele assume o conteúdo
do que ele quer aprender,
pois o querer é o segredo
para o sucesso de qualquer metodologia,
porque sem ele,
não há como vislumbrar
êxito numa intervenção pedagógica.
O verdadeiro educador não se ver como colaborador de uma gestão escolar, mas como professor de uma escola que pensa o seu projeto político pedagógico com o foco no aluno e não nos interesses políticos de um sistema que mantém a rede de ensino, a qual pertence.
O verdadeiro educador é aquele que faz de sua práxis um ato de amor, pois acredita que o resultado de suas ações pode ser interpretado com apenas um sorriso de satisfação daquele com quem mediou conhecimentos para vencer obstáculos, que antes eram impossíveis de serem ultrapassados.
Avaliar na educação é oportunizar ao educador, a possibilidade de trilhar caminhos pedagógicos diferentes com o propósito de mediar, de forma mais eficaz, o avanço desejado.
Deus é frequentemente apresentado por religiosos como um educador ruim na opinião da maioria dos alefianos.
O educador só entende seus alunos, quando fixa seus olhos nele, porque a expressão de um olhar revela o que está no coração e no sentimento.
Temos conhecimento sobre as mazelas que o educador se depara no decorrer de suas atividades como professor, e por isso, a sua formação deve ser levado como fator de estimulação a sua vocação.
A influência de um educador se manifesta nos princípios que ele adota e nas vidas que ele inspira através de seu comportamento.
O verdadeiro educador é aquele que acolhe, ensina e transforma, e não aquele que se limita a seguir um manual sem se importar com quem está diante dele.
ANIMAÇÃO CULTURAL - SAGA E SOLIDÃO
Demétrio Sena - Magé
Dizer que o arte-educador (animador cultural, no sistema da Secretaria Estadual de Educação) não faz nada, é o hobby de alguns colegas regentes. "Não fazer nada" significa não promover festas diárias, e sim, oferecer conteúdos culturais mais profundos, cujo engajamento discente não é incentivado nas aulas convencionais. Em cada unidade que tem o luxo de contar com esse profissional, trata-se de um, no máximo dois. E a nossa função é oferecer "aulas" livres, oficinas e projetos não obrigatórios a jovens que, além do desinteresse em razão do que a sociedade lhes oferece, ouvem outros profissionais nos desqualificarem.
Há colegas formidáveis em algumas unidades. Onde sou lotado, conto com a compreensão e às vezes o apoio ativo de alguns docentes regentes, além da direção, sempre solícita, para que meu trabalho flua. Mas nem isso impede, por tantos outros, os olhares e até citações pejorativos, como forma de repetição da sociedade que sempre desqualificou artistas não famosos e ricos. Temos, sim, espaços fisicamente ociosos entre uma ação e outra, um projeto e outro... espaços em que projetamos novas ideias, recebemos alunos em nossas salas (quando as temos) e promovemos momentos de reflexão, bate papos e cultura geral desobrigada em seus horários também ociosos. Fora dos olhares oficiais.
E para quem desqualifica a formação dos animadores culturais, é justo sempre lembrarmos que além de nossa formação acadêmica, temos em nosso portifólio cursos e capacitações em diversas áreas culturais: na UERJ, UFRJ, UFF, Universidade Popular da Baixada , ABEU, UNIGRANRIO entre outras instituições. Tudo por exigência dos governos estaduais anteriores que nos tinham como essenciais. Para Brizola e Darcy Ribeiro, éramos "as meninas dos olhos" das unidades escolares.
Quem desqualifica o animador cultural na ausência ou "pelas costas", como se diz popularmente, não é covarde nem medroso. É prudente. Sabe que não teria como sustentar qualquer argumentação, perante os olhos e as refutações argumentativas e comprobatórias de qualquer um desses profissionais que há trinta ou mais anos existem e resistem bravamente no sistema da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
Nossa gratidão aos poucos professores e professoras regentes, diretores e diretoras, além de outros colegas que sempre somaram conosco. E que hoje nos apoiam na luta contra a extinção dessa categoria também odiada por alguns dos últimos governos e de forma ostensiva e contundente pelo governador Cláudio Castro e sua equipe. Cultura na educação realmente amedronta os governos fascistas, os grupos sociais e as massas populares de manobra que aprenderam a não aprender com o que sofrem por causa desse atraso sociopolítico de séculos e séculos.
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei
O educador é a luz que conduz o caminho do conhecimento, a força silenciosa que faz o futuro acontecer. Em poucas palavras, eles ensinam não apenas conteúdo, mas também valores e esperanças.
Para cada aula, a chance de conversão vem quando a curiosidade e a informação se encontram. Um verdadeiro educador encoraja - provoca o pensamento crítico, acolhe a diversidade e nutre a empatia.
Na arte de ensinar, eles se tornam jardineiros da mente, onde as sementes que são semeadas florescerão ao longo da vida. Hoje, celebramos aqueles que com amor e dedicação escrevem a história de cada aluno, inspirando sonhos e, no processo, constroem um mundo melhor.
A educação podemos dizer que é um "contraditório educador". Espaço do saber é livre, como é livre a instituição dizer ao contrário, mas jamais romper o limite da fala de um educador a sua atuação, ou a palavra correta seria ao seu sonho. Quem se viu como educador e não pensar que seria um sonho toda essa caminhada, se limita as fronteiras físicas do futuro, de se construir uma mudança criada primeiramente dentro de si, a colaborar com o outro em primeiro lugar com amor, e depois no sonho.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Dedicatórias de Amor
- Dedicatórias para finalistas do secundário e do 4º Ano: frases que marcam uma nova fase
- Dedicatórias para Amigos
- Dedicatórias de Amizade
- Mensagens de aniversário motivacionais para celebrar conquistas
- Lembranças da infância: frases para celebrar e reviver momentos
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida