Dedicatórias Educação Musical
"Mais ESCOLAS, menos PRESÍDIOS, é uma questão simples e lógica, ou seja, quando os mandatários políticos, jurídicos e econômicos do Estado Brasileiro resolverem mudar de conduta, e, sem sofismo, enfim, sem o silogismo sofístico aristotélico - que ordinária e indecorosamente utilizam, e então dedicarem-se na construção de ESCOLAS, progressivamente, ocorrerá a desconstrução de PRESÍDIOS. É notório que, as construções e desconstruções que se aponta, são apenas os primeiros passos, mas são, ao extremo, indispensáveis."
"Os sucessivos governantes incompetentes, negligentes e irresponsáveis do Brasil, nunca elegeram como prioridade construir ESCOLAS, o que teria resolvido o problema da superlotação das salas de aula, agora se veem obrigados a construir PRESÍDIOS, na tentativa de resolver o problema da superlotação das celas do caos, mas, sem resolver o problema das ESCOLAS, jamais será resolvido o problema dos PRESÍDIOS."
"A consolidação de um Estado Democrático de Direito passa, necessariamente, pela instituição de um sistema de EDUCAÇÃO de qualidade e inclusivo, um sistema de SAÚDE humanizado e salubre, um sistema de SEGURANÇA confiável e não atroz, um sistema de JUSTIÇA probo e justo, e um sistema de MOBILIDADE acessível e desembaraçado."
“Não existe mundo melhor sem pessoas que trabalhem por ele; não existe país soberano se o seu povo é oprimido; não existe sociedade igualitária se a desigualdade é um direito dos seus governantes, na forma cruel de foro privilegiado.
Portanto, cabe a cada indivíduo esvaziar-se do egoísmo para encher-se do bem comum, daquilo que nos torna cidadãos de fato –o respeito ao próximo” (Oliveira, Thiago Silva – 1986).
"O verdadeiro e mais importante capital de qualquer país do mundo, não é representado pelo papel moeda, nem pelo ouro. O que agrega valor a uma nação e a faz progredir é o capital humano. A expressão monetária legítima é a educação do povo. Somente com o capital humano bem desenvolvido, por meio da capacidade cognitiva treinada e preparada, um país chega ao status de desenvolvido. E por conseguinte, pátria educadora de primeiro mundo". (Oliveira, Thiago S., 1986 a)
Antes da sociedade, a inclusão acontece dentro da família e, antes da família, no coração das pessoas.
Todo empenho é um degrau para o resultado. Todo resultado é feedback do empenho para concretizar as próprias escolhas.
Distinto do que o senso comum entende, educar é outorgar competências e alforriar mentes outrora cativas pela ignorância. O professor possui papel de destaque no sistema educacional por ser um profissional formador de opinião e senso critico, não somente em seus alunos como também na comunidade onde atua.Thiago Silva Oliveira (1986 a)
Só podemos passar para nossos filhos os valores que adotamos para nós mesmos, sendo repassados diante de nossas atitudes diárias perante eles, não em discursos.
O que precisamos ensinar às crianças – e a muitos adultos inconscientes – é que nada justifica a guerra, que armas não são solução para a violência, que a paz planetária é possível, e que a educação é o melhor caminho para conquistá-la.
Ao educador cabe a função de construir pontes. Pontes entre o educando e o conhecimento.
Somos eternos mediadores do livre processo de ensino e aprendizagem.
Nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido pelos educandos.
Os governos querem técnicos eficientes, não seres humanos, porque os seres humanos se tornam perigosos para os governos - e também para as religiões organizadas. É por isso que governos e organizações religiosas procuram controlar a educação.
Autoestima é um conjunto de atenções, intenções, serviços e cuidados prestados a si mesmo para sua construção, inclui saúde, educação, beleza, higiene e descontração.
Ensinar de certa forma é um pouco de dar de si sem olhar a quem. Todo aluno carrega um pouco do seu professor como todo professor carrega um pouco do seu aluno. Engana-se quem acha que esse processo é independente.
O universo, a vida, a natureza, os animais, os vírus e até mesmo os vermes rastejantes dentro do seu tempo de ação, são ótimos educadores.
É muito mais fácil motivar uma guerra do que motivar a paz. No decorrer da história, os homens, sempre foram motivados a julgar a guerra como o meio mais efetivo, para solução de um enfrentamento. Os intervalos de paz, serviram e servem, apenas, para que os homens soberanos se preparem para os futuros conflitos... JMJ
“Se existe amor, gosto, vontade, felicidade, atenção, pelo que se estuda, pelo que se aprende, pelo que é ensinado, com certeza os assuntos se tornarão mais fáceis, por isso a necessidade de tirar os lacres, os cadeados, e encarar como entretenimento gostoso, para que o conhecimento seja liberado.” JSMJ
- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas sobre a Educação
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
