Dedicatória dos Pais para uma Filha
Não é o nosso pais.
O Brasil está carente
de um Homem destemido
político só escolhe gente
que seja do seu partido
o puxa-saco e o parente
o tratamento é diferente
e tem emprego garantido.
'Meus pés' me levam para estradas com muitas respostas; em ambas as margens; diferente de 'meus pais' que jamais trilharam estradas tais, e, por isto mesmo, eles nunca têm respostas.
O problema do país não é unicamente a corrupção são os adoradores de corruptos que são avessos à aplicação da lei aos seus ídolos criminosos
Um dia sonhamos com um país livre, de que e quem? Um dia sonhamos com país justo, como? Erramos e continuaremos cometendo os mesmos erros e assim vamos transferindo os deslizes das nossas escolhas nas falhas dos nossos escolhidos.
A Segunda Guerra tornava os atlas desatualizados; regiões inteiras mudavam, mês a mês, de país, regime e até religião.
"Pais que terceirizam amor
Certamente farão filhos murcharem para vida,
Tal qual se murcha uma flor".
Um proprietário de terras, mesmo que possua meio país, é como se não tivesse nada, se não encontra camponeses que façam frutificar os seus latifúndios; o grande fabricante tem de vender como sucata as suas excelentes máquinas, se não conta com operários que as façam funcionar e produzir lucros; o político está às ordens do especulador, mas este não poderá efetuar os seus negócios, se não dominar, por meio daquele, a opinião pública e o Estado; e se médicos, advogados e professores não poderiam viver sem doentes, culpados e ignorantes, é igualmente verdade que os segundos, em determinados momentos, não podem prescindir dos primeiros. Até o aleijado, o cego e o leproso obtêm um certo rendimento das suas muletas, da sua escuridão e das suas chagas. Por conseguinte, aqueles a que os instigadores da plebe chamam «possuidores de nada», «destituídos» ou «deserdados» não existem.
(Relatório sobre os homens)
Há um conflito de sonhos. Os pais sonham com o filho idealizado e os filhos sonham com o amor dos pais pela pessoa que eles realmente são!
Com os pais aprendemos o quanto o mundo cobra sério da gente. Com os avós enxergamos o mundo da forma mais doce que ele pode ser. Que saudade daqueles que me mimavam sem limites e me faziam transbordar de sorrisos. Não tem como pensar na minha infância sem lembrar do quanto foi bom ser criança ao lado deles! Eles se foram há tantos anos, mas o amor ainda cresce.
Amo o meu país. Essa é a minha bandeira. E que os meus irmãos cidadãos tenham no peito a mesma coisa: um coração brasileiro.
Vamos a luta!
É possível ter um fim
no descaso do poder
não é num país assim
que nós queremos viver
isso depende de mim
como faz jus a você.
Se precisarmos consultar os nossos conhecimentos
Entrelaçaríamos com a frustração
Pois um país não pode ser forte
Sem o mínimo de educação;
