Declaração de Perdão
Passei tanto tempo tentando reprimir minhas emoções, tentando ser o homem que a sociedade espera que eu seja. Por um momento, achei ter conseguido. Mas, nas últimas semanas, vivenciei uma confusão de sentimentos. Tais como a total incapacidade de parar de pensar em você. Naquele beijo.
Se apaixonar não é errado. Errado é você sentir e nao declarar o que sente. Exponha o sentimento e não cale dentro do seu coração.
Carta sobre Nova Vida
Dia 27 de abril de 2024… uma nova vida, um novo começo, novas oportunidades... “Tudo se fez novo”. Não sei por onde, e muito menos como começar. Só sei que eu sei. Eu sinto uma vontade de fazer mais, de me envolver mais, sinto que é o certo, que é o caminho. Quando me sinto ansioso, corro para Teus braços e me sinto seguro. Você se tornou meu melhor amigo, meu guia, meu pai, meu mestre, meu Senhor, meu tudo.
Me emociono com uma facilidade hoje que não acreditaria se me contassem anos atrás. Percebo Tua presença em detalhes do dia que antes passavam despercebidos. Sinto meu coração pulsar por mais de Ti. Vontade de ter mais intimidade contigo, Senhor. Te amo de uma maneira que não havia experimentado com nenhum outro ser. Por vezes, o medo atrapalha para que essa intimidade aumente, transborde. A fonte de água viva, o pão da vida… quero e anseio pelo alimento celestial, pelo contato sobrenatural.
Não faço ideia do que estou escrevendo, apenas tentando sentir Tua presença e me declarar por completo, me entregar à Tua vontade, aos Teus planos. Nada mereço, nada fiz para receber tamanho amor, e ainda assim o Senhor é bom comigo. O que dizer? Só penso em chorar de alegria. Só o Senhor sabe das dificuldades que passei; não tive as maiores provas, mas só o Senhor sabe o que já aconteceu. Quando penso em todas as possibilidades que poderiam ter acontecido se não ouvisse o Senhor, me sinto grato por ter escolhido a Ti.
O Senhor nunca precisou de mim, mas quis se relacionar comigo. Tantas pessoas mais capazes, mais crentes, e o Senhor ainda lembrou de mim. Teu amor, sabedoria, paciência e cuidado são tão afáveis que chego a ter medo de tamanha dependência que venho desenvolvendo em Ti.
As amarras estão se dissipando, minha couraça está se quebrantando e meu ser está se debruçando mais em Ti. Quando anseio, me acalmo em Ti. Quando choro, me recolho em Teus braços. Quando tenho dúvida, busco a Ti. Quando sorrio, lembro das Tuas promessas.
As dores e armadilhas de que o Senhor me livrou… sou muito grato. Via o mundo de uma forma cinza e só percebi isso após aceitar, digo, entender que o Senhor é o Senhor da minha vida. Me sinto triste quando não honro o Senhor, e Tu ainda se dá ao trabalho de explicar, de direcionar sobre como fazer. O Senhor ensina, mas temos que fazer. Por muitas vezes, procrastinei várias tarefas até simples se comparadas com tantas missões lindas realizadas por tantos de Teus servos.
Sinto-me fraco, menosprezando Teu amor e atenção para comigo quando não faço aquilo que sei que deve ser feito. Não gosto, me sinto um nada, vazio, com o peito furado, esmagado quando não cumpro com aquilo que o Senhor me confiou.
Em toda a Tua sabedoria, o Senhor me educa, me instrui sobre minhas fraquezas, meus defeitos. Que amor e cuidado é esse que, mesmo quando sou corrigido sobre pontos como meu ego, ainda posso sentir calma, um quentinho no coração e uma fonte transbordar de meus olhos?
A pequenez do meu ser, de minha consciência, não se compara à Tua, Pai, e é tão incrível quando o Senhor me permite entender coisas que sozinho não seria possível. Tua humildade me constrange de um jeito que espeta meu coração, faz pulsar descompassado, perder o curso natural.
Não sabia por onde começar nem como terminar. Há muito para dizer e não sei como expressar. Quero Te amar no mais alto nível de ação. Do falar ao fazer, quero ser cheio de Ti, quero transbordar e ser reflexo de Ti, do caminho, da verdade e da vida. Quero amar minha família em Cristo como o Senhor o fez. Quero cumprir com o que o Senhor tem para mim sem demora. Tenho desejos e anseios aqui neste mundo, mas tenho total convicção de que Teus planos são melhores do que os meus. Dói e gera ansiedade não saber todas as etapas, mas sei, sei que o Senhor tem planos para todos nós. Não quero parar, muito menos diminuir esta chama que nasce e pode incendiar todo este corpo carnal. Não quero ficar só neste mundo, sem Tua presença. É frio, escuro, dolorido. Quero sentir o calor de Teus braços, a lágrima de alegria escorrendo de Teu rosto ao me ver progredindo, me declarando dia após dia ao Senhor por meio de total entrega às Tuas obras.
Quero ser um servo bom e fiel. Quero ser um dos últimos, quero ser um dos cegos que não enxergavam e passaram a ver as maravilhas que o Senhor criou. Quero contemplar Tua formosura, Tua beleza celestial, Tua voz em meus sonhos, Tua mão em cada ação que eu tome até o fim e depois do fim. Quero porque eu quero. Ainda tenho medo, mas sei que quero. Quero não ter dúvidas de nada sobre Ti. Quero pregar com toda essa limitada energia vital que corre em mim. Sentir-me esgotado vitalmente, sentir minha carne fraca, apática, derrotada, frustrada por se ver presa a um corpo que não mais a alimenta… que o inimigo veja o lobo espiritual farto, com o umbigo para fora enquanto o lobo carnal definha, vendo a pele colar aos ossos e não encontrar alternativa. Apenas contemplar Tua soberania agindo em meu ser. Quero ser exposto pela luz, ter as feridas tocadas pelo Senhor e germinar aquilo que faz a alegria do Senhor. Quero me aproximar, quero não fazer minhas vontades, mas as Tuas. Tenho medo, sim, mas creio no Senhor. O Senhor é bom o tempo todo e o tempo todo o Senhor é bom. Não me deixe desanimar. Coloque uma adaga em meu coração a cada passo que puser para fora de Teu caminho, para que não tenha os dois pés fora do traçado. Me permita enxergar, deixe-me entender, aumente a minha fé, ajude-me a fortificar a sapata desta frágil estrutura. Sem ti, a casa não sustenta. Ajude-me a edificá-la, a tirar os chapiscos, a tratar das infiltrações, que a fundação esteja claramente ligada à rocha na nova planta da casa. Que o jardim gere frutos, seja vistoso para as Tuas visitas. Que o Senhor tenha prazer de me visitar, mas que, acima de tudo, eu não me conforte em meu próprio lar. Que eu anseie por visitá-lo, me alimentar do que há em Teu jardim, em Tua fonte e no balanço de Tua rede. Graças te dou, ó Pai, glórias ao Rei todo-poderoso, misericordioso, dono de toda a sabedoria e amigo de todos, inclusive dos pequeninos e pecadores, como eu.
Amor pelo jornalismo
Poderia dizer que essa profissão é distante da minha família, mas na verdade não é exatamente assim. Professores passam informações, então minha profissão não é totalmente distante da função que boa parte dos meus familiares exerce. No entanto, nenhum familiar me apresentou o jornalismo.
O amor começou descalço, no meio do asfalto, jogando bola com amigos de infância. Entre vitórias e derrotas, o futebol de rua é cercado de brincadeiras. As conversas, depois de muitas idas à casa dos vizinhos para pegar a bola — alguns bem nervosos, por sinal —, valem uma história à parte. Mas hoje não, não é sobre isso que vou falar. Arrebentar os tampões dos dedões... que época boa! Não lembro disso querendo voltar ao passado, mas sim grato por Deus ter me proporcionado uma infância mais na vida real do que nas telas de hoje em dia.
O futebol de rua foi uma das coisas que mais pratiquei quando moleque e foi justamente em um desses dias que descobri aquilo que passaria a buscar com um carinho diferente: o jornalismo.
Depois da pelada, um pouco de resenha, um zuando o outro e, de repente, vem a pergunta que engaja geral: “O que você quer ser quando crescer?”. Engenheiro, mecânico de avião, bombeiro, policial, astronauta — sim, teve um que encheu a boca pra falar astronauta. Eu não duvidei, mas é claro que a resenha já vem na ponta da língua pra dar uma gastada. Em meio às revelações, um dos mais velhos do grupo fala: “Quero ser jornalista esportivo, falar de esporte.”
Eu paro e pergunto: “O que é isso? Como faz?” Nunca havia ouvido aquele nome antes: Jornalista Esportivo. Tinha uns 13 anos, mas sim, mesmo já acompanhando um pouco de futebol na televisão, a palavra era nova para mim. Jornalista Esportivo.
“O que se faz nisso? Como que é?”, pergunto.
“Fala de esporte, pô. Igual esses jornais na TV, sabe? Só que fala dos esportes apenas.”
Fã do jovem em ascensão à época, El Shaarawy, esse amigo, que por dúvida, preservo o nome, despertava em mim um interesse de buscar mais sobre a profissão. Acabada a resenha pós-futebol, volto para casa e a primeira coisa que faço é buscar sobre essa profissão no pai dos burros: o Google.
Veículos de comunicação, cursos, faculdade, o que fazer, como fazer, onde fazer... perguntas atrás de perguntas. Vídeos, relatos sobre experiências e então começo a conhecer as referências da área. Pegar um pouquinho de cada um, entender os blocos do jogo.
Craques e mais craques. Eu? Apenas um gandula perto deles. Como fazer isso dar certo? “Deus, não sei como, mas vou dar meu melhor, seja feita a Tua vontade”, dizia com fé em algum milagre. “Deus ajuda quem trabalha”, “Quem procura acha”, “Quem quer dá um jeito”; palavras assim foram sustento em meio às aflições de um cidadão comum que começava a enfrentar desafios na passagem da adolescência para a vida adulta. A necessidade de trabalhar, mesmo que fora da área, não foi suficiente para me afastar do jogo, do campo, das quadras poliesportivas.
Trabalho, fé, foco, renúncias e muita mão de Deus. Não ouso tirá-Lo dessa receita! Provocações e deboches, isso não é exclusivo de um grupo. Também passei por algumas.
Mas estar em uma redação física pela primeira vez, participar de um programa de rádio, conhecer os primeiros grandes nomes do esporte como Bernardinho, Bruninho, Fernando Meligeni, pessoas que só via pela televisão... tudo isso foi convertido em combustível. Um prêmio, de fato, um privilégio. O som do teclado ao digitar uma nota, artigo, que seja... o cheiro de tinta da caneta que mais tarde estourará ou a aflição de escrever tudo antes da caneta morrer. Até ficar na externa correndo risco de participar de uma "queimada", mesmo que o esporte seja futebol, vôlei ou basquete.
O dinamismo, a pressão por mais engajamentos, ficar de olho nas tendências, os números dos outros veículos, pensar fora da caixa e as histórias que inspiram, acesso aos bastidores de vidas dignas de filmes... os ônus e bônus.
É um privilégio poder aprender e conversar com algumas referências. Existe uma grande responsabilidade nessa profissão. Como cristão que sou, logo lembro dos versículos de Tiago 2:20-22: “Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.”
Com isso, lembro da frase: “É justo que muito custe o que muito vale”, frequentemente ligada a Teresa D'Ávila.
Não sei exatamente em que posso contribuir nesse jogo, e se posso, muito menos o que acontecerá amanhã. O que sei é que essa coceira por olhar o que poucos viram, mastigar a informação de uma maneira que mais pessoas possam entender, trazer assuntos pertinentes e principalmente cuidar para não passar nada além da verdade, além de aprender com todos, são tópicos que me prendem ao jornalismo.
Lembrando dos ônus e bônus, é quase uma antítese, logo lembro da primeira estrofe do soneto de Luís Vaz de Camões:
“Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.”
No fim, não é exclusivo do jornalismo. Toda profissão tem seus desafios, mas, mesmo que às vezes possa ser uma dor que desatina sem doer, é justo que muito custe o que muito vale.
Você é ossos dos meus ossos,
sangue do meu sangue
e carne da minha carne.
Estamos conectados por toda vida.
Uma fusão de duas vidas em uma só.
Meus ossos estão grudados aos seus ossos,
tal como um cordão de três dobras:
Deus, eu e você.
Sinto pulsar em minha corrente sanguinea
o mesmo sangue que corre em suas veias.
Sinto na pele a dor ou o prazer
que você sentir na carne.
Minha mente pertence a você,
porque em você estão os meus pensamentos.
Meu coração pertence a você,
porque em você estão os meus sentimentos.
Não consigo mais viver além de você.
Você é minha, Vida!
Para sempre, sempre minha!
A ironia é a ferramenta dos covardes, utilizada para manifestar o que não tiveram a coragem de declarar abertamente.
Seus beijos!
Desejar sua boca e seus beijos algo inexplicável !
Seu beijo pode ser uma aventura sem volta !
Uma viagem para o paraíso !
Está boca pode me levar a outro universo onde eu possa não mais voltar .
Eu me sentia nas escuridão, até você aparecer em forma de uma estrela iluminando a minha noite.
Me mostrando um caminho para te seguir.
A flores brancas e azuis combina com seus sorrisos.
Só de pensar que este sentimento não é respondido, onde eu sou o único amante das estrelas a sentir os perfumes das floes sozinho .
Nesse dia tão especial, eu queria mais uma vez declarar-te o meu amor. Com todas as minhas forças desejei sair do lugar comum, dos batidos e óbvios clichês e imaginei uma aura perfumada de luz e encanto envolvendo-te, um canto de anjo, um poema ricamente rimado com versos significativos e ternos como o amor que sinto por você, mas como sempre esbarrei na semântica, nos limites da palavra, nos muros do 'eu te amo', então que seja um 'eu te amo' poético esse meu desejo singelo, esse meu amor imortal.
É impossível não ser clichê ao dizer, que a primeira vez que eu te vi, fiquei perdidamente apaixonado por você.
As janelas de sua alma refletem o azul do céu;
Olhos amendoados, doces lábios de mel;
Cabelos encaracolados, ai meu Deus, que Escarcéu!
"livraria"
de: anônimo.
cara leitora ao qual dedico tais palavras,
em quem estive a pensar todos os meus dias.
seu jeito radiante de falar, sorriso ao qual...
anima e torna se inspiração a quem olha.
como hoje se tornou a Minha inspiração pra escreve-la
sei la talvez seja um pouco louco de dizer...
por pensar tanto, me vi querendo estar a
"cinco passos de vc".
não quero acreditar na hipotetic-"a probabilidade estética do amor a primeira vista"
mas dizem que "simplesmente acontece" de rolar uma química.
quem sabe seja pura ilusão, paixão, atração.
eu não sei porem,...me cativa seu jeito de ser,
me diverte conversar com vc.
"desculpe o exagero mas não sei sentir pouco"
e desconheço o por que.
mas não quero ser que nem "o fabricante de lágrimas"
e deixar "a marca de uma lágrima" em um final assim.
para entregar tudo de uma vez direi assim...
"foi sem querer que te quis"
assim consigo pensar em
"um milhão de finais felizes"
a verdade e que já até pensei, tipo será
se "eu te amei em outra vida"?
bom apesar de tudo
nunca vou falar que "a culpa e das estrelas"
pois foi seu olhar, seu sorriso ou vc por completa.
que me fez querer te amar mas... por fim...
"e assim que acaba"...
"PS:eu te amo"
Não há palavras suficientes no mundo para expressar o que sinto por você. Você é a razão do meu viver, a luz dos meus olhos, o calor do meu coração. Você me faz feliz como ninguém mais consegue. Você é o meu amor, o meu tudo, a minha vida. Eu te admiro pela pessoa que você é, pela sua bondade, inteligência, beleza e coragem. Você me inspira a ser melhor a cada dia. Você é a minha poesia, a minha música, a minha arte. Você é o meu sonho realizado, a minha esperança, a minha fé. Eu te amo mais do que as palavras podem dizer, mais do que Shakespeare ou qualquer outro poeta poderia escrever. Eu te amo com toda a minha alma, com toda a minha força, com todo o meu ser. Você é o meu amor apaixonado, o meu amor eterno, o meu amor verdadeiro.
~Safira souza
Estou aqui pensando em o quanto você tava linda, você é realmente encantadora, cada gesto seu até mesmo a forma como anda e não olhar para você é inevitável
Como eu já disse antes sempre quis conhecer alguém como você
Mas eu também me sinto extremamente frustrado com algumas questões. Até hoje eu nunca senti seu toque, e também nunca fico perto o suficiente para sentir seu cheiro, maior agonia
Uma vontade enorme de te abraçar bem forte o suficiente para mesmo depois de te largar você ainda sentir meus braços em volta de ti
Você ali toda linda, radiante como a Lua faz eu sentir como se fosse um lobo e assim como o vento faz todo vez que você passa me balança, e seu sorriso, você poderia ganhar uma guerra fácil com ele, poderia até ser o símbolodapazmundial
Procurei uma poesia sobre olhos para te dizer como me encanta teu olhar.
Como não achei nada, fechei os meus, com o coração resolvi essa aqui em palavras expressar.
Te enxerguei um oceano profundo e lindo mesmo você insistindo que dessas águas nada tem para pescar.
Feliz me encontro, em descobrir o brilho do céu estrelado que é seu olhar.
Me persegues no infinito, além do oceano pertinho do mar.
Não te prometo nada, minha carne se tornou ingrata, sua doçura poderia me adoçar?
Estamos todos a deriva? venha se quiser me acompanhar.
No final, aqui não somos nada. Somente um continente de dúvidas em um mar de ilusões turbulentas para mergulhar.
Procurei uma poesia sobre olhos para te dizer como me encanta teu olhar.
Como não achei nada, fechei os meus, com o coração resolvi essa aqui em palavras expressar.
Te enxerguei um oceano lindo e profundo, mesmo você insistindo que dessas águas nada tem para pescar.
Feliz me encontro em descobrir o brilho do céu estrelado que é o seu olhar.
Estaríamos todos a deriva? se quiser venha me acompanhar.
No final, aqui não somos nada. Apenas um continente de dúvidas em um mar de ilusões turbulentas para mergulhar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp