Declaração de Amor de Mãe para Filha
Mamãe...
(Nilo Ribeiro)
Nos versos eu debruço,
e não me assusto,
o mais lindo quero criar
para lhe homenagear
espelho-me na senhora
para o que vou escrever agora,
sobre este ser magnífico
que deixa o mundo mais bonito
mãe, seu amor é sincero,
amor desinteressado,
é o ser que eu venero,
é o ser mais amado
uma centelha do seu amor,
nos aquece a alma,
quando sentimos pavor
sua voz nos acalma
com virtude e sabedoria,
na tempestade nos dá calmaria,
tem a delicadeza da rosa,
e o dom de ser milagrosa
se hoje lhe homenageio,
é porque a senhora merece,
e com o coração cheio
ofereço a minha prece
Ave mamãe querida,
Ave mulher de luz,
você me deu a vida
me abençoou como Jesus
Ave mamãe guerreira,
Ave mulher forte,
a senhora é a grande estrela
que nos indica o norte
que Deus lhe proteja
e eu também,
é o que seu filho deseja,
tenha saúde e paz, amém...
"Observar mais que absorver.. Essa é a meta!! Por que não adquirir paciência através da observação para obter mais clareza e maturidade em atitudes e pensamentos diante das adversidades? Observar intui ao que me permite enxergar sem esforço e controversas à atual realidade.. Por que deixar pensamentos negativos afetarem minha consciência, e automaticamente o meu dia a dia? A mente é extremamente poderosa, mas para desbloquear este poder de energia é preciso me adequar e superar os acontecimentos inesperados.. Portanto, minha vida vale muito mais que qualquer insatisfação, medo ou receio.. Eu me proponho, jamais deixar de acreditar que dias melhores virão, e que tudo é possível quando há pensamentos, decisões positivas e aceitação ao que me foi proposto viver."
"Que venham dias, tardes e noites melhores. Que respeito não seja raridade e que a educação seja voluntária. Que os pedidos de licença, desculpa, obrigada, por favor, gratidão, sejam automáticos e livres de exigências. Que todos leiam mais livros num mundo recheado de muitas vontades e pouquíssimos esforços. Que possamos sentir sempre o cheiro agradável do verde que nos elevam e o som dos pássaros que nos exaltam. Que venham muitos feriados, dias de sol, dias de chuva e ventos à flor da pele. Que surjam muitas primaveras, e que o afeto encantador do amor alheio que nos rodeia, seja uma constante em nossas vidas. Enfim, que sejamos merecedores de abraços acolhedores, sorrisos devastadores, conforto exuberante e muitas massagens nos pés."
"Priorizei as minhas atitudes aos fatos que me fazem crescer espiritualmente, não valorizando aquilo que vive de aparências, mas sim, redobrando e dedicando minha atenção ao que acrescerá meu estado de bom ser humano que ainda hei de me tornar... Percebi que reconhecendo as necessidades alheias, eu sou capaz de sentir a percepção do mundo ampliar, e que a vida tem significados maiores quando me sinto útil e mais ativa socialmente. Portanto, ser solidária ao próximo sem esperar nada em troca é o que realmente está em pauta.
Quem nunca passou noites acordadas, por um chorinho, uma febre, uma pilhazinha com carga maior...quem nunca experimentou a sensação de um alguém fazer xixi em você ou até coisa pior...quem nunca se viu rindo e comentando de bobagens que só a você interessa...quem nunca juntou um objeto jogado mil vezes sabendo que seria a milésima primeira vez a ir ao chão... quem nunca tirou de si pra dar a outro...... quem nunca sentiu a dor da agulhada de vacina, no bracinho que não era o seu...quem nunca sacrificou tempo...quem nunca disse um não titubeando e querendo dizer sim...quem nunca chegou a emprestar o próprio corpo como moradia, abrindo mão de toda a estética...ou quem nunca adotou como seu, o sangue de outrem...quem nunca, nunca...coisas de mãe!
O mais importante nesta vida não é te achares de importante, mais sim é dar valor nas pessoas que te acham importante,porque sem elas ao teu redor ate você próprio não conseguirias dar conta desta tal importância.
A cada verso
A cada linha
A cada poema
Coisas tão sutis
Essa dessa vez é para ela.
Pois ela expressa a cor da paixão, me deixando feliz.
Minha rainha,
Minha flor de Lis.
Das mais belas donzelas
Foi da onde surgi.✧*。
Ascendente
Oriunda na dor de seu semelhante.
Aperfeiçoada na afeição de dois desconformes.
Elevada por convicção e afeição.
Força! Seu segundo nome.
Abastada de prejulgamentos
por sua cioforia extemporânea.
Consumida pela estagnação de seus análogos.
Formou entre seus monólogos, inovador o enfoque!
Determinou por si o amor, só!
Por si, e por quem se descende.
Por quem zela, vela, por ela.
Mãe!
(@_bahhgarcia)
Quantas PEDRINHAS eu deixei para que você não perdesse o caminho e não esquecesse á base e a estrutura do qual sua família te ensinou.
Quantos ELÁSTICOS eu usei para esticar o limite de minha paciência em todas as vezes que fui contrariada ou desobedecida
Quantas BALAS usei para adoçar a vida e para lembrar que meu filho me trouxe muitas alegrias e orgulho
Usei BORRACHA para apagar os erros e falhas cometidas e o que sobrou foi os farelos, me mostraram que todos nós somos dignos de erros, mas para que possa evoluir meu filho, não tenho que limpar os farelos e sim ensinar que cada ação tem uma reação.
Quantas BOLAS DE CRISTAL eu usei, em cada previsão era um estouro, ah esse extinto materno, onde podemos sentir e adivinhar cada coisa, tendo que ter as palavras certas e jogo de cintura pra não errar nos conselhos. Pois á vida não vem com manual...é kkkk
Quantos ESCUDOS DE DEUS eu usei para te defender e te proteger e ao ver que estava seguro, me dava força para seguir adianta.
Usei um BARBANTE para segurar as pontas e para mostrar que sempre teremos esse elo por mais que ele se rompa eu estarei aqui, pois sou sua MÃE e não sua dona. Criei-te para o mundo e não para mim, quero que se lembre, para cada não, teve uma explicação do porque do mesmo, não poderá culpar ninguém por suas escolhas, mãe de verdade ensina teu filho, á ter personalidade sem perder o caráter, a conquistar pelo seu esforço, ensina que vida não é um mar de rosas que é feita de lutas, assim alcançando as vitórias e sentindo orgulho das mesmas.
A palavra mãe é um substantivo concreto, mas deveria se um verbo. Mãe é cuidar, brigar, chorar, brincar, sorrir, ajudar, mudar, se preocupar, se irritar... Mãe é saber amar!
E eu te amo meu filho....
••... "Quanta grandeza existe em te! Com as dores do parto me desse à vida através da luz! Fui e sou a tua prioridade até antes de ti mesma. Sou teu norte e teu sonho de vida da guerreira mais destemida e do braço mais forte! O amor foi o legado que em te trouxestes amada mãe que o sagrado Deus me deu sem pedido algum em forma de preces, porquê foi Deus quem te criou e tu que me fizestes. Quando para mim olhas, me vejo pequeno, me sinto um menino, não importa a idade nem o meu tamanho e nem tão pouco o rumo que escolhi como destino; em teu imenso coração serei sempre teu e de mais ninguém. Teu zelo e cuidados a mim dedicados é antes de tudo um benção. Sou parte de um todo, um pedaço do teu corpo, uma fração da tua alma que acalantaste e com afinco as mais duras provações. Sois o coração imenso, grande e amoroso, forte e intenso, és a fonte da vida, a casa perpetua do amor desvairado, louco, insano e apaixonado. Ser filho é uma dádiva divina é ter uma guardiã em forma de heroína dos sonhos mais dedicados. Não importa como tu sejas, és simplesmente dona de toda beleza de imenso encanto mesmo quando a tua alegria vem expressada em lágrimas banhadas em forma de pranto. Em teu ventre sagrado me fizeste menino, fosse meu hino que um anjo cantou. No teu colo o teu sonho era eu o teu destino e o teu carinho o meu maior legado. Doce és sim pois, quem poderia imaginar que algo assim existi-se? Que coisa parecida Deus poderia criar? És a alma iluminada, és a pessoa no mundo mais amada, por que Deus transformou o verbo em sua forma mais infinita e glamorosa forma quando te criou. Que soem as trombetas dos anjos nos céus e de todas as suas legiões, porquê hoje e sempre a rainha do amor e da vida se resumira em apenas uma palavra: Mãe!"... Ricardo Fischer
O tempo cria em nossas vidas inúmeras expectativas, planos, sonhos, dores, sofrimentos, alegrias, lágrimas e sorrisos. Buscamos ideias que nos transformam em escravos de nos mesmo. Fazemos planos, juras de amor e promessas. Construímos um reinado que com o tempo passa a ser vazio. Não temos moradores dentro deste reino, apenas vazios que antes eram preenchidos por sonhos, ideias e metas. Colocamos objetivos com a falsa promessa que nos fará felizes e completos. Abrimos mãos do tempo junto com a família, do lado de uma pessoa que possa ser um grande amor, de pessoas que queremos bem, compramos do bom e do melhor, fazemos dividas estendidas dentro de carnês e boletos bancários para nos dar status e nos afogamos em trabalho e nos bem materiais com o objetivo de tampar aquele vazio e deixamos de vivenciar a nossa essência.
Transformamos o nosso Eu em uma máquina, onde os sentimentos são deixados de lado, a razão e a emoção são desligadas. Neste espaço fica apenas um vácuo, alimentado no passado por inúmeras vezes de mentiras, de sonhos apagados, de amores deixados de lado e conquistas egocêntricas. Quando vemos que toda a miragem se apagou, estamos sós. O encanto, o prazer, o sorriso e alegria de viver estão soterrados em casamentos frustrados, em empregos infelizes, em momentos de prazeres sem real significados e com ilusões mortas.
Ficamos presos a estas correntes devido a inúmeros tabus, com máscaras sem expressões e mentiras. Somos obrigados a se comprometer com regras para fazer o papel de bom pai ou boa mãe. Somos tachados de exemplos, mas que na verdade gostaríamos de ser esquecidos e quebrar as regras da vida. Jogar tudo para o alto e deixar a responsabilidade de lado, mergulhar em amores proibidos, se arriscar mais em um novo emprego e que nos realize, nos transforme em pessoas desejadas. Queremos mostrar que estamos vivos, com o sangue quente correndo nas veias e sentir a alma gritar de alegria por estar se sentindo vivo novamente. Queremos esquecer as responsabilidades, prazos, metas e voltar viver com o sorriso nos lábios e chegar ao final do dia sabendo que valeu a pena viver cada minuto mesmo que sem nada, mas com todo amor sendo tudo.
À senhora,
Quero pedir seu perdão...
não amei o tanto que podia,
não me dediquei um minuto a mais
da obrigação.
Gritei contigo, às vezes alto, outras calado...
não entendi sua vida.
Rasguei seu ventre mais de uma vez,
fiz sangrar outras tantas...
E não ouvi uma só maldição,
sempre encontrei sorrisos à tarde,
que derrubei todos ao chão.
Desejei outras casas, outros lares,
Ri-me da sua dificuldade,
do seu jeito humilhado...Joguei-te na face minha instrução.
Mas recebia elogios de orgulho por minhas conquistas
que na verdade, eram tuas, fruto de suas mãos.
Desejei-te ausente diversas vezes,
eras-me pedra e preocupação...
até que um dia, ainda satisfeita com teu produto,
foi-se e na última hora quase, pediu-me desculpas na solidão.
Durante muito tempo ainda, continuei sem entender e a odiar-te,
sem motivos claros, sem suspeitas de crime...
E então, como um caminho de pedras no meio da mata,
voltei em meus passos contra ti, cada ato, cada olhar...
fiz-me em tiras de sangue...
Tudo o que tu fez foi me amar, mais que tudo o mais,
eu não era digno desse amor:
Mãe, me perdoa, por favor !
a batatinha e a mamãe
Rodrigo Guimarães Pena(2004)
(do conhecido versinho de domínio público, nasceu esta "Ode ao Amor de Mãe")
a batatinha e a mamãe ( 2004)
Batatinha quando nasce,
Espalha rama pelo chão...
Mamãezinha quando dorme
Põe a mão no coração...
Coração de Mãe é enorme
Bem maior que um avião...
Toda vez que você dorme,
Sonhos vem do Coração...
Pra mamãe, como um presente,
Deve versos recitar,
E pra que fique mais contente,
Um segredo eu vou contar:
Sabe quem criou o Amor ?
Pois eu sei, e
Eu vou falar:
Quando há muito tempo atrás,
Deus criou céu, terra e mar,
Criou também Adão e Eva,
E ensinou o Amor ao par...
Por um tempo, observando,
Começou a preocupar:
“Como é belo o tal Amor,
Tão lindo e tão intenso...
Mas está sobrando senso,
Eu preciso melhorar...
Amar alguém
Só se alguém também te amar?”
O que Eu quero é bem maior”,
Disse Deus, e completou:
“Quero o Amor que não quer troca,
Que não peça, que se doe,
E incompreendido, a dor suporta
E além do mais,
Ainda perdoe...
Então, a Mãe,
DEUS teve que inventar...
E do coração da Mãe
Fez o maior lugar que há,
Pois previa já o tamanho
Que o amor de Mãe pode chegar...
E DEUS não erra, e não errou...
O Amor que a prima-Mãe mostrou
Foi do jeito que previa,
DEUS então determinou :
“Mãe, serás do amor,
Amor-a-dia “...
Por isto,
Quando eu for “papai/mamãe” um dia,
Da Mamãe eu vou lembrar...
“- Todo amor de uma família vem da Mãe...
. ...que se espalha como rama em cada olhar...
Hey Mama essa noite eu sonhei com você
Pra me recordar de ti antes de morrer
E te levar comigo sempre
Aonde quer que eu vá
Sorria, faça brincadeiras, dance, cante, dê abraços, beijos, diga eu te amo, estou com saudades, eu preciso de você...
Seja feliz, agradeça a Deus pela vida, pois ela é um sopro.
