Cultura
A história e origem do homem branco carrega uma maldição no sangue, porque onde passa, destrói, mata e faz desgraças para eles e quem está perto. Essa é a maldição do homem branco, ser usurpador e morrer através do propio veneno e das desgraças que trás pra si mesmo
Toda conversa com pessoas inteligentes e equilibradas, geram bons frutos, por que eles falam e escutam passivamente, todas as idéias e opiniões contrarias. Afinal por liberdade, cada um tem seu ponto de vista.
Só falha quem faz, quem não faz não falha..... Em tudo na vida só cresce quem tenta, aqueles que não tenta fala que É sorte de quem tentou.
Me perguntaram certa vez. Você tem família? Tenho, é o mundo inteiro, composto por aqueles não perfeitos que buscam melhorar. Você tem pátria ? Sim, é qualquer lugar que escolhi para viver e por ele lutar. Você tem religião ? Sim é o amor, procurando ofertar ao próximo o que nunca recebi. Mas o que é a vida? Uma métrica humana por que para mim, só existe eternidade.
A falta de preservação das culturas africanas pelos próprios africanos é uma questão complexa e multifacetada, que merece uma reflexão séria e crítica. Em muitos casos, vemos um desafio na preservação das tradições e valores culturais devido a uma variedade de factores, como influências coloniais, modernização rápida, migração e urbanização.
A colonização europeia, que se estendeu por séculos, teve um impacto devastador nas culturas africanas, com práticas como a imposição de línguas estrangeiras, a repressão de crenças e tradições locais, e a exploração econômica que levou à desvalorização das culturas autóctones. Após a independência, muitos países africanos enfrentaram desafios na reafirmação e preservação de suas identidades culturais, enquanto lutavam contra as consequências do legado colonial.
Além disso, a rápida modernização e globalização têm levado a uma homogeneização cultural, onde as influências ocidentais muitas vezes suprimem as tradições locais. O crescimento das cidades e a migração rural-urbana também contribuem para o distanciamento das comunidades das suas raízes culturais.
É fundamental que os africanos reconheçam a importância de preservar e valorizar suas culturas, não apenas como parte de sua identidade, mas também como um recurso precioso para o mundo. Isso requer um esforço coletivo, incluindo políticas de educação que valorizem e promovam as culturas locais, iniciativas de preservação lideradas pela comunidade e uma mudança de mentalidade em relação à importância da herança cultural.
No entanto, é importante abordar essa questão com sensibilidade, reconhecendo as complexidades envolvidas e evitando cair em simplificações ou generalizações. A preservação cultural é um desafio global que requer um compromisso contínuo e uma abordagem holística para garantir que as vozes e as tradições das comunidades africanas sejam ouvidas e respeitadas.
O dilema dos valores e preservação das culturas africanas
Todos os direitos reservados
A Guerra Cultural não visa apenas conquistar bens e territórios, mas, sobretudo, a mente, a consciência e o espírito dos seres humanos.
Como a guerra cultural é sobre crenças irreconciliáveis sobre Deus e o homem, certo e errado, bem e mal, e é, na raiz, uma guerra religiosa, ela estará conosco enquanto os homens forem livres para agir de acordo com suas crenças.
Poucos livros bons haviam aparecido. Entre eles, Literatura e Humanismo, de Carlos Nelson Coutinho; Os equívocos de Caio Prado Júnior, de Paulo Cavalcanti; Ferro e Independência, de Osny Duarte Pereira. Voltava-me para as revistas de cultura; apresentavam-se com dois tipos, pelo menos as universitárias, as dos docentes e as dos discentes. Eu concluia, por isso: "Em suma, provam os três exemplos alinhados que existe contraste, e até antagonismo, entre o pensamento novo, que se levanta nos meios estudantis, e o pensamento velho, que se aninha nas cátedras universitárias. É evidente que as exceções servem apenas para confirmar a regra. Nem tudo que surge do meio estudantil é de alta qualidade cultural, evidentemente; mas a esmagadora maioria do que surge do meio docente universitário é de qualidade inqualificável. Como pode haver respeito, numa atividade ligada ao conhecimento, quando os que aprendem sabem mais do que os que ensinam?
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 226-227
O que o professor burocrata, medíocre, displicente, sabe e ensina, não reforma, mas conserva a universidade. Logo, não pode ser ela o instrumento da transformação exigida pela sociedade no seu movimento histórico...Compete aos estudantes associarem-se a estes mestres mais esclarecidos, incentivarem as suas atividades inconformistas, apoiarem-nos, para no diálogo com eles mantido, conseguir fazê-los progredir o mais possível no sentido de compreensão comum do problema e da batalha em que necessitam aliar suas forças.
A QUESTÃO DA UNIVERSIDADE, pág. 90-91
A todo momento no mercado de arte brasileiro, encontramos meios profissionais iludidos e entorpecidos com falsas verdades, acendendo uma vela para encontrarem o Sol.
Penso que devemos continuar discutindo, na medida do possível e aproveitando todas as oportunidades, esses e outros problemas ou contradições ou antagonismos. Pouco a pouco, e na medida em que se reconquiste a liberdade, as discussões se ampliarão e ganharão conteúdo e nível mais alto...temos compromisso com o futuro. O lixo será removido, sem a menor dúvida
HISTÓRIA E MATERIALISMO HISTÓRICO NO BRASIL, pág. 99
O desiquilíbrio social e a escassez de oportunidades educacionais e trabalhadoras, direciona grande parte da juventude consumista sem recursos, a ser um produto descartável e efêmero, das poucas classes privilegiadas.
Que cada obra, cada verso e cada melodia de Novo Ano nos lembre do poder transformador da arte e da cultura em nossas vidas.
Me chamaram pra eu ir declamar
Fui ao palco sem demora declamei
Fui falar do Cordel que é cultura
E no mundo da Poesia viajei
Alguém disse que eu sabia de tudo
Eu confesso num momento eu fiquei mudo
Mas eu disse que de tudo eu não sei.
Santo Antônio do Salto da Onça RN
Terra dos Cordelistas
11 Janeiro 2025
Conheci 3 tipos de comunistas ao longo da minha vida: a alma dominantemente invejosa que deseja destruir os outros; a alma impulsivamente altruísta que tem sede de justiça e pouca reflexão; e o psicopata, que instrumentaliza os outros dois.
A ignorância é como uma bactéria que alimenta o câncer só serve para ser manipulada para fins nefastos, instaurar o caos e fortalecer o mal.
