Cuidado com os Sentimentos
Sentimentos
Queria saber
Por que os sentimentos
Tem que ter por quês
O por que de sentir
O por que de não sentir
É um conflito sem fim
Que existe dentro de mim
Se pudesse por fim nesta questão
Traria com certeza paz ao meu coração
Que já esta um pouco cansado
De tanto sentir
Esse conflito sem fim
"Que menininha boba
Fácil de enganar
De sentimentos sinceros
Que não sabe demonstrar
É refém de uma cruz
Que tem que carregar
Ah! Que cruz pesada
Que não pode se livrar
Lhe colocaram essa cruz
Mesmo antes de nascer
Meu Deus! Meu Deus!
Que fiz eu pra merecer"
O amor, junção de sentimentos que enriquece a alma, acalma o coração e que ao mesmo tempo faz sofrer, trás decepções e feridas que não se fecham ou apenas cicatrizam com o tempo. Como pode esse tal de amor fazer um estrago tão grande na vida das pessoas? Talvez pq no fundo foi apenas uma ilusão, talvez pq esse tal de amor não exista.
Quando o sentimento é forte e verdadeiro, ele simplesmente não acaba, ele próspera, cresce a cada dia mais.
Palavras X Sentimentos
Hoje busquei palavras que há algum tempo estavam espalhadas em meus sentidos e tentei juntá-las. Encontrei algumas sob os escombros da minha gramática emocional, outras soterradas em meus desabamentos internos. Muitas eram apenas estilhaços de sentimentos perdidos.
Algumas não encontrei porque já haviam mudado de estado físico e de lugar também, transformaram-se em espectro de sonhos mortos. Em meus polos achei algumas congeladas em pleno estado de ibernação.
Nas prateleiras do tempo foi onde mais palavras encontrei, mas estavam atrofiados por falta de uso. Com cautela coloquei-as sobre a mesa do coração e comecei a organizá-las. Nenhuma delas me agradava. Eram todas tão inexpressivas, pequenas e sem significados.
Eu queria palavras que falassem além do amor, de sentimentos grandes, de emoções amplas e eternas. Quando mais eu as procurava significados expressivos nelas menos encontrava.
Descobri contrariada que alguns sentimentos são tão intensos, profundos e bonitos que estão restritos ao campo do sentir. Tirá-los de seu habitat natural é condená-los à mediocridade palpável da palavra.
Muitas vezes os sentimentos se misturam como açúcar e sal; não temos a percepção de qual o mais cristalizado. Nisso, salgamos o outro com nossa expectativa exagerada, descabida... E adoçamos a nossa fantasia com pensamentos irreais, desleais... O outro passa a ser nosso céu e inferno, ternura e loucura... descarregamos nossas energias e demoramos tempo para recarregá-las. Iludidos... vamos clamando ao tempo paciência, amplidão e respeito pelo “não” ; firmeza pelo “sim”.
O autoconhecimento é essencial... Avalie o que lhe proporciona prazer, respeite os seus sentimentos e não tema sua verdadeira identidade.
Desapeguei-me de afazeres supérfluos, sentimentos efêmeros e pessoas razas. O fator primordial tem sido o Autoamor.
E cá pra nós, é satisfatoriamente necessário.
Esta experiência que chamamos de vida é passageira. Não precisamos alimentar o ego e sentimentos de baixa frequência. O amor é o caminho que nos eleva e conecta. Cultivar a empatia e a compaixão traz paz e significado, tornando nossa jornada mais leve e gratificante. Viva com amor e propósito.
Este mundo é silencioso
Não há sentimentos aqui
Entre a luz e a escuridão da vida
Sempre senti que algo estava me esperando
Acho que perdi meu caminho
Perdi minha vontade de lutar
Como pessoas sem esperança perderam o sorriso
Algo está errado comigo hoje
- Wings of Hope
O amor é uma casinha branca com vista para o mar dos sentimentos mais puros já experimentados pelos mortais.
Nessa casinha simples bate sol o ano todo e existe abundância de afeto. As portas estão abertas para a compreensão, o respeito, o companheirismo e a cumplicidade e as janelas estão sempre enfeitadas com as flores dos sentimentos mais belos.
Calar adoece, falar cura. Falar dos nossos sentimentos, principalmente do que nos incomodam é uma maneira de libertar a alma dos pesos que ela não precisa carregar. Falar é uma forma de esvaziar o pensamento e tirar do coração o desconforto que a dor, a angústia, a mágoa causam. Falar é nos libertarmos do desgaste emocional e físico que as dores represadas provocam. Falar nos torna mais serenos, mais alegres, faz a vida fluir com mais leveza, faz com que viver se torne o que a vida, de fato, tem que ser: um prazer e não um martírio.
"O desequilíbrio emocional deixa-o vulnerável, tornando-o inseguro e desprovido de sentimentos. Portanto, contenha sua emoção e viva feliz".
Refletindo consigo mesmo
Deixamos os sentimentos escorrer entre nossos dedos
Tentamos segurar, em nossa mão.
Algo que deveria estar guardado no coração.
Evitando grandes estragos.
Entre a realidade e nossos sonhos
Devemos conseguir ter estabilidade
Para lidar melhor com a realidade
Afim de não sermos eternos leigos.
Mas como agir com a razão.
E não ser pego pela euforia
Tentando ter atenção
Para que tudo não fosse uma fantasia
Tão somente uma desilusão
Que afetaria toda nossa vida.
Alexandre C.
Poeta de Libra
Se eu me guiasse pelos sentimentos de medo, de raiva ou de tristeza, deixaria de fazer o que preciso, mas a fé faz o motor das minhas ações ser a caridade.
Existem certos sentimentos que são como árvores frutíferas: se não podar na hora certa, perde o vigor, não floresce, não dá frutos e você passa o resto da vida morta com a ilusão de que está viva.
- Relacionados
- Frases de arrependimento sincero para expressar sentimentos verdadeiros
- Frases de amor curtas: poucas palavras que revelam grandes sentimentos
- 83 frases carinhosas para transmitir sentimentos positivos
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 53 frases de mágoa para expressar seus sentimentos
- Mensagens para Missa de Sétimo Dia para expressar sentimentos
- Frases sobre música que traduzem sentimentos em notas
