Cronicas de Pedro Bial para Despidida
Desejos. Sonhos. Objetivos. Metas. Todos possuimos alguma dessas menções em nossos pensamentos diários. São as nossas aspirações que nos movem, cotidianamente. Existem diversos tipos de ambições, como as materiais, a exemplo de um carro zero kilômetro ou a casa própria; bem como desejos não-corpóreos, isto é, uma saúde em bom estado ou a realização profissional e financeira. Fazem parte, assim, dos combustíveis que movem a locomotiva efêmera da vida. Nesse sentido, as aspirações nos acompanham desde os primeiros minutos de vida, quando procuramos e choramos pelo leite materno, até os dias atuais. Sendo assim, foi dito que muitas pessoas desejam algo novo em suas vidas, mas acordam diariamente e realizam as mesmas atividades. Einstein, mais uma vez, afirmava: "Fazer, todos os dias, as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é a maior prova da insanidade". Não existe milagre. Existe dedicação e esforço. O lapso temporal vivenciado por nós na camada terrena, ao contrário do que muitos imaginam, é curto. E passa rápido. Acorde e pense em que novidade agregará a sua rotina para que alcance seus sonhos. Mude. Pense. Escreva. Leia. Ouça. Sorria. Chore. Corra. Caminhe. Durma. Em suma, junte aos tipos verbais escolhidos por você alguma mudança, alguma transformação. A estagnação não combina com desejos. Eu possuo meus desejos, bem como luto para alcancá-los. E você?
Eu to sentindo falta de mim,mas tive que mudar para não mergulhar mais em você,para não descobrir todos os segredos escondidos nos seus reinos submersos,e que eu preciso aprender que são SEUS. Eu estava chegando em uma profundidade abusiva do seu eu,então decidi voltar a superficíe,peguei o ar de volta. Queria poder morar ai dentro do seu oceano vivificado,mas precisava respirar. Estavámos sufocados! Eu podia ouvir o nosso silêncio nos dizendo isso.
Não estou mais inteira,e sei que essa não sou eu. Mas é que eu acho que será melhor assim. Você é você,eu sou eu,e quando der seremos nós. Sem ultrapassar a linha que antes não conheciámos,linha da individualidade. Te apresento a ela. Nos apresento. Prazer?! Talvez não...Voltei a superficíe. Não porque eu quis,mas porque foi preciso.
“A solidão é como faca de dois gumes, corta dói..........mas nos faz ver que tudo é possível, embora nem todas lembranças passam, mas nos fortalece e nos faz caminhar com novos olhares para horizontes diferentes Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite e tento descifrar a penumbra da noite que cada se renova e traz novos olhares............”
Frustações, mágoas e choro fazem parte da vida, se não é capaz de suportar os problemas, meu caro, você não serve para este mundo. Há tempos bons, mas há os tenebrosos. E se não tiver na presença de Deus, meu amigo, sinto muito, pois Ele é o único que pode te dar paz em tempo de guerra; alegria em tempo de dor; suprimento em tempo de seca. Seu dinheiro, influência, posição social e profissional não vão livrá-lo das adversidades da vida, já o seu comprometimento com Deus vai te capacitar a passar por tudo e você será mais do que vencedor. (PLDD)
Não falo de religião, não falo de Igreja, eu falo de Jesus, que mudou a minha vida e que pode fazer o mesmo por ti. Abra-se e permita que Ele entre na sua vida e no seu coração! Chega de dogmas, de invenções humanas, você é livre para se achegar a Deus, é só abrir sua boca, não precisa de intermediários. Que o Senhor fale contigo hoje e mostre o quão importante você é. (PLDD)
Não me lembro de ter usado a expressão: "porque eu sou mulher", para levar alguma vantagem. Nem de ter usado qualquer atributo para tal, simplesmente, porque nenhuma Mulher precisa ser assim, pois a sua existência já dá o direito de ter a sociedade aos seus pés. Valorize-se!!! Posicione-se!!! O Mundo te pertence! (PLDD)
“Ta cada vez mais provado que podemos confiar mais nos animais e menos nos humanos”por que é mais fácil acreditar nos animais que nos seres humanos?porque são mais confiáveis,não usa a razão para maldade, apenas em prol de sua defesa e sobrevivência, são mais fiéis a si mesmo, e sobretudo se compreendessem a ética criada pelos seres humanos, jamais entrariam nesta ética que é tão famosa, polemica, relativista e hipócrita as vezes para a própria sociedade.”
Nas lágrimas de amor há, como na saudade, uma doce amargura, que é veneno que não mata, por vir sempre temperado com o reativo da esperança, a moça julgou dever separar da dor, que a fazia chorar amargores, a esperança que no pranto lhe adicionava a doçira, e, tendo de exprimir a doçura, Ahy cantou.
Ora, todos sabem que os amantes têm um prazer indizível em matraquerar os ouvidos dos que os atendem com uma história muito comprida e mil vezes repetida que, reduzindo-se à expressão mais simples, ficaria em zero ou, quando muito, nos seguintes termos: “eu olhei e ela olhou”; eu lhe disse “pode ser, não pode ser".
Assim como o grito tem o eco, a flor o aroma e a dor o gemido, tem o amor o suspiro; ah! O amor é um demoninho que não pede pra entrar no coração da gente e, hóspede quase sempre importuno por pior trato que se lhe dê, não desconfia, não se despede, vai-se colocando e deixando ficar, sem vergonha nenhuma, faz-se dono da casa alheia, toma conta de todas as ações, leva o seu domínio muito cedo aos olhos, e às vezes dá tais saltos no coração que chega a ir encarapitar-se no juízo; então, adeus minhas encomendas!...
Amor é um menino doidinho e malcriado que, quando alguém intenta refreá-lo, chora, escarapela, esperneia, escabuja, morde, belisca e incomoda mais que solto e livre; prudente é facilitar-lhe o que deseja, para que ele disso se desgoste; soltá-lo no prado, para que não corra; limpar-lhe o caminho para que não passe; acabar com as dificuldades e oposições, para que ele durma e muitas vezes morra.
Se conheceram em Setembro de um ano ímpar, o dia até hoje não foi esquecido por ela. Ela era uma axpirante a poeta e ele era a inspiração. Ela se apaixonou muito rápido, e sempre que via ele ela sonhava. Ela tentava disfarçar mais ele percebia tudo através do olhar enigmático e tímido que ela possuía, depois de um tempo ela descobriu que os sonhos nem sempre são os mesmos, paixões quase sempre acabam, e a inspiração muda. O que sobrou do olhar foi ignorado, ela se eergueu e o filme acabou. Ela carrega na lembrança o primeiro capítulo do filme, mais fez questão de deletar o final.
Foi bem difícil abrir mão de você, ainda mais porque você que começou tudo, e do mesmo jeito que você começou você terminou e esqueceu de me avisar; me deixou pensando que a história estava só começando... tola eu que caí na sua e acreditei que você fosse um caso á parte, algo diferente de tudo que eu já tinha conhecido e me interessado. Foi passageiro, foi decepcionante mais hoje sem nenhum sentimento posso te afirmar que você foi um erro e eu sempre deixo os erros para trás!
"Ouvimos tanto de tantas pessoas...de repente paramos para pensar e chegamos a simples conclusão de que,muitas vezes,prestamos atenção ao nada...ao vazio das palavras.Por vezes o silêncio fala mais alto.É preciso saber ouvir,discernir.O gesto a atitude,o olhar dizem mais.Vale ousar.O tempo é implacável e a busca pode se tornar interminável.A busca por um alguém para compartilharmos.Alguém para nos ouvir,alguém para falarmos,alguém para nos sentir.Alguém para amarmos e sermos amados.Caminhar só por este mundo, é triste.É importante termos alguém que,passe o tempo que passe simplesmente nos abrace e nos faça viver.Reciprocamente.E,quando temos a infinita felicidade de encontrarmos esse alguém,que nada e ninguém nos aparte desse precioso bem.O amor,no sentido verdadeiro da palavra,nasce primeiramente n'alma.Fica impregnado no corpo e na mente e acontece somente uma vez em toda nossa vida.Não importa o quanto se viva". (Dato)
"Parece estranho sinto o mundo girando ao contrário...Foi o amor que fugiu da sua casa e tudo se perdeu no tempo. É triste e real; Eu vejo gente se enfrentando por um prato de comida, Água é saliva, Êxtase é alívio, traz o fim dos dias e enquanto muitos dormem, outros se contorcem... É o frio que segue o rumo e com ele a sua sorte. Você não viu? Quantas vezes já te alertaram que a Terra vai sair de cartaz e com ela todos que atuaram? E nada muda, é sempre tão igual, A vida segue a sina! Mães enterram filhos, filhos perdem amigos, amigos matam primos. Faça uma criança, plante uma semente, escreva um livro e que ele ensine algo de bom! A vida é mais que um mero poema, ela é real. É pão e circo, veja a cada dose destilada, um acidente que alcooliza o ambiente, estraga qualquer face limpa, de balada em balada vale tudo. E as meninas das barrigas tiram os filhos, calam seus meninos, selam seus destinos... Há tantas cores vivas caçando outras peles, movimentando a grife. A moda agora é o humilhado engraxando seu sapato, em qualquer caso é apenas mais um chato. E ainda que a velha mania de sair pela tangente saia pela culatra, o que se faz aqui, ainda se paga aqui. Deus deu mais que ar, coração e lar, deu livre arbítrio... E o que você faz?"
Mal comecei e já me sinto inspirado. Por que será? Talvez seja porque já me imaginei ao seu lado fazendo de hoje um dia que ficaria marcado. Quem dera se eu conseguisse me expressar assim ao seu lado. Sou um cara tímido que pessoalmente mostro ser uma pessoa séria mais no fundo ainda sou um brincalhão desajeitado, que gosta de compartilhar um sorriso para os que se sente desanimado, cansado e irritado; posso não saber dançar, cantar ou me expressar, mais sei te animar, te valorizar, te amar e ainda por cima rimar. Claro isso são coisas que muitos podem fazer mais poucos vêem isto como um modo de aprender a viver. Uma amiga me aconselhou uma vez: “Não Pense e Sim Viva!”, e no momento me veio coisas na cabeça que fizeram sentido enquanto outras não; e percebi que por mais que o homem pense, reflita ou se pergunte; ainda será um animal que busca aventuras e batalhas: se aventurando pelo mundo, vencendo e perdendo batalhas atrás de seu par para viver amando, seguindo o ciclo do mundo. Mas não quer dizer que você pode sair fazendo aventuras e buscando batalhas sem pensar, não é. Nada deve viver em extremos: Não tente ser o mais popular nem o menos, Não Tente ser o mais bonzinho nem menos. Apenas deseje o que for suficiente para que possa lhe satisfazer, as aventuras viram as batalhas terão e a resposta chegará ao coração. Assim como a manteiga que passa por várias aventuras e batalhas se aprimorando para no fim encontrar seu pão do qual morrerão juntos nesta imensidão chamada digestão. Aprendi também que não devemos somente esperar a oportunidade mais sim criá-la, bem como estas duas frases diz: “Tolo aquele que reclama do barulho quando a oportunidade bate á porta”, “De nada adianta a capacidade sem a oportunidade – Albert Einstein”. Admiro esta pessoa, pois mostrou ao mundo que não é necessária inteligência para ser alguém feliz, mais com a imaginação é possível ser reconhecido mundialmente; “Triste Sociedade de Hoje, è mais fácil quebrar um átomo que um preconceito”. Enfim ele foi um gênio, não porque tinha algo melhor, mais algo que traz satisfação e recompensas: A Motivação, de se aventurar, expor-se; A Coragem, de enfrentar batalhas apenas para ganhar experiência mesmo sabendo que seria derrotado. Nossa em apenas alguns minutos já escrevi isso, acho engraçado porque quando é pedido na escola mal faço quinze linhas, e é ai que está um dos problemas da sociedade, fazemos coisas com mais gosto, coisas que nos interessam coisas que gostamos. Eu, por exemplo, gosto de ajudar, repassar o que aprendi a quem eu achar que merece; quase sempre ganho em troca coisas que ainda não aprendi, coisas que ainda não entendi. Este ano me ajudou muito a descobrir minha personalidade. Foi um grande teste Psicológico, pois parecia o ano de tudo acontecer, sabendo que iria fazer dezoito anos, sabendo que poderia servir ao TG, que teria responsabilidade própria, de ser o último ano de escola, que iria conhecer muitas pessoas novas, de ter que fazer dois cursos de um ano e meio e de ter que se conformar com futuras derrotas e esperar por inúmeras vitórias. Isso tudo não passou de uma preocupação à toa, pois já passei por quase tudo isto e ainda mantendo o ritmo motivado, claro que tem dias que somos exigidos ao máximo tanto fisicamente quanto mentalmente mais sempre no fim do dia ainda tem espaço para um sorriso dizendo Boa Noite á uma pessoa. Neste tempo fiz as novas amizades, me apaixonei, descobri talentos que não imaginava, descobri o verdadeiro significado da palavra: Valorizar, mais também perdi coisas, tempo, vida que no me fizeram de hoje um cara que tenta aproveitar mais as oportunidades, tenta criá-las e tenta ser não alguém de apenas tente mais alguém que Faz alguém contente, nesta história chamada VIDA.
Sou péssimo pra me reerguer, sou frágil e tenho grande dificuldade em esquecer sozinho qualquer coisa que me deixa triste. Sou um poço cheio de alegria, mas que no fundo existe muita mágoa, arrependimento, frustração, tristeza, depressão e vontade de desistir de tudo, por isso, necessito da sua companhia pra fazer com que esse poço nunca mais seque a ponto de deixar novamente a mostra esses sentimentos em mim.
Na jornada da vida muitas vezes insana, tantas outras formidavel, o homem de fibra com objetivos em vista, lanca-se na estrada caminhando em direcao ao que o move a ser feliz e realizado. Comeca com pequeninos passos. Parece nao ser o suficiente, mas logo percebe que nao esta no mesmo lugar de antes sentindo-se assim, vitorioso! Os passos se tornam mais longos porem sem pressa, pois sabe que no tempo certo chegara aonde quer. Encontra alguns obstaculos... pedras que tornam arduo o caminho... espinhos que machucam e fazem-no desistir e enraivecidas tempestades que querem uma prova de forca e bravura mas, encara tudo isso com fe e coragem. Ate que finalmente, o objetivo, sonho, plano ou qualquer que seja o nome dado a essa conquista, chega ao lugar onde sempre pertenceu. So precisava transpor do comodismo para ir a luta.
Ás vezes, me encontro desejando a ignorância novamente. Não saber as coisas que eu sei sobre o mundo, não ter a visão que eu tenho, aceitar situações a quais tenho aversão e não me irritar tanto com o comportamento atual da sociedade. É tão mais fácil simplesmente não ver e não querer ver essas coisas, a vida fica mais leve.