Cronicas de Marta Medeiros Felicidade
"Em cada oportunidade que a vida te convida pra dançar a valsa do desânimo, o cansaço e o desistir, mas você encontra forças para ouvir os símbolos de sua orquestra interior e torna a se esforçar e resistir, não se resignando exceto pelo embalar de seus próprios passos rumo ao destino sonhado, planejado e posto em execução.
Esse é o instante em que nos damos conta da magia que há por trás daquela que é a maior sinfonia jamais escrita pela criatividade humana, a epopeia da sua própria história."
"Invariavelmente somos criticados por nossas ações, então medidas pelos resultados, e não pelo empenho vertido na sua prática.
Mas somente você é capaz de saber o tanto de suor e lágrimas já despendeu em cada uma de suas lutas, o quanto foi capaz de superar e seguir em frente.
Portanto jamais permita que diminuam a dignidade da sua jornada, e o mais importante, nunca desista de persistir lutando, ao fim e ao cabo, seu desejo irreversível de vencer indiferente as críticas e circunstâncias é só o que importa e o que faz toda diferença."
"Nos aborrecemos com as coisas simples da vida, muitas vezes nos cobramos um estado de inatingível perfeição, e antes de nos percebermos do quanto, somos afligidos pela angustiante inércia da frustração característica, senão dizê-lo, inerente, a esse modo de agir.
Embora não tenha nenhuma certeza, ou esteja de algum modo autorizado a expender sobre tanto, das pequenas coisas que aprendi e posso compartilhar com vocês é que, ao meu singelo sentir, indiferentes as circunstâncias ou nossos erros e acertos, precisamos nos permitir, perdoar e seguir, porque ao fim e ao cabo, você terá que aprender a viver consigo, do primeiro sopro ao último instante fatal de suor e brilho."
"Pensar ainda é o mais instigante feito da engenhosidade humana, fazê-lo de forma crítica e fundada, sem se deixar conduzir por mitos ou paixões, nisso é que reside, dentre tantas, a maior dificuldade.
E veja, não se deixe enganar, não serão seus títulos de honrarias ou propriedade, que lhe farão ser lembrado na posteridade, porque tudo isso o tempo corrói, mas a expressão da força das suas ideias e a dignidade dos seus ideais, esses, quando verdadeiramente autênticos, permanecerão eternos."
"Você pode temer a impetuosidade dos ventos ou admirar a força magnânima da tempestade, repelir os espinhos ou fruir o doce aroma das rosas, assustar-se pela escuridão ou se admirar com a vastidão da noite.
A sabedoria que se aprende no ver e no ouvir, está sempre na sensibilidade do ponto de vista de quem se entrega ao sentir."
"Podem existir vitórias sem mérito, assim como derrotas sem dor.
As chaves de ambas hipóteses estão no maior ou menor emprego de si.
Quanto maior for sua crença em você e a entrega do seu melhor, tanto mais se afastará da medida dos resultados, encontrando êxito em cada parcela de todo processo."
"Não se deixe abater pelos tempos difíceis, tampouco se inebriar pela quimera dos tempos de calmaria, antes disso, sê em tudo resoluto pela força de seguir lutando pelos seus propósitos, sonhos e ideais.
Nada é capaz de abalar alguém que confia em si, na dignidade dos seus princípios e faz deles sua razão de ser e viver."
"Muitas vezes já me senti premido pelas circunstâncias e colocado em cheque quanto aos postulados fundamentais em que acredito.
É uma coisa muito difícil porque dói, machuca e extenua, a sensação é de estar nadando contra a maré de um mar revolto que te empurra para a margem de si mesmo.
Ainda assim, nesses momentos de angústia, confesso, o maior lenitivo que encontro é saber que estou lutando por uma das parcelas mais importantes da minha essência, o direito de expressar quem sou, minhas crenças e valores, e a fé de que podemos sim fazer diferença neste mundo inóspito e passageiro.
Por isso jamais deixarei de ser crédulo na boa intencionalidade da alma humana, e expressarei a minha dimensão de amor e benquerer para com todos que se predispuserem a recebê-lo.
Eu sei, tenho absoluta convicção disso, que sempre em algum lugar, haverá alguém que mereça receber o melhor do que há em mim."
"Em quantas oportunidades se perguntou se haveria um recurso capaz de tornar nosso mundo menos cinza e árido?
Sobretudo em momentos que somos premidos por contingências físicas ou naturais que se impõem sobre nossas vidas de tal modo, a não deixar outra opção exceto a dor de sorvê-las com seu gosto amargo de fel.
Pois bem, e se te dissesse que há sim esse instrumento?
E que está posto ao alcance de absolutamente todos que se disponham a fazer bom uso dele, como um grande e mágico lenitivo para todas as dores dessas tristes ocasiões, assim como inúmeras outras mais efêmeras ou até de maior gravidade.
E muito diferente do que se possa imaginar a primeira vista, não é algo que se resuma apenas a si, e na sua forma de encarar a vida - embora isso também seja importante.
Mas sim no que há de mais essencial deste grande jogo da convivência humana: no dar-se de si ao outro; e no quanto a reciprocidade do auxílio, a compreensão e apoio na dor, o carinho e aconchego nos instantes de falta, são capazes de não somente aplacar mas verdadeiramente transformar a realidade à nossa volta.
O mundo é difícil, mas generosidade e gratidão são os instrumentos universais de sua transformação, e porque não, de evolução da nossa própria condição humana."
"Meu corpo é um instrumento, tanto para projeção do meu espírito (quem sou), quanto para sua transformação (quem pretendo ser).
Em todos os casos não há como chegar ao nosso terceiro grau evolutivo de nos tornarmos quem almejamos ser, sem antes zelarmos pelo que há de mais básico e necessário desta equação, o cuidar de si e sua saúde física e mental.
Antes de encontrar refúgio nas circunstâncias externas que te impelem ao cansaço, desânimo e a desistir, esteja absolutamente convicto de já ter exaurido todos os meios dispostos ao seu alcance para superar e transcender aquelas mesmas intempéries, e somente aí, se de fato isso houver ocorrido, então será o caso de revisão dos seus postulados, mas nesses casos, isso também terá sido parte importante deste longo processo de aprendizado e crescimento.
Nunca deixe de fluir em si, além de si, e no outrem."
"Cada um carrega em si uma carga de potência com a qual enfrenta a vida e suas circunstâncias.
Compreender como elevá-lá durante a jornada é de fundamental importância não só para o êxito de nossos intentos, mas sobretudo para atingirmos um grau de elevação e plenitude espiritual.
Mas não se engane, diferente do que se possa imaginar a primeira vista, as chaves para tanto não estão apenas em si.
Podemos dobrar, e porque não, multiplicar em várias vezes nossa potência, sempre que generosamente e de forma abnegada nos dispomos a compartilhar da nossa própria essência com o outro, porque nesses casos, havendo verdade nessa relação, também daquele receberemos igual auxílio, além do prazer de a ele poder chamar: amigo."
"Invariavelmente atribuímos ao transcurso dos anos e a idade o atributo da experiência que nos traga o conhecimento para melhor compreendermos nossa jornada.
Mas não é verdade que essa seja uma relação necessária ou imutável, e podemos sim evoluir para desfrutar desse bem viver o quanto antes.
O segredo para tanto não está no tempo, nos acontecimentos externos que nos possam suceder ou em uma generosa iluminação divina para uns destacada e de outros segregada, antes disso, está lá guardado em um lugar muito bem reservado, verdadeiramente íntimo, e onde só você pode acessar, sua corajosa disposição de decidir."
"Em meio a era do panóptico e da aparência, somos “seguidos, julgados e cancelados”, de forma implacável e instantânea indiferente quais propósitos e ideais tenham inspirado nossas ações.
Aprender com críticas úteis e fundadas é um desafio que nos inspira a evolução, de outro lado não se deixar dissuadir por ataques vis e incensados é dentre todas, a maior dificuldade.
Mas para todo nosso auxílio, fomos gerados com a “tecnologia” sobre como discernir assimilar o bem e repelir o mal. E ela, em nosso peito pulsa à nos impelir ao êxito se nos deixarmos levar por sua divina orientação, uns podem chamar de bússola, outros, simplesmente, coração."
"Sementes de atenção, disposição e carinho, cultivadas no solo do cuidado e regadas com amor.
Essa é a receita para, senão dizê-lo a eternidade, porquanto são nas memórias que deixamos, a forma que encontramos de perpetuar quem fomos, com certeza o único instrumento certo para, em vida, colhermos nosso maior tesouro, aqueles a quem podemos chamar de amigos."
Minha forma de amar
Sou grata por me entender,
e me aceitar do jeitinho que sou.
Sou grata por sua companhia
e parceria.
Como você já sabe eu o amo do
jeitinho que é, e além de nossas
indiferença nosso amor sobressai.
Já passamos por momentos que
jamais vou esquecer, espero que
venham outros ainda mais marcantes.
Obrigada por ser meu bem, e me fazer
uma mulher Feliz, obrigada por me
apresentar o amor e ser recíproco.
Os abraços e carícias são minha
forma de demonstrar o amor mas além
de gestos físicos de carinho, também
sei expressar com palavras.
E essa é a minha forma de amar, uns
amam com todas as forças, outros amam
ao ponto de se doar por inteiro, alguns
fazem loucuras, mas eu sigo amando
do meu jeito.
(Essa é a minha forma de amar)
Eu olhava e via o mar paralisado…
Me desesperava aquela cena, era como se toda a natureza estivesse congelada, como se o tempo parasse e simplesmente tudo se tornasse um retrato, sem vida, sem movimento,
Sem perder a grandeza da imensidão de sua beleza mas estático; era desesperador,
Eu apaguei, não sei se morri ou dormi, nem por quanto tempo…
Mas quando abri meus olhos, era você que estava lá, sorrindo pra mim.
Eu estava em meio ao vazio, não havia cores e nem formas, apenas o nada, aguardando as novas possibilidades que poderiam existir através de cada escolha, desejo e pensamento.
Eu não sei quanto tempo passei ali, nem que formas foram criadas, eu acordei e estava em minha cama, me sentindo uma estranha, perdida em um lugar onde não sei quem sou, e ainda não descobri o que vim fazer…
Somos luz e trevas…
Essa é a essência e perfeição, o equilíbrio do todo, um não existe sem o outro.
Você pode vibrar na luz, consciente que a treva habita em você e o oposto.
É a dança da vida, deslizamos entre ambos,
É também uma questão de escolha e do quanto você se dedica para estar em um polo ou outro.
Yin e yang são complementares, e se um deixar de existir, o outro se extingue, pois só existem juntos.
Tão perto... E tão longe...
"Almas unidas e corpos separados"
O coração aperta, quando o pensamento grita, quando a alma sufoca de tanta saudade...
Lembranças de um amor do passado, que nem o tempo, nem uma nova vida pôde apagar...
Saudades de olhar nos olhos e sentir o coração parar por um segundo, quando falta o ar, faltam palavras, e só a paixão fala...
A saudade da alma, vem das lembranças que nunca se apagaram, são as forças que nenhuma vida pode destruir, é o amor sendo invencível não importa em que mundo, tempo ou dimensão...
É essa saudade que eu sinto agora, porque em algum lugar vc está chamando por mim...
A distância pode separar dois corpos, mas jamais duas almas que se buscam e permanecem unidas por toda eternidade…
"Negação, alienação ou fuga são instrumentos dos quais recorrentemente nos valemos diante de problemas que se mostram aparentemente insolúveis.
Mas diferente do que se possa acreditar, é somente a decisão de encarar de frente as adversidades, com coragem, fé e resiliência, não importa quais elas sejam, a única forma para em algum momento nos libertarmos delas."
"O tempo cumprirá seu papel, indiferente qual seja a sua vontade.
E compete a você fazer dele o grande algoz ou o verdadeiro lenitivo de todos os sonhos aparados, dos desejos contidos e projetos adiados.
Assistir o fluir do tempo lamentando pela falta, ou contemplar sua passagem esperançando pela chegada."
