Cronicas de Marta Medeiros Felicidade
Sangue nordestino.
Sou do nordeste e não perco a esperança
o meu orgulho tem um jeito diferente
se de um povo sofredor que fala oxente
que vê na terra o seu pedaço de herança
nosso trabalho já começa de criança
para que possa florescer no nosso chão
somos irmãos, filhos do mesmo destino
em minha veia passa sangue nordestino
e dos meus olhos correm águas pro sertão.
As Possibilidades Perdidas
Fiquei sabendo que um poeta mineiro que eu não conhecia, chamado Emilio Moura, teria completado 100 anos neste mês de agosto, caso vivo fosse. Era amigo de outro grande poeta, Drummond. Chegaram a mim alguns versos dele, e um em especial me chamou a atenção: "Viver não dói. O que dói é a vida que não se vive".
Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.
Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade interrompida.
Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada. Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.
Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: se iludindo menos e vivendo mais.
Nota: Texto originalmente publicado na coluna de Martha Medeiros, no website Almas Gêmeas, a 20 de agosto de 2002. O texto é inspirado no poema "Canção" do autor mineiro Emilio Moura.
...MaisHomão é aquele que compreende que TPM não é frescura e que reconhece que filhos geralmente sobrecarregam mais as mães do que os pais, então eles correm atrás do prejuízo, aliviando nossa carga com prazer.
Homão acha um porre discutir a relação, mas discute. Homão não concorda com tudo o que a gente diz e faz, senão não seria um homão, e sim um panaca, mas escuta, argumenta e acrescenta ideias novas.
O amor é que nem tesourinha de unhas, nunca está onde a gente pensa.
O jeito é direcionar o radar para norte, sul, leste e oeste.
Seu amor pode estar no corredor de um supermercado, pode estar impaciente na fila de um banco, pode estar pechinchando numa livraria, pode estar cantarolando sozinho dentro de um carro. Pode estar aqui mesmo, no computador, dando o maior mole.
Martha Medeiros
Bom Halloween aos Samuzeiros de todo o Brasil!
Que este dia das bruxas continue sendo apenas simbólico e que a magia desta data se transforme em energia positiva e nos proporcione plantões calmos e harmônicos. Mas se nosso trabalho for necessário, que as ocorrências sejam finalizadas com sucesso e que todas nossas vítimas sejam socorridas e fiquem bem.
O VALOR DE UMA MULHER
Ele faz de tudo pra conhecer
mostra ser um grande sedutor
até hoje não entendo o porque
que o homem se torna agressor
de alguém que só lhe dá prazer
carinho, atenção, afeto e amor.
A mulher é mãe é menina é magia
é a vela que faz o barco navegar
é o verso que dá vida a poesia
é a rainha que conduz o nosso lar
é o sol que ilumina o nosso dia
é a fruta mais gostosa do pomar.
Nenhuma mulher merece sofrer
principalmente por coisas banais
quando o homem acha fácil bater
em outro homem não bate jamais
porque um dia vai se arrepender
e este dia vai ser tarde demais.
Generoso, mesmo, é quem te enxerga, escuta, apoia, elogia, entende o que você está sentindo, propõe alternativas para você se safar das suas angústias, é bom parceiro.
Generoso é quem não espera que o outro se ajoelhe em agradecimento, é quem não usa a dedicação como moeda de troca: “Fiz isso por você, agora se desdobre por mim.” Nada disso: generoso é aquele que nem percebe a grandeza do que está fazendo, porque é da sua natureza pensar no outro visando o bem, sem contabilizar o que poderá lucrar com isso.
Dentro de um abraço
Onde é que você gostaria de estar agora, nesse exato momento?
Fico pensando nos lugares paradisíacos onde já estive, e que não me custaria nada reprisar: num determinado restaurante de uma ilha grega, em diversas praias do Brasil e do mundo, na casa de bons amigos, em algum vilarejo europeu, numa estrada bela e vazia, no meio de um show espetacular, numa sala de cinema assistindo à estreia de um filme muito esperado e, principalmente, no meu quarto e na minha cama, que nenhum hotel cinco estrelas consegue superar – a intimidade da gente é irreproduzível.
Posso também listar os lugares onde não gostaria de estar: num leito de hospital, numa fila de banco, numa reunião de condomínio, presa num elevador, em meio a um trânsito congestionado, numa cadeira de dentista.
E então? Somando os prós e os contras, as boas e más opções, onde, afinal, é o melhor lugar do mundo?
Meu palpite: dentro de um abraço.
Que lugar melhor para uma criança, para um idoso, para uma mulher apaixonada, para um adolescente com medo, para um doente, para alguém solitário? Dentro de um abraço é sempre quente, é sempre seguro. Dentro de um abraço não se ouve o tic-tac dos relógios e, se faltar luz, tanto melhor. Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve.
Que lugar melhor para um recém-nascido, para um recém-chegado, para um recém-demitido, para um recém-contratado? Dentro de um abraço nenhuma situação é incer-ta, o futuro não amedronta, estacionamos confortavelmente em meio ao paraíso.
O rosto contra o peito de quem te abraça, as batidas do coração dele e as suas, o silêncio que sempre se faz durante esse envolvimento físico: nada há para se reivindicar ou agradecer, dentro de um abraço voz nenhuma se faz necessária, está tudo dito.
Que lugar no mundo é melhor para se estar? Na frente de uma lareira com um livro estupendo, em meio a um estádio lotado vendo seu time golear, num almoço em família onde todos estão se divertindo, num final de tarde à beiramar, deitado num parque olhando para o céu, na cama com a pessoa que você mais ama?
Difícil bater essa última alternativa, mas onde começa o amor, senão dentro do primeiro abraço? Alguns o consideram como algo sufocante, querem logo se desvencilhar dele. Até entendo que há momentos em que é preciso estar fora de alcance, livre de qualquer tentáculo. Esse desejo de se manter solto é legítimo, mas hoje me permita não endossar manifestações de alforria. Entrando na semana dos namorados, recomendo fazer reserva num local aconchegante e naturalmente aquecido: dentro de um abraço que te baste.
Hoje eu sei perfeitamente o significado de tirar um tempo só pra mim! Não pense que è egoismo ou coisa do tipo. Sou sagitariana e tenho esses pantim, amo colocar os pensamemtos em ordem, amo estar de bem comigo mesma, adoro sair por ai exalando o meu melhor♡
Apenas ando cuidando mais de mim♡.
Tência Medeiros.
Lembro de tentar não olhar mais na direção dela, mas era inevitável.
A camisa branca folgada contrastava com as tatuagens evidentes e a calça preta. As pernas dobradas em posição de índio e o copo de café tamborilando entre os dedos.
Aquele sorriso tímido... Aqueles olhos que sorriam. Não conseguia distinguir quem estava sorrindo mais... Eu ou ela. Não por haver algo engraçado no momento, mas Lembro de tentar não olhar mais na direção dela, mas era inevitável.
A camisa branca folgada contrastava com as tatuagens evidentes e a calça preta. As pernas dobradas em posição de índio e o copo de café tamborilando entre os dedos.
Aquele sorriso tímido... Aqueles olhos que sorriam. Não conseguia distinguir quem estava sorrindo mais... Eu ou ela. Não por haver algo engraçado no momento, mas ela simplesmente continha o poder de iluminar e incendiar tudo só com aquele sorriso.
Aquela havia sido apenas a primeira vez.
A primeira vez em que eu via a garota de olhos sonhadores e espírito incorformado.
Os cabelos pendiam sobre os olhos e o jeito como ela os sacudia para trás só me deixava mais hipnotizada.
Eu estava em choque.
Devia estar ridícula, mas nada mais naquele local me importaria. Eu estava ao lado dela.
A menina que havia tirado meu sono diversas vezes antes mesmo de eu saber o seu nome.
Dona do toque mais eletrizante e do cabelo... Ah... Aquele cabelo... Mais que qualquer um.
Lembro dela não cheirar a perfume, lembro do teu cheiro... Daquela pele quente... Da vontade que senti em parmanecer no abraço desde o primeiro instante.
Eu lembro de cada detalhe de quando você chegou e como a história me fez pirar, mas agora que se foi... O que contar?
NÁUFRAGO
(Poema a 44 mãos)
Itinerante, percorro o mundo.
Mundo mundo vasto mundo. (Carlos Drummond)
Absorvido, dou-me ao trabalho,
contam comigo, não falho. (Millôr Fernandes)
Em breve, vou partir. Mas, neste momento,
de tudo ao meu amor serei atento. (Vinícius de Moraes)
A próxima e longa jornada está para acontecer.
Uma ânsia de estar e de temer. (José Saramago)
O avião decola. No Pacífico, cai de repente.
Inteiro se desata à minha frente. (Carlos Drummond)
Único sobrevivente, chego à praia de claras areias.
Com suas poucas palmeiras, (Castro Alves)
percebo-me só, nesta falsa miragem.
Meu Deus, me dê a coragem. (Clarice Lispector)
Não sei o que faço, se fico,
se desmorono ou se edifico. (Cecília Meireles)
Tudo parece um sonho, em demasia.
Passou-me essa fantasia. (Machado de Assis)
Tenho, ainda, na vida que mareia,
perguntas que insistiam na areia. (Pablo Neruda)
Sem ninguém para aqui amar,
tomarei banhos de mar. (Manuel Bandeira)
Quando tento o fogo, vem o corte, a dor.
Eu sou apenas um pobre amador. (Tom Jobim)
Na ira e na dor, enlouqueço e tudo sai voando.
Almas estão no peito trespassando. (Luís de Camões)
Agora calmo, pego a bola e penso: que assim seja,
a mão que afaga é a mesma que apedreja. (Augusto dos Anjos)
Preciso de um amigo a meu lado.
Não me basta saber que sou amado. (Olavo Bilac)
Penso na minha vida, na minha história,
porque a minha pátria é a minha memória. (Guimarães Rosa)
Escrevo em Wilson o que quero transcrito,
ou aquilo que quer ser escrito? (Sandra Boveto)
Perceba, meu amigo resiliente,
é solitário andar por entre a gente! (Luís de Camões)
Entre tantas dores, traz um sofrido dente
a dor que deveras sente. (Fernando Pessoa)
O tempo passa, e aprendo com muita sobra:
sofrer vai ser a minha última obra. (Paulo Leminski)
O presente é aqui, agora ao meu lado.
Nunca o presente é passado. (Machado de Assis)
Sozinho por anos, vivi bem, vivi são.
Tudo é vaidade neste mundo vão. (Florbela Espanca)
Mas chega. Quero voltar à minha vida
numa fuga para o ponto de partida. (José Saramago)
Pego a frágil jangada e sigo sem norte.
Tudo vem, tudo vai, do mundo é a sorte. (Alphonsus de Guimaraens)
Nas águas, Wilson cai e se vai na incerteza.
Uma névoa de sentimentos de tristeza. (Fernando Pessoa)
E penso: essa bola foi amiga inestimável,
foi tua companheira inseparável. (Augusto dos Anjos)
Ainda que não viva, o que não quero, deixei a masmorra.
Não permita Deus que eu morra, (Gonçalves Dias)
sem que volte para casa.
FOLHA
ser tão alvo
ávido por ser acertado
pela caneta ou pelo teclado
escrito ou digitado
impregnado ou pixelado
a branca folha
quer o branco extinto
pela tinta que almeja
mas que não seja pelo todo
pois o todo não comunica
a clara folha
não quer o vazio sem tinta
quer a mácula distinta
a tinta indiscreta
a presença concreta
que tinge e não pinta
pois finge ser cor
ainda que não seja
onde esteja... e aonde for
Escreve aí!
Você vai acordar um dia e perceber o quanto meus "bom dia" te fazem falta. Vai olhar a chuva e perceber quão bom seria poder me ter pra te aquecer nesse frio turbulento.
Vai lembrar de mim e por mais que exista mágoa, vai saber quão bem te fiz e quanto foi burro em sair da minha vida.
Aquela musica que tocava quando a gente se beijou vai tocar de novo e você só vai lembrar de se perguntar o porquê de tudo ter se degradado tão de repente.
E eu vou te explicar!
Não foi pela falta de sentimento, nem pela falta de presença...
Foram todas as vezes que você me procurava e não estava lá... Não estava por inteiro.
Pelas vezes que você me dizia que sentia ao invés de me fazer sentir seu sentimento.
Foram pelos passos que dei sozinha, enquanto você corria tentando alcançar o ritmo. Sendo que esse tempo todo você esteve na direção oposta.
Tudo se degradou quando deixou de florir e começou a ser um peso.
Ao invés de te observar segurar minha mão tive que carregar você nas costas, relutando pra continuar no caminho.
Até que eu parei.
Parei e te pedi pra descer com gentileza.
Seus olhos assustados nunca acreditaram que esse dia chegaria.
E enquanto eu caminhava sozinho, olhei pra trás e dei um aceno rápido.
Estava cansado de pedaços que não se encaixavam no meu coração.
Então dos fragmentos que você me deixou, reconstruí um novo.
Agora rumando cuidar dele. Dessa vez parecia diferente.
Não queria correr atrás de um amor falido.
Queria correr sem direção alguma aproveitando a vista do local e lembrando quão bom é sentir meu coração vivo de novo.
Batendo.
O Rei do Cangaço
O governador da Bahia
divulgou no País inteiro
que pagaria em dinheiro
uma volumosa quantia
pra um cabra de valentia
um destemido cidadão
foram quinhentos mil réis
a quem trouxer aos seus pés
o famigerado Lampião
João Bezerra o Tenente
preparou a sua volante
e partiu para adiante
armado até os dentes
uma emboscada de repente
ele cumpriu a sua missão
ocupando todo espaço
morria o rei do cangaço
nascia o rei do sertão.
A ESCOLA
A escola é um porto seguro
onde a mente está protegida
é a base pro seu futuro
nos primeiros passos da vida
Um beijo na despedida
Papai e mamãe vão trabalhar
mas esperam na saída
o prazer de te abraçar
A professora vai ensinar
transmitindo mais carinho
pra quem sabe soletrar
e também quem lê sozinho
Aprendem mais um pouquinho
quando começam bem cedo
a escola é o melhor caminho
pra criança seguir sem medo
Pode até levar brinquedo
pro momento encantador
e o giz que mancha o dedo
é a arma do professor
O estudante é um sonhador
que se dedica anos e anos
não estuda pra sentir dor
nem fugir de atirador
nem morrer sonhos e planos.
Eternamente.
Em meus sonhos serás presente
Tua ausência me trouxe a dor
E no castelo vazio do amor
Retornarás como uma semente
No brilho de uma estrela cadente
A tua imagem refletirá
Muitos anos vão se passar
E algum dia te encontrarei
Nos caminhos da felicidade
Teu nome virou saudade
E eu jamais te esquecerei.
ESSE É O NOSSO PAÍS.
É um País muito engraçado
O código penal, vive atrasado
Ninguém anda tranquilo, não!
Em cada esquina tem um ladrão
Não posso mais acessar a rede
Porque pra hackers não tem parede
Também não posso me divertir
O menor infrator pode agir
E da justiça que tanto espero
Tem tanta brecha, que a nota é zero.
Voce chegou
Vc chegou de mansinho despertou algo em mim que nem sei o que e , tem trazido alegria para meus dias, nao quero perder um segundo sequer dessa coisa gostosa que despertou em mim , que a cada dia me desperta a vontade de conhecer mais de ti , cada dia a vontade de estar perto aumenta , idealizo teus beijos ate o calor do teu corpo , a tua voz suave do outro lado da linha me desperta a vontade de estar contigo, algo sem explicacao que so os apaixonados conseguem entender , ao ouvir tua voz me desperta um desejo tao forte que chego sentir tua presenca, desejo que arde em mim algo avassalador que por mais que eu nao queira sentir ele insiste em ficar , te desejo como desejo uma gota dagua em meio ao sol escaldante do deserto .
tua voz me acalma a tempestade que existe mim , tu e calmaria em meio a tormenta ...tu me da vontade de viver e lutar por nossos sonhos e ideais ,tu me faz bem mesmo a distancia e a cada dia tenho certeza que vc surgiu pra me completar.
Mari medeiros
Ao meu amado,
Para não falarem por ai que eu não te amo, ou que vivo um amor inventado, uma ilusão de um coração que nunca antes tinha amado com paixão e intensidade na pureza da verdade ou algo passageiro que logo acaba, hoje te escrevo e com essas palavras digo apenas um pouco do que sinto:
Amei-te: porque quando te via ou ouvia falar em você meu coração não parava de bater. Quando te via sorrindo voltava ali a viver sem nunca morrer, não sei como não dá para entender o amor.
Amo-te: descobri o que é o amor, é sonhar todas as noites, não e mais que isso, e sonhar acordada e claro que com você com nois dois...
É sentir falta do seu perfume do seu cheiro e lembrar dos momentos que ficamos juntos, rir se alegrar mesmo que a saudade destes lindos momentos venha machucar. Amar é tudo e é por isso que eu te amo.
Amarei-te: porque eu quero, porque preciso. Viciei naquilo que só me faz bem – seus beijos, seus carinhos, seus abraços. Sou dependente de você, quero ser eternamente sua...
Por tudo o que você é te amarei...
Com carinho,
Eu sempre quiz ter um amor assim...
Em que toda vez que escute seu nome
Sinto um arrepio dentro de mim
Uma emoção tão grande que corre em minhas veias
Um dia eu encontro esse amor de verdade
Não sei quem é
Nem se existe...
Mas pra mim,é como se já soubesse da minha existência
Só esperando o destino e a vontade de Deus nos unir
Aí nós poderemos viver um Amor Eterno
Um amor de Verdade
Estou de Coração Aberto pra você...só esperando você!
