Cronicas de Jorge Amado
Certo ou Erredo ?
Achar que temos o direito de errar,.
Achar que sempre estamos aprendendo com nossos erros.
Achar em algus momentos que devemos errar por estarmos muito certos.
Achar que temos de melhorar para nunca mais errar.
Achar só o que pensámos é certo pelo simples fato de manter nossa personalidade ou costumes familiares.
Como podemos achar que estamos certos ou errados se certo dia um homem chamado Jesus Cristo foi julgado como errado pelo simples fato de pregar a paz e curar as pessoas com amor e esperança.
Por isso que vivo certo ou errado amando do meu jeito, esperançoso do meu jeito , acreditando em meus projetos de trabalho do meu jeito ,confiando do meu jeito e respeitando do meu jeito com a certeza que devo sempre tentar para nunca viver na incerteza se estou certo ou errado .
O pior sentimento nunca será o medo de amar, mas sim a rejeição, pois neste sentimento não existe lugar para vasta ingratidão.
O amor é persistente, infinito, mas, existem momentos que sucumbimos ao tal sentimento, pois o amor verdadeiro é recíproco, constante e ofegante.
O amor sem dor, com alma e fervor, mas você que nos meus sonhou brota como uma flor, pois a vida insiste em ser repleta de dor, na alma, na falha, na virtude arrogante da descrença de que a vida é mais que uma só, uma só ilusão.
Só os covardes desistem dos seus sonhos, pois no erro existe o aprendizado de quem almejou e nunca notou.
Eleita na escuridão da noite a sensação do dia, e ao meio dia, morada alçada da escuridão.
Não é impossível amar sozinho, no amor, tudo é reciprocidade, cumplicidade e o forte desejo de ser amado.
Com certeza nunca vai existir um passeio para nós dois, mas tentei, juro que tentei, e até do início recordei, com paz e com o deserto a me mapear.
//Jamais minta pra mim
Chame-me de estranho.
diga que sou arrogante.
peça o que quiser pra mim.
faça isso isso todo instante.
Ouça bem o que eu digo.
interrogue-me quando precisar.
sinta-se segura comigo.
sempre irei te ajudar,
Sorria sempre que necessário.
Eu isso também vou fazer
posso até parecer um bobo.
mas sempre direi o que vou ser.
Tenha certeza do que sou.
Espero que sempre sejas assim.
Respeite-me e eu te respeito.
mas, jamais minta pra mim.
Ajude-me como sempre faz.
Eu faço o que precisar.
Esteja sempre comigo.
que jamais vamos nos magoar.
São poucos aqueles que param para tentar entender e consertar o mundo, eu tenho um tipo de personalidade que poucos podem adquirir, eu tenho pensamentos que todos podem ter, basta se desfrutar em seus desejos ou duvidas e procurar entender os por quês do mundo, todos tem algo em comum, todos poderiam ser igual, todos obtém um valor de ideias diferentes, mas se todos nós pararmos para analisar e entender, veremos que todas as nossas ideias tem algo em comum, os pensamentos ou ideias são como uma pirâmide. Uma pirâmide tem quatro lados, imagine quatro pessoas se posicionando em cada lado da pirâmide e todas elas vão dizer o que estão vendo em seus supostos lados, é claro que todos os lados não são iguais, e que todas as quatro pessoas vão dizer ou interpretar o lado que estão vendo, dai surgem os pensamentos e as duvidas, essas pessoas começaram a debater o que estão vendo, tentando mostrar que o seu lado é o lado correto e que o seu pensamento era o correto, mas se todos eles escalassem a pirâmide, o que aconteceria? Eles iriam ver que todos os lados estavam corretos e de que cada pessoa tem pensamentos e ideologias diferentes e de que todos são iguais, apenas são interpretados de forma tão errada. O mundo é um paraíso das duvidas, como onde e quando surge o amor? O que é uma amizade eterna? Como é a vida depois do fim? De onde surgiu o universo? Como o Nada se tornou o Tudo? Mas eu parei para pensar e cheguei a uma conclusão de que as duvidas, os por quês e os pensamentos, estão ligados a um nada, estão ligados a um fato que não existe, estão ligados ao Destino.
Destino é um ponto de fala de que todos expressão, mas vou desconhecer esse fato!, Já que todos dizem que o destino existe, me respondam... Por que existem tantas mortes? Por que existe violência? Por que temos que sofrer, para que tenhamos o acumulo da felicidade? Por que temos que ser o que não somos? Para quer viver se temos que morrer? Por que, que uma criança nasce e após alguns segundos morre? Ou seja, ela só veio para trazer dor, e fortes emoções intensas para a própria mãe? Então quer dizer que todos acham que destino existe? Então vocês, acham prudente aquele caso que aconteceu no Rio de Janeiro, daquele homem que entrou numa sala de aula e matou todas as crianças por ódio? É claro que tudo que acontece é culpa do destino, se destino existe eu só posso dizer que Deus é mal! Vocês devem estar se perguntando por que Deus é mal, é claro que se Destino existe Deus é mal, por que tudo que existe, tudo que é feito ou é pensado nesse mundo, é por ordem de Deus, então vou mostrar-lhe que Destino não existe! O Destino é só uma palavra que foi criada por uma pessoa que quis relatar ou mostrar que aquela ação realmente aconteceu, é claro que você devem estar se perguntando... e as pessoas que estavam na beira da morte e sobreviveram? E as crianças que conseguiram viver sem um cérebro por 2 meses? E aquele caso dos 30 mineiros que estavam presos numa mina e sobreviveram? Eu só tenho uma coisa para falar para vocês, ali não foi destino foi Milagre! Então não escutem ou vejam algo que foi dito para vocês, apenas sigam as suas intuições, sigam os seus corações.
Não sei de onde sou e nem de onde vim,não sou o que sou e nem o que vejo,não mudo por algo ou ninguém...
Apenas olho para o espelho e me vejo como um homem que não sabe ser o que é, um homem que não toca para sentir,um homem que anda sem perceber, um pequeno homem que ama algo que não tem valor, apenas me vejo sendo o que você quer...
Renovação
Bom dia! Um dia lindo, vida que se renova! Flores, folhas, pássaros, terra, chão! Ar, montanhas de vida! Chuva de vida que a tudo renova! Entre nesse processo, permita! Aceite esse novo dia! Você de ontem! Você hoje! Viva! Viva! Viva pela sua renovação, você renasce a cada dia com todas os espécimes, todos os seres! Boas novas nessa linda viagem que a vida nos traz! SEJA VOCÊ...mas, feliz! SEJA Sinérgica, harmônica, negocie! Interaja reconheca que você é só uma parte do todo que está acima de você. Beijo você..... beijo o mundo porque por você me ligou ao mundo! Vida que se renova! Flores, folhas, pássaros, terra, chão!
Feito um pro outro, feito pra durar.Constantemente, amor, você toca na minha mente como uma sinfonia não há como descrever o que você faz comigo você só faz comigo o que você sempre faz e parece que fui resgatado. Fico me perguntando se você vai arder em mim pelo resto da minha vida. Se vai me marcar toda a pele e a alma. Se vai me perturbar os sonhos sempre que fechar meus olhos. Porque eu gosto de vc uma maneira tão inexplicável e tão linda que nem poeta consegue descrever. Você tá correndo em meu coração me explodindo de dentro pra fora. Eu adoraria conseguir descrever você num depoimento, mas eu precisaria encontrar o q há de mais honesto nos melhores adjetivos. Eu precisaria conseguir destrinchar a palavra delicadeza até encontrar o que há de mais genuíno nela e ir além de sua raiz. E depois teria que casar com a palavra força. E com essa outra coisa que você possui e que eu nunca vi em mais ninguém e que me limita a escrita por falta de uma palavra apropriada. Eu disse que eu ia tentar, mas ainda não consigo. Você não é abreviável, você amplia o significado das coisas e mora num sentimento que eu ainda não alcanço. Mas que bom que seus passos te trazem para perto de mim. Para dentro. Eu quero que com você dure, porque se eu te perder eu não sei o que será de mim. Minha vida é mais feliz por existe você. Não existe outra pessoa que me faz mais feliz que você. Existe pessoa, horas, lugares, destino… E todas as vezes que falarem em pessoa; sempre virá seu nome em minha mente. Hora; a que você passou a ser minha. Lugar; qualquer um desde que tenha você. Destino; passar a vida ao seu lado. Que o tempo me tire tudo, menos vcê. Estou louco para te olhar, louco para ouvir sua voz bem baixinha no meu ouvido, para te fazer sorrir, para te irritar, estou louco para mexer no seu cabelo, estou louco para sentir teu abraço, teu cheiro…
*Jorge Ramalho.*
Porque discussão nenhuma consegue me fazer gostar menos, nada que aconteça ou que você faça me faz ficar com raiva de ti, porque alguma coisa me atrai, parece um imã, eu sei, parece bobagem, idiotice, clichê, sem sentido, mas alguma coisa me prende a TI de uma maneira que nem com todas as forças do mundo isso iria abalar, se eu fico meio dia sem falar contigo eu começo a passar mal, parece uma eternidade, eu PRECISO de ti do meu lado, você pode me achar, idiotice, louco, manhoso, carente, um chiclete, mas eu apenas quero quem eu gosto pra sempre comigo… É isso, apaixonado não sei, com todas as minhas forças do fundo do meu coração! Acho que é só isso, ou talvez, TUDO isso… É, ela é o motivo dos meus sorrisos e até das minhas lágrimas as vezes,,, mas dizer que consigo viver sem ela?? Não, não consigo, ela pode me fazer rir ou até chorar, mas minha vida sem ela não tem sentido nenhum. Tu és o mulher que cala meu desejo, e minha boca pede teu beijo. Meu corpo chama o teu em silêncio, poeta das flores que rega minha terra (…) ama o corpo e alma de quem te ama, faz do jardim imenso, nossa cama aos teus olhos, meu desejo lúcido, dentro de teu ser há marcas de mim. Amo-te enfim!
*Jorge Ramalho.*
Não adianta, nós nunca vamos se deixar. Pertencemos um ao outro de corpo, alma e principalmente coração. Afinal, se não fosse tão verdadeiro já teríamos desistido, já teríamos seguido em frente e cada um estaria no seu canto. Mas é impossível, é inevitável. Você não existe sem mim e eu sem você. Sei que essa frase é bastante clichê, mas o que importa? Ela nos define totalmente. Não consigo ter um dia bom e em paz se não escutar o som da tua doce e suave voz, não dar pra sorrir verdadeiramente sem ouvir o som da tua voz, não dar pra dormir sem você me enchendo de perguntas de mim até o sono bater e irmos dormir, não dar pra substituir você, entende? Por que quando se tem uma relação verdadeira ninguém é capaz de ocupar o lugar de alguém e eu sei que nossa relação é sim verdadeira. Não te troco por absolutamente ninguém, é apenas você. Mesmo que diga que não, mesmo você não dizendo que não quer. É você a minha felicidade, amor. É você que eu quero, vida. E eu sei que você também quer. Você demonstra o quanto precisa de mim e vice versa, você faz tudo por mim. É tão bom se senti amado, mas hoje posso dizer que sei bem o que é isso. E é tão bom. Muitas pessoas falam que existem almas gêmeas e quer saber? Eu estou começando a acreditar nisso. De repente me deu uma vontade enorme de te falar tudo o que eu nunca disse. Eu tenho medo de te perder. Eu tenho medo de não ser o suficiente. Eu tenho medo de não poder te fazer feliz. Eu tenho medo de você enjoar de mim. Eu tenho medo de te machucar. Eu tenho medo de você ir embora. Eu tenho medo de não conseguir sem você.
Minha cabeça grita o tempo todo e meu peito parece que vai explodir em um estalar de dedos mas quando você está perto tudo se acalma, a gritaria para, o peito adormece. Você não faz ideia do quão dependente de você eu sou. Qualquer coisa que eu faça, logo, eu penso: “caramba, ela precisa saber disso”, “será que ela concorda?" De fato, já tive minhas atrações, tive meus casos mas nenhuma me olhou como você me olha, nenhuma me abraçou como você me abraça, nenhuma riu das idiotices como você ri, nenhuma me levou a sério como você me leva. Nenhuma, nunca, nunquinha, vai chegar aos seus pés. Caramba, como eu estou apaixonado, Jéssica. Acredito que mesmo quando n estivermos juntos, eu vou continuar te amando. Você é a melhor parte de mim e jamais vai sair daqui de dentro. Obrigado por ser tão maravilhosa e incrível comigo. Me apaixono por você todos os dias e assim vai continuar até o dia em que o nosso planeta se retornar ao pó. Eu estou apaixonado antes e depois do fim, pra sempre.”
*Jorge Ramalho.*
CAMINHO DESCONHECIDO
Sonhos e pesadelos me arrastam
pelo caminho sem volta
que fura meus pés
com as farpas da existência...
Sonhos
quase sem mel
Pesadelos
repletos de fel.
Neste caminho desconhecido
tudo que vejo é um horizonte
onde habitam as incertezas
de meus próximos dias
e a única certeza do meu fim.
MURO INEXISTENTE
O medo é um muro
edificado no escuro
da mente,
Eis o eco insistente
do grito sombrio
que habita do outro lado do muro:
É um sentimento latente
acorrentado ao corpo
do misterioso monstro do inconsciente,
O frio que percorre a espinha rapidamente
como água corrente
num corpo ardente.
É o muro barrando a frágil coragem
que luta inutilmente
contra a sombra de um sentimento tão forte
representado por um muro inexistente.
Um instrumento é o que somos,
Mas precisamos nos deixar usar
Para o bem e evolução dos irmãos menos esclarecidos
Precisamos ser fonte, onde espíritos com sede de amor encontre em nós um pouco do balsamo do alívio através de nossas energias emanadas mesmo através de simples conselhos e um pouco de atenção.
Esforcei-me confesso;
Mas fracassei tentando agradar a maioria.
Não fui competente o suficiente para atingir
as expectativas esperadas por muitos.
Lamento, mas sou imperfeito tentando fazer corretamente,
tudo de acordo com minhas frágeis possibilidades.
Portanto, não espere tanto assim de mim!
Por diversas oportunidades eu questionei a saudade sobre o porquê dela machucar tanto, sabendo eu que nada de mau tinha lhe feito. Eu não conseguia compreender como a lembrança de alguém querido poderia causar dor. E tanta a ponto de fazer chorar. E chorar ao nível de não deixar dormir.
Demorei. Mas um dia eu finalmente entendi que a dor – para a minha surpresa e contentamento - não era proveniente da saudade, como até então eu imaginava, mas sim da minha incapacidade em definir se o que eu mais sentia era a falta ou a falta de um sentir.
Hoje eu vejo a saudade como uma espécie de suspiro que a alma dá quando ela olha pra si e percebe que está incompleta. Pois é quando ela se dá conta de que em alguma parte da sua composição, está faltando um pedacinho que foi entregue nas mãos de alguém que se tornou especial, e que, por alguma razão, teve que seguir seu caminho, mas deixando aqui uma parte de si para que eu pudesse guardar com carinho, junto ás tantas e melhores memórias que construímos juntos.
A partir desta compreensão eu deixei de temer as despedidas e parei de sofrer com a possibilidade de não mais viver um novo reencontro, pois dentro de mim pulsava a certeza de que talvez nossos corpos não mais se toquem, nossos cheiros não mais visitem os nossos pulmões, tampouco nossas vozes voltem a repercutir junto à nossa pele. Mas enquanto existir amor, viveremos um no outro como melhores partes de nós, coabitando outro corpo.
04/02/2015
Ainda sobre o senso de humor da vida, me peguei pensando naquela frase que diz: “Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso. E fui.”
A citação é da Clarice Lispector, mas este sentimento que move tanta energia, pertence ás tantas pessoas comuns, que em algum momento da vida se agigantaram quando tomaram a simples decisão de salvarem o mundo.
No início elas mal sabiam qual caminho deveriam tomar. Por algumas oportunidades até pensaram em desistir, já que imaginavam que a salvação só poderia vir por meio das obras grandiosas, mas num momento de distração, viram diante de si a oportunidade de iniciarem as atividades justamente salvando o dia do próximo, mais próximo. E o resgate custou pouco: Algumas vezes, apenas uns minutos de ouvidos atentos aos desabafos de quem se expandiu tanto que já não cabia mais em si. Outras vezes, por meio de algumas simples trocas de olhares em silêncio, mas inundadas de respeito e compreensão. Noutras, apenas um abraço apertado antecipado ao pedido e sem pretensão maior que a de fazer o bem, sem olhar a quem.
Existem aqueles dias nos quais a gente sente que nem deveria ter saído da cama. São tantos desencontros entre as nossas vontades e os resultados obtidos, que só conseguimos reforçar o desejo de ficarmos em casa e assim evitarmos qualquer tipo de situação que venha a nos aborrecer ainda mais.
Mas a vida é uma caixinha de surpresas. Quem um dia se desiludiu amorosamente e jurou de pés juntos que nunca mais se entregaria aos encantos da paixão, tempos mais tarde veio a descobrir que, assim como (bem) disse a Fernanda Mello: ”(...) quando a gente para de acreditar em “amor da vida”, um amor pra vida da gente, aparece”. E então a espera passa a fazer sentido.
Quem um dia perdeu a fé em si mesmo, afirmando para os quatro cantos do mundo que não passava de um peso morto, um dia se viu como a única pessoa capaz de estender a mão para ajudar justamente quem mais agarrou a chance de lhe humilhar. E assim semeou pelo mundo, nobreza em forma de humildade.
Eu tenho aprendido que assim como as plantas, a gente também floresce. E também de dentro para fora. Aprendi que para despertarmos a consciência do quanto ainda podemos crescer - e todos nós podemos -, precisamos apenas valorizar cada uma das nossas tantas miudezas. E as alheias, também!
Aprendi que aos poucos nos aproximamos de quem verdadeiramente somos. E que não precisamos ter pressa, porque o fim da linha sempre levará a nós mesmos. Aprimorados. E todos nós podemos sim assumir o posto de super-heróis e assim salvarmos o mundo. Mas é preciso ter em mente que as maiores e mais altas construções existentes, um dia tiveram seu inicio por baixo.
Eu tenho a esperança de que um dia, cada um de nós possa chegar no ponto mais alto do seu amadurecimento, para então respirar macio por ter se tornado - finalmente - gente grande
SAUDADE, que palavra estranha.
Dizem que essa palavra não tem tradução em outras línguas só existe na língua portuguesa.
Os mais letrados estão totalmente enganados, nem em português se pode traduzir que significa SAUDADE.
Alguém pode traduzir a falta do seu cheiro.
Alguém pode traduzir a falta de seu sorriso lindo e delicioso.
Alguém pode traduzir a falta de seu olhar amoroso, zangado, apenas um olhar.
Alguém pode traduzir a falta de um toque, um carinho, um toque leve de dedos, apenas seu toque.
Alguém pode traduzir a falta de ouvir sua voz, doce, meiga, ao telefone, cortante, apenas sua voz.
Alguém pode traduzir a falta da sua presença, mesmo que de longe, apenas sua presença.
Alguém pode traduzir à dor de se sentir SAUDADE, a dor dói.
Alguém pode mesmo traduzir que é SAUDADE?
Só existe alguém que pode traduzir o que é SAUDADE.
Meu coração.
Quando pequeno, eu gostava muito de ver o cair da noite através das janelas de casa. Meus olhos brilhavam ao contemplar as estrelas se apoderando da imensidão do céu, enquanto que as cigarras, em algum ponto da escuridão, ensaiavam seus novos cânticos.
Naquela época era comum eu associar o fim de tarde com o início de uma estranha espera. Em quase todas as noites eu fixava o olhar em boa parte daqueles tantos pontos brilhantes que formavam aquele tapete estelar, na esperança de que a qualquer momento, um daqueles pontos de luz se mostrasse diferente dos demais e então resolvesse vagar entre os demais conformados.
Eu acreditava que tendo a oportunidade de vê-lo passear pela imensidão daquele azul-escuro-quase-preto, eu poderia fazer-lhe um pedido qualquer – olha o nível da viagem –, que ele, de algum jeito, daria seus pulos e realizaria.
Desde quando eu decidi parar com este hábito (tão bobo, diga-se de passagem), se passou muito tempo. E muita coisa aconteceu neste intervalo. E foi nesse meio tempo que eu entendi a lógica tão bem descrita na frase: “De onde muito se espera é que não surge nada. O amor prefere se aproximar dos distraídos.”
Pois é. Foi justamente num desses momentos de distração entre noites que pareciam não ter fim e dias que pareciam criar asas e conquistar a liberdade das horas que corriam, que eu percebi que a saudade é também composta por um cheiro tão gostoso, que ao menor sinal da sua presença eu já sorria olhando para o nada, mesmo que de perto eu fosse observado por olhares de espanto.
Desde então, toda vez que a saudade vem me visitar no meio da noite, eu procuro dar uma chegada na janela mais próxima, só para dar uma conferida no céu, abrir um sorriso e dizer em pensamento: Eu entendi!
Hoje eu arrisco dizer que até sinto falta das cigarras. Mas já não procuro mais o ponto de luz lá no céu. Descobri que ele, a partir de uma simples distração, passou a morar aqui dentro. Junto ás doces lembranças que vivem a sorrir para todos os lados e tempos.
“Saudade é pra quem sente amor. Sentir falta é pra quem sente vazio.” (Gabito Nunes)
Eu estava no meio de uma dessas conversas corriqueiras, quando o tema principal passou a girar em torno da companhia e suas diversas formas de se fazer sentir. Ou não.
Foi então que de imediato eu lembrei do Gabito Nunes, quando ele disse que: “Saudade é pra quem sente amor. Sentir falta é pra quem sente vazio.”
Confesso que aquela conversa me fez refletir um pouco sobre a forma como eu vejo a diferença entre estar só e o não estar acompanhado. Porque a partir do momento no qual você consegue definir seu status atual, fica mais fácil saber lidar com ele e, consequentemente, consigo.
Quando sinto saudade, me dou conta do quão injusto eu seria, se dissesse que me sinto só, apenas pelo fato de que as condições de momento impedem que alguém especial possa segurar na minha mão, permitindo assim que eu lhe diga, olhando nos olhos, o quanto me sinto bem quando contigo.
Porque a minha pele pode até não tocar a sua. Teu cheiro pode até vagar por outros ares da cidade sem que eu o tome pra mim, preenchendo cada espaço dos meus pulmões. Mas saber que em algum lugar por aí, a vida está acolhendo a mulher que eu amo e a guardando pra mim, me faz ver que eu apenas estou aqui sem a sua parte física. E pensar assim é suficiente para remover grande parte do antigo peso.
Porque em essência, lhe tenho como parte de mim, reafirmando nosso laço cada vez que, nas minhas atividades tão naturais, eu consigo fazer alguma associação de modo que lhe encaixe numa conversa entre amigos, nas compras de mercado (recordando o quanto ela gostaria disso ou daquilo) ou até mesmo num daqueles meus diálogos com as ondas do mar.
Pois de um jeito ou de outro, ela estaria comigo. E por ora, seria suficiente para continuar alimentando o amor que sinto.
Por outro lado, sentir-se só é muito triste. E vai além daquela ideia de ter várias pessoas ao redor, e ainda assim, quando vistas, não passarem de acessórios compondo o cenário que, por sua vez, se faz sempre tão apático.
Eu acredito que alguém se sente só, quando sua alma está tão anestesiada que por mais que o caminho que o(a) levaria até si mesmo(a), fosse minuciosamente indicado, ele(a) só conseguiria ver um abismo diante de si. E para que este resgate seja possível, é preciso muito amor e paciência para fazê-lo(a) perceber que a proposta da capacidade de sentir (seja saudade ou falta), é de permitir uma sobrevida ou extinção para sentimentos e sensações. Cabendo a você, apenas o direito de decidir quem deveria continuar vivo e quem precisaria ser deixado.
Pois uma nova maneira de enxergar a vida, faria com que, por exemplo, a sensação de falta de um amor, hoje, fosse substituída pela capacidade de amar e - de preferência em reciprocidade - viver um novo romance, amanhã.
É tão bom quando você finalmente passa a entender a saudade. Quando, por fim, se dá conta de que alguém foi capaz de conquistar aquele tal brilho nos seus olhos, de modo que distância alguma seja capaz de transformar a simples ausência física, em sensação de falta. Porque sentir falta é admitir a vitória do vazio. E a saudade está mais para uma espécie de mensageiro que anuncia a chegada de mais um lote do amor que ficou.
Mas não falo daquela saudade comum. Aquela que bate e instantaneamente causa aperto. Mas sim da saudade que, ás vezes, de tão sorridente que é e como vem, até dormência causa nos braços, de tão duradouros e apertados que se fazem os abraços de reencontro.
Mas no começo não era assim - eu confesso. Odiava as despedidas. Me dava uma certa aflição sentir o chão se afastando dos meus pés, a cada passo que era dado na direção oposta até que meus olhos não mais conseguissem acolher o alvo do meu afeto.
Quando a saudade perde o freio e desce a ladeira sem controle, não é fácil ouvir uma música que conte, mundo afora, o resumo da sua história. Não é fácil parar a vida no meio da noite, na esperança de que em algum ponto entre as tantas estrelas que se apoderam da imensidão do tapete azul-escuro-quase-preto, o rosto dele(a) seja montado tal qual se faz na sua recordação mais recente. Não é fácil acordar no meio da madrugada e ter como único e maior desejo, aquela pessoa ao seu lado, para que, ao menor sinal de um despertar por parte dela, você então possa dizer, entre um afago e outro:
- Está tudo bem, amor! Volte a dormir.
Felizmente eu passei a compreender a brevidade da vida. E assim decidi que, de agora em diante, a saudade e eu seremos como velhos amigos que se visitam com uma certa frequência, só pra conferir se está tudo bem. Porque aquela aflição de antes foi sabiamente substituída pela esperança de um novo olá. Aconchegante e bem quietinho, dentro daquilo que foi descrito por Mario Quintana, como sendo: " ...coração com coração, tudo isso cercado de braço."
Considerando que na vida é tudo por acaso e que Deus precisa da sua ajuda para você ser ajudado, você eliminou a fé nessa obscura teoria. Assim pensam algumas pessoas. Já notou que você apenas anulou as suas próprias crenças, ou tudo que um dia acreditou. Pense: Deus na realidade não precisa de você, mas você precisa de Deus. A Verdade: Você nunca vai ver Deus, ou alguns dos seus milhões de anjos enquanto vivo, ou você se acha muito especial (?) O mundo hoje tem 7 bilhões de pessoas divididos em 3 grupos religiosos, em qual deles você se situa(?)
Imagino que você pertença ao cristianismo, ou algum sub-grupo, mas conhecido como seita. A Verdade: A vida teve origem na Mesopotâmia e não em outro lugar. Tudo que você tem não é por merecimento, mas pela Graça de Deus. Não existe outro Deus. E quando for pedir, ou agradecer faça a pessoa certa, Jesus Cristo Deus.
