Crônicas de Chico Xavier

Cerca de 190 crônicas de Chico Xavier

“Chico Xavier disse verdadeiros disparates. Disse que todos os planetas estavam habitados, que Júpiter estava habitado e que era uma grande e eterna primavera. Júpiter não está habitado e a eterna primavera são 160 graus abaixo de zero. Dizia que Marte não tinha nenhuma lua; tem duas. Sempre as teve. Não foram colocadas pelos parapsicólogos para criar problemas para os espíritas. Nunca disseram nada que não fosse vivo sobre vivo.”⁠

Inserida por TURATTI

“Chico Xavier dizia que o principal guia dele era Emmanuel, senador romano dos tempos de Cristo. Um senador dos tempos de Cristo não poderia ter esse nome, porque significa “Deus conosco”, uma palavra hebraica, cristã. Segundo, ele teria que falar latim! Como se ele só sabia português? Ele dizia que Emmanuel teria reencarnado no padre Manuel da Nóbrega, jesuíta. Todos nós jesuítas falamos latim. Como que Chico Xavier não entendia uma palavra em latim?!”

Inserida por TURATTI

“Não estou dizendo que Chico Xavier não tenha telepatia, ele pode ter algum fenômeno parapsicológico espontâneo. O que os vivos não conhecem, nunca nenhum morto ou fada revelou! Por que eles não decifram algum hieróglifo desconhecido? Eu fiz um desafio perguntando ‘qual é o segredo da liga do cobre?’. Sabe-se que os antigos alquimistas conheciam a resposta, mas ela se perdeu com o tempo. Perguntem aos mortos!”⁠

Inserida por TURATTI

“Allan Kardec, Léon Denis etc., ‘para convencer os céticos’, e o repetia ingenuamente Chico Xavier, afirmaram, como se fosse comunicação dos ‘espíritos’ dos mortos, que ‘Marte não tem nenhum satélite e que Júpiter tem dois’. Hoje sabemos que Marte tem dois, Deimos e Fobos. E Júpiter tem 20; alguns, como Ganímedes, Io, Calixto, Europa..., maiores do que a nossa Lua. Que ‘Júpiter é uma eterna primavera’. Sim, 140 graus abaixo de zero! E muitos outros erros descomunais. Nunca os pretendidos ‘espíritos’ mostraram saber mais que os vivos na Terra e no prazo existencial.”⁠

Inserida por TURATTI

“Fundado e dirigido por Chico Xavier, o ‘Centro Espírita São Luiz Gonzaga, rei da França’, cai em contradição no próprio nome: Identifica São Luís Gonzaga, jesuíta do século XVI, com São Luís Rei da França, do século XIII. Todos os ‘espíritos’ de mortos seriam tão incultos como Chico Xavier?”⁠

Inserida por TURATTI

⁠Eu acho Chico Xavier um homem santo. Eu não sou espírita, não tenho convicção reencarnacionista. Por várias vezes na vida, me perguntaram: "você acha que o Chico recebia espíritos?" Eu digo: "eu acho que ele não recebia, mas eu tenho certeza que ele tinha certeza que recebia". Portanto, ele não simulava. Portanto, era um homem honesto. E pra mim isso é suficiente.

Inserida por Vinischuartz

Mensagem de uma Criança

Dizem que sou o futuro;
Não me desampare no presente.
Dizem que sou a paz;
Não me preparem para a guerra.
Dizem que sou a promessa de Deus e do bem;
Não me entreguem ao mal.
Dizem que sou a luz de seus olhos;
Não me deixem mergulhar na escuridão.
De vocês não espero o pão apenas;
Dêem-me a luz do entendimento....
Não quero de vocês o carinho somente;
Suplico que me eduquem...
A vocês não lhes peço apenas brinquedos,
peço-lhes boas palavras e bons exemplos...
Não vejam em mim um enfeite na casa de vocês;
sou alguém, pessoa humana à imagem de Deus.
Ensinem-me a oração, o trabalho, a humildade,
para que eu venha a ser bom, puro, forte e justo.
Corrijam-me agora, ainda que eu sou sofra...
Enquanto é tempo..
Amanhã poderá ser tarde...
Ajudem-me hoje, eu lhes suplico:
para que amanhã eu não os faça chorar....

Se o homem não retroage, como se torna mau?
- Irmã, Deus nos criou cordeiros, com pelos branquinhos, mas fomos rolando pelos precipícios do mal e ficando escuros, por atos indignos cometidos. Ele deu vida a uma essência; o seu desenvolvimento é conquista própria. Somos uma fagulha divina que podemos comparar com as águas dos pequenos rios. Um dia chegaremos ao grande mar, porém antes já teremos passado por lugares cobertos de lodo. No futuro, a água suja limpar-se-á.

Não é preciso que apaguemos a luz de ninguém para que a nossa brilhe. Pensemos...
Numa constelação de luzes unidas. Iluminando todos. Promovendo a luz universal. Que brilhe a nossa luz então! Que a alegria do próximo, seja a nossa alegria. Que a felicidade de todos, seja a grande multiplicadora do amor. Precisamos de união. Exigirmos menos e doarmos mais. Não nos decepcionemos com a decepção. Compreendamos.Ainda existirão falhas.O amor sempre prevalece.É o alimento sublime de nossas almas.
(Roberto Cacciari)

ENXERTIA DIVINA

Toda criatura, em verdade, é uma planta espiritual, objeto de minucioso cuidado por parte do Divino Semeador.
Cada homem, qual ocorre ao vegetal, apresenta diferenciados períodos na existência.
Sementeira, germinação, adubação, desenvolvimento, utilidade, florescência, frutificação e colheita.
Nas vésperas do fruto, desvela-se o pomicultor, com mais carinho, pelo aprimoramento da árvore.
É imprescindível haja fartura e proveito.
Na luta espiritual, em identidade de circunstâncias, o Senhor adopta iguais normas para conosco.
Atingindo o conhecimento, a razão e a experiência, o Pomicultor Celeste nos confere precioso recurso de enxertia espiritual, com vistas à nossa sublimação para a vida eterna.
A cada novo dia de tua experiência humana, recebes valiosos concursos para que os resultados da presente encarnação te enriqueçam de luz divina pela felicidade que transmites aos outros.
És, contudo, uma “árvore consciente”, com independência para aceitar ou não os elementos renovadores, com liberdade para registrar a bênção ou desprezá-la. Repara, atentamente, quantas vezes te convoca o Sublime Semeador ao engrandecimento de ti mesmo.
A enxertia do Alto procura-nos através de mil modos. Hoje, é na palestra edificante de um companheiro. Amanha, será num livro amigo. Depois, virá por intermédio de uma dádiva aparentemente insignificante da senda.
Se guardas, pois, o propósito de elevação, aproveita a contribuição do Céu, iluminando e santificando o templo íntimo. Mas, se a incredulidade por enquanto te isola a mente, enovelando-te as forças no carretel do egoísmo, o enxerto de sublimação te buscará debalde, porque ainda não produz, nos recessos do espírito, a seiva que favorece a Vida Abundante.

Mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier pelo espírito
Emmanuel

Inserida por AmauriMelo

Enquanto o Natal se renova, restaurando-nos a esperança, derrama o bálsamo de tua bondade sobre as nossas preces, e deixa, Senhor, que venhamos a ouvir de novo, entre as lágrimas de júbilo que nos vertem da alma, a sublime canção com que os Céus te glorificam o berço de palha, ao clarão das estrelas:
- Glória a Deus nas alturas, paz na Terra, boa vontade para com os homens!
(psicografado por Chico Xavier)

Emmanuel
Antologia Mediúnica do Natal. Espíritos Diversos. FEB.

Nota: Texto do espírito Emmanuel psicografado por Chico Xavier.

...Mais
Inserida por pensador

Não permitas que o júbilo do Natal vibre em teu coração, à maneira de uma lâmpada encarcerada...
Toma o facho de luz, que a mensagem do Céu acende ao redor de teus passos e estende-lhe a claridade sublime.
Não te detenhas.
Avança, com alegria e humildade.
Se a fé resplandece em teu santuário interior, que importam a ventania e o temporal?
O sol, cada manhã, penetra os recôncavos do abismo, sem contaminar-se.
Segue, invencível em tua esperança e sereno em tua coragem, sob a inspiração da fraternidade e da paz!...
(psicografado por Chico Xavier)

Emmanuel
Antologia Mediúnica do Natal. Espíritos Diversos. FEB.

Nota: Texto do espírito Emmanuel psicografado por Chico Xavier.

...Mais
Inserida por pensador

Algo Mais no Natal

Senhor Jesus!
Diante do Natal, que te
Lembra a glória
Na manjedoura,
Nós te agradecemos:
A música da oração;
O regozijo da fé;
A mensagem de amor;
A alegria do lar;
O apelo à fraternidade;
O júbilo da esperança;
A bênção do trabalho;
A confiança no bem;
O tesouro de tua paz;
A palavra da Boa Nova,
E a confiança no futuro!...
Entretanto, ó
Divino Mestre!
De corações voltados
Para o teu coração,
Nós te suplicamos
Algo mais!...
Concede-nos, Senhor,
O dom inefável
Da humildade para que
Tenhamos a precisa
Coragem de
Seguir-te os exemplos!

Emmanuel
Antologia Mediúnica do Natal. Espíritos Diversos. FEB.

Nota: Texto do espírito Emmanuel psicografado por Chico Xavier.

...Mais
Inserida por pensador

Muitas vezes, teimamos em não ceder. Ficamos carregando um peso nos ombros por causa de nosso orgulho. " Eu estou certo, não vou me rebaixar." Vamos nos curvando, olhando para o chão, vergado pelo peso da nossa teimosia. Passa o tempo, lá na frente nos damos conta do que fizemos. Um frio intenso, de tempo perdido, nos invade. Onde eu estava com a cabeça? Nossa cabeça, estava onde estava nosso coração. Perdida, nos erros de sempre. Retomamos a lucidez, saímos recolhendo pelo caminho os espinhos que espalhamos. Segue a vida! Seguimos nós. Teimarmos, insistirmos nos erros, com certeza não vale a pena.
(Roberto Cacciari)

Inserida por RobertoCacciari

O nosso grande desafio, é fazermos com que o ser vença o ter. Como precisamos da impressão da matéria, é difícil desapegarmos. Nos sentimos mais seguro, tendo. Ser, ainda é algo que não estamos acostumados. Só conseguimos adotarmos a posição de "sermos", quando visamos buscarmos algo que queremos. Ou seja, ficamos bonzinhos, maleáveis,compreensivos, nessas ocasiões. É só conseguirmos, pronto! Voltamos a ser os mesmos. A matéria ainda comanda, por mais que neguemos. Então, as batalhas estão aí em nossa frente. Quem vencerá? O ser tem que vencer!
(Roberto Cacciari)

Inserida por RobertoCacciari

Não podemos continuar falhando conosco. Fazermos planos, perspectivas futuras e não realizá-las. Continuarmos nos frustrando, por não levarmos a frente o que projetamos. Precisamos de metas, motivações. Vivermos só o aqui, só o agora, vencendo problemas, é desgastante.O cotidiano, é frustante. Logo pela manhã, já sabendo tudo que teremos que fazer. E precisamos fazer, ninguém pode nos substituir. Por isso e por muito mais, vamos nos comprometer conosco. Seguirmos em frente com um pouco de sonho. A vida é muito mais que isso. Nós somos muito mais também. Ainda bem né...
(Roberto Cacciari)

Inserida por RobertoCacciari

Só venceremos se acreditarmos na vitória. E a vitória inicia-se com a batalha íntima. Vencermos a nós mesmos. Calar o nosso orgulho. Sufocar de imediato nosso egoísmo. Superar nossos medos. Crer em nós mesmos, como vencedores e não como derrotados frente as batalhas da vida. E a verdadeira vitória é silenciosa, se instala sem alarde. Não quer louros, distinção, é anônima. Só diz respeito a nós. E nos dá acréscimo de responsabilidade. Nos capacitando para novos desafios. Nos tornamos mais serenos. E por fim, já aceitamos as dificuldades que virão, sem revolta, mais preparados, com mais humildade, com mais amor em nós mesmos...
(Roberto Cacciari)

Inserida por RobertoCacciari

Nunca, nos permitamos odiar. Por mais doloroso seja o que nos atingiu. Odiarmos, é nos contaminarmos com o pior dos sentimentos. É fabricarmos e provarmos do próprio veneno. E quem se envenena, morre por dentro. Se afunda em projetos dolorosos. Lutemos, incessantemente contra esses sentimentos. Todos somos merecedores de perdão. Já erramos tanto! Quem fere, magoa, já se encontra ferido. Não afundemos mais, quem se debate no lodo da própria existência. Estendamos as mãos, vibremos amorosamente por quem está nessa situação. Amanhã, poderemos estar na mesma situação! Perdão sempre, por mais difícil seja.
(Roberto Cacciari)

Inserida por RobertoCacciari

Quando uma ideia amorosa, saltar de nosso pensamento para o nosso coração, não deixemos que ela passe. Busquemos colocá-la em prática. Muitas vezes, é Deus falando conosco, nos inspirando. Somos polos receptores do universo do Pai. Peças valiosíssimas, que em um universo de amor, pode contribuir muito. Não damos valor a nós mesmos e as oportunidades do bem, se perdem em muitas ocasiões. Deus ajuda a humanidade, através da própria humanidade. Não há nada de mirabolante, de fantástico, há somente o trabalho amoroso que podemos realizar em nome Dele. Trabalhemos no bem e seremos o bem em ação.
(Roberto Cacciari)

Inserida por RobertoCacciari

Certa feita, uma grande alma nos alertou : "Se, as críticas que nos alcançam, são verdadeiras, busquemos corrigi-las; Senão, não liguemos para elas". É certo que não agradaremos a todos em nossa trajetória. Cada um de nós, sente a vida de uma forma. Agimos de acordo com a nossa vivência e aprendizado. A nossa preocupação maior, deve ser quanto as nossas intenções. Pois, elas antecedem as nossas ações. O desafio é vivermos em paz. Também promovermos a concórdia. Se podemos viver em paz, com entendimento fraterno, porquê não buscá-los? Está em nós essa missão. Nos esforcemos!
(Roberto Cacciari)

Inserida por RobertoCacciari