Construção Coletiva
Proteger direitos não é um favor, nem tampouco monopólio de determinadas Instituições; antes disso, é uma obrigação coletiva.
Aquilo que foi liberdade ao outro passa a ser dele também.
Reserve-se e potencialize-se no que deseja entregar ao mundo.
Este livro não é sobre política no sentido tradicional; trata-se de um livro sobre poder – sobre como ele é conquistado, exercido e mantido por aqueles que compreendem as regras invisíveis que governam a mente coletiva.
Mortaza, J. (2025). O Algoritmo das Massas: Decifrando os movimentos políticos. Porto Alegre: UICLAP.
O que é o conceito de realidade perante nossos olhos e mentes.
Podemos definir a realidade como um estado de tudo que se entende por real. Que tem uma existência objetiva, sempre expondo o que é um fato real, concreto, e palpável, com isto gerando uma compreensão sobre o que podemos entender como um contraste sobre outras formas de realidade, ou seja, a realidade imaginária ou fictícia, até mesmo a realidade virtual que hoje presenciamos e que está presente em todos os lugares. Para muitos a realidade virtual sobrepôs a realidade objetiva. A real situação.
A realidade objetiva mostra a essência dos fatos, além de como podemos ser na forma ideal, ou seja, a objetividade se refere ao realismo.
Hoje em dia queremos descobrir o porque de estarmos vivendo uma realidade tão conturbada e fora de propósito. Será que estamos contentes em ser sempre os esquecidos, os rejeitados, os que nada querem ou nada sabem.
Com isso vem uma dúvida de porquê tantos dissabores e angustias e nem ao menos sabemos a razão para termos de passar por estas provas.
Para muitos de nós, viver a realidade se torna quase impossível de ser vivida, onde muitos passam por sofrimento dos mais diversos, situações difíceis e complicadas, ambientes ameaçadores e perigosos. A realidade do mundo não é fácil e nem a como dar muitas explicações ou definições de como podemos interpretar todo este quadro.
Mas apesar de tudo, e muitas vezes sequer notado, somos preparados para vivenciar e confrontar a nossa própria realidade. Porque a realidade do outro sempre será mais fácil de ser vivida do que a da gente mesmo. Uma coisa interessante seria partir do principio que temos a realidade coletiva, mas temos a realidade de cada um de nós, onde temos o nosso entendimento e agimos de acordo com nossas próprias decisões.
Marcelo Martins
“Nos documentos e convenções da OIT, são reconhecidos o direito de sindicalização, o direito de negociação coletiva e o direito de greve, instrumentos de afirmação dos interesses dos trabalhadores e do poder sindical.”
Quando você evolui, o processo natural é que todos que queiram se manter a sua volta, também evoluam!
O Ego nos faz acreditar que o foco deve estar no individual mas a sabedoria reconhece que a potência está no coletivo!
Por vezes irão te odiar sem motivo. Mal sabem as pessoas que direcionam esse sentimento a você que, na verdade, estão ajudando tijolo por tijolo na construção do seu sucesso. E que mais tarde elas mesmas terão inveja dele.
Um passo à frente.
Precisamos todos os dias estar cientes de nosso papel na construção por uma cidade, um estado e uma nação democrática. Pensar como as pessoas pensam é importantíssimo para avançarmos nas melhorias e condições de vida de uma nação, sobretudo, a diferença está justamente o meio em que se vive. Assimilar as dificuldades é sempre buscar ajustar as imperfeições e tornar o seu ambiente de vivência harmoniosa. Não existe vivência sem estar inserido dentro desse contexto. Porém, entender os anseios da população será determinante para a tomada de decisões, não adianta estar dentro dos gabinetes regorjeado por seus subservientes, quando na verdade o que se vê são inúmeras reclamações. Isso conotará, com certeza, em decepção, até porque é fruto da inobservância, a decepção.
Projetar um passo a frente será decisivo para se atingir o bem estar coletivo, certo de que a melhor forma para isso é justamente, entender que o ambiente esteja desfavorável ou favorável, será uma questão de leitura, e, claro, de escolha.
Osnildo Silveira
O erro, quando analisado, fornecerá os blocos de construção para sucessos futuros que serão muito maiores.
RE-CONSTRUÇÃO
Não tenho medo que o tempo
apague minha memória, afinal,
ele constrói, reconstrói e destrói.
Talvez destruir, também,
seja um forma de reconstrução.
A construção do Brasil dos nossos sonhos vai demorar mais do que a gente imagina, porque envolve mudanças de natureza cultural.
"Não tente CONSTRUIR uma familia encima de DESTRUIR outra. Uma construção assim, só pode terminar em RUÍNA."
—By Coelhinha
