Conceito
Dentro do contexto da história bíblica das irmãs, faz-se necessário que sejamos mais MARTA do que Maria em nossa vida, se não quisermos deixar de lado o que realmente é relevante em nossa existência ser vivenciado.
O conceito inteiro é absurdo. Então acha que em algum lugar do mundo há uma só pessoa que nos completa. É ridículo.
Um conceito é uma representação complexa, elaborada e abstrata da realidade percebida - habitualmente evocada através de uma simples expressão verbal, imagem ou fórmula - e capaz de funcionar simultaneamente como unidade de conhecimento e unidade de comunicação
[extraído do livro 'O Uso dos Conceitos - uma abordagem interdisciplinar'. Petrópolis: Editora Vozes, 2021, p.36]
O problema da intolerância na Humanidade é que as pessoas estão repletas de certezas conceituais, e ínfima humildade para questionar suas visões particulares de mundo.
Não é porque temos uma junção de letras que formam uma palavra de conceito bom, que ao ser proferida, ela venha com seu significado disposto, pois depende do significante dela para quem a pronuncia, bem como a afetividade que projeta nela ao enunciá-la.
Fatalidade diz respeito a um acontecimento que não se pode evitar, passando disso, geralmente se trata de um ato criminoso uma ação que provoque danos a outrem.
Cada pessoa percebe o mundo e a si mesma conforme a sua capacidade física, intelectual e psíquica, por isso temos que cuidar quando defendemos nossos pontos de vista como verdadeiros acima de todos, pois pode se tratar apenas de um caso de 'miopia conceitual' nosso.
A mudança de concepções ao longo da vida é algo inevitável, se assim não for, algumas engrenagens pessoais precisam urgentemente de reparos.
Não aprecio rótulos em geral, pois eles nos aprisionam, ficamos geralmente fechados neles, e feito um pacto, parece que temos que provar o tempo todo que eles fazem parte de nós.
Vida é movimento, eis porque nos conceituarmos é relativamente perigoso, pois temos ainda o futuro a nos definir, afinal, enquanto vivos estivermos, o jogo ainda não acabou.
Nossas crenças, consequentemente nossa percepção do mundo e de nós mesmos, é que molda quem estamos sendo, não nossa composição química e genética por si só.
Como gostaria que chegasse o dia em que o ZÉ CARIOCA não fosse mais do que um personagem fictício a nos divertir, e que em nada nos identifiquemos mais com ele, e nem o mundo faça a ligação dele conosco.
Para que compreendamos porque uma pessoa gosta ou não de algo ou alguém, faz-se necessário que entendamos o que este algo ou alguém representa para ela.
