Comportamento
Antes de gritar respire quantas vezes for necessário,
tome fôlego até perceber que será inútil, até porque
os hábeis em provocar o descontrole alheio em geral
são desprovidos da capacidade de ouvir.
Sei que a vida é formada por caixinhas que se multiplicam na dança dos anos, acompanhando as tendências de comportamento vigente. Assim, há sempre uma regra para se ser.
A confiança é um pilar sustentar na relação do homem perante a sociedade. Cada indivíduo pode garanti-la por meio do bom comportamento.
SEXTA FEIRA
Que fantasma é esse que persegue o Robson Crusoé?
Quando ele chegou à ilha
Podia imaginar sua existência,
Afinal, os índios habitam tudo.
Sexta-feira se acostumará.
A “civilização amedronta os selvagens”
Mas um dia ela se entenderá.
A hora chegará quando
Sexta- feira souber
que o sábado existe!
Copyright © 2007 by Jôsi Baraúna
Estes são os superpoderes do ser humano: a verdade e a mentira. A verdade transforma o mal em bem, e a mentira transforma o bem em mal.
Mudar o mundo... eu, sozinho? Sei que não. Mas mudar uma fração dele, disto não tenha dúvida. E se você pensar "macro" e também fizer a sua parte, você verá que, somadas as frações, conseguiremos o todo melhor.
Não deixar que situações que nos alteram, por ora, interfira naquilo que, de fato, somos por inteiro é o que diferencia os grandes dos miseráveis.
As pessoas costumam fazer as coisas por diferentes razões.
Assim, não julgue UM pela motivação do OUTRO.
Muitas vezes dificultamos nossa vida simplesmente pela maneira rude e indiferente com a qual tratamos as pessoas.
Já especulou a vida de alguém através de terceiros na tentativa de validar o caráter desta pessoa e terminou com mais dúvidas do que começou? Pois é, se você não conseguiu conhecer uma pessoa convivendo com ela, não será através da opinião dos outros que isso irá ocorrer. Primeiramente, você não sabe a intenção das pessoas, se é de te ajudar ou envenenar, segundo, elas irão lhe falar com base nas suas próprias visões de mundo e experiências com este indivíduo, que podem ter sido rasas e superficiais, e por fim, você estará sempre ouvindo apenas um lado da história.
Aprenda a ler os sinais, use sua intuição e principalmente observe o que esta pessoa faz e fala e se existe coerência em suas ideias. E se depois de tudo isso, você ainda não tiver conseguido decifrar este ser humano, liberte-se! Ninguém merece conviver com uma esfinge!
O teu corpo nao é o problema, nunca foi. Muito provavelmente a definição estreita que a sociedade define como "corpo ideal" sempre foi o problema. Teu corpo é um instrumento, não um enfeite.
O mundo é civilizado. Não pela essência desse adjetivo, mas porque é habitado por indivíduos não militares em sua maioria. E o ano é 2020.
O brasileiro, na sua "falta de conhecimento", tem o costume de chamar os que são sábios de "soberbos".
Que o mundo gira isso é fato mas, para se manter no topo você precisa ter discernimento, humildade e principalmente gratidão. Seja grato pelo que tem, sendo assim só haverão grandes mudanças dentro de você e para melhor...
Jamais suscite um desafeto que tenha mais "poder de fogo" que você! Seria uma tragédia ver seus sonhos conquistados ruírem porque você agiu por instinto e não pela razão, quando poderia, num determinado momento, retroceder um passo e aguardar a hora exata de dar três à frente!
Para gostar de poesia...
Não basta apenas lê-la. Buscar sentir o que sente o poeta no momento da criação da obra é quase impossível. O que leva o poeta (ou poetisa), a escrever versos que nos emocionam? Que momento é esse o da criação, da construção da obra? Introspectivo, quase sempre sem atenção às métricas ou rimas, sem o desejo pleno de muitas vezes, ser entendido ou compreendido... o poeta escreve para si, entrega, sem segredos, o que rasga-lhe a alma ou a alegra, mesmo que passageira, traduz nas letras de sua virtude, não raro, o que se identifica com o desejo silencioso do outro que não consegue exprimir um sentimento gêmeo, mas o sente... e o que lê, admira, sereno e profundamente tocado!
Muitas vezes esquecemos que disciplina realmente significa ensinar, não punir. Um discípulo é um estudante, não um destinatário de consequências comportamentais.
