Complexidade da Vida

Cerca de 234168 frases e pensamentos: Complexidade da Vida

Vida pós Copa

Após um mês de estádios lotados e a maior audiência mundial em se tratando de megaeventos o Brasil, lentamente, retoma suas preocupações cotidianas que vêm sendo sistematicamente empurradas com a barriga pelos políticos de sempre. Nada que não tivesse ocorrido em passado recente de triste memória após o período ditatorial que não pode ser esquecido e precisa ainda de muita luz para que se entenda quem e quais foram os protagonistas desse momento histórico e que ainda hoje, sorrateiros, já saíram de sua curta hibernação.

Infelizmente, em praticamente todos os segmentos de nossa sociedade encontramos esses espoliadores contumazes da energia do trabalhador brasileiro comum que os hospeda tal e qual os vermes que sobrevivem em nossas entranhas sem que tenhamos noção ou discernimento de suas vocações Darwinianas anormais, das quais se utilizam para se manterem e perpetuarem sua espécie.

Adotam comportamentos camaleônicos espúrios e inomináveis, assegurando a passagem dessa mesma carga genética de seus mentores que formaram seus feudos em todo o território nacional com as marcas do Coronelismo.

A democracia ainda é a melhor das alternativas, propiciando liberdade de expressão, pensamento e soberania de uma nação, os custos dessa opção continuam muito elevados em nosso país, convivemos ainda com extremas desigualdades sociais e índices alarmantes de concentração de renda.

Os esforços recentes para melhoria das condições de vida de nosso povo, para com a saúde, educação, segurança e bem estar social se mostram insuficientes para que possamos nos acomodar e negarmos nossa condição de jovem nação democrática em busca de um caminho que abarque a todos que trabalham e contribuem para a construção e expansão da riqueza material e cultural que beneficie a todos brasileiros e não os mesmos grupos de sempre.

A Copa acabou, os turistas ficaram maravilhados com nossas belezas naturais e a docilidade de nosso povo, gente tradicionalmente simples e acolhedora, sem dúvida um aspecto positivo desse evento, mas eles vão embora, será que a mobilização das forças armadas, polícias federal, civil e militar será mantida para que, sem a Copa, os índices de violência e total insegurança urbana volte a nos assombrar?

Constatamos em razão da Copa das Copas que podemos enfrentar qualquer problema em nosso país, contudo somos reféns de nós mesmos quando deixamos de exercer nossa cidadania e pouco nos interessamos pelas questões políticas que desde sempre norteiam as prioridades emanadas dos gabinetes.

Os partidos políticos existentes estão muito parecidos em suas cartas de intenções e doutrinas e pouco representam os anseios da grande maioria de nosso povo.

Estratégias e projetos para o país, engendrados pelos partidos majoritários, se confundem em seus resultados, alianças esquisitas e acomodações que supostamente se arranjam para permitir a governabilidade e, ad aeternum. Nós e nossos descendentes pagaremos essa conta.

A Copa acabou, as mazelas estão nos mesmos lugares de sempre, mas temos eleições, não podemos delegar aos mesmos o poder de infelicitar nossas vidas. Podemos e temos que fazer melhor, tendo a consciência de que esse processo é lento e precisaremos ainda de algumas gerações para resgatar alguns poucos valores humanos e morais que são a base para uma sociedade mais justa, a começar pela honestidade e ética.

(Artigo de Paulo Afonso de Barros, publicado no Jornal O Vale, 17.07.2014 - http://www.digitalflip.com.br/ovale/flip/Edicoes/01345%3D17-07-2014/02.PDF)

Inserida por pauloafonsobarros57

Virando a página...

Nossas mentes continuam conectadas àqueles que amamos, não há distâncias ou barreiras que impeçam nossa harmonia com entes queridos distantes fisicamente ou que já nos deixaram, mas permanecem vivos além túmulo.

Os vínculos que resistem não se devem necessariamente ao parentesco material ou consanguíneo, há por certo afinidades maiores ou menores e aversões, essas merecem especial atenção para que possamos compreendê-las e saibamos melhor lidar com elas.

Só permanece vivo o que nutrimos.

Um tecido do corpo humano só vive com a oxigenação que alimenta cada célula, basta cortar o fluxo que lhe dá vida e ele perece.

O que estamos nutrindo em nossas vidas?

É possível que uma reflexão diária, desarmadas nossas defesas internas em permanente alerta, nos permita começar a tatear as razões que nos entristecem e impactam nossas vidas ou a de alguém mais que está ao lado.

Olhar para nós mesmos, atentando para determinada ação que estamos adiando é um caminho possível, se não conseguimos fazer esse percurso sozinhos procuremos a força interior para pedirmos ajuda.

Se prestarmos atenção em nossos dias perceberemos que não sabemos quase nada, razão pela qual não conseguimos responder a uma série de dúvidas que nos inquietam, em especial muitas das situações que ocorrem dentro de nossas casas.

Porque se faz tão difícil admitirmos nossos limites?

Orgulho, vaidade, vergonha, medo?

Engano pensar que seja possível sermos instrumento de algum mal que afete somente a nós mesmos, sempre haverá um alguém ao menos que sofrerá conosco.

É difícil virar a página e seguirmos adiante se, ao olharmos para trás, nos depararmos com tantas pendências que nos acompanham e que nos remetem a todas as páginas de uma vida que pensávamos tê-las virado, de nada adianta voltarmos a elas somente para sofrer, vale a pena revisitá-las para nos libertarmos para melhor viver.

Sim, temos limites e, ao admiti-los não seremos menores, descobriremos como é preciso sermos fortes para encararmos nossas limitações, fácil não é, mas é possível.

Quanto a quem se socorrer e pedir amparo, peçamos com fé a Deus, que não faz restrições a nenhuma crença, Ele pode nos sugerir algum caminho, pode vir num sonho, por alguém que nunca vimos ou de uma pessoa com quem convivemos há anos, esse momento será inesquecível.

Paz e serenidade!

Inserida por pauloafonsobarros57

Mantas da vida..

Quando inquietos, o que hoje não é raro, talvez estejamos a buscar sentidos no que ainda se faz oculto, mas está presente em nossa caminhada.

Difícil, mas necessário aprender com o tempo que o melhor é não escolher atalhos afoitamente, embora aparentem encurtar caminhos, apenas ensejam e alimentam a ânsia de chegar mais rápido, onde estão nossas entranhas para lá nos fartarmos de todos nossos segredos.

Apenas engano, necessário jornadear por onde tem que ser, assuntando os sinais, sons e cheiros que, por menores e supostamente desconexos que sejam, na verdade são significativos retalhos das mantas das vidas, estas sim, entrelaçadas com um único fim que ainda desconhecemos...

Inserida por pauloafonsobarros57

Sentidos para a vida...


Durante momentos de felicidade e alegria intensas, tristezas, frustrações, decepções consigo mesmo ou para com outros de quem gostamos nos perguntamos, qual o sentido de nossas vidas?

Ao revermos nossa história e o que já vivenciamos revivemos as experiências acumuladas durante os caminhos percorridos, especialmente quando estivemos sozinhos.

Observemos nossas realizações quando fizemos boas escolhas e as menos felizes que nos trouxeram incômodos e a necessidade de repensar onde gostaríamos de chegar.

Olhemos agora à nossa volta, ouçamos, por mais breves instantes que sejam, a voz do coração, se nos aquietarmos saibamos, estamos onde deveríamos estar, ao menos por ora, pois, longe está de ser o fim, mas e, se ao contrário, se inquietos e desconfortáveis estejamos certos, melhor caminhar...

Inserida por pauloafonsobarros57

Em minha vida eu tive quedas que me tornaram bem mais forte, e com os cortes nas pedras, eu me tornei bem mais cuidadoso, por isso que hoje eu ando bem mais devagar, vou com calma, de mãos dadas com a minha alma, na luz de Deus, Vou observando tudo em todos, agora eu não tenho pressa de chegar, e uma coisa importante que aprendi é que apesar de todos os descasos e desencantos, eu estou aqui, sobrevivi, e sei que com a minha fé, eu vou continuar a escrever a minha história...

Inserida por valdirventuri

Não intendo a vida, mas vivo pra ententer.

Inserida por BoazMelo

Sozinho vou estar quando não estiver em nenhum lugar.

Inserida por RogerioLello

" Se um dia te sentires perdido dentro de sua própria alma, olhe para o céu com fé, pois aquele que te deu a vida mora lá em cima e te ajudará a encontrar o trilho certo de onde você se perdeu. "

Inserida por CarolinaGomesA

Quando tudo ficar obscuro olhe ao redor,
Deus te estende braços de possibilidades,
Basta se abraçar em um deles e ter força,
Pois lá encima o verde de vida te aguarda!

Inserida por rockfellerfo

Todos almejamos estar dentro do Jardim do Éden!
Se do fruto gerou pecado do pecado somos o fruto,
Abertos foram os caminhos nos conduzindo à Terra,
Caímos então por terra a procura da felicidade!

Um livro foi aberto por Ele para eu decidir o final,
Tomo em minhas mãos o fruto da árvore da vida,
Com o conhecimento que Dele recebi posso provar,
Construindo nosso Jardim, separando o bem do mal.

Minha escolha foi feita, assentasse comigo no banco,
Apreciemos agora o Jardim que por nós foi construído.
Por vezes seremos tentados nas lutas da vida e na dor,
Mas juntos venceremos, pois foram escolhas por amor!

Inserida por rockfellerfo

A vida que reclamamos é a teia que foi balançada, puxada, cortada e machucada nas tramas equivocadas de nossas escolhas.

Inserida por elisbusanello

O ruim é que não estamos sós. Muitos são afetados na teia das nossas escolhas.

Inserida por elisbusanello

O bom é que não estamos sós. Muitos podem ser beneficiados na teia das nossas escolhas.

Inserida por elisbusanello

Jamais morre quem fica eternizado no som de uma linda melodia ou nos versos de uma poesia.

Inserida por Luciserena

Quando a ingratidão vem de uma das pessoas que amamos é como se uma faca adentrasse nossa alma, dilacerando-a provocando uma dor profunda, que é transformada em lágrimas.

Inserida por Sol2012

Sonhar é preciso.

Inserida por ArturSilvaBz

Não nos damos conta que não temos
todo tempo
A vida corre ,voa e a vida é boa
Em alguns momentos,
nosso coração dispara
Por vezes passamos por meio
a nuvens ,chuvas e trovoadas
Por vezes não sabemos entender
o que passa a acontecer
E mesmo quando não parece ter
mais razões para viver
Deus sempre no mostra
Que tudo vale a pena
e não temos tempo a perder
E vem um novo amanhecer cheio
esperanças
Que nos faz crianças prontas
para brincar
e viver aproveitando cada
um segundo
nesse mundo sem perder
a vontade
de espalhar bondade.

Inserida por IrmaJardim

Se a Lua é insignificante para você. você realmente não entendeu nada da vida...

Inserida por RoneiPortodaRocha

Alguém pode facilmente dar cabo à minha vida. Mas, nunca poderá facilmente apagar o legado que deixarei...

Inserida por RoneiPortodaRocha

Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, devo admitir: Alguma coisa valeu a pena...

Inserida por RoneiPortodaRocha