Como a Vida Imita o Xadrez de Gary Kasparov

Cerca de 451846 frases e pensamentos: Como a Vida Imita o Xadrez de Gary Kasparov

Educação liberal consiste no estudo cuidadoso das obras dos grandes gênios da cultura a fim de preservá-las, interpretá-las ou renová-las.

Jesus Cristo, segundo o Evangelho, aos doze anos não somente estava estudando como também ensinando as doutrinas judaicas. Ele já havia, portanto, assimilado toda a cultura judaica. O Buda passou anos estudando com ascetas e místicos hindus para assimilar a tradição hindu. Moisés, segundo a tradição, não somente sabia as doutrinas judaicas como também estudou a tradição egípcia, recebendo uma excelente formação no palácio do faraó. Confúcio disse certa vez que se tivesse mais cinquenta anos de vida ele os dedicaria todos ao estudo dos clássicos da tradição chinesa. Então, uma característica comum dos grandes talentos consiste no fato de que todos fizeram um esforço de assimilação cultural, e a partir disso fizeram uma contribuição.

O que Mortimer Adler chamou de 'grande conversação' consiste no diálogo do indivíduo com os grandes talentos da cultura. Não basta que você leia as suas obras, é preciso que você dialogue com eles, que você tente reproduzir em você a experiência deles quando eles deram determinada contribuição. Essa é outra característica interessantíssima das grandes obras. Como as grandes obras falam de ideias mais ou menos inovadoras, pioneiras, então a maior parte das pessoas não as compreendem. E como não é fácil falar de um objeto inédito, ao escrever sobre ele o gênio cultural traça em sua obra o caminho mental que o levou a fazer determinada descoberta. Então uma grande obra não ensina apenas a sua ideia central, mas também dá uma ideia de como funciona a mente de um gênio. Nesse sentido, ela treina ou prepara a mente do leitor para que opere de modo semelhante à mente de um gênio. Esse é o principal benefício pessoal que alguém pode extrair de uma educação liberal.

Enquanto todas as palavras são insuficientes para descrever um momento, uma simples imagem, é capaz de traduzir todo um sentimento.

"É engraçado e até irônico: um sapo ser beijado por uma princesa e transformado em príncipe é história da carochinha. Agora, um suposto ser unicelular (inobservado) ao longo de bilhões de anos se transformar em Australopithecus e depois em Charles Darwin (inobservado), isso sim, é considerado ciência!"

As palavras decoram o pensamento.

"A LIBRAS é uma língua independente de qualquer outra, porém influenciada culturalmente pelo Português"

"A maior barreira para se aprender uma nova Língua não é intelectual ou de recursos, e sim emocional"

"Procure valorizar o se interior. Esqueça o que os outros dizem de você. O importante é estar bem com você mesmo, sem prejudicar ninguém".

A questão vai ser sempre a oportunidade perdida. (É onde tudo poderia ser diferente e você não foi) Por: Silvia Godoi

Não faz sentido amar o outro mais que a si!
O outro, um dia se vai.
Mas você, o seu EU, mesmo com suas cicatrizes, continuará contigo, ainda que você tenha mudado tanto à ponto de nem se reconhecer mais.
Nessa situação, Ame-se ainda mais!
Se você não for capaz de amar-se em primeiro lugar, espera mesmo que o outro faça isso por você?

Olhando em direção ao céu, senti uma leve brisa me tocar. Nesse instante, elevei meus pensamentos a Deus e o agradeci pela dádiva da vida e por me conceder sentir seu sussurrar.

Egocentrismo, a arte que pessoas mimadas têm de achar que o mundo gira ao redor do próprio umbigo. De se acharem sempre certas.

Complexa; misteriosa; desconfiada; marrenta; sensível; teimosa; chata as vezes, Rsrsrs; menstruação; TPM, Com tudo isso eu prefiro esse SERUMANINHO Fantástico chamada MULHER!!!

Quem compra status, vende o caráter!

Perseverança é ter o privilégio de colher os bons frutos das sementes plantadas. Nem sempre é fácil, mas vale a pena.

A maior prova de demonstração de fidelidade é estar junto e apoiar quando tudo está perdido. Não apenas quando tudo está bem.

Escrever é o fluir da alma, falar é o desabrochar da emoção, cantar é o respirar da calma, viver é o morrer da razão!

Eu preciso de alegria para sorrir;
Eu preciso de paz para acalmar;
Eu preciso de dinheiro para comprar;
Eu preciso de DEUS para orar e
preciso de você para AMAR.

A loucura de muitos se chama amor, mas a obsessão de outros se chama paixão.

ALMEIDA, Bruno de Souza. "Reflexões". Resende, 27 de Novembro de 2015.

Me diz, se ao menos hoje já pensou em alguém que não fosse você?
Então se sente confiante o suficiente pra julgar os males do mundo?
Reflita: qual porcentagem dos seus pensamentos durante o dia incluem Deus, toda a humanidade ou ao menos a criação?

Escola não é para todos, escola é para quem quer.