Coleção pessoal de yonnemoreno
Ciclos da Existência
As sombras são como véus finos, frios e escuros. Quando a tristeza chega, elas te acolhem, te envolvem, te apertam e, às vezes, parecem até te sufocar. As sombras podem ser pesadas e deprimentes.
Todos nós, ao longo da vida, atravessamos momentos de escuridão, de claridade e de serenidade. Ninguém fica imune aos ciclos da vida.
Rua Chamada Passado
Estou andando pela rua chamada passado.
Às vezes, penso que sempre amei estar lá, não por querer permanecer presa a ele, mas porque foi uma época muito boa.
Não estou vivendo lá; estou apenas a passeio.
É um passeio que me faz bem. A gente sempre retorna, ainda que em pensamentos, aos lugares que amamos.
A gente ri e gargalha.
A gente suspira e sorri.
É um toque acolhedor.
Lá, confiamos em quem amamos. Lá existe o amor, esse poder que o mundo, tantas vezes, tenta nos ensinar a perder, mas que jamais deveríamos abandonar.
Há lugares que não voltamos com os pés, mas com a alma.
Contudo, sou só
Só eu e você.
Contudo, é você.
Contigo, só eu.
Com todos, é só você.
Com você, somos nós.
Contudo, sou só.
Vestida de Passado
Estou vestida de passado, mas meu corpo pertence ao meu presente, e você o conhece bem.
Todos precisam ser livres.
Perdoe-me.
Há mentes que não têm permissão para dedilhar corações, até porque a vida não é um truque.
Eu a chamo de “bem maior”, porque o bem, em qualquer circunstância — tanto nos momentos bons quanto nos maus — continua sendo um bem e carrega seu próprio valor.
Bem sei que existem bens cujo valor se torna inexistente, invisível e oculto. E aqui, talvez seja um caso… ou talvez não.
Às vezes, o tempo engana; veste-se com máscaras que até eu desconheço.
Por estratégias da vida, há bens que são exilados e males aclamados.
O tempo é o verdadeiro lobo mau!
O Ontem Não Me Abandonou
Há corações que são como insígnias: abrem qualquer porta, mas dificilmente abrem a própria.
Ao olhar meu chacra, minhas auras profundas e os anéis de energia, sinto frio. Curiosamente, isso me conforta.
Sinto saudade da chama que explodia em nossas bocas, aquecendo o meu ser.
Perdoe-me.
Não me chame, não me cobre.
Nada tem me confortado, e nos olhos do hoje você está oculto. Meu pedido de desistência já foi escrito no livro dos meus suspiros longos e profundos.
Espero que isso não soe como uma cobrança.
O ontem e o hoje, em certas horas, se fundem e me confundem.
O ontem não me abandonou por completo, embora o hoje me abrace.
Olhe para mim.
Sua insistência em minha mente não floresce, não me aquece, e o abraço já não se fecha.
É notório que muito dinheiro e poder, às vezes, sejam sinônimos de dificuldade e tristeza.
Acho que o adeus é o mais provável, até porque não quero que nada me magoe. Preciso pensar no meu bem-estar.
Dizem que o tempo faz a gente crescer, amar, rir e chorar.
Dizem que o tempo também nos faz curar e esquecer.
Dizem… dizem…
Cheiros iluminados
Nunca gostei de interromper o choro de uma alegria existente em você, até porque sentimentos não são tão simples assim. Quando são puros e verdadeiros, não é fácil esquecer.
Seus cheiros e suas nuances fazem o mundo dar voltas, e eu retorno ao tema dos cheiros porque sou viciada em sua essência. Talvez seja porque eu ainda acredite nos sentimentos.
É um assunto interessante, curioso e misterioso.
Então, hoje, envie um sachê de amor para quem você ama.
Cheiros iluminados e beijos dourados para você.
O Barulho do Silêncio
O barulho do silêncio em meus ouvidos é um cântico profundo de uma luta sem fim.
Ou talvez esse barulho seja tão alto, intenso e veloz que eu, em meus devaneios, ainda não tivesse percebido o quão forte me torno na presença do silêncio.
Meu silêncio sempre está comigo.
Meu silêncio fala, grita e chora.
Meu silêncio sussurra, acolhe e abraça.
Meu silêncio eu não divido, não compartilho com ninguém.
Meu silêncio é meu, somente meu.
Foi assim que decidi certo dia.
Mas nem tudo acontece conforme nossos pensamentos ou decisões tomadas nas horas mais nebulosas de nossas vidas.
E foi assim que comecei a abrir as janelas dos meus olhos e a porta do meu coração.
O silêncio não mata.
No entanto, pode presenciar a morte chegar.
Mãos Atadas
E eu aqui…
Às vezes penso que tudo aquilo que pode ser mudado é justamente o que não deveríamos mudar, porque já está escrito.
No entanto, ao meu ver, tudo aquilo que parece impossível de mudar é exatamente o que deveríamos transformar, apesar dos sacrifícios, das dores, do choro e até dos fins que isso possa causar.
Levo isso como um raciocínio de uma equação matemática.
Mas sabendo que cada problema possui sua própria equação, cada condição exige um raciocínio diferente.
É triste quando as falhas são conhecidas e reconhecidas.
Sabemos como consertar, mas não podemos — ou não temos poder suficiente — para fazê-lo.
A isso eu chamo de:
“Mãos Atadas.”
A Paz Que o Poder Não Compra
Dinheiro, poder e política movem o mundo.
Eu os comparo a um campo de batalha, onde alguns são exaltados enquanto outros saem machucados.
No entanto, esses poderes também precisam de nós, meros mortais, para que o movimento continue deslizando neste grande palco. Afinal, somos a alavanca que move o país.
Existe uma realidade simples, e ela é um fato: só há paz quando todos têm o que querem e o que merecem.
Ainda assim, nem sempre possuir aquilo que se deseja — ou até mesmo aquilo que se merece — nos traz a paz esperada.
Nem Sempre se Pode Blefar
A idade chega para todos, mas, em qualquer fase da vida, quando precisamos, queremos uma chance… depois mais uma, e mais outra.
A vida é louca e, com o passar do tempo, torna-se cansativa.
Existem tantas mentiras no mundo, mas, graças a um Ser maior, ainda existem verdades que soam como um cântico celestial.
Há chances que são como cartas: damos tantas, enquanto alguns insistem em dizer que ainda possuem um trunfo, esquecendo que, na vida, nem sempre se pode blefar. Até porque não existe nada neste universo mais precioso do que a nossa própria vida.
Muitos só não se perdem porque Deus permanece presente em seus caminhos.
Aprendi que a vida é valiosa para quem sabe decifrá-la; do contrário, ela se torna um fardo pesado demais para carregar.
Então, não me faça chorar.
O Mundo Dentro do Meu Mundo
Eu sei.
Eu sei o que está escrito no manuscrito.
É longo e agridoce.
Mas quem vai escrever o seu nome?
Quem vai dizer o que houve nos momentos maravilhosos e nos tempos sombrios?
Só um momento, por favor…
Eu sei sorrir.
Eu sei amar.
Mas não sei dizer adeus.
Tudo se torna diferente quando as falhas do tempo são preenchidas por remendos de lembranças.
Os outros não conhecem os erros, mas você conheceria.
Sorri… porque sabe que eu sei exatamente onde as falhas se instalaram.
Eu me esforcei, e tudo era profundo.
Era para ser um livro, mas achei melhor dividir em pedaços:
fragmentos em poesias.
Porque assim posso revivê-las em meus vários olhares, em meus múltiplos suspiros.
Seu nome era o meu slogan.
Nossa vida, uma crônica maravilhosa.
Somente eu para entender aquele mundo dentro do meu mundo.
Só um momento, por favor…
Eu sei sorrir.
Eu sei amar.
Mas não sei dizer adeus.
MÃE
Magnitude tão especial
Não se pode esconder o excesso de amor incondicional dentro do peito de uma mulher que é mãe.
Quando a maternidade chega, uma infinidade de coisas acontece dentro do seu corpo: mistérios e milagres se fundem. Ela cede espaço, doa vitaminas, sangue, alimento e tudo aquilo que um dia também lhe foi doado, para receber seu filho.
Tudo nela se desloca, muda de lugar e se transforma para proteger a vida que carrega. No fundo desse coração encharcado de amor, existe uma fortaleza criada para servir de suporte seguro, forte e confiável.
Somos fortaleza, somos força, somos mãe.
E, como sempre digo: Dia das Mães são todos os dias.
Feliz Dia das Mães a todas!
O Teatro Mudo do Amor
Vidas ligadas, mas pedindo socorro.
Um homem e uma mulher caminhavam ouvindo que a lei diz: quem compra a morte também deve morrer.
Mas será que você não percebe que nem tudo o que se ouve faz sentido?
Embora, às vezes, possa até parecer o correto.
Eu acreditei em um conto de fadas, mas acho que você foi um tirano.
Então, perdi-me em uma piscina de desilusões, onde até o seu quarto ainda fala comigo.
As mãos que antes andavam dadas agora estão rachadas.
Entre um homem e uma mulher, já não existe mais a confiança que deveria existir.
E foi assim que começou o teatro mudo.
O amor feliz não precisa de falas.
O coração em festa já grita sozinho.
E a desilusão também.
Porque existem silêncios que dizem tudo.
Palmas para mim.
O Que Ainda Nos Salva
O ser humano pode ser cruel.
O mundo, muitas vezes, também é corrupto e cruel.
Existem tantos mistérios, tantas forças angelicais e demoníacas, que nem somos capazes de compreender — e talvez seja melhor assim.
O essencial, o que realmente conforta, é acreditar que ainda existe justiça neste mundo e que o amor é capaz de superar tudo.
Por isso, não me despreze por eu não enxergar o mundo da mesma forma que você. Afinal, você também não entende quase nada dele.
No entanto, uma coisa é certa:
o amor cura tudo, até mesmo as pessoas ruins.
Apesar de tudo, acho que precisamos nos apegar à esperança que ainda resta em nosso mundo.
Ainda Vejo Você
Você dizia “eu te amo”, mas não embalava as palavras em nuvens negras.
Era sempre luz cintilante.
Era puro — até um tanto ingênuo.
Ali não era o ator falando, e sim o ser humano em sua mais pura essência.
Ali, eu era sua.
Agora, sentada na relva do meu jardim, eu te vejo.
E, com água nos olhos, você não me enxerga.
Vejo seu esforço, suas quedas, seu desespero e sua solidão.
Ontem, você disse “eu te amo”.
Eu sorri.
Hoje, o amor inexiste.
No entanto, ainda há amigos verdadeiros, amizades sólidas
e responsabilidades conduzidas com dedicação.
Vestida de Mim
Deitar na cama dos sentimentos, apoiar a cabeça em um travesseiro feito de música, cobrir-me com a manta das lembranças e sentir, em mim, a brisa chamada amor.
Amo tudo isso — e muito mais. Até porque meu coração entende que a pílula do meu sono tranquilo é você.
Fui ontem uma princesa que, no hoje, foi coroada.
Nunca se esqueça: o tempo nos presenteia, muitas vezes, em épocas desiguais — justamente quando, em nossos pensamentos, acreditávamos ter sido esquecidos.
Entenda: tenho os pirilampos para iluminar o meu espaço, iluminar o meu mundo… e tudo corre bem no meu tempo.
Carrego em mim uma fábrica de sonhos — algo que muitos não têm — e, por isso, sinto muito.
Hoje, trago uma coroa em minha cabeça que muitas, até agora, não tiveram a chance de usar.
Crio minhas expectativas… não as criando.
Quem eu sou?
Sou alguém que se veste de nudez — crua em sentimentos e justa em meus atos.
Sou: eu.
Prazer em conhecê-los.
A Realidade Sem Opostos
A vida é uma ilusão.
A liberdade é um presídio.
O castigo não é o sofrimento.
Morrer é viver.
E Kratos ainda vive.
A ficha cai, revelando um mundo cruel.
No susto e nos medos, o confronto se impõe.
Subimos durante o dia; à noite, morremos.
Bem-vindo à realidade insana.
A realidade é assim: sem opostos.
A salvação pode vir daqueles cujas máscaras são usadas
e cujos rostos não podem ser mostrados.
Já diziam — e eu repito:
sou fogo, sou ar.
Sou terra, sou mar.
Eu não sei, não entendo nada.
São linhas em minhas memórias escondidas,
que não foram apagadas.
Eu não sei, não entendo nada —
mas percebo: são apenas memórias remotas
que se recusam a desaparecer.
Tempo gostoso…
Deveríamos ter aproveitado muito mais,
se soubéssemos que o tempo voa
e não volta.
Sentimentos Não Tem Gênero e Nem Silêncio.
Todos conhecem o brilho das lágrimas de uma mulher e, indiscutivelmente, deveriam também reconhecer as de um homem.
Até porque eles também amam, mentem, sentem, choram — e, muitas vezes, se chocam ao descobrir seus sentimentos mais profundos.
Dentro de si, forma-se um turbilhão prestes a explodir, capaz de tirar o sono e a paz, mas também de revelar o sentimento mais lindo que existe — assim como acontece com as mulheres.
Talvez um dos pontos de igualdade entre homem e mulher comece justamente aí.
E a diferença, quem sabe, esteja nas atitudes: no medo ou no orgulho que podem surgir.
O Quase Perfeito do Amor
Eu perco o ar ao falar de amor.
Você deveria ceder antes.
Tivemos paz, vivemos um romance.
Nada que envolva o amor é supérfluo.
Aquele nosso quadro fala —
ele narra a sujeira do desamor
e mostra que só o amor prospera.
Era um laço que jamais sangraria.
De mãos dadas, éramos bem-amados.
Sou um homem, mas, às vezes,
carrego pensamentos que julgo femininos, talvez eu esteja tomado
por uma ideia de amor mais que perfeito.
Eu só quero ser amado.
E ainda me choca pensar
que alguém de confiança
possa estar te traindo.
Entre o Despertar e a Espera
(Quando o silêncio vira cúmplice)
Cinco seres, quatro monstros e um cachorro.
Até quando fecharemos os olhos para a maldade humana?
A justiça precisa prevalecer, pois é ela que sustenta o bem comum.
Em nossas vidas, precisamos da verdade. Precisamos acreditar na humanidade. Precisamos acreditar na justiça.
O ser humano deve possuir integridade moral e respeitar as diferenças.
Se o cachorro é um ser tão fiel e amigo, por que ainda existem pessoas tão maldosas, mesmo tendo consciência?
O ser humano de bem reconhece o valor do afeto, um abraço sincero, um olhar limpo, um “lambeijo” cheio de verdade…de seus amigos de quatro patas.
Aguardar um desfecho e lutar por um ser é algo digno — é, acima de tudo, um ato divino.
Na minha orelha, não carrego apenas um brinco —
carrego um símbolo:
justiça.
