Coleção pessoal de alephkwagner

101 - 120 do total de 127 pensamentos na coleção de alephkwagner

Não me parece sensato e consciente discutir sobre quem é mais eficiente para reinar sobre mim e às custas do meu trabalho.

Trabalhismo de um lado e mercado do outro movem a vida quantificada e precificada.

A vida logo passa. É urgente fazer escolhas. Quem não as faz, mas espera o tempo passar se perguntará o que fez da vida em tanto tempo de vida que achou ter vivido

Se você acha que tem que errar pra aprender então aprendeu errado, pois um erro pode trazer anos de retrocesso. E erros seguidos podem apagar as chances de acerto, pois acertos exigem muito mais tempo e energia, inteligência e observação. Se você quer errar pra acertar então é porque deseja o erro e abomina o correto.

Necessidade de atenção denota incapacidade de se contentar com o amar a si mesmo. Se amasse a si mesmo não buscaria o amor alheio, a admiração alheia, a atenção alheia. Nossas virtudes são vistas nas nossas ações, mas sem ação a atenção que vem é apenas um vazio que depende de outro vazio.

Todos nós só nos levantamos da cama graças alguma dose de ilusão. Conhecer a ilusão nos dá poder para jogar sem beneficiar tanto os oponentes. Porém muitos não só levantam da cama devido a ilusão, como estão motivados a criarem novas ilusões. Por fim, só está pronto para a morte quem apenas faz uso das ilusões ao invés de crer nelas.

A verdade é o bem e o mal. É a integração. A mentira é apenas "bem", fragmenta e separa, joga o mal pra cima dos que ameaçam o império do encantamento. A mentira é a mercantilização da ilusão. A criação de uma falsa realidade.

Não há pessoas piores que aquelas que não suportam a liberdade dos outros e aqueles que fazem da própria liberdade uma norma ou uma forma de chamar atenção. São ambas perversas e viciadas. Umas em projetar nos outros o que tem em si mesmas e outras em fazer de seus próprios atos uma forma de espetáculo circense que denota falta de equilíbrio e auto domínio.

O estatista e o idólatra do hierarquismo empresarial são os típicos idiotas que perdem o sono enquanto não erguem alguém que os governe e os controle. Parecem meretrizes masoquistas. Isso sim é homem inferior, escravo, doente. Sonha com heróis, salvadores e ditadores diante dos quais deseja ajoelhar-se e clamar por atenção e chicotes.

Qualquer ideologia que deseja se tornar Estado fará o mesmo que hoje critica nas ditaduras alheias. É uma luta pra ver quem irá te controlar e se impor sobre você.

O homem primitivo criou centenas de histórias com personagens imaginários só para representar o nascimento do Sol. O homem moderno, apegado a palavras e imaginações prefere crer mais na realidade desses mitos que na própria realidade do nascimento solar. Ele trocou o fato pela descrição, deu realidade ao mundo das palavras e se alienou do mundo objetivo.

Disse uma amiga de forma inspiradíssima: ‘Só toma cuidado para você não se amar tanto a ponto de ser a única pessoa que gosta de si.’

O mais importante em nossas vidas é aquilo a partir do qual podemos construir algo, ampliar, adicionar e complementar. Tudo isso a natureza (ou Deus, se preferir) já nos deu. Tudo se encaixa e combina. Mas o que as pessoas fazem? Trocam isso tudo para lançar os dados, apostar na sorte. É um desejo de jogar com a vida, e quando se perde tudo culpam a mesma natureza (ou Deus) que deixou tudo a sua disposição. Se quer jogar dados pra ver no que vai dar saiba que não haverá nenhuma garantia, e ninguém será culpado, a não ser seu vício e seu impulso. Não há liberdade em ser regido por atos viciosos.

Somos infelizes porque não servimos nem para embelezar nossas ilusões e viver conforme o que acreditamos ser a felicidade. Sempre se quer além do que se merece.

O amor às vezes é apenas um modo de bajular quem tem o que se precisa. Amamos a bajulação porque ela nos traz nosso verdadeiro interesse. O amor incondicional é uma mentira. A bajulação esconde um desejo contrário. A morte nos ensina que todo sentimento cessará. Somente o desejo de eternidade nos mantém firmes. Quem ama o mundo todo por igual é apenas uma alma penada vagando no mundo disforme do 'não eu'. Já está morto. Diga sim ao oposto e se funda com ele. Não pelo conflito, mas pela aceitação. O amor reconhecesse o oposto ao invés de usá-lo ou eliminá-lo.

Não há cinismo mais inteligente que a sabedoria aplicada à vida comum. O intelectual introspectivo e recatado é incapaz de experimentar as nuances da vida e obter uma integração mente corpo. É "capenga". Uma cabeça flutuante e um corpo zumbi.

Pessoas politizadas estão pouco se importando com crianças. O que vale mesmo é usá-las para acusar o outro lado fingindo escândalo.

Não existe lealdade sem o fascínio da admiração pelo poder.

A caridade de muito religioso é proselitismo, apenas. Talvez o sentimento seja de comiseração, porém a ação prosélita está acima do sentimento de amor incondicional, pois este se torna condicionado a converter, reprovar e exigir algo do miserável. Podemos até comparar com uma superioridade disfarçada de piedade.

A maior fraqueza do conservador é a usura, disfarçada de economia. A maior fraqueza da esquerda é a libertinagem disfarçada de liberdade. Um conquista o tolo pela fé e o outro pela caridade, ambos obtêm clientelas de mercado.