Coleção pessoal de WaanOliver
E todos nós precisamos experimentar os sentimentos opostos para aprender com eles. Raiva, ódio, ciúme, inveja, rancor, amargura, precisam ser vivenciados para que possamos discernir e aprender os seus opostos. Só assim que a gente cresce, só assim que a gente amadurece e só assim que a gente ganha mais consciência. Não se culpe por sentir. Procure encontrar o oposto do que você sente.
Olhar para os nossos Pais
Grande parte dos nossos problemas emocionais ainda vem por parte dos pais, pelo fato de não olharmos para os nossos pais. E quando eu digo olhar para os pais, é um olhar de adulto, com maturidade, consciência. Ainda olhamos para os nossos pais como crianças. Muitas vezes ainda cobramos um reconhecimento, cobramos ainda coisas que não recebemos. Não aprendemos a acolher os nossos pais como eles são.
Pai e Mãe são pessoas que carregamos para o resto da vida, e eles interferem nas nossas relações, no nosso sucesso, na nossa prosperidade. São os nossos pais que nos dão força. Tomar o pai e a mãe internamente, aceitando como eles são nos libera para a vida. Quando não aceitamos nossos pais, quando não entendemos que eles são os pais perfeitos para nós, a nossa vida não vai para frente. Tem que voltar e olhar para o pai e a mãe! Passado só vira passado quando é compreendido, fora isso continua presente, interferindo no nosso futuro.
E vale lembrar que os nossos pais antes de serem pais são também humanos como nós, são seres que também estão aprendendo com a vida. Exigir perfeição dos nossos pais é querer demais. Os nossos pais já fizeram muito por nós; eles nos deram a vida. E isso não tem como nós pagarmos. Cabe a nós fazermos algo de bom com isso. Somos nós que temos que ter essa compreensão, ter essa consciência antes de julgarmos os nossos pais pelas suas atitudes. Ninguém nasce pronto para ser mãe ou pai. Aliás, ninguém nasce pronto para nada nessa vida. Todos nós estamos aprendendo, estamos nos desenvolvendo, nos tornando seres melhores a cada dia. E com os nossos pais não é diferente. Precisamos olhar para os nossos pais, acima de tudo como humanos.
E os nossos pais também tiveram pais. E cada um somente pode dar aquilo que recebeu. Continuar cobrando pai e mãe por algo que não nos deram, e talvez nunca vão poder nos dar é continuar dando murro em ponto de faca. Você já parou para pensar que o seu pai e a sua mãe também não receberam o que você cobra deles até hoje? Como eles podem dar algo que não receberam? Eles também têm bloqueios, crenças, medos. Eles também estão aprendendo a se desenvolver, a trabalhar as suas próprias questões internas.
O que não nos foi dado pode ser conquistado por nós mesmos. E talvez seja esse o nosso maior aprendizado. Com isso nós podemos fazer diferente para as próximas gerações. Tomando consciência disso podemos crescer, nos tornar realmente adultos, fazer as pazes com a nossa criança interior. Podemos tomar a vida com a sua total força. Podemos honrar a vida que nos foi dada fazendo algo que também possa beneficiar a todos.
A nossa vida só pode ir pra frente quando aceitamos os nossos pais do jeito que são. Deixamos o passado no seu devido lugar, tomamos os aprendizados e partimos para a vida, para o futuro. E através desses aprendizados podemos fazer diferente com o nosso presente.
E uma frase que surgiu, que você pode dizer pra si mesmo é: Eu agradeço aos meus pais por tudo o que eles puderam fazer por mim. Agora, eu vou por mim! Eu não dependo dos meus pais. Eu já sou grande! Eu cresci e posso caminhar sozinho. Cabe a mim agora conquistar tudo o que é preciso. Eu tomo as experiências e cresço com elas.
Texto publicado no dia 30/10/2017*
Muitas vezes pra nós que temos um pouco mais de consciência, a missão ainda é maior. Principalmente quando se trata de ter paciência com os outros. Entender que o outro muitas vezes está um pouco mais abaixo de nós e que ainda falta muito pra desenvolver uma maturidade. E essa missão costuma ser na família, onde querendo, ou não, somos obrigados a conviver diariamente com essas pessoas.
Sobre o tal do Karma estar na família...
Muitas vezes pra nós que temos um pouco mais de consciência, a missão ainda é maior. Principalmente quando se trata de ter paciência com os outros. Entender que o outro muitas vezes está um pouco mais abaixo de nós e que ainda falta muito pra desenvolver uma maturidade. E essa missão costuma ser na família, onde querendo, ou não, somos obrigados a conviver diariamente com essas pessoas.
Não dá pra exigir do outro o que ele ainda não tem, ou não aprendeu, mas podemos ensinar o pouco que sabemos. E cabe a nós respeitar o outro também. Não podemos tirar do outro o seu aprendizado. Apesar de termos que aprender um com o outro, cada um tem sua tarefa interna para se trabalhar . Karma nunca é fácil, mas traz muitos aprendizados, muitas lições e mudança de consciência. Existem situações nas quais necessitamos passar para nosso próprio autodesenvolvimento.
Ainda que o mundo esteja ruindo sobre você.
Continue sendo você apesar de tudo.
Na vida a única coisa que você pode ser de verdade, é você!
Floresça! Se queira bem. Não se culpe por ser você. Acolha tudo que há de bom e de mau em você.
Não há nada de errado com você.
Não há nada de errado com você
Não há nada de errado em você estar assim
Não há nada de errado em você ser assim
Não há nada de errado em você não se encaixar
Não há nada de errado em você ser diferente
Não há nada de errado em você pensar diferente
Você não nasceu pra seguir ninguém
Você não nasceu pra ser igual a multidão
Você não nasceu pra ser padrão
Você não nasceu pra ser um robô
Você não nasceu para se tornar alguém
Você já é alguém, você é humano
Você nasceu pra ser você
Exatamente do jeito que é
Está tudo bem ser assim
Está tudo bem estar assim
Está tudo bem em ser diferente
Está tudo bem se você não encontro um caminho
Não se culpe por ser você
Não queira se comparar com os outros
Não queira se comparar com histórias que não são suas
Cada ser é um individuo único
Cada ser é indivisível
Cada ser tem sua própria identidade
Cada ser tem sua própria vida
Cada ser tem sua própria história
Ainda que o mundo esteja ruindo sobre você
Continue sendo você apesar de tudo
Na vida a única coisa que você pode ser de verdade, é você!
Floresça! Se queira bem. Não se culpe por ser você. Acolha tudo que há de bom e de mau em você.
Não há nada de errado com você
Não há nada de errado comigo!
Apenas nos conhecendo, sabendo o nosso valor é que vamos conseguir fazer escolhas melhores para nós. Vamos ter muito mais consciência sobre quem deve entrar e sair das nossas vidas. Não aceite menos do que você vale. Reconheça o seu valor e não aceite mais migalhas. Você é uma joia muito rara para ser jogada no lixão. Não aceite menos do que você merece. Se ame como gostaria de ser amada(o).
Se ame como gostaria de ser
No fundo nós precisamos nos amar como nós gostaríamos que fossemos amados. Com respeito, admiração, carinho. E aprender a se amar dá trabalho. Aprender a nos aceitar, acolher a nossa sombra não é uma tarefa fácil, exige de nós uma dedicação grande, um exercício diário para com nós mesmos.
Mas só assim a gente vai conseguir encontrar um relacionamento saudável, um relacionamento onde haja maturidade, respeito e comprometimento. Um relacionamento onde não há cobranças, onde não há julgamentos. Só nos amando é que também vamos conseguir amar o outro. Tudo primeiramente começa em nós e depois para com o outro.
Como querer cobrar do outro algo que nós mesmos não temos em nós? O amor é exigente! Precisamos saber o nosso devido valor e saber impor os nossos limites. Amor sem ordem não funciona. Vira bagunça, vira relacionamento tóxico.
Apenas nos conhecendo, sabendo o nosso valor é que vamos conseguir fazer escolhas melhores para nós. Vamos ter muito mais consciência sobre quem deve entrar e sair das nossas vidas. Não aceite menos do que você vale. Reconheça o seu valor e não aceite mais migalhas. Você é uma joia muito rara para ser jogada no lixão. Não aceite menos do que você merece. Se ame como gostaria de ser amada(o).
Nem sempre o nosso exterior reflete o nosso interior. Conseguir sincronizar os dois lados talvez seja a tarefa mais difícil. Trazer a nossa essência para fora pode ser algo muito chocante para a maioria de nós.
Cada um carrega em si um universo de infinitas particularidades. Alguns se fundem, outros se colidem.
É muito difícil aceitar o nosso destino, o nosso karma, principalmente quando esse destino não é o caminho mais fácil de todos. Muitas vezes é um caminho cheio de pedras, tortuoso, mas nesse caminho podemos aprender muitas coisas, e podemos também encontrar algo que torne a nossa caminhada menos pesada.
Somente através da solidão é que conseguimos entrar em contato com a nossa essência e encontrar a solitude.
Eu pensei que tivesse cortado o mal pela raiz
Eu pensei que estava livre de você
Eu pensei que tivesse tirado você de uma vez dentro de mim
Mas agora tudo voltou
Aos poucos está tomando conta de mim
Aos poucos está voltando a crescer
Como ervas daninhas
O que não pude lembrar é que você faz parte de mim
E sinto algo invadindo o meu ser
Algo que não sei explicar
Agora não há como voltar
Agora não há como parar
Como ervas daninhas...
O tempo é um remédio infalível para muitos males. Tem coisas que só o tempo é capaz de curar. Talvez seja um dos remédios mais difíceis de tomar, mas é o que traz mais resultados. Tudo isso acompanhado com uma boa dose de paciência, perseverança e esperança.
Algumas coisas ainda doem, partem meu coração. Dói olhar para o passado e ver que não estou e nem posso estar mais lá. Acredito que não exista nenhum remédio que possa aliviar a dor de um coração partido. Apenas nos resta seguir em frente e esperar que o tempo nos ajude da melhor forma possível.
Ter consciência não é tudo também. Às vezes não temos a força necessária para fazer aquilo que é certo.
Até no próprio mal existe um propósito para o bem. Existe uma consciência invisível que acaba nos direcionando para algo maior.
