Coleção pessoal de vivianthiemi

81 - 100 do total de 268 pensamentos na coleção de vivianthiemi

Parábola da vaquinha no precipício

Um mestre passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer-lhe uma breve visita. Durante o percurso, ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também, com as pessoas que mal conhecemos.

Chegando ao sítio, constatou a pobreza do lugar, sem calçamento, casa de madeira, os moradores – um casal e três filhos – vestidos com roupas rasgadas e sujas. Então, aproximou-se do senhor e perguntou-lhe:

– Neste lugar, não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Como a sua família sobrevive aqui?

O senhor respondeu:

– Nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite. Uma parte do produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por comida e a outra produzimos queijo e coalhada para o nosso consumo, e assim vamos sobrevivendo. O sábio agradeceu, se despediu e foi embora.

No meio do caminho, voltou ao seu discípulo e ordenou-lhe:

– Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e jogue-a.

O jovem arregalou os olhos e questionou o mestre sobre o fato de a vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família; mas, como percebeu o silêncio do seu mestre, cumpriu a ordem: empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer.

Anos depois, ele resolveu largar tudo e voltar àquele lugar, pedir perdão e ajudar a família. Quando se aproximou, do local avistou um sítio bonito, com árvores floridas, carro na garagem e crianças brincando no jardim. Ficou desesperado, imaginando que a família tivera de vender o sítio para sobreviver. Chegando lá, foi recebido por um caseiro simpático, a quem perguntou sobre as pessoas que ali moravam.

Ele respondeu:

– Continuam aqui.

Espantado, entrou correndo casa adentro e viu que era mesmo a família que visitara antes com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha):

– Como o senhor melhorou o lugar e agora está bem?

O senhor, entusiasmado, respondeu: – Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante, tivemos de fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos e, assim, alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora.

Muitas vezes temos que nos desvencilhar do que estamos habituados para podermos conhecer nossas verdadeiras habilidades. Cada dia, é uma oportunidade de refletirmos sobre a “nossa” vaquinha e empurrá-la morro abaixo...

MORAL DA HISTÓRIA

A história da vaquinha no precipício nos ensina que as dificuldades e os desafios podem ser oportunidades para o crescimento. Quando enfrentamos obstáculos, somos forçados a pensar criativamente e a descobrir novas habilidades que podem nos ajudar a superar as dificuldades.

Além disso, a história também nos lembra que devemos ter cuidado com as decisões que tomamos, pois elas podem ter consequências imprevisíveis e duradouras.

⁠Quando a pessoa mente , nunca mais acreditamos em suas verdades, tudo vira mentira

⁠Na alegria, na saúde e na riqueza é fácil, quero ver na tristeza, na doença e na pobreza quem vai ficar.O amor é lindo!

⁠Não é falta de tempo, é falta de prioridade

⁠Quem não gosta de ouvir as verdades , gosta de ouvir as mentiras

⁠Há dois tipos de pessoa que vão dizer que não vai dar certo: as que têm medo de tentar e as que têm medo que você consiga

O perdão não é para todos, as vezes conseguimos, as vezes não... acho que depende muito do grau da sacanagem !!!

⁠A sorte existe e se chama oportunidade.

Só valorizamos quando não temos... só valorizamos a comida quando estamos com fome... só valorizamos o cobertor quando estamos com frio... só valorizamos a água quando estamos com sede... só valorizamos as pessoas quando perdemos...

Já agradei muito, quem não merecia agradar, agora quero agradar a mim mesmo. Quem quiser fica

Não fique esperando o melhor momento para iniciar algo em sua vida. O melhor momento é agora.Tenha atitude. Comece de onde você está. Use o que você tem. Faça o que você pode

Tem um momento na vida que você precisa olhar onde está, decidir onde quer ir e deixar algumas coisas para trás, isso te fará crescer

Não precisa gritar para ser respeitado, o respeito também vem do silêncio.

O jeito mais prático de se aprender sobre RESPEITO, é lembrar que as escolhas dos outros não são da nossa conta.

NÃO PROMETA TEMPESTADES,SE NÃO CONSEGUE NEM FAZER CHOVER.

⁠Conheça seu cônjuge no divórcio, seus irmãos no inventário, seus filhos na velhice, seus amigos na dificuldade.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.

Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.

Culpamos as pessoas das quais não gostamos pelas gentilezas que nos demonstram.

É pelas próprias virtudes que se é mais bem castigado.