Coleção pessoal de tonhaum

Encontrados 6 pensamentos na coleção de tonhaum

Supere assim o complexo de inferioridade.

Livre-se de seu complexo de inferioridade. Assim, você deixará de ser inferior. Uma vez que os homens são todos filhos de Deus, em nenhum lugar do Universo existe alguém que seja realmente inferior. A inferioridade existe tão-somente para dentro da mente. Se há em você algum complexo de inferioridade, faça o possível para negar toda ideia que o alimente, como fraqueza, defeitos, limitações, desarmonia. Convém repetir mentalmente, ao despertar ou quando estiver prestes a adormecer, ou ainda no intervalo do trabalho: “Sou filho de Deus; por isso, sou superior em todos os aspectos. Possuo a capacidade infinita, a sabedoria infinita, o amor infinito; possuo uma essência tal que, aonde quer que eu vá, não existe nada impossível para mim. Essa essência está se aclarando a cada dia e se tornando evidente também no mundo fenomênico”

Para vencer o complexo de inferioridade.

Se, por acaso, existe em você algum complexo de inferioridade algum sentimento de medo, significa que lhe falta o sentimento de união com Deus. Sempre que puder, nos intervalos do trabalho, ao acordar e ao dormir, pronuncie em voz baixa, umas vinte vezes, com os olhos fechados, as seguintes palavras: “Não nasci por minha própria força. Deus é que me pôs no mundo e Deus me protege. Nada tenho a temer".

Mentalizar que o homem é um só corpo com Deus é a Meditação Shinsokan. As palavras pronunciadas fervorosamente, fechando os olhos e concentrando o espírito, instalam-se no subconsciente e têm o poder de mudar a sua inclinação mental.

Temores e incertezas são problemas mentais.

Projetar incertezas e temores e, em suma projetar problemas mentais, não sendo questões inerentes aos fatos do mundo exterior em si. A origem das incertezas e dos temores são ausência de uma fé verdadeira e a desconfiança. Surgem os temores e as preocupações quando desconhecemos a verdade de que, no mundo criado por Deus, não acontece nada mau; que aquilo que parece ser mal é afinal um rebento, um botão, de algo bom. E, que neste mundo não existe ninguém que seja mau; que, se alguém parece ser mau, isso nada mais é que reflexo da nossa própria mente e que, mudando a nossa mentalidade, ele se tornará bom com certeza.
Portanto, se, ao contrário, acreditarmos que neste mundo não existe o mal, desapareceram naturalmente os temores e as incertezas. Podemos dizer, em última análise, que surgem o temor e a incerteza devido à ausência de fé. Se atingirmos a verdadeira fé, Desapareceram naturalmente as preocupações e os temores.

O rico pobre e o pobre rico.

Quem sempre vê a beleza do céu e da terra, vive num paraíso. É rico aquele que encontra beleza numa simples grama do jardim, no trinado de uma pequena ave, na nuvem branca que flutua no céu. Quem possui mais dinheiro do que pode gastar e deseja aumentá-lo, mesmo sem saber onde empregar tal soma, não é mais que um simples colecionador de dinheiro. Não devemos simplesmente acumular, como as formigas. Receber verdadeiramente é saber saborear o que se recebe. Não importa quanto possui; se não sabe como saborear, não está recebendo verdadeiramente e, assim, será pobre. Mesmo que você possua escassas posses monetárias, se sabe saborear plenamente a beleza, o valor e a perfeição existentes em todas as coisas, você é rico.

O fator mais importante para a solução dos problemas é a paz espiritual.

A paz de espírito é a condição fundamental, indispensável, tanto para manter a saúde, como para desenvolver qualquer projeto; enfim, para todas as realizações. Todos os fatos e coisas exteriores são manifestação externa do mundo da mente, pois que o problema está somente dentro da nossa mente. Se tirarmos da nossa mente o problema, desaparecerá o problema manifestado externamente. Se o problema perdura, é sinal de que a mente o está contornando. Para que a sua mente são se enrede com problemas, você deve sentir gratidão por todas as coisas do Universo. Solte da mente o problema, os pontos desagradáveis, não pense mais neles e agradeça a todas as pessoas que têm alguma relação com esse problema. Assim, naturalmente desaparecerão os problemas da sua mente e consequentemente os problemas aparentes. Se reinar recíproca harmonia, já não existirão problemas.

"A vida verdadeira começa com o despertar espiritual.

A vida verdadeira do homem verdadeiro começa com o nascer de novo. Em outras palavras, começa quando ele se liberta do pensamento de que era um ser físico carnal e renasce para a consciência de que o homem é uma existência espiritual que não se escraviza à idade, que não é dominado pelo mundo exterior, que não adoece e que não morre. A vida de até então era uma escravidão pois se vivia dentro de uma consciência que estava presa a alguma coisa. Para o corpo carnal, a idade constitui um problema, mas para o homem, que é uma existência espiritual, não constitui nenhum problema. O importante para o espírito é até que ponto se conseguiu desenvolver e manifestar, do íntimo, a liberdade (desembaraço total), que é a natureza própria do espírito. O corpo não é o homem, é o instrumento utilizado pelo espírito."