Coleção pessoal de SidTrombini

101 - 120 do total de 162 pensamentos na coleção de SidTrombini

CÂNCER DE MAMA - A mulher tem uma enorme vinculação com CABELOS e MAMAS, isto é cultural!
Antes da tomada de decisão sobre a RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA deve conscientizar-se do procedimento, da vida que seguiu e segue para outras MUITAS mulheres que NÃO fizeram o procedimento, da opinião dos companheiros (maridos, namorados) acerca da importância ou não da presença da mama...
Após a cura (ou durante o tratamento), a concepção da vida muda radicalmente, as pessoas (pacientes, familiares, amigos) mudam seus conceitos acerca da vida, pequeninas coisas que antes passavam despercebidas tomam dimensões gigantescas e gigantescas coisas de outrora tornam-se quimeras de um mundo que já não mais se deseja viver. A amizade, o respeito, o carinho assentam-se nas primeiras fileiras de nossas pretensões e passamos a ver e viver nossas vidas de um modo diferente, melhor para alguns, não tão melhor para outros, mas nosso, unicamente, prazerosamente NOSSO! Aí, muitas vezes, já não importa mais se falta uma mama, pois que a pessoa em questão ainda está entre nós, está viva e esta pessoa embebida no aconchego de seus entes queridos SOBREVIVEU e CONTINUARÁ VIVENDO mesmo sem a "parte" que afeiçoou-se culturalmente!
Conheço algumas e com elas aprendi o que aqui escrevo!

O caminho para a felicidade passa obrigatoriamente pela REFORMA ÍNTIMA!
Necessitamos rever NOSSAS VISÕES da vida, não para chegarmos DE IMEDIATO a felicidade plena, mas para diminuirmos os entraves que nos distanciam da felicidade PARCIAL.
Necessitamos aprender a conviver com as ADVERSIDADES, praticando a ACEITAÇÃO do mundo, das pessoas e diminuindo a TRANSFORMAÇÃO/ADEQUAÇÃO do mundo, das pessoas a NOSSOS GOSTOS, nossos PADRÕES.
Necessitamos abdicar de CONCEITOS há muito ARRAIGADOS, identificando-os com uma pergunta simples: isto me faz bem?
A partir da identificação daquilo que nos impede de sermos felizes, é travar uma LUTA INTERNA para removermos, o máximo que pudermos, aquilo que nos ESTAGNA na busca da felicidade!
Não podemos esquecer que a “natureza não dá saltos”, nossas mudanças devem estar condicionadas a nossa capacidade de READAPTAÇÃO, não é demérito não conseguirmos numa primeira, segunda, terceira vez, lembremo-nos que para tudo deve haver uma PREPARAÇÃO e muito ESFORÇO, “as coisas não caem do céu”, precisamos ir atrás, mas com CONSCIÊNCIA e MODERAÇÃO, senão poderemos incorrer no erro por falta de ESTRATÉGIA.
A sugestão é que este tipo de procedimento seja feito sempre que identificarmos algo nos incomodando, tal qual um PROGRAMA ANTI VÍRUS!
Lembremo-nos que só vale a pena "lutar a BOA LUTA", aquela que nos fará crescer como ser humano, o mais É PERDA DE TEMPO, afinal, vivemos na casa de ALGUÉM, e este ALGUÉM “NOS DÁ TUDO DE GRAÇA” e só nos pede que “NOS AMEMOS COMO IRMÃOS”!
Tô tentando!

DIGNIDADE é algo que poucos conhecem, dos que conhecem, poucos valorizam!
DIGNIDADE tem a ver com AUTO ESTIMA!
DIGNIDADE é condição básica para um ser humano se reconhecer gente, SER HUMANO de verdade!
Quando a DIGNIDADE nos falta, trocamo-nos por quimeras e tornamo-nos MARIONETES, quase ZUMBIS nas mãos de MANIPULADORES, escravocratas modernos!
Gonzaguinha já dizia em sua música "GUERREIRO MENINO":

"...Um homem se humilha
se castram seus sonhos
Seu sonho é sua vida
e vida é trabalho
E sem o seu trabalho
o homem não tem honra
E sem a sua honra
se morre, se mata...".

Felicidade é uma NECESSIDADE HUMANA, uma meta a ser alcançada e para conquistá-la precisamos tomar a DECISÃO de sermos felizes, SER FELIZ deve ser adotado como um HÁBITO!
Paremos para REFLETIR e descubramos o que nos faz felizes, deixemos de nos preocupar com a VIDA ALHEIA, com as APARÊNCIAS, com aquilo que NÃO TEMOS, voltemos nossas atenções para aquilo que POSSUÍMOS E QUE NOS SUSTENTA atualmente, para o que efetivamente NOS FAZ DORMIR MELHOR, RIR MAIS, MELHORAR NOSSA SAÚDE, NOSSA AUTOESTIMA, VIVER MELHOR!
Complicamos demais nossas vidas e desta forma afastamo-nos da FELICIDADE, geralmente está presente nas coisas simples, nos recantos mais distantes, longe dos holofotes, das cobiças, das posses, das ostentações, espalhada pelos lugares onde poucos querem ir, por isso tão poucas pessoas são felizes!
Para SERMOS FELIZES precisamos OUSAR, nos LIBERTARMOS das "SUGESTÕES SUTIS", dos "ENGÔDOS SOCIAIS", não é necessário SAIRMOS DO SISTEMA, é preciso aprendermos a VIVER INSERIDOS, mas LIVRES DE SEUS TENTÁCULOS, dentro, mas LIBERTOS dele!


Zé Ramalho – Filhos do Câncer

“Se fosse fácil todo mundo era
Se fosse muito todo mundo tinha
Se fosse raso ninguém se afogava
Se fosse perto todo mundo vinha”.

PROFESSOR, eu desejo a você o salário de um deputado e o prestígio de um jogador de futebol!
Autor Desconhecido (Movimento Belém/PA Livre)

Já foi bem próximo disto, vivi esta época... se a população quiser voltará a ser!
No Japão o único profissional que não precisa abaixar-se para reverenciar o Imperador é o PROFESSOR, lá, eles entendem que sem PROFESSOR não haveria Imperador!
Aqui, um mecânico que se aposentou porque não tinha dedo vem a público dizer que se tornou Presidente SEM ESTUDO...
O gigantesco abismo que separa Japão e Brasil está nos ESTÍMULOS, nos EXEMPLOS, nas REFERÊNCIAS, daí, todo pilantra quer ser político e todo menino quer ser jogador de futebol!

FATO: a verdadeira REVOLUÇÃO de um povo começa com EDUCAÇÃO e ESTUDO/ENSINO, que são bem diferentes, uma aprendemos EM CASA com nossos familiares, com as pessoas próximas; a outra, aprendemos a todo momento e em qualquer lugar, inclusive numa ESCOLA!

PROFESSORES SEMPRE SERÃO AMEAÇAS PARA MAUS POLÍTICOS, por isto são DESVALORIZADOS, RELEGADOS AO LIMBO SOCIAL, podemos afirmar que toda sociedade que NÃO VALORIZA O PROFESSOR é CÚMPLICE dos POLÍTICOS MAL INTENCIONADOS que a administra!

É bem verdade que esta INVERSÃO DE VALORES não começou agora, tampouco com este senhor acima citado, perde-se no tempo este descaso com o País, é fruto de uma meticulosa articulação de "valorizar o que não tem valor" enquanto o que realmente vale é surrupiado ante os olhos desatentos da população (tal qual os mágicos procedem ao realizarem suas apresentações, chamando atenção do público para um lado/uma mão enquanto o truque é feito do outro lado/na outra mão), verdadeiros donos do PATRIMÔNIO chamado BRASIL!

Sentir SAUDADE é um acontecimento CORRIQUEIRO, pela repetição dos SOFRIMENTOS que nos causa estamos CONVIDADOS a aprender lidar com ela, podemos TENTAR expulsá-la, mas É mais fácil APRENDER!
Quando a SAUDADE surgir, lembremos de todos os momentos bons, revivamos cada um e imaginemos o quão SORTUDO somos por ter dado tudo TÃO CERTO a ponto de estarmos SENTINDO SAUDADES e, neste momento, sintamo-nos FELIZES POR TERMOS VIVIDO tal situação!
Se o momento ATUAL é bom, VIVAMO-O INTENSAMENTE, se pudermos revivê-lo, FAÇAMO-O ENQUANTO FOR PERMITIDO e prazeroso, a única condição é que seja vivido com RESPEITO AOS LIMITES DOS ENVOLVIDOS, depois será esquecido ou entrará para o rol das BOAS SAUDADES, por isto não deixemos uma OPORTUNIDADE BOA PASSAR, pode NUNCA MAIS SE REPETIR!
Pessoas e lugares vêm e vão em nossas vidas, o mais importante é que vivamos o momento, devemos guardar o DE MELHOR em nossos PENSAMENTOS E NO CORAÇÃO e SABOREÁ-LOS quando quisermos!
Quando assim procedermos, a saudade não MAIS doerá em nós, só nos fará lembrar que viver é MARAVILHOSO!

O que precisamos é mudar nossos conceitos de BEM SUCEDIDOS, que numa sociedade consumista equivale a ter DINHEIRO... BEM SUCEDIDOS são aqueles que com muito ou pouco dinheiro VIVEM FELIZES e promovem a FELICIDADE DOS SEMELHANTES, BEM SUCEDIDOS são aqueles que FICAM FELIZES com a FELICIDADE ALHEIA, promovem a FELICIDADE COLETIVA para se beneficiarem da COLETIVIDADE FELIZ, pois entendem que a vida só tem sentido quando é voltada para o BEM DE TODOS, BEM SUCEDIDOS são os que entendem e praticam o SER ÚTIL A TUDO E A TODOS, fazendo-se PEQUENOS, mas tornando-se GIGANTES nos corações e nas lembranças daqueles que cruzaram seus caminhos...
Tô tentando!

NADA, absolutamente nada, NOS PERTENCE, nem os BENS MATERIAIS, nem nossos CORPOS FÍSICOS, nem NOSSAS VIDAS, tudo é CONCESSÃO, tudo é EMPRÉSTIMO, tudo tem UM DONO que chamamos de nomes variados: Deus, Alá, Jeová, Tupã, Força Criadora, Grande Espírito, Grande Arquiteto, ...
Nossas VIDAS em CORPOS FÍSICOS são finitas, cedo ou tarde cessarão, mas como TUDO na obra do PAI tem uma razão, um objetivo, nossas vidas também têm: EVOLUIRMOS, aprendermos e PRATICARMOS os ensinamentos dos referenciais que por aqui passaram (Buda, Moisés, Maomé, Jesus, Francisco de Assis, Gandhi, Madre Teresa, Chico Xavier, Mandela e outros) e deixaram seus legados para, um dia, SERMOS, por nossa vez, REFERENCIAIS para nossos irmãos mais novos e assim o CICLO DA VIDA segue SEMPRE, INFINITAMENTE, tal qual o UNIVERSO, tal qual o CRIADOR!

O problema é que a gente acredita na mentira e desconfia da verdade!
Autor Desconhecido

Em que NOS DEIXAMOS transformar?
O MEDO, a DESCONFIANÇA, a FUGA DE NÓS MESMOS, a PRESSA POR NADA, o CONSUMISMO DESENFREADO, a FALTA DE AMOR PRÓPRIO, o DESPEDAÇAMENTO DA FAMÍLIA, a FALTA DE ENSINO E DE EDUCAÇÃO, a AUSÊNCIA DE UM DEUS COMUM e outras tantas mazelas, outras tantas chagas de nosso Brasil causaram esta gigantesca INVERSÃO DE VALORES, a ponto de esta expressão ser A MAIOR VERDADE DENTRE AS MENTIRAS que atualmente vivemos!

O CORAÇÃO é um órgão elástico, sempre tem espaço para abrigar mais alguém se tivermos disposição em fazê-lo!
Existe sempre a possibilidade de nos machucarmos, mas os resultados positivos são compensadores, desta forma, forcemos nossos corações a dilatarem-se, desarmemo-nos e, como diz um velho ditado "O uso do cachimbo deixa a boca torta", um dia estaremos fazendo isto que aqui sugiro de forma ostensiva em nossas casas, em nossos trabalhos, nas ruas, em cada canto por onde passarmos, deixando aos demais o EXEMPLO e a impressão que somos loucos... cá pra nós, LOUCOS SIM, porque agimos de forma DIFERENTE dos demais, mas loucos felizes porque já estaremos desprendidos das AMARRAS, dos CONVENCIONALISMOS SOCIAIS e teremos passado a VIVER PLENAMENTE e da forma mais SIMPLES, FELIZES como as CRIANÇAS!
As mudanças PARECEM muito difíceis até começarmos e ERAM impossíveis após concluirmos!

Existem tantas pessoas de BOM CORAÇÃO, mas como nossa sociedade não valoriza ESTES VALORES, estas pessoas evitam se mostrar, conheço VÁRIAS e me inspiro nelas!
Uma PARTE de um ensinamento foi “pinçada” e transformaram a expressão “Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita...” numa CONDENAÇÃO SUMÁRIA de todos os que são flagrados FAZENDO O BEM, quando, na verdade, são destes REFERENCIAIS, destes BONS EXEMPLOS que NECESSITAMOS!
Jesus NÃO CONDENA a boa ação, muito menos QUEM A PRATICA, sua máxima se opunha ao HÁBITO de ostentar, característico de pessoas VAIDOSAS, Seus ensinamentos sempre combatiam os DEFEITOS DOS SERES HUMANOS e não as pessoas!
Vejamos TODO o ensinamento, e tiremos nossas próprias conclusões:

“Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, PARA SERDES VISTOS POR ELES, do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu!”.
“Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita!”.
Mateus, 6

Nesta terra não existe PATRIMÔNIO maior que um bom e velho CORAÇÃO, é ele a CHAVE que nos abrirá as tão propaladas PORTAS DOS CÉUS!

Enquanto não nos conscientizarmos que numa vida EM SOCIEDADE o PROBLEMA DE UM é PROBLEMA DE TODOS, não estaremos AINDA vivendo em sociedade!

AME-SE!
Sem NARCISISMO, sem SUPERVALORIZAÇÃO, com a certeza que "sempre há um pé descalço para um sapato velho e sempre há um sapato velho para um pé descalço"!
Se não nos amamos, como podemos pedir e/ou exigir dos outros aquilo que não conhecemos?
Como mostrar aos outros como fazê-lo?
Precisamos gostar daquilo que vemos no espelho, isto é AMOR PRÓPRIO, AUTO (e não ALTO) ESTIMA.

“Costumo voltar atrás, sim, não tenho compromisso com o erro!”.
Juscelino Kubitschek

"Eu prefiro ser essa Metamorfose Ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...".
Raul Seixas

Não tenhamos MEDO de assumirmos nossos erros, TODO SER HUMANO É FALHO E ERRA, só não erra (aos nossos olhos) é quem nada faz, porque até aí existe o ERRO DA OMISSÃO!
O que leva à DIMINUIÇÃO de nossos erros é a CORAGEM DE TENTARMOS DE NOVO, é a disposição de LEVANTARMOS TODAS AS VEZES QUE CAIRMOS, de termos UMA META E SEGUI-LA, de não nos preocuparmos TANTO com a opinião alheia, isto é AMADURECIMENTO!
O processo de AMADURECIMENTO obedece a regra da “TENTATIVA, ERRO OU ACERTO”, vejamos cada ERRO como um ENSINAMENTO e cada ACERTO como uma LIÇÃO COMPREENDIDA!
A imensa maioria dos "juízes das causas alheias" não pagam nossas contas, não secam nossas lágrimas, não nos dão colo quando nosso mundo parece desabar, não querem saber onde nosso calo aperta, portanto OUVIRMOS as opiniões alheias É SENSATEZ, mas nos PREOCUPARMOS com as de quem gosta e se preocupa conosco É SABEDORIA!

A DIVERSIDADE... ela que nos "abre" a visão de mundo, que nos alimenta com o NOVO, que nos permite saborear aquilo que AINDA não conhecíamos, mas que nem por isso era ruim, era tão somente DESCONHECIDO!
A vida é um ETERNO APRENDIZADO, está escrito em um certo livro "Conhecereis de tudo e reteis o que for bom!", entendo que tudo que AINDA não conhecemos é a própria DIVERSIDADE, daí darmo-nos uma chance para conhecer o "AINDA DESCONHECIDO" é CRESCERMOS EM CONHECIMENTO, abrirmos nossos horizontes, descortinarmos nossas mentes do véu da presunção do "JÁ SEI" que obscurece, atrasa e estagna a NECESSIDADE HUMANA e Divina de crescimento em conhecimento, moralidade (não esta moral da sociedade humana que a tudo condena), ética e espiritualidade!
O Texto abaixo faz menção a tudo isto e muito mais que AINDA não consigo captar, contudo sua maior mensagem é o RESPEITO, respeito ao diferente, respeito ao AINDA desconhecido, respeito à DIVERSIDADE!

Eu te entendo!
E, quando não te entendo, eu te aceito!
Mas, acima de todas as coisas, EU TE RESPEITO!!!
Autor Desconhecido

Jamais definamos NEGATIVAMENTE uma pessoa pelo que ouvimos falar dela (quando for POSITIVAMENTE vale a pena PESQUISAR), geralmente os seres humanos ESCANCARAM OS ERROS ALHEIOS, mas dificilmente falam DAS QUALIDADES!
Pessoas cometem ERROS, possuem FALHAS, mas é da NATUREZA HUMANA melhorar-se, EVOLUIR!
Olhemos para NOSSO PASSADO e vejamos que PEQUENOS ERROS COMETIDOS, principalmente os GRANDES ERROS foram as MOLAS PROPULSORAS que nos impulsionaram para QUEM SOMOS HOJE...

Lulu Santos – Como uma Onda

“...Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo...”.

"O segredo da Felicidade é não dar importância ao que não tem importância!"
Frei Betto

Quantos apegos desnecessários, quantas expectativas e quantas frustrações, quantos melindres, quanta pirraça, quanta mágoa, quanta raiva e quanto ódio, quanto orgulho, quanta vaidade, quanta arrogância, quanta ostentação, quantas disputas...
Para sermos FELIZES necessitamos despirmo-nos destas armaduras, mudarmos NOSSA FAIXA VIBRATÓRIA através do PENSAR BEM, ficarmos MAIS LEVES, todo este PESO asfixia e impossibilita a CONTEMPLAÇÃO do BELO e do BOM.
Precisamos olhar para dentro, definirmos QUEM SOMOS e O QUE ALMEJAMOS, nos acharmos ANTES para depois procurarmos COMPLEMENTOS em pessoas e/ou objetos, alguém já disse que “quando não sabemos para onde queremos ir qualquer lugar serve!”.
Viver é uma arte e é uma arte tão simples que impressiona quando começamos a vislumbrá-la!
Uma forma eficiente de chegar neste estágio é através da CONCENTRAÇÃO, 05 minutinhos por dia bastam para FORTALECER nossa vontade, o hábito de ORAR e ver a vida com GRATIDÃO alteram as energias que nos circundam, mudando PARA MELHOR nossa AURA ou PSICOSFERA, facilitando a jornada para o AUTOCONHECIMENTO, LIBERDADE, PAZ e FELICIDADE, o mais é PERSISTÊNCIA!

Não deixo morrer meu lado CRIANÇA, na hora de falar sério, falo sério, mas quando posso, faço valer minha infância e todas as “gostosuras e travessuras” que PRECISAMOS MANTER VIVAS E EXTERIORIZAR!
Quem envelhece é O CORPO, NÓS só envelhecemos se deixarmos de BRINCAR, de SONHAR, de SORRIR, de BEIJAR, de ABRAÇAR, de FALAR E OUVIR COISAS ENGRAÇADAS... de VIVER!

Não precisamos de grade para vivermos em uma prisão. Muitas vezes, nossos corpos estão livres, mas nossas mentes NÃO!
LIsbete Faria

Aprisionados pelo MEDO, aprisionados pela CULPA, aprisionados pela CRENÇA, aprisionados pelos MODISMOS, aprisionados pelos JULGAMENTOS ALHEIOS, aprisionados pelos PADRÕES ESTÉTICOS, aprisionados pelo DINHEIRO, aprisionados pelo PODER, aprisionados pelo PRAZER, aprisionados pelo CONSUMO, aprisionados pelo...
QUANDO SEMPRE FOMOS LIVRES!
Só há um único lugar em que podemos ser realmente livres: NOSSA MENTE!

A Vida vai ficando cada vez mais Simples quando nos sobrepomos aos CONVENCIONALISMOS SOCIAIS, quando assumimos NOSSAS FRAQUEZAS, quando descobrimos NOSSAS REAIS QUALIDADES, quando nos PERCEBEMOS FINITOS E DEPENDENTES UNS DOS OUTROS, quando ENFRENTAMOS NOSSOS MEDOS, quando passamos a OUVIR SEM O RUÍDO DA SOCIEDADE, quando conseguimos ENXERGAR AS CAUSAS E NÃO AS CONSEQUÊNCIAS DOS FATOS...
Tô tentando!