Coleção pessoal de RobertoMax

81 - 100 do total de 1036 pensamentos na coleção de RobertoMax

Não ir ao teatro é como fazer a toilette sem espelho.

Arthur Schopenhauer
130 compartilhamentos

Perdoar e esquecer equivale a jogar pela janela experiências adquiridas com muito custo. Se uma pessoa com quem temos ligação ou convívio nos faz algo de desagradável ou irritante, temos apenas de nos perguntar se ela nos é ou não valiosa o suficiente para aceitarmos que repita segunda vez e com frequência semelhante tratamento, e até de maneira mais grave. Em caso afirmativo, não há muito a dizer, porque falar ajuda pouco. Temos, portanto, de deixar passar essa ofensa, com ou sem reprimenda; todavia, devemos saber que agindo assim estaremos a expor-nos à sua repetição. Em caso negativo, temos de romper de modo imediato e definitivo com o valioso amigo ou, se for um servente, dispensá-lo. Pois, quando a situação se repetir, será inevitável que ele faça exactamente a mesma coisa, ou algo inteiramente análogo, apesar de, nesse momento, nos assegurar o contrário de modo profundo e sincero. Pode-se esquecer tudo, tudo, menos a si mesmo, menos o próprio ser, pois o carácter é absolutamente incorrigível e todas as acções humanas brotam de um princípio íntimo, em virtude do qual, o homem, em circunstâncias iguais, tem sempre de fazer o mesmo, e não o que é diferente. (...) Por conseguinte, reconciliarmo-nos com o amigo com quem rompemos relações é uma fraqueza pela qual se expiará quando, na primeira oportunidade, ele fizer exactamente a mesma coisa que produziu a ruptura, até com mais ousadia, munido da consciência secreta da sua imprescindibilidade.

Arthur Schopenhauer
123 compartilhamentos

Erguer um monumento a quem está vivo significa declarar que não se pode confiar nos seus pósteros.

Arthur Schopenhauer
45 compartilhamentos

A ignorância só degrada o homem quando se encontra em companhia da riqueza.

Arthur Schopenhauer
242 compartilhamentos

Toda a nação troça das outras e todas têm razão.

Arthur Schopenhauer
63 compartilhamentos

A serenidade e a vitalidade da nossa juventude baseiam-se em parte no fato de que nós, ao subirmos a montanha, não vermos a morte, pois ela encontra-se do outro lado da encosta.

Arthur Schopenhauer
72 compartilhamentos

O destino é cruel e os homens são dignos de compaixão.

Arthur Schopenhauer
152 compartilhamentos

Do mesmo modo que no início da primavera todas as folhas têm a mesma cor e quase a mesma forma, nós também, na nossa tenra infância, somos todos semelhantes e, portanto, perfeitamente harmonizados.

Arthur Schopenhauer
301 compartilhamentos

A virtude não se ensina, como tão pouco o gênio.

Arthur Schopenhauer
82 compartilhamentos

A honra cavalheiresca é filha da arrogância e da tolice.

Arthur Schopenhauer
135 compartilhamentos

Se na hora de uma necessidade os amigos são poucos? Ao contrário! Basta fazer uma amizade com alguém para que, logo que este se encontre numa dificuldade, pedir dinheiro emprestado.

Arthur Schopenhauer
942 compartilhamentos

Observei que o carácter de quase todos os homens parece particularmente adaptado a uma certa idade da vida, de modo que nela se apresenta da forma mais proveitosa. Alguns são jovens amáveis, e depois isso passa, outros, homens enérgicos e activos, dos quais a idade rouba todos os valores. Muitos apresentam-se mais favoravelmente na velhice, quando são mais indulgentes por serem mais experientes e serenos.

Arthur Schopenhauer
102 compartilhamentos

No fundo, apenas os pensamentos próprios são verdadeiros e têm vida, pois somente eles são entendidos de modo autêntico e completo. Pensamentos alheios, lidos, são como sobras da refeição de outra pessoa, ou como as roupas deixadas por um hóspede na casa.

Arthur Schopenhauer
195 compartilhamentos

Na verdade, só existe prazer no uso e no sentimento das próprias forças, e a maior dor é a reconhecida falta de forças onde elas seriam necessárias.

Arthur Schopenhauer
236 compartilhamentos

O que temos dentro de nós é o essencial para a felicidade humana.

Arthur Schopenhauer
254 compartilhamentos

Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida mais agradável e feliz possível.

Arthur Schopenhauer
698 compartilhamentos

A arte é uma flor nascida no caminho da nossa vida, e que se desenvolve para suavizá-la.

Arthur Schopenhauer
436 compartilhamentos

Certamente a vida não existe para ser aproveitada, mas para ser suportada e despachada... De fato, é um conforto na velhice ter o trabalho da vida por trás de si.

Arthur Schopenhauer
228 compartilhamentos

Quando a felicidade se apresenta devemos abrir-lhe todas as portas porque jamais foi considerada inoportuna.

Arthur Schopenhauer
531 compartilhamentos

Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer.

Arthur Schopenhauer
657 compartilhamentos