Coleção pessoal de protestapoeta

201 - 220 do total de 458 pensamentos na coleção de protestapoeta

"Sou daqueles que pensa que é impossível algo não microscópico viajar no Tempo!"

"A LIBERDADE DE EXPRESSÃO é uma das maiores conquistas humanas! A LIBERDADE DE EXPRESSÃO é inerente à Democracia! A LIBERDADE DE EXPRESSÃO incomoda e é uma pedra no caminho das Ditaduras, dos dogmatismos e da irracionalidade mortal!"

"O amor é um sentimento que serve de base, de alicerce, de fundamento e sentido para outros sentimentos, para relacionamentos, para a vivência cotidiana, a criação dos filhos, o trato com os idosos, o amor é um anti egoismo."

"A luta de classes sozinha, sim, ela somente, não é o motor da História!"

"Grandes personagens, grandes, grandes em que sentido, realizavam tudo sozinhos? Bem, pessoas ditas importantes e especiais não são o motor nem a base de mudança da História!"

"Toda teoria sobre a História, ou, conjunto de ideias, ideologias, estudos, tudo... Realizam RECORTES, sempre recortes, de épocas, situações, movimentos, crises, guerras... O que chamamos conhecimento histórico tende a ser fragmentado!"

"Existem palavras, que sozinhas, merecem um curso universitário só para elas... Conceituá-las, decifrá-las, ampliá-las, interconectá-las, contextualizá-las, desmistificá-las, traduzi-las..."

" - carros + bicicletas = trânsito sem arrecadação de impostos e dinheiros para partidos lobistas ! "

"Roma não é uma cidade eterna, ou a cidade eterna, não existe cidade eterna! Jerusalém, não é uma cidade santa, um lugar é santo, isto é, torna-se santo, quando um conjunto de pessoas acredita que é santo, uma elite religiosa prega e ensina que é santo, um poder político e até de força ou a força impõe que é santo determinado lugar... O Rio de Janeiro não continua lindo, nunca foi lindo em sua totalidade, mesmo sendo lindo talvez na geografia, ok... Mas, há lugares no Rio que são banhados de sangue e absolutamente mergulhados na violência e na poluição... Nova York não é a cidade que nunca dorme! Há várias, centenas, milhares de cidades que nunca dormem no mundo... E aliás, não são as cidades, mas sim, trabalhadores nestas muitas cidades que atravessam as noites trabalhando!"

"Muitas vezes idealizamos pertencer, ser, estar com algo dito maior, em virtude de nossas vidas serem passagens rápidas num mundo dinâmico e em transformação constante, uma realidade imensurável e complexa onde moramos numa porção de matéria num cosmo que nos parece infinito. Assim, penso que, para não ficarmos desencorajados e tristes, proponho que a maior coisa que pertencemos, a mais nobre e convictamente real seja: a HUMANIDADE!"

"Humano: ser genético e social formado pelas células de outros seres da espécie humana, desenvolvendo-se entre humanos, adquirindo seus comportamentos e formas de pensar, apreendendo visões de mundo, mentalidades, maneiras, técnicas de realizar transformações no ambiente em que está... Bem, esta frase pode ser uma iniciação, uma tentativa para me explicar, explicar você que lê, e todos os outros antes de nós e que virão a nascer... Mas, podemos seguir esta pobre e humilde tentativa com milhares de reticências... ... ... ... [...]"

"História: um retrovisor, porém, embaçado e, em várias situações, pecaminosamente direcionado!"

"História: cuidado! Pode ser uma grande sopa de imaginação, crendice e tendenciosidade... Porém, quando, fundamentada, como ciência, é uma professora sobre a realidade e o tempo..."

"Protestar não é a essência da poesia! Mas, qual é a essência da poesia? O poeta manifesta o que sente e pensa em uma época e em um lugar social! Assim: há poesia romântica, há poesia política, há poesia religiosa, há poesia erótica..."

"Com os nossos sentidos, com a nossa imaginação, com a nossa intelectualidade, com nossas emoções e a razão (todos estes elementos sempre limitados) temos ou conseguimos somente a realidade em parte, ideias parciais, conceitos incompletos, teorias em eterna construção e desconstrução... E, isto tudo, somente sobre o Universo Conhecido... Então: não se pode negar a existência de algo, ou melhor, negar algo que possa existir fora de nossa ínfima compreensão do cosmo conhecido!"

"O sofrimento humano é imensurável!"

"Impossível somar, catalogar, descrever: cada pranto, cada sentir, cada melancolia, cada desespero... Se a Via Láctea fosse tinta e todo Cosmo papel, as estrelas palavras, não descreveriam a complexidade da humanidade..."

"Será que o excesso de informações anestesiou muitas mentes a ponto de, mergulhadas num mar de futilidades, perderem a capacidade verdadeiramente crítica e reflexiva?"

Será que o mundo só piorou? Será que o mundo só melhorou? Será que melhorou em algumas coisas e piorou em outras? Será que, em outras ainda, empatou? O que podemos afirmar é que: o mundo mudou, muda e mudará! Sendo que o conhecimento humano (todos os tipos - mitológico, científico, filosófico, artístico, religioso, senso comum) influencia diretamente na História humana... Qualquer tentativa de aferir, controlar, prever em absoluto o futuro ou a História é mortalmente estrábica ou cega!

Será que posso estar errado sobre algo? Lógico que sim, sobre qualquer assunto, ideia, coisa, análise... Todo ser humano ou grupo humano que acreditar ser dono da verdade necessitará de muito papel higiênico para passar na testa e nas têmporas...