Coleção pessoal de Peralta71

21 - 40 do total de 212 pensamentos na coleção de Peralta71


RINÓPOLIS - a cidade da minha infância; sem metrô, nada de relevância.
Na balaústra do portão, o padeiro deixava o pão; apertava a buzina estridente, fixada na carroça azul, com a mula amarrada na frente.
Às seis da tarde, via a noite chegando, ao som do sino tocando, meu pai na Belina chegando.
A área comercial, tinha o bêbado oficial. Dormia ao chão atirado, com repulsa social; às vezes falante, em outras deprimido, mas por todos conhecido.
Quando ligava o auto falante, e tocava a `Ave Maria`, de longe já pressentia: alguém havia partido. Era hora de silencio, pra saber do falecido.
Sorridente ou infeliz, aos domingos de forma sagrada, o povo cercava a matriz. Grande era a movimentação, o padre Miro finalizava o sermão, os bancos eram disputados, e os diálogos encetados.
O cardápio era bem limitado: sorvete, pipoca ou amendoim ensacado (cru ou torrado).
Dali um dia parti, para um rumo desconhecido; vinte anos mais tarde voltei, quando então me assustei, com o que tinha acontecido - era um filme repetido.
Tudo estava no mesmo lugar. O velho taxista, com seu Fusca foi me buscar.
Achava a vida meio parada, mas na verdade, era apenas descomplicada.
Era um tempo de buscar o barulho, o tumulto, agitação, progresso e competição.
Agora, sinceramente, confesso: hoje penso no regresso. Com o passar dos anos, se descobre que a vida, quando corrida, passa rápido e despercebida.

⁠“Na minha cidade eles criaram uma barreira sanitária para a Covid-19. Eles te param na entrada, te dão um par de luvas, uma máscara e um tubo de álcool em gel. Após a entrega, te desejam boa sorte e te cumprimentam pela coragem de vir pra cá (por sua conta e risco).”

⁠“Por melhores que sejam as expectativas, nada de bom acontecerá após a meia noite. Também não espere nada de positivo após devorar um prato de torresmos.”

⁠“Não acredito em superstições, mas por via das dúvidas, evito passar embaixo de escadas e alinho os chinelos virados (mesmo após a morte de minha mãe). “

⁠“Tio Libório foi o precursor de várias expressões confusas, do tipo: `milho verde`, `doença benigna` e `atitude inconsequente`. Suas respostas eram sempre contraditórias e enigmáticas: `tá cedo, mas já é tarde`, `é ruim mas é gostoso`, `é velho mas tá novo`. Foi um célebre linguagista caipira e iletrado. A um só tempo era matuto e astuto.”

⁠“A gente escreve para impactar; se o objetivo fosse manter inalterado o estado das coisas, permaneceríamos silentes.”


“Sei que é meio constrangedor, mas preciso do seu favor. Tenho que escrever um poema, que sequer escolhi o tema. Preocupado com a estreia, ainda não faço ideia, do que por na primeira linha; se começo com abobrinha ou com rima que descaminha. Pensei em dar parte de um crime, de um ladrão que se deprime, por roubar o troféu de um time. Ao chegar na delegacia, dei de cara com a atendente, de pouca diplomacia, bem na hora do seu almoço, me mandando voltar outro dia. Desanimado com o assunto, logo tomei outro rumo, e assim eu lhe pergunto: se me ajuda com o resumo. Já me basta um bom rascunho, à caneta de próprio punho, com o nome do personagem, carregado de malandragem, inculto e de pouca bagagem. E assim o tempo passou, e aí veio a PANDEMIA, que o mundo todo parou, e até mesmo a minha tia, que nem de casa saía, da casa ela se enjoou. É melhor congelar o poema, esperar por melhores dias, tudo agora virou problema, sem risos nem alegrias. Hoje o mundo se alucina, em busca da tal vacina, que transforme essa rude sina, que a toda alma confina. “

⁠“Com o passar dos anos, você descobre que as piores DECISÕES que tomou na vida, foram aquelas as quais tentou agradar a todos.”


“É algo preocupante, ver um líder enaltecer sua condição de ignorante. O infeliz que alega não precisar da cultura, é sempre digno de pena, pois não desfruta da inteligência plena.”

⁠“Resumir a análise política entre DIREITA e ESQUERDA, é apequenar os conceitos da forma mais rasa possível. É como reconhecer apenas o `LP` e a fita `K7` como formas de reprodução musical. Em plena primavera boreal de 2020, o Brasil foca em embates políticos ultrapassados, que já foram abortados em países desenvolvidos desde a década de 1980. É preciso avisar a essa gente, que o jogo atingiu a fase seguinte, com a disputa entre CONSERVADORES e PROGRESSITAS.”

⁠“Se quer discutir sobre a RELAÇÃO, procure um mecânico de moto.” 🛠⚙🏍

⁠“Se eu fosse dentista, escreveria artigos sobre os benefícios do piruá para a saúde.”

⁠“O que esperar de um país onde até os diplomas do ministro da educação são falsos ?”


“Aos marceneiros e borracheiros, os pregos são importantes, ao passo que o piruá acrescenta aos dentistas, seus rendimentos relevantes. “

⁠“A ciência ainda não detectou sinais de VIDA INTELIGENTE fora da Terra; dentro dela, segundo as análises de conteúdos postados nas redes sociais, o encontro desse tipo de ser está cada vez mais raro.”

⁠“Entrar numa GREVE é a coisa mais fácil que tem; o difícil é sair dela.”

⁠“Um intelectual pode liderar uma SEITA, ou ocupar alguma atividade de cúpula, mas jamais conseguirá permanecer nela na simples condição de seguidor. As principais características do sectarismo são: o bloqueio do pensamento de base e a doutrinação absoluta que escorre do topo. É proibido raciocinar. Discordar é algo profano. O que vem do líder é verdade suprema, ainda que irracional ou insano.”

⁠“O feminismo é socialmente aceito, enquanto o machismo é considerado um defeito. Todos se lembram do `dia da mulher`, com elogios, presentes, flores e spa com maquiagem. O `dia do homem` (15 de julho), segue a rotina brava, só o Google o grava; sem presente, nenhuma vantagem, no máximo, um emoji e ferramenta de jardinagem.”

⁠“Os muros de Atibaia e as cozinhas de botecos, guardam segredos sombrios, cuja revelação, causa náuseas e calafrios.”

⁠“O eleitor brasileiro sempre acredita em MENTIRAS, desde que sejam sinceras.”