Coleção pessoal de PAULODELRIBEIRO

41 - 60 do total de 161 pensamentos na coleção de PAULODELRIBEIRO

"Um vento suave agita as cortinas fechadas diante do coração aberto. Sopra a vida cuja interpretação não permite ensaios e onde como atores reais vamos interpretando os vários papeis dos grandes roteiros que só o destino escreve. Um baú de histórias já escritas e vividas não pode ser mais aberto porque se chama passado. Mas o vento que chega suave agitando as cortinas, traz um sinal de mudanças e vem contando segredos da primavera que entra, trazendo o cheiro das flores silvestres e anunciando que vem ai bons tempos. Que se abram então novamente as cortinas do tempo e comece então uma nova movimentada história, mesmo que por hora estejamos vivendo um grande e emocionante monólogo!"

À alguns dias trás eu encontrei alguém que por algum motivo, acho que especial, o qual já tentei de todas as formas descobrir, à pelo menos seis anos vive lá dentro de mim, mas a qual também sempre a mim me foi indiferente. Apenas nos olhamos e seguimos o nosso caminho, eu sozinho e ela com alguém. Mas, contudo, voltei pra casa me dando conta naquele momento, que eu consigo sim sobreviver sem esta pessoa e o quanto a vida é bela, tão cheia de gente bela, com superioridade e maturidade suficiente pra entender que quem nos ama merece pelo menos uma atenção especial, uma atenção que possa até nos fazer entender que talvez estejamos equivocados com relação a aquele sentimento que hora desprendemos sem saber a esta ou à aquela pessoa.

Sabe-se que a indiferença é uma característica própria de alguém que se comporta com ausência de interesse, falta de consideração aos sentimentos alheios, com apatia, frieza, insensibilidade, que não se deixa influenciar pelo sentimento de alguém e nem tão pouco responde ao mesmo, sem saber ou se dar conta de que o maior pecado ou erro não é odiar alguém, mas sim trata-lo com a indiferença, ainda mais quando este alguém o deseja da forma mais plena, ou até mais simples, absoluta e sincera, aquela forma que conduz ao mais nobre dos sentimentos, o amor.

O desprezo incomoda e muito. Mas no fundo o desprezo é apenas um calo que aperta e dói quando a gente calça o sapato apertado do orgulho. É sim uma forma até covarde diante da vida, diante de qualquer semelhante. Mas o que nos maltrata de forma mais acirrada e dolorida é quanto estamos ardendo de boas intenções, ardendo de certa paixão sombria, de carinhos, de desejos por alguém e somos envolto então no gelo da indiferença. Este sim é o castigo maior que se pode impor a outra pessoa, onde não há tortura ou masmorra que nos possa machucar mais e tanto, profundamente. É assim como um algo corrosivo que nos faz desintegrar por dentro e mesmo assim desintegrados até a alma, nos tornamos cegos a ponto de ainda estar ali entregues à própria escuridão e querendo sem saber por que aquela tal pessoa.

Foi exatamente isso que descobri, se aquele alguém que você endeusa tanto é indiferente a você, ela própria está renegando a sua existência, ela está deixando de aceitar algo que poderia ser muito bom ou até mesmo muito ruim, mas como saber se ela própria esta negando um trecho do seu destino e se tornando lá no fundo sombria com ela mesma, deixando de aceitar daquela pessoa uma explicação plausível, deixando aceitar os bons sentimentos do estar ali, do sentir-se amada, da chance de ser feliz, de estar presente no mundo se entregando e não negando as oportunidades de saber exatamente se vai ser bom ou ruim. De deixar nas mãos de Deus, do destino, enfim.

É próprio do ser humano ser indiferente no seu dia, indiferente ao porteiro do seu prédio, ser indiferente aos problemas da sua cidade, da sua casa, ser indiferente aos acontecimentos do mundo, a uma criança que está no abandono, indiferente às estações do ano, ou seja, indiferente a muitas coisas na vida, sejam elas boas ou ruins.

Por isso, pensando assim, é que entendi que temos que aprender a sobreviver e a não sentir mais falta de alguém que nos é indiferente. Esta pessoa que procure, procure, e procure muito lá dentro dela mesma o porquê que ela própria se maltrata, se maltrata desta forma tão rude e por fim não sede aos encantos cheio de poder do diálogo, do respeito pelos sentimentos do outro, do entendimento, mesmo que não seja pra ficar, pra amar aquela pessoa, mas sim pra ser justa com ela mesma e com quem a venera tanto. É preciso saber que quando empregamos em nossas vidas a indiferença por alguém, acabamos conseguindo apenas aquilo que no fundo desejamos, ser esquecido por aquela pessoa. E o pior, é descobrir isso quando já for tarde demais! (Paulo Del Ribeiro)

“O problema é quando se mergulha de cabeça num amor que não é fundo!”

"Hoje pra você sou apenas como um cacho de uvas embaixo dos seus pés, o qual você macera, espreme, pisa sem nenhuma piedade e parece até se divertir com isso. Mas, saiba que com o tempo eu posso, quem sabe com isso, acabar virando um bom e apurado vinho, e então, tenho certeza, você vai querer me degustar e até se embriagar de mim. O duro é que ai eu poderei então estar ocupando outras taças, que não a sua!"

Por todos os dias da minha vida em que ficares comigo, não esquecerei jamais de em nenhum deles dizer-te “eu te amo”. Mas, além de apenas dizer-te isso todos os dias, quero todos os dias fazer coisas, mesmo que pequenas, mas que possam te dar sempre a certeza do conteúdo daquilo que digo.

Eu bem sei que hoje não sentes a minha falta e que isto é próprio de quem não ama. Sabendo disso, depois de tanto resistir, aprendi que tenho que deixa-la livre e seguir o meu destino em calma. Mas, depois que o tempo passar, se por acaso sentires este estranho sentimento, o da falta, o endereço do meu coração você tem, o meu telefone também, que me procure você e peça então a minha volta.

“Se você me permitisse eu gostaria mesmo era de desnudar a sua alma, porque o seu corpo, se você permitisse qualquer um isto poderia fazer.”

"É bem isto mesmo, pessoas existem e outras vivem, as que vivem, mudam, vão, amam, fazem acontecer e não ficam esperando nada de ninguém, nem mesmo o amor, este que venha a hora que vier porque será sempre bem vindo!"

"Às Vezes a gente fica esperando que aquela pessoa mude a sua maneira de pensar sobre a gente, que haja uma mudança onde aquela pessoa possa enfim perceber o quanto somos, ou o quanto podemos ser, ou ainda, quanto poderíamos ser importante pra ela no futuro. Mas até que um belo dia, esperando, a gente se dá conta que de tanto esperar, foi a gente quem mudou e passou a pensar de forma diferente, que outros acontecimentos vieram, outras pessoas surgiram no caminho e que a gente é quem não precisa mais dela como precisávamos antes e com isso seguimos em paz deixando-a também seguir em paz, pois no fim das contas, no fim de tudo, tudo muda quando na verdade algumas coisas que gostávamos muito não deveriam nunca mudar! Mas, por enfim, a vida é isso mesmo, temos que estar sempre mudando, mudando em todos os sentidos, porque estamos crescendo. Mudando no sentido amplo da palavra do que é “viver”, porque generosamente a vida nos abre o seu leque mostrando a sua vastidão. Quanto ao amor, este não deveria nunca mudar, mesmo porque ele é só sentimento, é algo que se aconchega na alma, o qual deveria, este sim, sempre crescer, sempre apenas a crescer, crescer e crescer... crescer por alguém que está ali do nosso lado, por alguém que esteve ali do nosso lado, por alguém que você esperava e que por algum motivo não veio, ou por alguém que lá na frente está a esperar você...”

" É preciso apreender que o segredo da despedida e da liberdade está em mudar, pois só mudando-nos é que conseguimos ser livres e enxergar isto, que as pessoas mudam para que assim aprendam a deixar as outras partirem, quando estas não querem realmente ficar.”

Eu não entendo. Eu só falei que amava e acreditem, era um amor tão grande que dava pra encher o coração, a casa, o mundo, a alma e cabia até nas mãos de Deus e, no entanto, eu fui escorraçado por isto. Mas, pensando bem, acho que era maior do que eu imaginava, grande demais pra caber na vida dela e se não foi a grandeza dele que a assustou, foi ela que não entendeu nada mesmo!

“Não importa se você está perto ou longe, ou se algum dia poderei te tocar ou não. O que importa é que você existe para que eu possa sentir a sua falta, olhar pro céu e te ver, lá, lépida, linda, loira, lua...”.

Todo amor vivido no silêncio, tem que ser dito, declarado, exposto, para que assim o outro saiba o quanto é amado; mas acredite, não vale a pena sofrer se o outro é feliz sem você.

O que me deixa realmente assombrado não são os acontecimentos ruins que possam ser a mim predestinados ao longo da minha vida, mas sim a ideia de ver algum dia ao longo de sua vida, a sua sombra ao lado de outra sombra que não a minha.

Você é permanente em minha alma durante as 24 horas do dia, pois em você durante o dia, acordado eu penso, e com você durante a noite, dormindo eu sonho.

A saudade quando invade o coração e a alma da gente é como se fosse um vento cálido, calmo, forasteiro, vindo de longe e soprando indeciso, sem saber se apaga o fogo ou se mantém acesa a sua chama. Só que o que ela não sabe é que quando a chama não é pequena, quanto mais o vento sopra mais a chama inflama!

Alguns me perguntam o porquê desta tal solidão, a qual todos sabem que não é desejo de cada um de nós, e eu respondo que por enquanto, estando enamorado de mim mesmo e da minha própria alma, vou amadurecendo e me predispondo para um novo amor que a qualquer hora deverá surgir.”

Sempre buscando você irei até o limite extremo onde eu possa te encontrar. O limite onde poderá estar a minha felicidade ancorada junto à sua. Dali pra frente, juntos, não haverá mais limites, nem terra e nem mar, pois todos serão ultrapassados por nós dois e talvez isto sim, seja conjugar o verbo amar.

Minha alma gêmea, não importa o que esteja acontecendo em nossas vidas, a que altura estamos em nossos caminhos, só sei que estamos seguindo cada um do seu jeito rumo ao mesmo ponto, o do encontro.

ALMAS GÊMEAS
(Paulo Del Ribeiro)

Tu és alma gêmea da minha alma
Um amor vindo de outras vidas
A minha estrela unica e preferida
Que em mim brilha serena e calma

A mais bela flor que já colhi na vida
A mais bela música que ouço sozinho
Embriaguez causada por um raro vinho
Labirinto do amor sem nenhuma saída

Sem você, mulher, unica do meu coração
A minha vida seguiria sem sentido
Por todos os caminhos eu estaria perdido
Caminhante do tempo, eterno pagão

És a unica dona de todos os meus dias
Das estações do ano a primavera
Causadora da minha mais louca quimera
Razão da minha vida fugidia

Mulher doce calma, alma gêmea da minha alma
Minha alma é sua e sua alma minha
Nenhuma das nossas almas poderá viver sozinha

Estejamos onde estivermos, pode o tempo passar
Pode tudo acontecer, anos e anos virar
Alma gêmea da minha alma, haveremos de nos encontrar.