Coleção pessoal de PARETA

1 - 20 do total de 44 pensamentos na coleção de PARETA

O senhor das palavras.

Romenílson adora participar de discussões, tem um aparato argumentativo que deixa qualquer um boquiaberto.

Certa vez, em uma roda de amigos na faculdade, citou 03 filósofos, 05 historiadores e 04 teóricos diferentes. Depois olhou em volta com os olhos brilhantes de quem não entendeu o que disse e tem certeza que ninguém conseguirá contra-argumentar.

A língua de atirar e o dedo de apontar são mais rápidos que nossa intenção de amar.

CUIDADO COM DISTRAÇÕES em forma de oportunidade. Elas demonstram ser uma exclusividade sua mas não se prendem ali, existem apenas para roubar seu foco e lhe deixar perdido.

Você pensa em tantos problemas que não há espaço para enxergar a solução.

Substitua a palavra "dia" por "conquista" e pare de falar, "mais um dia". Sempre acorde para uma nova conquista.

AO ACORDAR de manhã você se arruma, olha diante do espelho por alguns segundos e sai de casa. Se o espelho, em vez de refletir sua imagem física, refletisse a pessoa que você é de verdade, você conseguiria sair de casa ou ficaria parada num canto chorando? Hora de refletir.

Quando a verdade corta na alma, como uma adaga afiada, as mais absurdas defesas surgem da mente humana

Entre todas as boas práticas, não esqueça o desapego.

Do conhecimento, dos hábitos, das lógicas, das fórmulas, da forma de ser, da cor que usa, do cabelo, das roupas, dos sentimentos, dos sabores, das formas de amar, da cidade, do estado, do país, da língua, dos corpos, da música, do orgulho, do rancor, da vingança.

Aprenda a flutuar, quem precisa de âncora é navio.

O BRASIL É UM TABULEIRO de xadrez e as pedras são muito bem colocadas. O objetivo é o de sempre, dar o xeque-mate, mas são tantos personagens que acontecem vários xeques diários, temos vários Cavalos, com poder de articulação em L envolvidos em movimentos sociais.

Os Bispos com seu poder clerical de induzir votos e interferir junto ao estado em sua velocidade pela locomoção diagonal, atravessando de um lado ao outro do tabuleiro em um passo só. As torres, dando a proteção que impede o campo inimigo de ultrapassar certos limites e o peão, que são todas as pessoas que não tem valor nenhum pro sistema a não ser o do voto, são sempre os que estão na frente para sofrer as consequências.

A diferença é que a sequência de xeques consecutivos não tem limite, as peças brancas fingem ser pretas para conquistar peões do outro lado, os Bispos trocam de camisa e passam para o outro time quando quiserem, as torres estão suscetíveis a mudanças, mas são mais conservadoras e dispostas sempre a massacrar os peões pelos seus objetivos...

...e os peões são as únicas peças do tabuleiro que podem travar o jogo, mas não sabem.

[NOTA]: Para bom entendimento, as peças brancas são da direita.

Apesar do viés capitalista, não devemos esquecer nunca a importância de lembrar com um tom especial das mães. E nesse momento lembro-me de tantas delas e fico a pensar no quão importante são na vida de cada um de nós.

Drummond estava certo ao perguntar porquê Deus permite a ida delas para outro plano, pois a falta que normalmente causam é imensa, mãe é o pedaço gostoso da vida que nos cuidou no estágio mais indefeso da nossa existência e sempre teve disposição de esquecer o mundo, apenas para acompanhar o nosso choro, por muitas vezes, derramando junto as suas próprias lágrimas.

Muitas, solteiras(algumas solteiras mesmo tendo marido), enfrentaram a tarefa dupla de cuidar do filho, trabalhar, deixar tudo em ordem... espera um pouco, tarefa dupla não, muito além de tripla, quase uma missão impossível. Mas para elas a palavra "impossível" nunca existirá, ela briga, ela questiona, bota de castigo, vai buscar na rua, manda acabar o baba e você chateado, precisa chegar ainda aos 25 anos para entender que ela tinha razão e só então ser grato.

Mas mesmo de cara feia, mesmo na birra, você nunca resistiu a um abraço dela porquê sempre dizia que "ela é um pedaço de você", sem saber que na verdade "é você que é um pedaço dela", mas ela deixa você se enganar, pois só quer abraçar mais um pouquinho.

Que todo saibam estender as suas homenagens além desse dia, pois só quando ela for embora e te deixar sozinho, perdido(mesmo que você tenha 60 anos ficará perdido) e sentindo um vazio inexplicável dentro do corpo como se os seus órgãos não estivessem mais ali é que você saberá que mesmo uma vida inteira nunca será suficiente para prestigiar quem abandonou a própria vida por você.

SOU RESPONSÁVEL PELO QUE PENSO E SOU mas nunca poderei assumir responsabilidades sobre o que pensam de mim, nem quando uma pessoa tira conclusões sobre mim sem antes tentar dialogar ou saber das coisas.

Se as vezes não conseguimos decifrar os segredos por trás de um poema, como alguns tentam decifrar a mente de outra pessoa, com experiências específicas e em constante mudança como um universo em expansão?

Esses que enxergam as pessoas como potes no supermercado, ficam loucos e perdidos por não entenderem que os potes sem rótulos guardam as melhores amoras.

Se for entrar no meu jardim pise de pés descalços, pois a grama é uma extensão do meu ser.

É difícil dizer que conhece os seus sentimentos em um mundo onde você conhece as definições para depois partir para as experimentações, o que consideramos hoje "conhecimento" é na verdade uma receita de bolo pronto do grande mercado da vida.

Depois de misturar bem os ingredientes colocam você na forma, levam ao forno e você sai pronto para ser devorado. Mas quando, por acidente, cai um pouco de poesia na receita, o bolo sempre sai solado e eles tentam jogar fora. Bolo solado, minha vó adorava.

NÃO ADIANTA TODA A ABERTURA DO UNIVERSO enquanto a sua mente ainda estiver fechada. De que serve morar perto de um rio se em vez de banhar-se, fica apenas molhando as pontas dos dedos e imaginando como deve ser o mergulho?

O pior afogamento é aquele que acontece fora da água.

Sobre a vida.

ESTÃO TODOS ENGANADOS, isso aqui é que nem baralho, cada um pega uma carta de olhos fechados e entra no jogo.

Defendem ferrenhamente que podem vencer o jogo com sua carta ao ponto de arriscar morrer com a carta na mão. Eu prefiro virar a mesa e sair rabiscando pelas paredes.

Desisti de tentar compreender o ser humano, me empenho em tentar transformá-lo, começando por mim e estendendo a meus irmãos. Se eu tentar compreender vou colecionar tristezas, nesse quesito eu prefiro andar de olhos fechados lançando pétalas de rosas aos ares.

Não procure entender a vida, tente estar conectado a estrutura do universo, não deixe o amanhã lhe descobrir, seja parte fundamental da estrutura do novo dia. Amém.

Da fraude.

Fraudar a fraude, isso é arte!
Ser fraudado? Um desastre.

DA DEPRESSÃO

As vezes é possível vencê-la, mas quando ela volta sempre é sombria. Por isso tem que ficar atento aos vários fatores que a faz retornar ao lar, visto que ela deixa tudo vazio e faz o sabor das coisas morrer. Na sua algibeira, traz o mais potencial sonífero como parte de uma poção mágica degenerativa. Somente muito suor para desfazer o potencial do seu elixir. Não, não espere a compreensão daqueles que estão ao seu redor, para eles você sempre será um preguiçoso inventando desculpa para as cosias.