Coleção pessoal de pao_diario

481 - 500 do total de 800 pensamentos na coleção de pao_diario

CRIANÇAS DE RUA

Tenho um fraco pelas crianças de rua da Uganda e tento incluí-las em programas da igreja que porém alimento, moradia, acesso aos estudos e mentores de qualidade. Frequentemente, tais esforços são gratificantes. Às vezes, porém, os resultados são desapontantes - em particular quando as crianças que amei e nas quais investi, roubam-me e retornam às ruas.
Mês passado, dois convincentes jovens bons-de-bico me enganaram em centenas de dólares ( depois eu conto essa história ) ; concluí que estava farta. Enviei ao mentor dos culpados uma mensagem SMS dizendo: " Seus garotos me levaram ao limite. Portanto, até manifestar-me em contrário, terei um período sabático na ajuda às crianças de rua. "
Minutos após expressar minha resolução, uma passagem do Novo Testamento invadiu meus pensamentos: " Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita " ( Gálatas 6:9 ).
Tentei distanciar-me dessa exortação, mas não consegui. E mergulhei mais na Palavra de Deus para descobrir como poderia evitar cansar-me de " ...fazer o bem " no futuro e, no processo, adquirir o necessário discernimento. Eis uma amostra do que aprendi:
- Reconhecer que Deus quer que doemos com sabedoria. " Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria " ( 2 Coríntios 9:7 ).
- Ter em mente que " ...sempre que pudemos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé " ( Gálatas 6:10 ).
- Lembrar-se que Deus nos recriou em " ...Cristo Jesus, [...] para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós " ( Efésios 2:10 ).
Agradeça ainda hoje, a Deus por permitir que você participe de Sua obra, e continue fazendo o que é bom. - Roxanne Robbins

Leia: Gálatas 6:1-10
A pessoa que pensa que é importante, quando, de fato, não é, está enganando a si mesma ( v.3 ).

Examine: ...que a fé que une você a nós faça com que compreendamos mais profundamente todas as bênçãos que temos recebido na nossa vida, por estarmos unidos com Cristo ( Filemom 6 ).

Considere: Escreva uma nota para um amigo generoso, agradecendo-o por ajudar pessoas necessitadas. Que coisa boa Deus pôs em seu coração para fazer ?

VIGIANDO SUA ESPERA

Uma pesquisa da revista Fitness com mil mulheres mostrou que elas estão dispostas a tomar medidas drásticas para atingir o seu peso ideal: 23% disseram que que passariam uma semana na prisão. O mesmo percentual cortaria o cabelo careca. 22% usariam biquíni na TV. 21% dariam dez anos de sua vida em troca de perder alguns quilos.
É evidente que algumas pessoas são obcecadas com o seu peso. E, tanto quanto essas mulheres se preocupam com vigiar seu peso, existe uma espera à qual Deus pede aos Seus filhos para atentarem.
No Salmo 27, Davi se manteve em espera, dando um poderoso passo de renovação ( v.14 ). Ele renovou sua confiança nos atributos de Deus. No primeiro versículo, ele declarou que Deus era sua luz. Davi perdeu quilos de medo e dúvida ao reconhecer a brilhante e divina luz do caráter de Deus. A luz da natureza santa de Deus deu a Davi força para esperar com inabalável fé.
Davi também afirmou que Deus era sua salvação ( v.1 ). Isto significa que, embora Deus não o tivesse livrado de todas as angústias, Davi cria que Ele podia dar livramento físico e espiritual de perigos presentes e futuros ( vv.2-3 ).
Finalmente, Davi declarou que Deus era sua fortaleza ( v.1 ). Ele esperou em Deus por livramento, porque somente Deus poderia mantê-lo seguro em situações de perigo. Davi se manteve em espera através de inabalável confiança no próprio Deus ( v.5 ).
Podemos sentir essa confiança ! Vigiemos nossa espera hoje, dedicando-nos a exercitar novas verdades que aprendemos sobre Deus e a tonificar aquilo que sabemos sobre Ele através da Sua Palavra ( v.11 ).
Quando estas verdades se tornarem parte da nossa rotina, Deus nos dará a força para atuarmos através das nossas circunstâncias com confiança nele. - Marvin Williams

Leia: Salmo 27
O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo ? O Senhor me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém ( v.1 ).

Examine: - 2 Samuel 22:29
- Salmo 119:105
- Apocalipse 21:23; 22:5

Considere: O que o faz correr à frente de Deus ? Enquanto você espera em Deus, quais dos Seus atributos você precisa reafirmar hoje ?

TEMOR NO NATAL

Uma rápida olhada nas manchetes dispara uma sirene de alerta em nossa alma coletiva. Um país, sofrendo há anos a guerra civil, relata que mais de dois mil civis foram assassinadosem dois meses. Nenhuma tribo, nação ou grupo de pessoas está livre da ameaça da violência.
A história se repete através das eras. Mais de 700 anos a.C. o rei Acaz de Judá tremeu diante do ataque iminente de Israel e Síria ( Isaías 7:2 ). Depois, o profeta Isaías lhe trouxe notícias boas, e más. Israel e Síria não invadiriam ( vv.7-9 ). Egito e Assíria, contudo, rapariam a nação com uma " navalha " ( vv.17-25 ).
Foi em meio a essa melancolia e desgraça que Deus fez o notável anúncio de um Libertador. Em Isaías 7:14, o profeta menciona uma criança que seria chamada " Emanuel " - Deus conosco. Essa profecia teve um cumprimento nos dias de Isaías. Mas, séculos depois, um anjo disse a José que as palavras proféticas de Isaías seriam definitivamente cumpridas no Cristo-criança que sua noiva carregava em seu ventre ( Mateus 1:23 ).
Nós adorasmos aquele minúsculo bebê na cena da manjedoura. Ainda, por divina ironia, o indefeso Infante é também o " Senhor Todo-Poderoso " mencionado 60 vezes somente no livro de Isaías ( 8:13, 18 ) .
Talvez seja por isso que o Senhor " advertiu fortemente " Isaías a não andar " ... no caminho que o povo estava seguindo " ( 8:11 ). Ele disse:
" Não pensem que tudo o que o povo chama de revolução seja revolução mesmo. Não fiquem assustads, nem tenham medo daquilo de que o povo tem medo. Pelo contrário, fiquem assustados por minha causa e tenham medo de mim, pois eu, o Senhor Todo-Poderoso, sou santo " ( vv.12-13 ).
Você sente temor nesta época natalina ? " ... As bases do seu governo serão a justiça e o direito, desde o começo e para sempre... " ( Isaías 9:7 ). Notícias melhores estão a caminho. - Tim Gustafson

Leia: Isaías 8:9-17
As botas barulhentas dos soldados e todas as suas roupas sujas de sangue serão completamente destruídas pelo fogo [...] Pois já nasceu uma criança... ( Isaías 9:5-6 ).

Examine: - Isaías 9:2-7
- Mateus 1:18-25

Considere: O que o atemoriza ? O que está escrito em Salmo 111:10 e Provérbios 1:7 sobre o " temor do Senhor " ?

A ALEGRIA DO SOFRIMENTO

Em seu livro Chamados para Dor e Alegria, Ajith Fernando escreve: " O ministério no Sri Lanka pode ser muito frustrante. Trabalhamos no planejamento de um evento para descobrir que um toque de recolher é anunciado antes do início deste. Às vezes, esta frustração se torna difícil de suportar e os obreiros deixam o país dizendo que não conseguem fazer o trabalho para o qual foram chamados, devido a tais situações. Eles são incapazes de tornar-se vulneráveis aos sentimentos de frustração e dor, e abandonam a situação. "
Evitar o medo é uma reação instintiva para todos nós. Então, Paulo está sendo masoquista quando diz ...eu me sinto feliz pelo que tenho sofrido por vocês... " ? ( Colossenses 1:24 ).
De jeito nenhum. Paulo não está defendendo que devamos procurar por dor e sofrimento. Pelo contrário, reconhece que o caminho da cruz - seguir Jesus - incluiu dificuldades e que " ...No mundo vocês vão sofrer... " ( João 16:33 ).
Paulo regozijava-se em poder participar dos sofrimentos de Cristo e também por ser capaz de sofrer pela igreja. O comentarista bíblico Peter O'Brien destaca que experimentar o poder da ressurreição de Cristo e compartilhar Seus sofrimentos são aspectos de conhecê-lo.
Se desejarmos vivenciar maior intimidade, então os efeitos das nossas dificuldades perderão seu incentivo. E, quando percebermos que Jesus está usando nossos sofrimentos para edificar e purificar Sua igreja, veremos além do temporario e vislumbraremos a vitória final.
Com estas perspectivas, podemos ensinar " ...cada pessoa, a fim de levar todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas e unidas com Cristo " ( Colossenses 1:28 ). Esforcemo-nos " ...com a força de Cristo, que está agindo poderosamente... " em nós ( v.29 ). - Poh Fang Chia

Leia: Colossenses 1:24-29
...eu me sinto feliz pelo que tenho sofrido por vocês. Pois o que eu sofro no meu corpo pela Igreja, que é o corpo de Cristo... ( v.24 ).

Examine: Também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança ( Romanos 5:3 ).

Considere: Evitar a dor pode privá-lo de oportunidades de conhecer Cristo mais profundamente ? Como manter a sua alegria em meio a dificuldades e dor ?

A GRANDE TROCA

O Haiti é uma nação empobrecida, e 80% do povo vive em necessidade. Uma criança em cada 14 não completa o primeiro aniversário ; outra em cinco não completa quatro anos ; e o vodu é praticado em todo o país. Mas, em meio ao desespero, o Haiti vivencia um reavivamento. Igrejas em ruínas se enchem, e muitos recebem a Cristo e são libertos de opressão demoníaca.
Ao retornar ao Haiti, folheei um catálogo no avião. Eu havia acabado de sair de um país onde as pessoas estavam desesperadas por alimento e, agora, via páginas de aparelhos inúteis à venda: calçados com molas " que desafiam a gravidade ", colchão de luxo para meu cachorro, e um jogo de fliperama para crianças. Estremeci diante do forte contraste. Pessoas no mundo desenvolvido compram camas de luxo para seus vira-latas enquanto crianças haitianas dormem sobre assoalhos frios de cimento, pensei. Mas, mesmo diminuindo o número de membros das igrejas em algumas nações, mais e mais cristãos haitianos encontram Deus de maneiras insondáveis.
Antes de entrar na Terra Prometida, Moisés alertou os israelitas de que uma terra de abundância poderia ser uma armadilha espiritual. Ele os instou para que colocassem Deus em primeiro lugar. Caso constrário, quando comessem bem, construíssem casas e vissem seus rebanhos e riquezas multiplicar-se, esquecer-se-iam dele ( Deuteronômio 8:12-14 ). Os apelos de Moisés permanecem relevantes a nós que vivemos em países onde existe grande riqueza pessoal. Riquezas e prazeres podem sufocar a fé ( Lucas 8:14 ). O antídoto ? Agradeçamos a Deus por cada bênção recebida ( Deuteronômio 8:10 ) e desenvolvamos um coração generoso para com os necessitados ( 15:7-11 ).
Troquemos o consumismo pela compaixão - e entendamos, com corações agradecidos, a graça de Deus aos necessitados. - Sheridan Voysey

Leia: Deuteronômio 8:10-14
...terão toda a comida que precisarem e louvarão o Senhor, nosso Deus, pela boa terra que lhes deu.
- Nunca esqueçam o Senhor, nosso Deus... ( vv.10-11 ).

Examine: - Salmo 146:7-9
- Mateus 6:19-21
- Tiago 2:14-17

Considere: Quando foi a última vez em que você se doou sacrificialmente aos necessitados ? A sua riqueza e abundância estão sufocando o seu relacionamento com Deus ?

O LIMITE DO PERDÃO

Semanas atrás, minha mulher e eu conversávamos profundamente, provocando o amargo fruto de desentendimento. Sentados no sofá, compartilhamos nossas dores e esperanças, nosso desejo de vivenciar melhor o nosso casamento. Ao conversarmos sobre o que nos havia levado a esse lugar e para onde ir a partir dele, ela disse: " Eu preciso te perdoar ". É difícil transmitir o impacto dessa sua decisão misericordiosa enquanto tento capturar aquele momento em palavras. Mas, algo foi liberado nela - e em mim, pois percebi que eu também precisava perdoar.
O perdão contém um inigualável poder de curar e restaurar, de derreter corações endurecidos. Porém, raramente é fácil perdoar. Pedro parece ter sentido o peso das exigências de perdão, pedindo a Jesus para esclarecer até quando - exatamente - deveria perdoar. Devo perdoar " ...sete vezes ? ", perguntou Pedro ( v.21 ). " Não ", disse Jesus, " ...setenta vezes sete " ( v.22 RA ).
Pedro queria discenir os limites da sua responsabilidade, ao ponto em que poderia dizer: " Chega de perdoar. " Mas Jesus não desejava assim. Embora possamos desejar descansar em nossa amargura ou raiva, Deus quer que abandonemos tudo isso. Deus nos conclama a perdoar.
Às vezes, relutamos em perdoas porque interpretamos mal o que isso significa. Erroneamente, pensamos que perdão signfica negar o errado e o doloroso feito a nós. Frequentemente, contudo, resistimos em perdoar porque simplesmente não desejamos aliviar a carga dos outros.
Poderia parecer uma atitude impossível: conceder o generoso perdão ao ofensor arrependido. Em vez disso, a maravilhosa notícia revela com o que Deus se parece e ao que " ...o reino dos céus é semelhante " ( v.23 ). Deus esbanja Seu inextinguível perdão conosco, atingindo os lugares mais escuros do nosso coração. - Winn Collier

Leia: Mateus 18:21-35
Então Pedro [...] perguntou: - Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim ?... ( v.21 ).

Examine: - Mateus 6:12-15
- Lucas 23:24
- 1 João 2:12

Considere: Existe alguém que você se recusou a perdoar ? O que precisa acontecer para você conceder o perdão verdadeiro

CONVERSA TERNA

Sheryl Crow entende - pelo menos quando se trata de solidão. As letras de suas canções expressam nosso desejo de relacionamentos e as perguntas que afloram quando vivemos em isolamento durante um longo tempo. Alguém me quer ? Alguém precisa de mim ? O que farei se a resposta for " não " ?
Para Agar, a resposta foi não e ela partiu, deixando Sarai e Abrão. Ocorre que Agar estava gerando uma criança de Abrão, mas " ...Sarai começou a maltratá-la tanto, que ela fugiu " ( Gênesis 16:6 ).
O único que procurou por Agar foi o anjo do Senhor. O anjo a encontrou sozinha no deserto. Ele iniciu uma conversa dizendo: " ...de onde você vem e para onde está indo ? " ( v.8 ). Embora Deus já soubesse as respostas, Seu mensageiro estabeleceu um diálogo com Agar para aliviar a dor do seu isolamento.
Continuando essa conversa terna, o anjo tranquilizou-a dizendo que sua solidão era temporária e deu-lhe uma revelação do próprio Deus - mostrnado que Ele realmente se importava com ela.
Deus se importava com a solidão de Agar. O anjo disse: " ..pois o Senhor Deus ouviu seu grito de aflição " ( v.11 ). Embora a Bíblia não registre o apelo desesperado de Agar, parece que o diálogo restaurador de Deus começou no momento mais desolador e solitário da sua vida.
Você está sofrendo a dor da ausência de amigos ou parentes ? Lembre-se de que Deus escuta o seu apelo angustiado e está pronto para falar aberta e ternamente com você - para tirá-lo da sua solidão.
Afinal, aquele que aliviou a alma de Agar é " ...O Deus que Vê [ ... ] que Vive e Me Vê " ( vv.13-14 ). - Jennifer Benson Schuldt

Leia: Gênesis 16:6-11
...pois o Senhor Deus ouviu o seu grito de aflição ( v.11 ).

Examine: Ó Senhor, tu sabes o que eu desejo, pois ouves todos os meus gemidos ( Salmo 38:9 ).

Considere: De que maneira Deus se comunica com você ? Que tipo de diálogo você teve com Ele recentemente ? Qual foi o resultado ?

ENTRE TOQUES

Durante o tempo que os acadêmicos se referem como Seu " ano de oposição ", Jesus e Seus discípulos percorreram a vila de Betsaida. Sua reputação como um homem que curava espalhara-se por toda a região da Galileia.
Alguns moradores do local abordaram Jesus e lhe pediram que curasse um dos seus amigos, cego ( Marcos 8:22 ). Jesus tomou a mão do homem e, conduziu-o para fora da vila. Ali, longe dos olhos do público, Ele restaurou a visão daquele homem - mas não imediatamente.
Primeiro, Jesus cuspiu nos olhos dele e tocou-o. Depois, perguntou-lhe se ele conseguia ver ( v.23 ). O homem disse que estava começando a ver, mas sua visão ainda estava turva. Então, Jesus o tocou de novo, e espantosamente, dessa vez ele " ...começou a ver tudo muito bem " ( v.25 ).
Você alguma vez imaginou por que essa cura exigiu dois toques ? Jesus poderia ter curado o homem completamente com Seu primeiro toque; então, por que Ele teve de tocá-lo novamente ? Posso assegurar a você que não foi por falta de fé do homem ou por falta de eficiência do nosso Senhor. Ele sabia exatamente o que estava fazendo.
Frequentemente, Jesus comunicava um significado espiritual mais profundo através dos Seus milagres. Ao curar em etapas, ao invés de imediatamente, Jesus poderia estar revelando o fato de que Seus seguidores vivem entre Seus toques. Embora o nosso relacionamento com Deus seja instantaneamente restaurado em nosso primeiro encontro com Jesus, tornamo-nos tudo que somos nele, sem dúvida, é um processo vitalício.
Jesus operou em nossas vidas de algumas maneiras espantosas, mas existe mais renovação ainda por vir. Estamos todos numa jornada de restauração. Alguns estão mais avançados que outros, mas nenhum de nós está totalmente restaurado. Todos nós vivemos entre Seus toques. - Jeff Olson

Leia: Marcos 8:22-25
Jesus pôs outra vez as mãos sobre o olhos dele. Dessa vez o cego olhou firme e ficou curado; aí começou a ver tudo muito bem ( v.25 ).

Examine: Portanto, todos nós [...] refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor... ( 2 Coríntios 3:18 ).

Considere: Que obra de renovação Jesus tem feito em sua vida ? De que maneira viver entre Seus toques afeta sua visão da vida cristã ?

VENDO

A imaginação estabelece os horizontes da vida e descortina o que é possível. As pessoas sem imaginação estão despreparadas para enfrentar o futuro. O povo americano estava cego em 11 de setembro, pois sequer imaginavam que os terroristas atirariam aviões contra edifícios. A economia mundial sofreu um declínio porque os líderes financeiros não foram capazes de conceber que os valores das moradias pudessem falir. E a mulher agnóstica ao meu lado em nosso voo transatlântico se dirige à eternidade sem Deus, pois em suas palavras, " Não consegue imaginar que existe um ser por trás das forças da natureza ".
Imaginação não significa, fazer de conta. Embora muito do que as pessoas imaginam seja fictício, os cristãos são chamados a imaginar - ou formar uma imagem mental - sobre o que Deus prometeu.
E o que é isso ? Diferente da letra musical de John Lennon, " Imagine que não existe céu, é fácil se você tentar ", as Escrituras prometem que viveremos eternamente numa nova terra ( Isaías 65:17-25; Apocalipse 21:1-4 ). Jesus retornará, um dia, para restaurar Sua criação, ressuscitará dos mortos e julgará os maus e viverá conosco.
Lennon deseja na canção Imagine - " todas as pessoas compartilhando o mundo todo " e " vivendo a vida em paz " - isto acontecerá pela descida do céu à terra ( Apocalipse 21:2 ), não por desejarmos mudanças em nosso mundo.
Um descrente em debate com um teólogo cristão afirmou ser incapaz de crer ser verdade o que a Bíblia diz sobre a nossa ressurreição e a terra restaurada. O teólogo respondeu que o problema não é a Bíblia mas a imaginação deste.
As Escrituras prometem um futuro perene de paz terrena e deleite na presença de Deus. Como canta Lennon, então " o mundo viverá em unidade ". Imagine isso. - Mike Wittmer

Leia: 1 Coríntios 2:6-16
...O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam ( v.9 ).

Examine: Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça ( 2 Pedro 3:13 ).

Considere: Em quais promessas das Escrituras você acha difícil crer ? Peça a Deus para ampliar a suas mente para você poder imaginar Seus planos para você.

DISCIPLINA DA MEDITAÇÃO

A Bíblia nos encoraja à meditação. Mas não traz instruções sobre como devemos proceder. Será que existe uma posição adequada à meditação - sentar-se no chão com as pernas cruzadas, mãos sobre o colo com a palma para cima ?
Repetimos incessantemente uma " palavra sagrada ", como alguns recomendam ? Será que a meditação é realmente complicada e formal ?
A Bíblia nos ensina a meditar sobre o amor de Deus, Suas leis, obras, padrões, milagres, pensamentos e caminhos.
Somos convocados a relembrar os dias passados quando Deus agiu de maneiras especiais entre o Seu povo ( Salmo 143:5 ). No Novo Testamento, o apóstolo Paulo instruiu o jovem Timóteo a centrar-se nos ensinamentos que dele recebera ( 1 Timóteo 4:11-16 ).
As palavras dos apóstolos aos cristãos que viviam na cidade de Filipos também devem ser consideradas: " Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente " ( Filipenses 4:8 ).
Você pode envolver-se em contemplação, que poderá significar a verdadeira meditação em Deus, fazendo o seguinte: Preste atenção aos belos cenários, ouça boa música, aprecie belas pinturas ou fotos, plante e cuide de um jardim, leia livros que honrem a Deus e Seus padrões, e encoraje as práticas saudáveis na vida de outras pessoas.
Parte desta importante disciplina espiritual é o tempo investido naquilo que é bom, justo, correto e nas maravilhas que Deus nos deu.
No entanto, concentrar-se nas palavras da Bíblia e aplicá-las é parte fundamental do processo da meditação. - Dean Ohlman

Leia: Salmo 119:9-32
...encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios... ( Filipenses 4:8 ).

Examine: - Josué 1:8
- Salmos 1:2; 77:12

Considere: Os livros, cinema, música que lhe agradam estão de acordo com os padrões bíblicos ? Sua comunhão com Deus se reflete no seu relacionamento com os outros ?

EMANUEL

Conversei com um amigo que não vê a hora de ser pai. Recém-chegados da lua de mel, ele e sua esposa planejam e oram por um bebê. Até já escolheram os nomes, para menino e menina. Calma ! A esposa do meu amigo nem sequer está grávida.
Em 735 a.C. Isaías profetizou para a nação de Judá, que passava por lutas espirituais: " ...a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel " ( v.14 ). Jesus recebeu Seu nome cerca de 730 anos antes do Seu nascimento !
Uma vez, ouvi um professor de estudo bíblico dizer que todas as verdades do Natal podem ser condensadas em apenas duas palavras: " Deus conosco ". No período natalino tendemos a focar nossa atenção no nascimento humano de Cristo. Mas, o foco maior deveria estar em Sua deidade - quem Ele realmente é: " Deus conosco ".
Emanuel significa que não estamos isolados de um Deus que se assenta em algum trono distante. O refrão da popular canção de 1990 de Bette Midler From a Distance ( De Certa Distância ) estava incorreto: Deus não está nos observando " à distância ". Deus está conosco. Emanuel significa que Deus viveu entre nós. Ele era humano e vestia-se como tal.
Quando José e Maria chamaram o seu filho pelo nome, provavelmente sentiram-se atemorizados. Toda vez que Seus pais diziam " Emanuel, " era um lembrete de que Deus estava na casa - literalmente vivendo sob o mesmo teto.
Você está solitário ? Receoso ? Você sentiu que Deus está muito distante, sombriamente observando-o à distância ?
Se for assim, reconheça que a mensagem do Natal é de que você não precisa mais estar solitário. Porque Jesus veio. Emanuel. Deus está com você. - K.T. Sim

Leia: Isaías 7:10-14
...a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel ( v.14 ).

Examine: - Mateus 1:18-25
- João 1:14
- Filipenses 2:6-8

Considere: Pense sobre a realidade de que Deus está conosco. Isso o assusta ou conforta ? Por quê ?

A ESPERTEZA DO GATO

Observo fascinado os meus gatos perseguirem um roedor no campo próximo à nossa casa. Agachando-se nas ervas daninhas, eles demonstram notável paciência enquanto esperam que uma criatura desavisada aproxime-se mais.
Em Gênesis 4, o pecado apresenta uma característica felina ; espreita pela oportunidade de avançar sobre nós.
Caim irou-se com Deus e com seu irmão Abel. Deus aceitara o sacrifício de Abel, mas não o de Caim. Deus deu a Caim uma segunda chance de trazer-lhe a oferta adequada. Ele insistiu: " Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo ; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera... " ( v.7 ).
Mas, a ira de Caim logo se transformou em ódio, e ele se recusou a dominar seu pecado. Em vez disso, preferiu ser dominado por seu ódio. Na impossibilidade de matar Deus, Caim matou seu próprio irmão ( v.8 ).
Jesus nos advertiu de que os pecados visíveis mais horríveis, como assassinato, começam no coração. " Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado... " ( Mateus 5:22 ). E Pedro disse: " Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar " ( 1 Pedro 5:8 ).
Frequentemente, tratamos nossos pecados como animais de estimação e não assassinos. Convencemo-nos de que são inofensivos, se ocultos ou aceitos por outros. Mas, o pecado infiltra-se vagarosamente, esperando o momento certo para devorar-nos.
Satanás fingirá amar você, para você alimentar e nutrir seus pecados. Não se engane. " Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo... ", diz Pedro ( 5.9 ).
Diferentemente das maneiras enganosas do maligno, o amor e o interesse de Deus por você é sempre genuíno. A ajuda para combater a infiltração do pecado está a uma oração de distância. - Tim Gustafson

Leia: Gênesis 4:1-12
Se estivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo ( v.7 ).

Examine: ...Porque, quando eu perdoo, [...] faço isso por causa de vocês, na presença de Cristo, a fim de que Satanás não se aproveite de nós: pois conhecemos bem os planos dele ( 2 Coríntios 2:10-11 ).

Considere: Qual pecado está à sua porta ? Luxúria ? Ódio ? Ganância ? Amargura ? Soberba ? Como Tiago nos instrui a reagir às tentações de Satanás ? ( Tiago 4:7-8 ).

TRANSPARENTE

Como ainda era cedo para meu compromisso de almoço, fiquei desfrutado a quietude do trajeto, a despeito do trânsito congestionado. De repente, o toque do meu telefone celular rompeu o silêncio. Atendi e ouvi a voz alegre da minha irmã dizer: " Estou acenando para você há cinco minutos ! Você deve estar perdida em pensamentos ! " " Onde você está ? ", perguntei. " No carro à sua frente ", foi sua incrédula resposta. Eu não a tinha visto acenar porque o vidro traseiro do carro dela tem película escura.
Como o corpo de Cristo, somos chamados a viver em comunidade uns com os outros. A ideia de pessoas observando-nos ou sabendo sobre o lixo em nossas vidas pode causar-nos desconforto. Mas, ser conhecido pelos outros é necessário, não somente para atender às nossas necessidades básicas de relacionamento, mas também como medida de segurança contra os dispositivos do inimigos.
Ananias e Safira tinham um problema bem conhecido. Eles mentiram sobre a doação de toda a receita obtida com a venda da sua propriedades à igreja. O julgamento veio porque eles fingiram ser algo que não eram. Fingindo imitar a sinceridade dos seus próximos ( Atos 4:34-37 ), eles esqueceram que Deus conhece a condição verdadeira do nosso coração ( Provérbios 24:12 ).
Cristãos que levam a sério a presença do Espírito Santo que vive neles reconhecem o significado de transparência:
- perseguir " santidade e sinceridade " em tudo que fazemos
( 2 Coríntios 1:12 ).
- ser honestos com os outros sobre onde estamos espiritualmente
( Efésios 4:25 ).
- desejar ser admoestado por aqueles que nos amam ( Provérbios 27:6 ).
Vidros com película escura podem manter nossos carros mais frescos dissipando o calor sufocante do verão, mas vidas que se abrigam na escuridão nos deixam vulneráveis ao inimigo. - Regina Franklin

Leia: Atos 5:1-12
Antes de você vendê-lo, ele era seu; e, depois de vender, o dinheiro também era seu. Então por que resolveu fazer isso ? Você não mentiu para seres humanos - mentiu para Deus ! ( v.4 ).

Examine: Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido ( Marcos 4:22 ).

Considere: O que você tentou esconder daqueles que o cercam ? De que maneira o medo contribui para evitar que sejamos transparentes com outros cristãos ?

EM QUAIS TERMOS?

Consideremos dois sucessos da cantora country Carrie Underwood. Em Jesus, take the wheel ( Jesus, assuma a direção ), ele conta sobe uma jovem mãe cujo carro escorrega numa estrada coberta de gelo e, quase a ponto de bater, clama por Jesus para salvá-la. Ela canta: " Jesus, assuma o volante, tire-o das minhas mãos porque não consigo fazer isso por mim mesma. "
Em Before he cheats ( Antes dele trair ), ela canta sobre uma mulher desprezada e o que ela fez ao seu namorado infiel. Enquanto ele namorava outra mulher, ela demoliu o carro dele, cortou os pneus e os bancos de couro, riscou a pintura das portas e quebrou os faróis com um taco de beisebol. Ele canta: " Talvez na próxima vez ele pense antes de trair. "
As duas canções repercutem nas pessoas. Quem não clamou a Deus em desespero, e não tramou vingar-se daqueles que nos feriram ? Não obstante, parecemos desejar as duas coisas. Por que cantamos " Jesus, assuma a direção ", mas não " Jesus, use o taco ? "
Somos muitos semelhantes a Jonas. Ele implorou a Deus para assumir o volante da sua vida quando foi engolido por um enorme peixe ( 2:1 ), mas também queria continuar segurando o taco e atingir seus inimigos em Nínive.
Quando eles se arrependeram e Deus se compadeceu, Jonas reclamou iradamente com Deus: " ...eu não disse, antes de deixar a minha tera, que era isso mesmo que ias fazer ? [ ... ] és Deus que tem compaixão e misericórdia [ ... ] Agora, ó Senhor, acaba com a minha vida porque para mim é melhor morrer do que viver " ( Jonas 4:2-3 ).
Semelhantemente, desejamos a ajuda de Deus, mas nos nossos termos. Queremos que Deus nos perdoe e resgate, mas nos reservamos o direito de " quebrar os faróis " dos que pecaram contra nós.
Com Deus não se brinca. Se você lhe entregou o volante da sua vida, entregue também o taco. - Mike Wittmer

Leia: Jonas 2:1-10
Ali, de dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, seu Deus, dizendo: Ó Senhor Deus, na minha aflição clamei por socorro, e tu me respondeste... ( vv.1-2 ).

Examine: - Provérbios 20:22
- Mateus 5:38-41
- Romanos 12:17-21

Considere: Qual é a diferença entre defender-se e pecaminosamente buscar vingança ? Você pode distinguir se está lutando por justiça ou simplesmente sendo egoísta ?

FEITOS Á IMAGEM DE DEUS

Quando minha esposa e eu visitamos um grande mercado em Sydney, Austrália, um homem recortava pequenas silhuetas de rostos de pessoas em papelão preto. Ele fazia uma em dois minutos por dois dólares. Demos-lhe o dinheiro e sua tesoura começou a trabalhar. Seus olhos alternavam-se entre nós e sua arte. Em dois minutos ele nos entregou nossa silhueta.
Ver nossos perfis foi uma experiência estranha, pois ele certamente capturara nossas características, mas não totalmente. Meu queixo estava um pouco pontudo e o nariz, um pouco arredondado demais - igualmente, os dela. Olhamos em direção ao rosto do nosso amigo com a tesoura e ali enconramos aquelas falsas características. Com queixo pontudo e nariz arredondado, o artista nos " recortara " à sua própria imagem.
" Agora vamos fazer os seres humanos, que declara o registro das origens ( Gênesis 1:26 ). Nós somos os retratos, Deus é o original. Razão, emoção, criatividade, fala, e a responsabilidade de ter " ...poder sobre os peixes sobre as aves, sobre os animais domésticos... " ( v.26 ) - se origina de sermos feitos à semelhança de Deus. Esta imensa honra ( Salmo 8:3-8 ) torna os seres humanos merecedores de dignidade e respeito. Mesmo após a queda, quando o pecado manchou a nossa imagem, não a perdemos totalmente ( Gênesis 9:6 ). Isto explica por que o assassinato está fora de questão e até mesmo o amaldiçoar outra pessoa é errado ( Tiago 3:9-10 ).
As características divinas refletem-se nas pessoas que você vê. Pode ser uma imagem coberta de cicatrizes devido às negligências, distorcida por ganância e mahcnada por egocentrismo, mas está lá. Um dia, para os que desejarem, ela será restaurada - transformada na imagem de jesus, a verdadeira imagem de Deus ( Colossenses 1:15 ). - Sheridan Voysey


Leia: Gênesis 1:24-28
Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher ( v.27 ).

Examine: - Romanos 8:29
- 1 João 3:2

Considere: Ver os outros como sendo imagens de Deus o ajudaria a tratá-los com respeito ? Ser semelhantes a Jesus poderia ajudar-nos a atingir as pessoas ao nosso redor ?

ESTAÇÕES

A Grande Migração é considerada um dos mais grandiosos espetáculos do mundo natural. Mais de dois milhões de mamíferos participaram dessa parada anual. As condições sazonais do Serengeti, um vasto ecossistema da África Oriental que se estende desde as planícies da Tanzânia até a reserva natural de Masai Mara, Quênia, estabelecem o ritmo do evento.
Lideram o processo as zebras, habitualmente em número de 200 mil. As beldades listradas são seguidas pela atração principal, cerca de 1,5 milhão de gnus ( tipo de antílope ). E, na retaguarda, quase 500 mil gazelas-de-Thomson.
A Grande Migração é uma brilhante demonstração da criatividade de Deus e da Sua execução de estações perfeitamente sincronizadas nas vidas de todas as coisas, inclusive quadrúpedes herbívoros.
As estações foram criadas por Deus no princípio, quando Ele disse : " ...Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações ! Essas luzes brilharão no céu para iluminar a terra " ( Gênesis 1:14-15 ).
O salmista reconheceu que foi Deus quem " ...fez a lua para marcar o tempo " e estabeleceu quando o sol se poria ( Salmo 104:19 ). E Daniel, em harmonia, disse: " É ele quem faz mudar os tempos e as estações... " ( 2:21 ).
No tocante à precisão das estações na terra, o próprio Deus nos pergunta: " Será que você pode amarrar com uma corda as estrelas das Sete-Cabrinhas ou saltas as correntes que prendem as Três-Marias ? Você pode fazer aparecer a estrela-d'alva, ou guiar a Ursa Maior e a Ursa Menor ? Você conhece as leis que governam o céu e sabe como devem ser aplicadas na terra ? " ( Jó 38:31-33 ).
Hoje, reflita sobre as estações da vida que você atravessou até agora e agradeça a Deus por Seu perfeito sincronismo. - Roxanne Robbins

Leia: - Eclesiastes 3:1-8
Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião ( v.1 ).

Examine: - Êxodo 34:21
- Deuteronômio 11:11-12
- Ezequiel 34:25-27

Considere: Em qual estação de sua vida Deus o conduziu ? De que maneira você vivenciou a a perfeição da vontade dele ?

SURPRESO

Não importa qual país você visite, quando lugares de poder aparecem à vista, você geralmente encontra o que seria esperado: arquitetura agourenta, adjacências opulentas, símbolos de poder e valentia. Seja o Kremlin, o Pentágono ou a Praça Vermelha, os governos investem muitos recursos e energia para tornar visível que são poderosos e devem ser temidos. O mesmo acontece com aqueles em posições de poder. Raramente vemos um líder mundial aparecer desgrenhado ou fora de controle. A imagem é força, diz a sabedoria comum.
Nessa realidade ( não menos verdadeira no ano 30 d.C do que é hoje ) aparece Jesus: o carpinteiro, o homem do vilarejo das águas estagnadas de Nazaré, aquele que viria a ser conhecido como o Servo sofredor ( Isaías 52 ). Absolutamente nada havia nas conexões familiares, no perfil educacional ou no estilo de vida de Jesus que impudessem respeito ou projetassem a imagem de poder mundano.
Não é de se admirar, então, que o profeta Isaías nos diga que ... muitos povos ficarão admirados quando o virem ... " ( v.15 ). As nações do mundo ( e seus líderes ) ficariam pasmas diante da possibilidade de um homem assim, modesto e inadequado, afirmar ser o Rei dos reis. Faz sentido que os poderosos " ...e muitos reis não saberão o que dizer ... " ( v.15 ).
Creio que o mover de Deus em Seu mundo quase sempre nos surpreenderá. Enxergamos tão pouco. Compreendemos tão pouco. Em verdade, temos esperança por tão pouco. Somos tão pequenos. Precisamos de um Deus maior que nós mesmos, muito maior do que poderíamos imaginar. Um Deus que venha e nos redima de maneiras que jamais sonharíamos.
Aqui reside a nossa veradeira esperança. Quando Deus vem a nós da Sua maneira, " ... aquilo que não ouvimos, entederemos " ( v.15 ). - Winn Collier

Leia: Isaías 52:13-15
Muitos ficaram horrorizados quando o viram, pois ele estava tão desfigurado, que nem parecia um ser humano ( v.14 ).

Examine: - Isaías 53
- 1 Coríntios 1:18-31

Considere: De que maneira Deus o surpreendeu ? Onde Deus está contrariando a sua expectativa ( ou exigência ) ?

PROVISÃO

Quatro anos atrás, o Egito estava no topo da nossa lista de férias dos sonhos, porém não foi possível ir até lá, mas ainda temos esperança de visitá-lo um dia.
Eu gostaria especialmente de ver o Vale dos reis, uma série de tumbas escavadas em encostas acidentadas e ásperas das montanhas. Com os segredos mantidos por mais de três mil anos, a descoberta das tumbas em 1881 revelou uma riqueza de conhecimentos sobre as primeiras dinastias do Egito.
Durante o cativeiro no Egito, o antigo de Israel manteve viva a esperança, parcialmente devido a um tumba em Canaã ( Gênesis 50:24-25 ). As Escrituras nos contam sobre duas transações de aliança feitos por Abraão enquanto ele morava nessa terra. Para garantir água para seu gado, Abraão cavou um poço e deu a Abimeleque sete cordeiras " ...para que [ me ] sirvam de testemunho de que eu cavei este poço ( 21:30 ). A segunda ocorreu quando Abraão comprou uma terra para um túmulo após a morte da sua esposa Sara. No acordo, um lote de terra em Macpela tornou-se posse de Abraão ( 23:17-18 ).
Entrageiro nessa terra, Abraão foi capaz de dar água aos seus rebanhos e de enterrar seus mortos como Deus havia prometido. Tendo sido alertado do cativeiro de gerações futuras ( Gênesis 15:13 ), Abraão possuiu por fé aquilo que finalmente pertenceria, na realidade, aos seus descendentes. Séculos mais tarde, Josué lideraria Israel de volta à Terra Prometida conforme Deus havia dito: " ...eu lhes darei toda a terra que pisarem " ( Josué 1:3 ).
Começando com um poço e um túmulo em Canaã, as promessas de Deus se tornaram manifestas em Cristo. Nenhum poço visível é necessário, porque a vida que Ele proporciona nos faz nunca mais ter sede ( João 4:14-15 ); e um túmulo se torna uma promessa, porque " ...quem crê em mim, ainda que morra, viverá... " ( João 11:25 ). - Regina Franklin

Leia: Gênesis 21:22-33; 23:1-18
Abraão plantou uma árvore em Berseba e ali adorou o Senhor, o Deus eterno ( 21:33 ).

Examine: - 2 Coríntios 1:20
- Gálatas 3:29
- 1 Pedro 1:3-4

Considere: A vida de Cristo torna a sua vida uma " terra prometida " espiritual ? Quais as promessas que você espera que Deus cumpra, e os " poços " feitos pelo homem que o impedem de ver as promessas de Deus ?

ESTAR LÁ

Semana passada, minha mulher teve cinco dentes extraídos - todos na mesma manhã. Ai ! Desnecessáro dizer que foi uma experiência dolorosa e - devido às dificuldades com alguns analgésicos - nauseante para ela. Por passar muito tempo acamada há vários dias, meu repertório de cuidados incluiu bolsas de gelo, compressas quentes, líquidos, alimentos macios e simplesmente investir o meu tempo com ela, pois minha presença a conforta.
Enquanto me esforçava para amar Lynn sacrificialmente, lembrei-me de 1 Coríntios 13. Esse capítulo, um perene favorito para textos de casamento, apresenta o amor ágape de Deus. Por três vezes nos versículos 1 a 3, Paulo escreve que mesmo que exercitemos nossos dons espirituais de maneiras surpreendentes, se não amarmos " aos outros, " será equivalente a " nada ".
É interessante que o " Capítulo do Amor " aparece entre dois capítulos focados em dons espirituais e como os cristãos deveriam usá-los para trilhar um " ...caminho que é o melhor de todos " ( 12:31 ). Paulo quer dizer que Deus nos deu dons espirituais para usarmos, mas eles precisam ser exercitados em amor - amor real que é benigno, humilde, perdoador e perseverante ( vv.4-8 ).
Deus revela esse amor na maneira como o Pai, o Filho e o Espírito Santo compartilham uma profunda e permanente afeição um pelo outro. É o amor ágape que Ele deseja que demonstremos pelos outros - especialmente para nossos cônjuges.
Se eu tivesse simplesmente dado a Lynn os meus " presentes " de conforto durante aqueles dias, mas não tivesse o amor de Deus no meu coração, eu teria sido " ...como o som de um gongo... " ( v.1 ) e sem valor. Amar aos nossos próximos bem como a outrosd no corpo de Cristo exige um espírito sacrificial que flui de Deus.
Não se trata meramente de usar seus dons, mas de estar lá por amor. - Tom Felten

Leia: 1 Coríntios 13
Eu poderia falar todas as línguas que são faladas até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino ( v.1 ).

Examine: - Isaías 1:10-17
- Amós 4:1-5
- Marcos 12:28-31

Considere: Nem todos que são gentis com o próximo também amam Jesus. Qual aspecto do nosso serviço aos outros conta como amor a Jesus ? É importante amar aos outros e investir tempo somente com Jesus ?

PERDEU SEU CAMINHO?

Aos 15 anos, testemunhei pela primeira vez um jogador de basquetebol marcar um ponto para a equipe adversária. Era quase final de jogo e minha equipe tinha a disputa nas mãos. Um a um, meu técnico começou a colocar em quadra jogadores que raramente tinham uma chance de jogador.
Um dos colegas entrou na quadra muito entusiasmado. Ele recebeu um passe, fez uma finta no defensor e correu pela quadra - na direção errada. Tentamos acenar-lhe para voltar e gritamos para que parasse, mas ele estava determinado a marcar pontos. E os fez, mas para a outra equipe !
Jesus contou uma história sobre um jovem que tomou o caminho errado na vida ( Lucas 15:11-32 ). Após pedir sua parte dos bens de seu pai, ele " ...ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha " ( v.3 ). As coisas foram de mal a pior. Em seguida, uma grande fome se abateu, resultando em escassez de trabalho e alimentos.
Faminto e sem dinheiro, o filho desobediente recuperou o bom senso e voltou para casa. Para sua surpresa, seu pai o aguardava e lhe deu as boas-vindas com abraços e uma grande festa ( vv.20-24 ).
O jovem não merecia, mas a história de Jesus nos lembra que a graça de Deus se estende a qualquer um dos Seus filhos desobedientes que retornam a Ele. Através do sacrifício de Jesus pelos nossos pecados, Ele perdoa e celebra o noss retorno ! Ele não evergonha os Seus filhos por perderem-se no caminho.
Quandp nos rebelamos e seguimos nosso próprio caminho, não demora muito para enfrentarmos a amargura das nossas escolhas e termos dificuldade para dar o próximo passo. O melhor passo é retornar para Deus - curvando-se diante dele em verdadeiro arrependimento, e, então, nos embevecermos com a Sua graça e aceitação. - Jeff Olson

Leia: Lucas 15:11-32
...era preciso fazer esta festa pra mostrar a nossa alegria. Pois este seu irmão estava moto e viveu de novo; estava perdido e foi achado ( v.32 ).

Examine: Mas tu, Senhor, és Deus de compaixão e de amor; és sempre paciente, bondoso e fiel ( Salmo 86:15 ).

Considere: Faça uma pausa para lembrar-se e agradecer a Deus pela última vez em que Ele surpreendeu você com Sua graça. Que maneira você escolherá para honrar e glorificá-lo com sua obediência hoje ?