Coleção pessoal de miolodepao

1 - 20 do total de 32 pensamentos na coleção de miolodepao

Meus defeitos
Eu reconheço
E não me esqueço
Do que são feitos.

Minh'alma,
Que te acalma,
Te alimenta
E me afaga.

A tua falta,
A que maltrata,
Não me desata.

No teu caminho
Encontro o destino
Que me foi prometido.

É fácil conquistar a raiva através do amor, o apego através do raciocínio, a falsidade através da verdade, maus pensamentos através dos bons, e a cobiça através da caridade.

A boa conduta deve ser a chave principal para a vida dos homens. É a forma de viver o caminho da virtude que mantém a pessoa na memória dos demais por muito tempo depois da morte. Se não seguir um caminho virtuoso, a pessoa é ruim como a morte. Frequentemente é dito que conhecimento é poder. Não, não. Caráter é poder. Nada pode ser mais poderoso na Terra do que o caráter.

Todo ser necessita de amor, inala e exala amor, pois o amor (prema) é o alento básico; todos são encarnações do amor. O amor não conhece o medo e, assim, não necessita de falsidade para apoiá-lo. O amor não busca recompensas, o amor é sua própria recompensa.

O novo despertar do homem está ao alcance das mãos – o despertar para o conhecimento de que o próprio homem é Deus. O corpo humano não é você, ele simplesmente abriga a alma, ou a centelha da divindade interior, pois Deus habita no coração de todo homem e essa centelha do divino é você, seu verdadeiro ser. Todo o resto é ilusão. Medite sobre esse pensamento e, quando a verdade for desvelada, você descobrirá a sua verdadeira identidade. Então, todo o seu padrão de vida mudará e você verá a todos na mesma luz.

Como o carpinteiro molda a madeira, o ferreiro molda o ferro e o ourives molda o ouro, o Senhor molda da Sua própria forma, como Lhe apraz. Ele criou o universo, o diverso, tecido de espaço, tempo e qualidades (guna). Saibam que o Senhor é a base, e percam todo o medo.

Os traços da luxúria de Ravana, do orgulho de Shishupala, do ódio de Kamsa e da inveja de Hiranyaksha corrompem cada coração humano. Somente a disciplina do espírito, através da repetição do Nome de Deus e da meditação, pode apagar as chamas e suavizar a conflagração.

A vida é um jogo, joguem-no.
A vida é amor: compartilhem-no.
A vida é um desafio: encarem-no.
A vida é um sonho: percebam isso.

Descrever infinitos aspectos em termos de palavras e experiências finitas é impossível. Os grandes sábios versados nos Vedas e nos Mantras compreenderam que não era possível explicar e descrever os aspectos de Brahman em termos de palavras, e apenas os indicavam através do
seu silêncio.

Uma vez que vocês se elevem ao nível mais alto de consciência e vivam nesse nível, todos aqueles eventos param de ter o mesmo significado e, assim, têm cada vez menos efeito sobre vocês. Ao contrário, vocês permanecem sempre felizes e calmos, simplesmente observando os eventos enquanto eles vêm e vão, pois é só isso que eles fazem.

Depois de longas buscas, aqui e ali, em templos e em igrejas, em terras e em céus, por fim vocês voltam para a sua própria alma, completando o círculo no ponto em que começaram, e descobrem que Aquele por quem procuraram por todo o mundo, por quem choraram e rezaram, em igrejas e templos, que consideravam como o mistério de todos os mistérios, envolvido pelas nuvens, está mais perto do que o mais próximo, e é o seu próprio ser, a realidade da sua vida, corpo e alma.

Passado é passado, e não voltará;
Do futuro, vocês não têm certeza.
O momento dado é agora (o presente):
O presente é Onipresente.

Tenham fé na graça divina e conduzam uma vida virtuosa, uma vida devotada ao serviço do fraco, uma vida despendida em pensamentos sobre o poder e a glória de Deus. Orem para que possam cumprir bem com seus deveres. Deus certamente responderá às suas preces.

Nascimento e morte são dois altos penhascos entre os quais corre o rio da vida. A força do atmashakti
(o poder espiritual) é a ponte que liga os precipícios e, para aqueles que desenvolveram essa força e essa fé, as enchentes não são motivo de preocupação. Com o atma-shakti como seu apoio seguro, eles podem alcançar o outro lado, desbravando todos os perigos.

A mãe é amor. Adorem a mãe como Deus.
O pai é verdade. Adorem o pai como Deus.

Os obstáculos são erguidos para aumentar o desejo dos devotos e peneirar os sinceros dos demais.

Maya (a ilusão) é a causa das múltiplas formas. Este mundo é como uma encenação teatral; uma espécie de traje de fantasia. A natureza, ou o mundo objetivo, assume várias formas pela manipulação de maya – o desejo que ilude.

Não há, neste mundo, austeridade maior do que a força moral, felicidade maior do que o
contentamento, ação mais sagrada do que a compaixão ou arma mais efetiva do que a paciência.

Escutem o primordial Pranava OM
Que ressoa no seu coração,
Assim como no coração do Universo.

Quando a língua pronuncia o Nome e a mente adora a Forma, isso não deve degenerar-se em uma rotina mecânica.
O significado do Nome e o conteúdo da Forma devem, juntos, inspirar e iluminar a consciência.