Coleção pessoal de MarcioAAC
"Se pretendo evitar ser narcisista, não devo negar meus sentimentos, o que me coloca num estado de conflito com a moralidade."
Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.
Amor é o que se aprende no limite,
depois de se arquivar toda a ciência herdada, ouvida.
Amor começa tarde.
A jornada espiritual não é uma carreira ou uma história de sucesso. É uma série de pequenas humilhações do self que se tornam cada vez mais e mais profundas.
O ódio é uma das coisas que dificilmente podemos dizer; convivemos com emoções indescritíveis que, assim, fazem parte da nossa imagem corporal como alvo e não como outra pessoa.
Era ele que queria ganhar vida; Ele não é "fake", o que prova que havia para ele o suficiente para viver nesse casal que aparentemente não se dava bem: ele tem, portanto, a responsabilidade de sua vida.
Nosso papel como psicanalista, não é o de desejar algo para alguém, mas ser aquele, graças a quem ele pode chegar até seu desejo.
A fadiga que sentimos não é tanto do trabalho acumulado, mas de um cotidiano feito de rotina e de vazio. O que mais cansa não é trabalhar muito. O que mais cansa é viver pouco. O que realmente cansa é viver sem sonhos.
Não confio em pessoas que não se amam e ainda assim me dizem: "Eu te amo."
Existe um ditado africano que diz: "Tenha cuidado quando uma pessoa nua lhe oferecer uma camisa."
"O propósito de uma terapia não é fazer alguém ser 'normal', é levar alguém a descobrir e respeitar o seu desejo."