Coleção pessoal de Mailon-De-Lara-Vaz

1 - 20 do total de 26 pensamentos na coleção de Mailon-De-Lara-Vaz

Quando nos conhecemos apenas por meio do conteúdo, também pensamos que sabemos o que é bom ou ruim para nós mesmos.

Discriminamos os acontecimentos entre os que são "bons para nós" e aqueles
que são "maus". Essa é uma percepção fragmentada da unicidade da vida na
qual tudo está interligado, em que cada acontecimento tem seu lugar e sua
função dentro da totalidade. Contudo, a totalidade é mais do que a aparência
superficial das coisas, mais do que a soma total das suas partes, mais do que
qualquer coisa que nossa vida e o mundo contêm.

Por trás da sucessão de acontecimentos algumas vezes aparentemente
aleatórios ou até mesmo caóticos da nossa vida, assim como do mundo,
acontece de maneira oculta o desenrolar de uma ordem e de um propósito
superiores. Há um ditado zen que expressa isso de forma maravilhosa: "A
neve cai, cada floco no lugar adequado." Nunca seremos capazes de
compreender essa ordem superior pensando nela porque tudo o que
pensamos é conteúdo. No entanto, ela emana da dimensão sem forma da consciência, da inteligência universal. Ainda assim, podemos vislumbrá-la.

Mais do que isso, somos capazes de ficar alinhados com ela, ou seja, de atuarmos como participantes conscientes do desenvolvimento desse propósito superior.

Eu li um tempo atrás, quando o Dalai Lama era mais jovem, ele estava se encontrando com um grupo de ocidentais e eles estavam falando sobre a falta de auto-estima, e ele simplesmente não conseguia entender isso, o que era aquilo. E eles tentaram explicar isso, e então ele deu uma volta no grupo e perguntou a todos: “você tem isso?” E a maioria das pessoas disse: “Sim”. [E o Dalai Lama disse:] “Oh, muito estranho, auto- estima".

Agora a espécie humana é a única espécie no planeta, claro, que tem um relacionamento consigo mesma. Onde [quando] você tem um relacionamento consigo mesmo - isso é normal. Mas o gato não tem um relacionamento consigo mesmo. Ou o pássaro não tem um relacionamento consigo mesmo. Ou a árvore não. Assim, pássaros, gatos, árvores, macacos, flores, nenhum deles tem problema com a auto-estima. E mesmo o gato mais feio não teria problema com a auto-estima. Não criou um secundário, um "eu da imagem" - mente criada. E uma vez que isso é criado, anda com você, ao seu lado ou atrás de você, ou onde quer que esteja. Você sempre anda com uma imagem mental de "eu" e você tem um relacionamento com isso. E muitas vezes você não gosta do que vê. Esse "eu-imagem"

Viver no agora é com certeza o melhor caminho para a iluminação e despertar!

Há momentos agradáveis e desagradáveis na vida. Não lute contra a realidade, seja amigo. A aceitação é a melhor forma de auto-ajuda. A vida no presente, é o melhor caminho para um despertar espiritual.

Comece um novo episodio em sua vida agora. Não há outro momento para estar presente, se não no agora... quem não está presente, não vive o momento agora. Todo momento é uma oportunidade para descobrir isso.

Jamais considerei o prazer e a felicidade como um fim em si e deixo este tipo de satisfação aos indivíduos reduzidos a instintos de grupo.

Quem nunca errou nunca experimentou nada novo.

Não sei por que todos me adoram se ninguém entende minhas idéias.

Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir.

Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.

Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre.

A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.

Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.

Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos.

Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu.

O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem - mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir.

Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade.

A imaginação é mais importante que o conhecimento, porque o conhecimento é limitado, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.

O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo – numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes.