Coleção pessoal de luiz_nevoa

1 - 20 do total de 30 pensamentos na coleção de luiz_nevoa

⁠Quando nossa consciência nos orienta a fazer o que é correto, as opiniões alheias e todas as criticas negativas passarão desapercebidas.

⁠⁠Mantenhamos sempre a nossa essência.
A nossa evolução humana depende apenas e tão somente de nós e nunca dos outros.
Agradar aos outros é renunciar ao nosso prazer e querer.
Sejamos sempre sinceros e honestos, pois a vida é sobre quem somos e não sobre o que julgam sobre nós ou sobre o que desejam que sejamos.

Numa análise honesta, haveremos de concordar que, em alguns momentos, os pensamentos que cultivamos são pensamentos tóxicos, que produzem descargas químicas altamente prejudiciais à nossa corrente sanguínea, e que podem fazer adoecer o nosso corpo e nossa alma.
Se cativarmos apenas pensamentos contínuos de negatividade como o ódio, a inveja, a tristeza dentre tantos pensamentos negativos, carregaremos uma enorme “bomba de efeito retardado”, que pode destruir completamente nossa saúde.
Ao alimentarmos o rancor e o ódio por alguém, estaremos, primeiramente, agredindo a nós mesmos. Assim, é primordial que alimentemos nossos pensamentos com o máximo de ideias renovadoras, pois são elas as produtoras dos remédios necessários para a minimizar os efeitos negativos dos pensamentos tóxicos, que surgem no nosso cotidiano.
Essa “cura” é que promove nossa renovação. Pensemos que estamos sempre necessitando de uma recomposição em nossa vida, e comecemos o processo que nutre e cura os pensamentos negativos. Alimentemos com mais energia aqueles que nos deixam motivados, esperançosos, confiantes e felizes.
Tenhamos confiança e acreditemos! Há um laboratório gigantesco em nossas mentes. Somos nossos próprios ”Deuses”, como um dia afirmou Jesus de Nazaré. Se nele acreditarmos e confiarmos, poderemos fazer o mesmo que ele fez e faz. Enfim, nós somos o nosso próprio remédio.
É sempre tempo de cultivar!
Pense...

Devemos sempre nos posicionar ante qualquer situação sem, no entanto, jamais perder nossa humildade pois, um simples gesto que possa demonstrar alguma arrogância, destruirá, completamente, todas as nossas qualidades ante nossos interlocutores.

⁠Devemos exercitar, constantemente, nossa paciência e tolerância. Essas duas qualidades são fundamentais para que possamos tomar as nossas decisões com mais cautela e assertividade.

⁠Busque aperfercoar-se diariamente sem, no entanto, exigir nada de ninguém...
O teu exemplo se tornará uma demonstração positiva e contagiante.

⁠Há quem afirme que uma historia tem sempre 3 versões...

- A sua versão.
- A minha versão.
- O Fato real.

O Fato Real é o único que deve ser defendido, pois ele é incontestável, indiscutível e irrefutável em qualquer circunstância.

⁠Quanto mais avançamos, mais se tornam perigosos os passos que nos cercam. Os caminhos que seguimos para frente e iluminados por uma chama ardente e forte, é o caminho que atende nosso coração. Quanto mais ousarmos, mais conseguiremos. Quanto mais nos afligirmos, menos nossa luz brilhará. Sigamos persistentes e vigorosos.

⁠⁠A mente é o canal pelo qual recebemos e emitimos nossas impressões e sinais, internos e externos. Por esta razão, é fundamental que procuremos manter nosso pensamento focado sempre naquilo que nos parece agradável.
Através da sintonia mental que emitimos, através do teor vibratório das nossas energias, é que atraímos situações positivas ou negativas.
Portanto, ao desenvolvermos em torno de nós mesmos imagens felizes e alegres, iremos atrair situações que nos deixarão em paz para com a vida e para com as outras pessoas.

⁠O valor das pessoas ultrapassa as vestes e os bens que possuem. Eles estão mais ligados ao caráter e a beleza dos ideais que lhes são conferidos. Quando tudo estiver diferente do planejado podemos ficar felizes por existirem novas chances para um recomeço. Os dias estão na nossa frente aguardando para que façamos ou sejamos o que quisermos.

⁠Podemos nos alegrar quando alguém notar o que fizemos de bom, ou mesmo quando apenas nós contemplemos isso. Afinal, o sol faz um enorme esforço para nos apresentar um espetáculo ao nascer, e mesmo assim, muitos continuam dormindo ou sequer apreciam sua beleza. Como já dizia Charles Chaplin “a vida pode ser comparada a uma peça de teatro isenta de ensaios. Por isso, devemos cantar, rir, dançar, chorar e viver intensamente cada momento de nossa vida, antes que a cortina se feche e a peça termine sem nenhum aplauso”.

⁠A inteligência, o aprendizado e o saber não deixa ninguém com a cabeça maior do que já é...

⁠A mente é o canal pelo qual recebemos e emitimos nossas impressões e sinais, internos e externos. Por esta razão, é fundamental que procuremos manter nosso pensamento focado sempre naquilo que nos parece agradável.
Através da sintonia mental que emitimos, através do teor vibratório das nossas energias, é que atraímos situações positivas ou negativas.
Portanto, ao desenvolvermos em torno de nós mesmos imagens felizes e alegres, iremos atrair situações que nos deixarão em paz para com a vida e para com as outras pessoas.
O controle do que está à nossa volta está fora do nosso domínio, porém nós podemos educar a nossa mente a ver e sentir as situações e coisas através do ângulo positivo que elas oferecem.
Sabemos, porém, que esse hábito é bastante desafiador, assim, devemos tentar e desenvolver essa maneira “nova” de olhar as coisas pelo lado positivo a que elas nos apresentam.
Devemos ter em mente que nós também estamos em desenvolvimento e jamais seremos perfeitos, mas é nos melhorando um pouquinho a cada dia que construiremos uma vida melhor e mais feliz.
Que possamos entender melhor que a vida é uma concessão divina, para o exercício diário da gratidão a Deus e de amor ao próximo, pois, somente o amor dá sentido à vida.
Paz no coração e vida que segue!

⁠Problemas ou Desafios?
Em vez de rotularmos como “problema” aquelas provas que visam testar nossos conhecimentos e evolução, podemos denominar isso como “desafio”.
Às vezes, o que vemos tem uma dimensão muito mais limitada ao que realmente enxergamos, porque a nossas emoções podem estar um tanto quanto descontrolada e ampliar tudo de maneira errônea.
Caso estejamos “de mal com a vida”, podemos enxergar o besouro e ignorarmos o lírio; sentirmos o exagero do calor do Sol sem vislumbrar sua grandeza. As provocações que nos são mostradas podem ter o tamanho do nosso entendimento naquele momento, pois, se refletirmos, tudo isso pode ser um “teste” ao invés de armadilha.
Precisamos potencializar a nossa crença e a nossa coragem e, assim, diminuir as dores imaginárias. Ao confiarmos em nosso potencial, passamos a admirar as coisas com mais sabedoria e a amar mais. Se ficarmos focados somente na dor e na tristeza, teremos mais dores, porque os nossos sentidos estarão acostumados a ver e sentir a dor e a tristeza, fazendo disso um hábito viciante.
Temos que amar a vida e enxergarmos nela, prioritariamente, as coisas maravilhosas que ela nos oferece, justamente por elas serem muito maiores que as dores e as tristezas. Muitas vezes, nós é que permitimos que, ante a nossa ignorância, nos permitamos ao embaçar da nossa visão, nos coibindo de apreciar as belezas que o mundo coloca à nossa disposição.
Usemos alguns minutos de nossa vida para agradecer as bênçãos que recebemos, a vida que temos, tendo em conta que ela, por si só, é muito bela.

⁠Sejamos sempre pensadores livres...
Devemos ter em conta que precisamos sempre pensar conforme as nossas próprias convicções, opiniões e verdades, sem nos deixarmos influenciar pelas opiniões alheias, bem como aquelas que querem nos impor.
Além disso, temos obrigação de permitir que todos com quem interagimos no mundo, possam também ter a liberdade de ter pensamentos livres, sem nunca impor as nossas ideias e opiniões, por mais verdadeiras que elas sejam.
Devemos considerar sempre que as outras pessoas estão susceptíveis a evoluir e, com a liberdade delas, encontrarão as verdades, que podem ser aquelas que nós já defendemos ou não.
O fato é que, ante a liberdade de pensar e agir, todos devemos, acima de tudo, nos respeitar.

⁠A espera...

Cansamos de esperar?
Essa é uma das preocupações que podemos omitir.
Afinal, nossa mãe esperou nove meses para nos nascermos, em alguns casos, menos, mas, na maioria dos casos é esse o tempo.
Aguardamos duas dezenas de anos para chegarmos à nossa maioridade, e chegamos; boa parte da vida, passamos sentados nos bancos escolares para nos formarmos, mas esperamos.
A expectativa do nosso primeiro emprego foi grande, mas, a final, conseguimos. É importante entendermos que a vida é feita de etapas, e a maioria das etapas são de espera. Então, é fundamental que tenhamos paciência, pois, tendo pressa ou não, e tudo se ajeitará. Já nos ensina o sábio provérbio de Cristóvão Pinheiro: "A paciência é a virtude das virtudes.”
Tenhamos a convicção de que nada está perdido, porque todas as soluções chegam a seu tempo. Sempre haverá tempo para refazermos o caminho, repararmos os erros e corrigirmos os desacertos. É primordial mantermos a calma e o estímulo fortalecidos em nosso interior.
O aprendizado sempre acontece quando algum resultado ocorre contrário ao que esperávamos. Assim, sejamos tolerantes conosco mesmos e saibamos que sempre há um propósito nas ocorrências.
Tenhamos a humildade para realizar uma avaliação interior, se necessário e, sempre que possível, em nossas avaliações, procuremos mudar a nossa forma de agir, seja com as pessoas ou com o mundo à nossa volta. Exercitemos nossa paciência e o universo promoverá os acertos.
A partir desta segunda-feira, acreditemos que, com fé e paciência, sempre haverá uma maneira de fazer algo melhor.

⁠Pensamentos negativos.
Ocasionalmente nossos pensamentos nos levam a questionar os fatos que nos ocorrem e que nos desagradam acerca de um provável insucesso, trazendo-nos reflexões sobre a possibilidade de um possível comprometimento para o nosso futuro; ou que o nosso trabalho poderia nos trazer mais rendimento para a satisfação de nossas necessidades básicas e suplementares, e que tudo isso pudesse nos trazer mais conforto, dentre outras coisas.
Mas, adequadamente, o sucesso é, invariavelmente, incompatível com as questões negativas como o desânimo, o desespero, a falta de autoconfiança em nós mesmos, dentre tantas outras. Para que possamos enfrentar os tantos e, quase sempre, inevitáveis momentos de dificuldades e incertezas, é primordial o otimismo.
Quando percebermos que estamos diante de pensamentos negativos, é necessário que façamos uma aprofundada e serena reflexão, para focarmos nas possíveis soluções e, desta forma, encontrarmos uma saída, e que ela seja a mais rápida possível, evitando assim, que nos aprofundemos nos problemas.
Tentemos, ao máximo, evitar que o desespero e a aflição nos tomem de assalto. É primordial que tenhamos no coração e, principalmente, na mente, um forte estoque de esperança, de otimismo e de fidelidade aos nossos propósitos, aos nossos princípios cristãos e de vida, para que saibamos empregá-los de forma sábia nestes momentos.
Trabalhemos a imensa força interior que temos, invocando e nos colocando, com humildade, sob a Proteção Divina, e seremos melhores e mais eficientes a cada dia.

⁠Por que rezar?
As preces, quando realizadas com determinação, nos aproximam das fontes de energia positiva que nos mantém vivos, e nos supre de forças novas a cada amanhecer. Essas forças nos encorajam e nos defendem, isolando-nos de toda e qualquer concepção negativa.
Porém, para lograrmos êxito, devemos nos subordinar a impor muita persistência em nossas atitudes. Se assim agirmos, estabelecendo toda honestidade e robustez, nossas forças interiores nos suprirão de tudo que necessitarmos.
Além disso, orando com persistência, empregando muita fé, tendo a confiança na grande e inesgotável “Usina do Amor” de nosso Deus, as preces nos responderão na medida da intensidade que nela colocarmos o nosso coração e a nossa mente. As nossas preces podem ser diferentes daquelas que conhecemos e aprendemos em nossas vidas. Elas devem ser como uma conversa com o nosso Deus Pai, que é mais que amoroso e jamais nos abandonará.
Portanto, façamos dessa atitude um hábito, reforçando nossa gratidão pela vida a cada amanhecer, bem como à saúde e disposição que nos são concedidas para que as empreguemos em nosso favor.
Estejamos convencidos de que, crer firmemente na eficácia das orações nos permite transpor as dificuldades que a vida nos impõe, cobrindo-nos de confiança em nosso Deus e da sua Divindade Suprema e Protetora.
Que tenhamos uma feliz segunda-feira com a previsão de uma semana repleta de saúde e paz.

⁠Poetizando...
Onde há uma mão pode haver uma luva...
E se tem um pé também pode ter uma meia
E se houver a aranha e existir uma teia
Posso ser eu a preia e também uma ceia
Então eu vou buscar novamente um novo
Pois se houver paz eu então me comovo
Para fazer por aqui, quem sabe um mundo novo
Buscando sempre ter comigo a lhaneza
Tendo, acima de tudo, a certeza
Do senhor do universo, que me cede a clareza
Do tamanho que eu aqui represento
Com a imensidão e com todo discernimento
Tendo nenhuma permissão ou consentimento
Apenas carregando a grandeza da humildade
Ante tanta gente e com tamanha desigualdade
Do meu existir como um simples ser ingrediente.

⁠Para enfrentarmos todas as nossas dificuldades com bastante coragem e ânimo, devemos reforçar nossas energias. É importante também acreditarmos em nosso potencial e apostarmos em nós mesmos, reforçando nossa disposição. As barreiras que nos são impostas em nosso cotidiano, devemos deixá-las de lado, bem como as críticas que recebemos de outras pessoas.
O ânimo e a alegria é que precisamos estimular com muita dedicação. Afinal, só nós poderemos avançar nos caminhos que nós escolhemos. Para isso é primordial que mantenhamos a caminhada que planejamos com muita motivação, sem esperarmos ou dependermos de incentivos alheios.
Tenhamos e usemos, à frente de tudo, a nossa determinação e o nosso entusiasmo. Se o objetivo que temos em mente é algo que nos tornará felizes, sigamos as diretrizes indicadas pela nossa consciência. E, se os resultados que estivermos obtendo, estiverem muito diferentes do que planejamos, alteremos apenas os nossos planos, mantendo e reforçando os objetivos. Os requisitos para que sejamos felizes estão dentro de nós mesmos. Eles estão no íntimo da nossa alma, da nossa mente. Eles expressam-se pelas nossas forças, capacidades, autocontroles, alegrias, resignações e, principalmente, pelo amor que empregamos naquilo que fizermos.
A felicidade está ao nosso alcance, e se encontra em nosso interior. Para acessarmos esse “estado de espírito”, é imprescindível definirmos o que realmente desejamos e que nos faz felizes, lembrando-nos sempre que o dinheiro e os bens materiais são efêmeros.
Pensemos sobre isto e tenhamos uma vida produtiva, com muita paz e amor.