Coleção pessoal de leonardomenin
A diferença entre uma pessoa miserável e uma pessoa próspera é que a pessoa próspera é ousada, dinâmica, proativa e otimista. Já a pessoa miserável procrastina tudo o que intenta fazer, e o seu medo, negatividade e apatia destroem o seu futuro a cada dia.
Como nasce o medo, e com vencê-lo.
O medo nasce da nossa incapacidade de reagir com sabedoria a determinadas situações, o que nos leva a desenvolver ansiedade e preocupação. Quando não lidamos com o medo através da sabedoria, da compreensão e do amor de Deus por nós, podemos ser conduzidos a um estado de depressão e procrastinação, gerando insatisfação, tristeza e descontentamento.
Para vencer o medo, devemos buscar um relacionamento íntimo com Deus, permitindo que sua graça, sabedoria, amor e bondade nos envolvam e supram nossas necessidades emocionais, espirituais e relacionais.
Deus é bom, e a sua bondade dura para sempre.
Deus nos ama tanto que decidiu nos abençoar e salvar, conduzindo-nos a um relacionamento com Ele. Nesse relacionamento, o poder do Espírito Santo nos leva a amá-Lo, a nós mesmos e ao próximo com um amor que transcende o nosso entendimento. A sua bondade se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. A sua graça não encontra impedimentos para nos conduzir ao caminho da sua verdade, libertando-nos de todo engano do pecado. Assim, podemos viver na plenitude a Sua bondade.
A graça só pode se manifestar em quem foi quebrantado pelo amor de Deus e tornou-se humilde o suficiente para compreender que a nossa força e capacidade vêm Dele e não de nós.
O verdadeiro arrependimento começa quando entendemos como viver em santidade, trocando o mal pelo bem e o egoísmo pelo amor. Assim, deixamos que a graça de Deus nos conduza por Seus caminhos perfeitos de bondade.
A verdadeira sabedoria habita na nossa capacidade de amor e perdão, pois, por meio deles, mantemos uma qualidade de vida interior onde a paz e a alegria serão sempre seus frutos.
Quando perdoamos, estamos nos libertando das emoções negativas e destrutivas e, através dele, encontramos o caminho da paz, do amor e da alegria que nasce dessa capacidade fundamentada na misericórdia que vem de Deus.
O perdão é a virtude principal pela qual encontramos a cura da nossa alma. Ele é a maior expressão do amor e, por meio dele, encontramos a verdadeira libertação emocional.
"Compreendemos, de fato, como viver segundo a sabedoria espiritual quando deixamos de buscar em nós mesmos os recursos e a capacidade para vencer o pecado e aprendemos, pela fé, a depender da graça em um relacionamento íntimo com Deus."
"Erramos quando perdemos o foco na santidade e a trocamos pela meritocracia espiritual e pelo nosso próprio desempenho e capacidade humana."
"Andar em santidade é viver segundo os padrões da graça e do amor de Cristo, manifestando sua bondade incondicional e imparcial em cada momento de nossas vidas."
O valor inestimável de estar perdido e ser achado pela graça de Deus.
Não podemos estimar o quão preciosa é a graça de Deus que nos alcançou quando estávamos totalmente perdidos. Sabemos que só amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro, de uma maneira tão profunda que cobriu todos os nossos pecados. Sua imensurável graça nos redimiu das nossas transgressões e iniquidades que nos roubavam a paz e a alegria. Ela é a razão da nossa esperança de um amanhã melhor a cada novo amanhecer.
A vida é como um piscar de olhos.
Este tempo que chamamos de existência, que vivenciamos a cada instante, deve ser vivido de forma a deixar em cada pessoa uma lembrança afetuosa e positiva, que o tempo jamais apague.
Pois esta breve vida é como um piscar de olhos, e devemos, em cada nuance dela, amar sem medida. O amor será a única saudade, a única boa memória que permanecerá presente em cada coração.
Assim, ao semearmos o bem e a paz, nos tornaremos inesquecíveis.
Autor: Leonardo Pimentel Menin
"Evite desperdiçar seu tempo discutindo com pessoas tolas e medíocres. Se perder a discussão, será humilhado e desonrado; se ganhar, terá um inimigo para sempre."
"Uma das maiores lições que podemos aprender em nossas vidas é amar as pessoas como amamos a nós mesmos, tendo como princípios o perdão, a bondade e a paz com todos."
"Ser sábio não é ter todo o conhecimento e sabedoria, mas sim saber como aplicar o conhecimento que se tem para construir uma vida próspera, honrada e digna. A sabedoria se manifesta na aplicação dos princípios que elevam cada etapa da vida, buscando a excelência em todas as áreas."
"A diferença entre uma pessoa inteligente e sábia e uma pessoa tola e medíocre está na maneira como ela se vê interiormente. O sábio procura ocupar seu tempo com tudo aquilo que lhe trará crescimento e edificação, já o tolo desperdiça seu tempo com coisas exteriores que o deixam cada vez mais vazio."
O Poder da Resiliência
Descobrimos nossa verdadeira força emocional e espiritual quando confrontados com intensas pressões internas. É nesses momentos desafiadores que a resiliência se manifesta, impulsionando-nos a superar obstáculos e seguir em frente.
A resiliência se revela como um recurso inestimável, um caminho a ser trilhado quando todas as outras alternativas parecem se esgotar. É ela que nos ensina que as adversidades, embora dolorosas, não nos definem. Em vez de nos destruir, elas nos moldam, nos fortalecem e nos impulsionam em direção ao amadurecimento.
Através da resiliência, crescemos em graça e sabedoria diante de nós mesmos, do mundo e das pessoas ao nosso redor. As dificuldades se transformam em oportunidades de aprendizado, e a superação se torna um testemunho da força do espírito de perseverança.
A graça, sendo a misericórdia, o amor e a bondade de Deus em nosso favor, opera em nós a transformação quando compreendemos ser ela quem nos santifica e promove o verdadeiro arrependimento, e não nossa capacidade ou força.
Conhecemos a Deus verdadeiramente quando, pela fé, nos relacionamos intimamente com Ele e compreendemos o caminho do seu amor e da sua graça. Assim, o buscaremos e o encontraremos quando o buscarmos de todo o nosso coração.
