Coleção pessoal de leonardomenin
A religião tenta corromper a comunhão viva e verdadeira com Deus, por meio de sua liturgia e rituais que são desprovidos de vida em si mesmos. A espiritualidade, por outro lado, acende em cada pessoa o desejo ardente e latente de conhecer a Deus em Sua essência e, assim, ser completamente transformado por Ele.
Enquanto o religioso se aproxima de Deus motivado pelo que pode receber — benefícios e soluções para seus problemas —, o espiritual o busca pelo que Ele representa. A partir desse entendimento, o espiritual almeja um contínuo crescimento em graça e sabedoria, visando ter Deus como o fundamento inabalável de sua existência.
A única segurança que temos é o amor de Deus por nós, Sua graça e misericórdia, que se renovam a cada manhã e nos permitem enxergar Sua fidelidade que nos cerca com Sua bondade eterna.
Ame, mas preveja com frequência o ódio e o desprezo.
Seja leal, mas antecipe muitas vezes a infidelidade e a traição.
Busque a paz com todos, mas espere frequentemente a falsidade, a intriga e a discórdia.
Pratique a humildade, mas esteja preparado para o orgulho, a soberba e a arrogância.
Tenha mansidão, mas conte com a agressividade e a violência.
Seja grato, mas muitas vezes receba a desonra e a ingratidão. E não se deixe vencer pelo mal, mas vença-o sempre com o bem.
"É somente ao confrontarmos nosso caos e desgraça interior, e ao contemplarmos o amor e a graça de Deus nos restaurando gradualmente, que compreendemos o valor inestimável dessas ações para nos devolver o sentido e o significado de nossas vidas."
A verdadeira sabedoria não é aquela que nos enche de conhecimento, mas sim a que nos preenche do amor, da graça e da bondade de Deus. Por essa razão, continuamente nos esvaziamos do que somos para recebermos, pela fé, tudo o que Ele é em nós.
Quando compreendemos que a Palavra de Deus é viva e eficaz para nos levar ao verdadeiro arrependimento, então deixaremos de olhar para a nossa capacidade humana e passaremos a depender totalmente de Sua graça, expressa de maneira perfeita nela.
Deus é justo, fiel e verdadeiro, e Ele só nos salvará e abençoará quando colocarmos em ordem a desordem da nossa realidade interior. Por isso, quando olhamos para Cristo, exemplo perfeito, e nos espelhamos em Sua vida, Deus poderá nos prosperar e honrar por todos os dias de nossas vidas.
"Quando reagimos com um coração quebrantado, de forma mansa e humilde, compreendemos que o amor sempre vence. É nesse posicionamento, fundamentado na bondade, que superaremos cada batalha, interior e exterior, muitas vezes sem precisar dizer uma palavra."
O amor de Deus transcende nossa capacidade de entender. A cada instante, ele nos envolve, restaurando nossa esperança, vez após vez. Infinito em bondade e graça, Ele nos abençoa a todo momento com Seu perdão e um amor que confere sentido genuíno à nossa existência passageira. Percebemos, então, que tudo o que temos é fruto de Seu amor, de Sua graça e de Sua bondade, uma dádiva de Sua misericórdia que nos abraça.
Quando conhecemos as verdades de Deus e descobrimos quem somos Nele e quem Ele é em nós, deixamos de nos respaldar na nossa autossuficiência e passamos a depender da Sua graça e sabedoria para termos uma total dependência Dele, que suprirá toda a nossa carência interior.
A sabedoria divina se manifesta em nós através da nossa comunhão com Deus, por meio do Espírito Santo. É Ele quem torna inteligível para nós o conhecimento das verdades insondáveis de Deus para nós.
O que te faz resolver um problema sem criar outro é o conhecimento da causa do problema, aliado à compreensão e à prática da sabedoria divina, o que te levará a solucioná-los sem agravar a situação.
A empatia e a simpatia fazem parte de um caminho essencial para entendermos o mundo exterior além da nossa cosmovisão. Somente através delas poderemos conhecer de fato a dor e o sofrimento alheios e, assim, supri-los através do amor.
A Importância de Amar e Ser Amado
O amor sempre será uma via de mão dupla, onde a reciprocidade afetiva, a empatia mútua e a consideração abrirão um caminho para que os nossos relacionamentos sejam cada vez mais harmoniosos e agradáveis para nós e para as pessoas ao nosso redor. Pois, quando o amor é fundamento principal em cada relação, ele estabalecerá uma conexão prospera em todos os sentidos.
A Individualidade da Vida
Quando compreendemos que somos os únicos responsáveis pela nossa felicidade, prosperidade e contentamento, descobrimos que a vida é única e insubstituível. Devemos vivê-la primeiramente por nós mesmos e nos amar de tal maneira que esse amor supra toda a nossa carência interior. Assim, deixaremos de ser pessoas egoístas e entenderemos o verdadeiro significado e sentido desta vida.
Quando o Espírito Santo ilumina nosso entendimento e nos conduz à verdadeira compreensão, percebemos, por meio da graça, que a conversão, a santificação e o avivamento espiritual estão intimamente relacionados à nossa comunhão com Ele, e não apenas à nossa condição ou capacitação humana e natural.
Quando Deus nos leva ao arrependimento, Ele nos convence da nossa condição de pecadores e nos redime das nossas transgressões por meio de sua imensurável graça e amor, revelando que sua bondade, misericórdia e graça são os fundamentos inabaláveis da nossa fé.
O verdadeiro evangelho nos confronta com os pecados que cometemos e nos convence da justiça e do juízo, levando-nos ao verdadeiro arrependimento para não sermos enganados pelo pecado.
A pessoa verdadeiramente sábia compreende que os problemas são dívidas emocionais, e somente ela, com o tempo, poderá quitá-las, reconquistando a paz, a alegria e o contentamento pleno.